Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 09:41:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Enrroladeira de Pickups eletrica HandMades  (Lida 12775 vezes)
Metallover
Visitante
« : 18 de Julho de 2012, as 18:28:22 »

Fala Galera do HandMades!!!
Ultimamente tenho visto muitas pessoas falando sobre Upgrades em captadores, se é assim que se fala, mas como todo tipo de trabalho, necessita de ferramentas, no nosso caso a principal será a que serve para enrolar o Pickups. Vendo o alto preço de uma maquina dessas, imaginei “Puxa!! Eu nunca que irei pagar essa grana toda por um treco simples desses!!”, dai caiu a ideia de se aventurar no mundo handmade, de construir uma belezinha dessas.
Tinha visto uma dessas caseira e manual, mas só que a ideia aqui é fazer uma “Enroladeira de Pickups” ELETRICA e com um “apetrecho” CONTADOR DE VOLTAS para ser mais preciso. Outra coisa também, é que pretendo construir a minha a partir de sucatas.
*Vi em algum lugar, não lembro onde, que dá pra usar uma calculadora, só não sei como. Alguém mais experiente pode me explicar como?
*A velocidade, seria legal se pudesse ser feito um controlador de velocidade. A que eu vi no site da stewmac.com tinha, se não me engano um Potenciômetro para isto, mas, como por isto?

Agradeço desde já, e também peço a opiniao de todos sobre a maquina, por favor dissertem-se
Abraços!

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 18 de Julho de 2012, as 20:36:12 »


*Vi em algum lugar, não lembro onde, que dá pra usar uma calculadora, só não sei como. Alguém mais experiente pode me explicar como?


Precisa abrir uma calculadora baratinha dessas de teclas de silicone (igual de controles remotos) e soldar dois fios nos contatos da tecla =.  Ligue esses fios ao interruptor que fica fechando e abrindo a cada volta (pode ser por exemplo um reed switch acionado por imã preso ao eixo).
Aperte a sequencia na calculadora:   1++    e cada vez que a tecla = for pressionada (ou no caso o interruptor fechado), a soma aumenta de 1 unidade (ou volta).  
« Última modificação: 18 de Julho de 2012, as 20:38:28 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Metallover
Visitante
« Responder #2 : 19 de Julho de 2012, as 09:13:19 »

xformer
Valeu Brother  Legal!

Uma coisa que eu esqueci, é qual motor usar? qual o melhor?
Agradeço desde já, Abraços!
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #3 : 19 de Julho de 2012, as 09:26:38 »

que tal uma parafusadeira para enrolar. bom é só uma sugestão
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Metallover
Visitante
« Responder #4 : 19 de Julho de 2012, as 09:46:25 »

Seria legal mesmo, mas aqui em minha cidade não vende  Cry, e também a ideia aqui é montar a maquina (tu junto) completa e se possivel a partir de sucatas. Mas valeu pela dica  Legal!
Abraços.
Registrado
abraao
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 225

Obrigado
-Dado: 118
-Recebido: 15


perdido como lagrimas na chuva


« Responder #5 : 19 de Julho de 2012, as 10:00:15 »

já que é de sucatas, que tal motor dos ventiladores, para achar um venho é rápido e além disso o preço de um é baratinho
Registrado

perdido como lagrimas na chuva
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 19 de Julho de 2012, as 11:27:28 »

Teria que colocar um bom controlador de velocidade... os fios são bem fininhos, estouram muito fácil.
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 19 de Julho de 2012, as 13:18:14 »

Eu ja fiz uma, que acabou virando bobinadeira de transformadores... Smiley
Motor de ventilador não serve. Tem muito jogo no eixo. Tente achar um motor de 12V com uns 1.000RPM, e controle com um PMW.
No ML tinha desses motores bem barato.
O contador fiz com um... contador. Paguei barato (R$18,00) mas com o inconveniente de não ter volta a zero (no final, eu tinha que usar calculadora de qualquer forma hehehe).
O sensor é daquele de alarme com imã (bem barato). Mas o imã eu usei uma pastilha de neodimio (o imã do sensor do alarme é muito fraco pra isso).
Mas ainda vou remontar a bobinadeira de captadores (o motor não é o mesmo) e devo fazer com calculadora mesmo.
A uma distancia de uns 10cm, ponha uma barra cilindrica paralela com o motor, e com uns stops para servir de guia.

Ps. Achei o motor... http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430615476-motor-pittman-c-reduco-591-12v-_JM
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, as 13:23:00 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #8 : 19 de Julho de 2012, as 15:48:34 »

vou dar uma dica aqui de algo que eu conheço e já trabalhei. um dia pretendo montar uma bobinadeira também e para isso vou usar um motor desses. não tem jogo no eixo.


É um motorzinho pequeno de maquina de costura caseira o pedal de acionamento também controla a velocidade de rotação. para diminuir a rotação final pretendo montar um outro eixo com polia e transmissão por correia e nesse outro eixo ai sim colocar um contador de voltas baseado em uma calculadora mesmo. um motorzinho desse custa em media de 20,00 a 30,00 e encontra em qualquer loja de maquinas de costura
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 19 de Julho de 2012, as 18:26:18 »

edyguitar, não quero desanimar, mas esse motor foi minha primeira ideia, faz muito tempo...
Vou te poupar o trabalho de ir a loja perguntar pelas especificações... hehehe
7.000RPM (da pra ler na etiqueta).
Seria bom... ja pensou, um single em menos de 1 minuto?!?
Mas não da. O fio vai arrebentar em 1 segundo. Mesmo em rotações menores, ainda assim vai ficar muito rapido.
O motor tem que ter no maximo 1.000RPM.
Agora... se você conseguir um jeito de colocar uma redução de 7:1 nesse motor... ai quero um pra mim... Smiley
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felixmeirelles
Visitante
« Responder #10 : 19 de Julho de 2012, as 19:18:11 »

Kem qual sensor que você usou? Você disse de alarme com imã mas tem vários tipos, eu preciso de um exemplo.

Obrigado.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #11 : 19 de Julho de 2012, as 19:39:32 »

edyguitar, não quero desanimar, mas esse motor foi minha primeira ideia, faz muito tempo...
Vou te poupar o trabalho de ir a loja perguntar pelas especificações... hehehe
7.000RPM (da pra ler na etiqueta).
Seria bom... ja pensou, um single em menos de 1 minuto?!?
Mas não da. O fio vai arrebentar em 1 segundo. Mesmo em rotações menores, ainda assim vai ficar muito rapido.
O motor tem que ter no maximo 1.000RPM.
Agora... se você conseguir um jeito de colocar uma redução de 7:1 nesse motor... ai quero um pra mim... Smiley
Kem quando disse que é algo que conheço é porque já fui mecânico de maquinas de costura industrial. e sou formado em técnico mecânico e não eletrônica. veja bem o que eu disse no post. pretendo fazer um outro eixo que vai ficar apoiado sobre 2 mancais de rolamento nesse eixo terá de um lado a ponta que vai a bobina do outro uma polia devidamente calculada seu diâmetro para a redução necessária. essa polia será ligada a polia desse motor. eu esqueci agora a formula que tem que fazer, mas estudei isso. depois vou dar uma olhada na apostila e ver certinho qual será o diâmetro da polia motriz pra poder dar  algo em torno dos 700Rpm. que eu acho que seria o ideal para enrolar tanto transformadores quanto captadores. sem contar que esse pedal ai é acionado por reostato o que controla a velocidade conforme você vai apertando.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 19 de Julho de 2012, as 19:59:45 »

edyguitar, como eu te disse, se você conseguir reduzir a rotação pra perto de 1000RPM, eu quero um pra mim... Smiley
Mas com polias não vai ficar grande não?
O motor que postei acima ja tem redução para 1000RPM, é pequeno, e qalquer PWM + fonte 12V chaveada toca ele.
Mas aguardo seu projeto...

Felix, são esses aqui:
http://www.radcomalarmes.com/resources/sensor_magnetico_alarme.gif?timestamp=1302111963335
http://images03.olx.com/ui/11/53/49/1304387954_195214449_1-Fotos-de--Sensor-magnetico-sobrepor-com-fio-Alarme-Residencial.jpg
http://www.udiline.com/sensor-magnetico-sobrepor-com-fio-alarme_iZ27XvZmXpZ1XfZ79464977-83605577432-1.jpgxIM.jpg
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, as 20:03:02 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #13 : 19 de Julho de 2012, as 20:29:23 »

edyguitar, como eu te disse, se você conseguir reduzir a rotação pra perto de 1000RPM, eu quero um pra mim... Smiley
Mas com polias não vai ficar grande não?
O motor que postei acima ja tem redução para 1000RPM, é pequeno, e qalquer PWM + fonte 12V chaveada toca ele.
Mas aguardo seu projeto...


fica grande não, a polia desses motorzinho tem 1cm de diâmetro
então
n1    D2
-- = ---
n2    D1

n1=7.000Rpm
n2= 700Rpm
D1= 10mm
D2= ??

7.000     ?
-----  = ------
 700      10

       7.000x10      70.000
D2 =---------- = --------- = 100
         700               700

D2= 100mm

com uma polia de 10cm de diâmetro no eixo da bobinadeira  você obtem-se os 700Rpm a correia já vem com o motor Cool
a polia pode mandar qualquer torneiro usinar com PTF (nylon) ou comprar uma pronta se achar uma que coincida com o diâmetro do eixo.
o mancal para os rolamentos poder ser feitos de madeira mesmo. basta um pouco de criatividade e algumas ferramentas. Legal!
 A idéia é montar algo parecido com isso usando uma polia no lugar da alavanca movida por correia a partir de um motor de maquina de costura.
« Última modificação: 19 de Julho de 2012, as 20:41:01 por edyguitar » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 19 de Julho de 2012, as 20:49:16 »

O problema de tamanho é polia + correia...
Mas o pedal para controlar a velocidade realmente é um ponto a favor...

----
Edy, do jeito que você falou da pra fazer algo desse tamanho... Olha la as correias e polias...

« Última modificação: 19 de Julho de 2012, as 20:53:55 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.065 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal