Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 13 de Maio de 2024, as 15:25:54


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Lâmpada U.V. (luz negra) - cuidados  (Lida 15493 vezes)
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« : 20 de Setembro de 2012, as 09:38:16 »

Galera,

abri este tópico para lembrar a vocês que a lâmpada UV, vulgo Luz Negra, é prejudicial a saúde.
Ontem eu pude comprovar quando estava expondo uma placa, ocorreu o seguinte:

- Como estava muito calor, apareceu uma nuvenzinha de mosquitinhos que ficou voando sobre a lâmpada, e sobre o vidro com a placa. Como soube que a mesma havia ido pro espaço, ao retirá-la da exposição percebi que alguns mosquitos morreram. Resolvi fazer um teste de 5 min com a lâmpada acesa para ver no que dava, resultado; vários mosquitos mortos.

RECOMENDO NÃO FICAR OLHANDO DIRETO PARA A LÂMPADA ACESA, POIS OS OLHOS SERÃO OS PRIMEIROS A SOFRER OS DANOS DA RADIAÇÃO UV.

Fotos:



Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #1 : 20 de Setembro de 2012, as 10:10:31 »

Por isso usavam muito em açougues, porem a de açougue tinha uma grade de metal para eletrocutar as moscas.

Será que não foram os gases produzidos pela resina foto sensível? Dizem ser muito tóxico esses gases...

O que pode estar acontecendo é a luz negra está em uma frequência errada, saindo de UV-A para UV-B ou até UV-C, as vezes essa lampada era para uma aplicação e passaram para outra.
« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, as 10:13:02 por felixmeirelles » Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #2 : 20 de Setembro de 2012, as 10:17:10 »

Por causa dos gases sei que não é pois fiz o teste de 5 min com novos mosquitos (rs), e sem placa nenhuma.
Quanto a frequência... será? Bom, a lâmpada foi fabricada na China...
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #3 : 20 de Setembro de 2012, as 10:22:53 »

Então tudo é possível, o pior é que o UVB e o UVC são tão curtos que conseguem penetrar no núcleo das células da pele podendo causar alterações em seu DNA... Por isso usamos filtro solar...

Ultraviolet A   UVA   400 – 315 nm   3.10 – 3.94 eV   long wave, black light
Ultraviolet B   UVB   315 – 280 nm   3.94 – 4.43 eV   medium wave
Ultraviolet C   UVC   280 – 100 nm   4.43 – 12.4 eV   short wave, germicidal

fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Ultraviolet
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #4 : 20 de Setembro de 2012, as 10:24:14 »

Segundo o site HowStuffWorks:

"Uma luz negra tubular é uma lâmpada fluorescente com um tipo diferente de revestimento de fósforo. Esse revestimento absorve as ondas curtas nocivas da luz UV-B (em inglês) e UV-C (em inglês) e emite luz UV-A (em inglês), do mesmo modo que o fósforo em uma lâmpada fluorescente absorve a luz UV e emite luz visível. O próprio tubo de vidro "negro" bloqueia a maior parte de luz visível, de modo que somente a luz UV-A de onda longa, que é benigna, e alguma luz visível azul e violeta passam por ele."

http://ciencia.hsw.uol.com.br/luz-negra1.htm
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #5 : 20 de Setembro de 2012, as 10:31:42 »

Mas ao meu entender, mesmo a UV-A é prejudicial a saúde, claro com muito menos intensidade.

Não custa nada prevenir...
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #6 : 20 de Setembro de 2012, as 10:35:21 »

É melhor não confiar mesmo. Esse processo de segurança é válido
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #7 : 20 de Setembro de 2012, as 10:38:58 »

Mas então se por algum motivo os chineses que fabricaram resolveram economizar no fósforo você terá uma salada mista de onda UV, UVA, UVB e UVC, essa é a minha teoria.

Se a barreira é fraca ela deixa passar a radiação.

Veja uma UVC eletrônica de fato:
http://www.dreddyclinic.com/images/ozone/ozone_lamp.jpg
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #8 : 20 de Setembro de 2012, as 10:41:56 »

Com essa aí eu mato a nuvem de mosquitos e seus parasitas em 10 segundos, e ainda tenho uma placa pronta para revelar.  Cheesy Cheesy
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #9 : 20 de Setembro de 2012, as 10:45:57 »

E ainda terá a PCB mais limpa do mundo, pelo menos na parte das trilhas.   Tongue
Registrado
vinealonso
Visitante
« Responder #10 : 20 de Setembro de 2012, as 10:56:26 »

Mas ao meu entender, mesmo a UV-A é prejudicial a saúde, claro com muito menos intensidade.

Não custa nada prevenir...

Olha, 95% da radiação solar que chega até a superfície, e tem contato conosco é UVA. Essa radiação é a única que penetra na pele, e a principal consequência disso é o envelhecimento, como essa famosa foto mostra, de um caminhoneiro dos EUA que trabalhou durante décadas com metade de seu rosto no sol, que envelheceu muito mais rápido:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Então, quando saímos ao sol, somos "atacados" por esse tipo de radiação, a UV-A, bem como a maioria dos protetores solares só se preocupa em barrar a radiação UV-B, logo eu duvido que a radiação emitida por uma luz negra possa ser comparada à que chega até nós. Também não acho que a luz tenha matado os mosquitos, pois quando se usa isso em açougues, a função da luz é atrair os insetos, que morrem pela grade eletrificada.

Enfim, não dá pra dizer que a luz negra é nociva à saúde, se não saberíamos, e também acho que você não fica muito tempo exposto a ela. Acho que um óculos escuro durante o trabalho basta pra segurança.
Registrado
Barech
Visitante
« Responder #11 : 20 de Setembro de 2012, as 11:01:20 »

Eu uso lentes transitions que bloqueiam o UVA e UVB, mas não proteje a pele Embarrassed
Registrado
felixmeirelles
Visitante
« Responder #12 : 20 de Setembro de 2012, as 11:28:37 »

Mas se vazar UVC não tem filtro ou óculos que segure.
Eu não confio então  agora so uso com balde cercando.
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #13 : 20 de Setembro de 2012, as 13:01:29 »

Eu simplesmente vou acender a lâmpada e sair do local para evitar que fique olhando para ela. Dado o tempo é só desligar sem olhar e pronto.

Que os mosquitos morreram, isso é fato. Só se por coincidência o ciclo de vida deles terminara naquele momento...

« Última modificação: 20 de Setembro de 2012, as 15:37:58 por Marcos Câmara » Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #14 : 20 de Setembro de 2012, as 17:53:47 »

Memórias EPROM (exatamente como está escrito) são memórias não voláteis que possuem em seu envólucro uma janela de vidro para incidência de luz, esta incidência de luz é utilizada para apagar o "programa" gravado na memória. Fazendo uma comparação, esta memória exposta à luz solar necessita de 5 anos para ser apagada, com luz ultravioleta são 15 MINUTOS. Se há diferença entre lâmpadas ultravioleta eu não sei, mas o recado que fica é que se deve tomar cuidado.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 20 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal