Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 07:36:02


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Serigrafia  (Lida 7000 vezes)
Henrique
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 270

Obrigado
-Dado: 84
-Recebido: 30



« : 23 de Outubro de 2011, as 23:03:15 »

Sempre fui fã de pedais com arte por serigrafia, sou louco pra fazer um.
Na minha cidade não achei nenhum lugar que fazia
Depois de procurar bastante no google e no forum sobre tal assunto e não achando nada que explicasse uma forma barata e facil de fazer, resolvi perguntar aqui, se alguem sabe... ?
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 23 de Outubro de 2011, as 23:31:32 »

Se é uma coisa que não dá para fazer com serigrafia é "uma forma barata e fácil de fazer".

Com serigrafia dá para fazer um excelente acabamento, mas não custuma ser barato, e requer uma certa prática que é muito difícil para "um iniciante"; nada que uma pessoa dedicada, não consiga fazer, mas pensando pelo lado prático, é melhor usar o "adesivo".

Quando se pensa em custo, uma tela vai ficar na faixa de uns R$ 30,00 fora o preço da tinta, e mais a aplicação da mesma, que normalmente nunca se acerta da primeira vez, a limpeza da tela (com o solvente apropriado) para uso futuro.

Ou seja; na minha singela opinião, serigrafia só compensa quando se vai fazer muitos pedais do mesmo modelo (ou seja para quem vende pedais), mas para quem vai fazer apenas para uso próprio o uso vai encarecer bastante, já que vai ter que usar uma tela para cada pedal!
Registrado

Rafael O Leite
Visitante
« Responder #2 : 27 de Outubro de 2011, as 21:55:09 »

Assunto paralelo    http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2915.msg58910#new
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #3 : 28 de Maio de 2012, as 13:02:48 »

Saudações,

Vendo esse tópico, resolvi acrescentar um link do Pisotones, onde é explicado o passo a passo. Aqui em Fortaleza, é possível conseguir telas no tamanho de uma folha A4 por uns R$15,00.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 02 de Outubro de 2012, as 12:51:15 »

Saudações,

Bom andei me aventurando nesse processo e gostaria que os amigos mais experientes podessem dar algumas dicas.

Como investi nas resinas easy pcb, queria fotolitos com boa qualidade e daí procurei uma serigrafia. Bom aqui, eles cobram por metro e daí cabe muita coisa além dos fotolitos que precisava. Daí resolvi investir numa tela e ver os resultados que poderia obter. Até agora obtive resultados desastrosos e um “acerto“ no meio deles (a caixa foi pintada mas ainda terei que fazer os furos).

Minha primeira tentativa foi aplicar tinta vinílica (serigrafia) por cima da superfície já pintada. A tinta era pastosa então coloquei retardador nela e apliquei com um rolo (ok eu já sei que isso foi uma burrice sem tamanho). Bom o que consegui foi arrancar a tinta (spray decor colorgin).

Na etapa seguinte, utilizei a mesma tela (que segundo o cara da serigrafia era para ser usada com tintas a base de solvente) com uma tinta acrilex a base d‘água.

Problema: A tela meio que apresentou falhas ao ser lavada com água apresentando falhas em áreas onde deveria ser ipermeável. Foi a água ou má confecção da tela? A tela tinha pontos que o rapaz me informou que eram apenas “gordura“ e que não influenciaria no processo.

Daí pedi parq fazerem uma tela a base d‘água e essa quando uso a tinta que deu certo na outra, ela meio que vaza e deixa a arte toda borrada.

Qualquer sugestão será muito bem vinda.

Abraço
« Última modificação: 02 de Outubro de 2012, as 14:37:12 por victor nery » Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #5 : 02 de Outubro de 2012, as 14:51:40 »

Olá Victor,
Bem ainda não fiz, apenas estou fazendo levantamento de preços.
Eu ontem fui em uma casa de serigrafia, a moça me aconselhou a utilizar tinta epoxi bicomponente, e pra tela uma mais cara(acho que 120) e mais fina pois era para detalhes, mas estava 85,00 o metro, então vai esperar um pouco. Será que não é a tela o problema???Ou a tinta que deve ser mais espessa devido a superfície  lisa?? É apenas um achômetro !!! Mas já que você está fazendo, estou no aguardo de novidades.

BOA SORTE!!!
Abraço.
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #6 : 02 de Outubro de 2012, as 15:19:35 »

Pessoal, falando em Serigrafia a pessoa que não tem prática e pensa em fazer em casa é um caso sério! faz igual um amigo meu. Ele foi em uma serigrafia mandou fazer uma tela para 10 pedais, a tela fica lá ele só leva as caixas e a própria pessoa faz o serviço para ele, tudo dentro da serigrafia mesmo. Não é barato mas pra quem tem verba disponível vale apena.
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #7 : 02 de Outubro de 2012, as 16:52:41 »

Saudações,

Não é difícil fazer em casa. Tendo em vista que tintas a base de solvente ferram com os sprays da colorgin, tintas a base d'água fazem menos bagunça e são bem mais fáceis de limpar; sem contar que o aroma não é nem de longe tão agressivo quanto ao das outras. A questão é só acertar o processo; ou melhor, aprender como acertar.

Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #8 : 02 de Outubro de 2012, as 17:42:17 »

Eu acho que vale a pena, mesmo que seja um pouco caro, mas procurando hoje já achei a mesma tela de 120 de 85,00 por 31,00 o metro. Já começa a melhorar, só tem que achar uma tinta compatível, e fazer muitos testes. Eu acho a tentativa muito válida, podendo assim escolher qualquer cor para a caixa, coisa que não acontece para quem depende de impressoras tendo que escolher cores mais claras de fundo, embora o acabamento seja muito bom também.
O problema de mandar fazer é ficar sujeito a má vontade de determinado comerciante que não quer parar o seu serviço para atender um cara que quer uma tela. Por isso que eu quero aprender a fazer o meu e não ficar na mão de ninguém.  E há métodos que barateiam o processo.
Valeu!!!
Registrado
guitar_luthier
Visitante
« Responder #9 : 02 de Outubro de 2012, as 18:28:26 »

deathbr, tudo é possível! basta querer e meter a mão na massa. Boa sorte! Legal!
Registrado
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #10 : 02 de Outubro de 2012, as 18:55:47 »

Valeu amigo!! Legal!
Abraço!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.037 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal