Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 01:58:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: AS MUITAS FACES DO FUZZ FACE  (Lida 10644 vezes)
anaksun
Visitante
« : 28 de Outubro de 2010, as 18:29:53 »

ESTOU APENAS REPRODUZINDO DE UM SITE QUE PEGUEI,

a placa ja ta pronta  so falta receber meus j201 que estão mais raros que  oxigenio na lua , e so espero que não venha MPF 102 Huh?

                                                        
                                           A Caixa de Lon Chaney ou O Homem dos Mil (Fuzz) Faces
por Gary Burchett

Recentemente, Tim Escobedo publicou um artigo intitulado " As Muitas Faces de Fuzz ". Neste artigo, Tim deu exemplos de modificações para o clássico circuito Arbiter Fuzz Face . O ponto principal deste artigo foi usando BJTs, MOSFETs, JFETs e suas combinações nos slots  Q1 e Q2  do Fuzz Face. Ao fazer isso, pode-se experimentar  as mudanças sutis de tom de cada tipo de transistor.

"As Muitas Faces de Fuzz" é um brilhante artigo que até agora era desperdiçado por mim. Eu não percebi o potencial deste circuito. Agora que eu vi a luz, eu usei a ideia de Tim e fiz algumas  modificações.


 
http://www.home-wrecker.com/multiface-pcb.pdf
                                
            
             Eu construí o circuito exatamente como detalhado no  esquema de Tim. Eu usei soquetes  para os transistores , sendo assim uma unica placa pode ser usada para diversos testes. O pensamento ocorreu, "por que parar lá?"utilizei tambem soquetes para  os capacitores de entrada e saída. Ao fazer isso, eu posso conseguir uma diversa gama de sons de uma forma simplificada. As únicas coisas que realmente ficaram fixadas na placa foram (além dos soquetes ) são os dois resistores de 100k, o resistor de 10k, o trimpod de 10k e o capacitor de 22uf.

           Substituir o resistor de realimentação de 100K (entre Q1 e Q2), por um potenciometro de 1M linear ou um trimpot . Isso seria útil para adaptar o circuito para captadores humbucking ou single coil. * NOTA: Eu adicionei um LED vermelho entre a base / gate de Q1 eo emissor de Q1. Coloque o lado positivo do LED para o emissor. Isto é para a proteção de qualquer MOSFET . Isso não é necessário, mas ajudará a evitar danos ao transistor e isso não afetara o som.


Veja as fotos e guarde as instruções acerca de,  devido ( caso faça uso de soquetes ) o uso de soquetes na montagem e gosto pelas modificações, lembre de verificar as posições das hastes dos transistores a serem utilizados.

este e o layout feito por Pablo de Luca http://www.home-wrecker.com/multiface-pcb.pdf


Com esta configuração, você tem uma espécie de "Sansamp" de Fuzz Faces. Você vai se surpreender por horas enquanto você troca de transistores e potenciometros até ficar completamente insano. Meu conselho seria o de manter um registro de seu favorito "settings" como eu fiz abaixo:

1. Metal "Face Thrasher Hi-Gain!"
Q1 = 2N7000
Q2 = 2N7000
C em = 0.01uF
C out = 0.1uF

2 ". MOS Face-ish" Jack Orman-ish
Q1 = 2N5088
Q2 = 2N7000
C = 0.1uF em
C out = 0.1uF

3. "MOS Face" sensível ao toque
Q1 = 2N7000
Q2 = 2N5088
C = 0.1uF em
C out = 0.022uF

4. "Fuzz Face 1970" Classic BOG
Q1 = 2N3904
Q2 = 2N5088
C = 2.2uF em
C out = 0.1uF
   

5. "May Queen II" Treble Impulsionado
Q1 = 2N5088
* Q2 = J201 assistir a pinagem!
C em = 0.01uF
C out = 0.1uF

6. "Face Muscle" Tom Arnold Schwarzenegger!
Q1 = 2N7000
* Q2 = J201 assistir a pinagem!
C = 0.1uF em
C out = 0.1uF

7 ". 1967 Fuzz Face" Jimi em Monterey
Q1 NPN Ge =
Q2 = NPN Ge
C = 2.2uF em
C out = 0.1uF

8. Face Joe-ish "Gagan Fácil"-ish
Q1 = 2N3904
Q2 = NPN Ge
C = 0.1uF em
C out = 0.1uF


Algumas conclusões gerais: "Definições" que costumam diferenciar  JFETs ou MOSFETs, e devido  ao campo harmonico ser  maior do que o tradicional Fuzz Face. O maior conteúdo harmônico é realizada quando ambos os transistores são MOSFETs. O trimpot de 10k terá de ser ajustado quando houver a troca de transistores. transistores tipo  JFETs são muito sensíveis a ajuste. Uma melhor forma de regulagem seria utilizando o ouvido, dessa forma e mais facil conseguir  o som que você deseja. Eu encontrei o Monterey Jimi "Wild Thing" som ajustando o trimpot .

pronto gente  Undecided Undecided Undecided , tive que traduzir do google porque estava sem tempo ( faço no trabalho) refiz a tradução livre  e retirei alguns topicos que so serviam para encher linguiça .........a descrição agora esta de facil entendimento .....




« Última modificação: 24 de Janeiro de 2011, as 18:17:51 por anaksun » Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #1 : 29 de Outubro de 2010, as 11:15:55 »

montei o meu com um ac176 no Q2 e um 2n2222 no q1... ficou muito bom...
vou arrumar algum npn ge p/ colocar no q1 pra ver como fica...

montei o layout da ggg para silício, pois eu nem tinha ainda o transistor de ge.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 29 de Outubro de 2010, as 12:20:57 »

Há alguns anos atrás montei todos esses Fuzz Faces da net, incluindo os mais bizarros. Há muita coisa boa aí, mas ainda fiquei com o meu quase careta com dois Ge PNP. Vamos ver como se comporta o kit do Mr Big...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #3 : 29 de Outubro de 2010, as 12:29:37 »

fiz  o pedido hoje, vou montar o FUZZ METAL .... deve parece com um overdrive podraso
0 2n7000 e barato ... so uma duvida o que acontece com sinal quando o capacitor de entrada tem valor menor?
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #4 : 29 de Outubro de 2010, as 12:34:06 »

se colocar o bc108 no q1 já fica bem sujo...
colocando o ac176 no q1 e o bc108 no q2 fica bem legal também... fica bem leve quase um drive, legal pra tocar coisas tipo janis joplin, the sacret mushroon...
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #5 : 29 de Outubro de 2010, as 13:05:39 »

Eu tenho um aqui com bc108 em q1 e ac187 no q2. Todos os bc108 que tenho aqui tem o hfe de 200 em média. E os meus 2n3904 tem em média 148 de hfe, o que os torna melhores para um fuzz face de silício. vou montar um para experimentar.
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Jones
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.610

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59



« Responder #6 : 29 de Outubro de 2010, as 13:18:38 »

Eu achei o MPF 102 mas não o J201.
Eles não são similares ? Roll Eyes
Registrado

"O essencial é invisível aos olhos"
plautz
Visitante
« Responder #7 : 29 de Outubro de 2010, as 13:35:38 »

Eu achei o MPF 102 mas não o J201.
Eles não são similares ? Roll Eyes

Sim e não.

Sim, são similares: são fets canal N, apenas com disposição de terminais diferentes (MPF102 é virado 180º em relação ao J201, se bem me lembro).

Não: a transcondutância dos dois são muito diferentes.

Quanto ao autor do tópico: podia dar uma geral no texto, né? Do jeito que está não consegui chegar ao fim do terceiro parágrafo.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 29 de Outubro de 2010, as 13:45:31 »

Anaksun,

Num Fuzz, normalmente quanto menor o valor do capacitor de entrada, menos ganho no todo e menos intermodulação entre as cordas graves e agudas. Voce pode ter um pouco menos de sustentaçào, porém terá um som menos embolado. Uma coisa interessante é usar dois valores, um pra guitarras com humbuckers e outro pra guitarras com singles. O circuito do Fuzz Face é tão pequeno que pode ser um bom de um laboratório para experimentar idéias. Vide a idéia do Fuzzlab no site da BeavisAudio.

Léo,

Realmente, a pessoa enfia o texto no tradutor xarope e nem revisa...rs Exemplo: "Caps" traduzidos como "bonés". Um pouquinho mais de respeito com os colegas aqui, né, Anaksun? Toma na Cabeça
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, as 13:50:16 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
anaksun
Visitante
« Responder #9 : 29 de Outubro de 2010, as 14:34:27 »

pronto revisado e traduzido ( em partes ) na unha ....cara meu ingles ta pessimo.... Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça Batendo Cabeça

fiquei em casa pensando em montar um circuito e utilizar diversas chaves para cada transistor e capacitores, mas ate agora não vi a possibilidade
 bem vi,

uma chave de tres posições ativa ( sem a função desligar  ) para os transistores  e outra para os capacitores, mas lembro de alguma coisa relacionada entre a utilização exagerada de fios no fuzz face!!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #10 : 29 de Outubro de 2010, as 17:04:24 »

Quanto mais fios, mais chatice...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #11 : 29 de Outubro de 2010, as 17:38:06 »

se tiver de escolher uma chave seria interessante uma no Q1, usando um bc108 e o ac176. Nos meus testes achei que o Q1 é o que muda mais a sonoridade do pedal.
Registrado
Jorge Lopes
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 207

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 2

Say What?


WWW
« Responder #12 : 01 de Novembro de 2010, as 00:23:26 »

Plautz,

dando uma olhada aqui nos datasheets do mpf102 e j201 notei que aparentemente tem a pinagem na mesma ordem, olha só nos arquivos em anexo.

Se eu estiver errado sintam-se a vontade para corrigir-me.

abraço a todos

Jorge

Registrado

Visitem o Máquinas de Música. Link no meu perfil
anaksun
Visitante
« Responder #13 : 01 de Novembro de 2010, as 10:06:45 »

o que ocorre e que o j201 tem ganho maior em relação ao MPF 102, em alguns circuitos a diferença e gritante Huh?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #14 : 01 de Novembro de 2010, as 15:20:19 »

Uma impressào que sempre tenho é que o MPF é mais brilhante, por vezes até demais quando usado em circuitos projetados para o J201. mas é uma percepção subjetiva...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal