Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 00:26:48


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [Ajuda] Noise Gate baseado no NG-1 Maxon e LPM-23  (Lida 1946 vezes)
EddieTavares
Visitante
« : 04 de Junho de 2015, as 23:22:51 »

Há algum tempo eu pesquisei vários circuitos de noise gate e supressor, montei vários na protoboard e o que mais me agradou foi o LMP-23, essa sigla significa Let's Play Myself, posso estar enganado mas refere-se a uma revista japonesa de eletrônica, você pode ver o arquivo extraído da revista no link abaixo:

http://hammer.ampage.org/files/LPM-23-NoiseGate.PDF

Também já foi discutido no freestompboxes: http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=28&t=16887

Bom, eu pequei o circuito e adicionei algumas melhorias, pelo menos tentei, o buffer de entrada eu alterei para um Cornish buffer, implementei um effect loop e omiti o pot de decay pois não verifiquei muita utilidade para o mesmo:



O problema é que o circuito insere um ruído estranho que não sei como me livrar dele, não chega a incomodar, só é possível escuta-lo com som limpo e no momento que o sinal esta quase em corte, soa como um zumbido, onda quadrada, alguém tem alguma ideia de como resolver isso?


Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 830



« Responder #1 : 05 de Junho de 2015, as 00:09:34 »

Uma sugestão sobre a origem desse ruído seriam as duas seções do LM324 que funcionam como comparadores ( terminais 5,6,7 e 8,9,10).

Esses opamps geram sinais quadrados à partir do sinal de áudio retificado.

Talvez uma maneira de se diminuir essa interferência seja separar a fonte desse integrado, (um filtro rcc ;  resistor de 100R e capacitores de 10uF e 100nF) da fonte Va da parte do áudio.

Outra coisa que não faria mal seria um resistor de 100r entre a saída 7 do integrado e o diodo

Cuidado especial na hora de desenhar as trilhas de terra do layout.

Abs
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 05 de Junho de 2015, as 10:47:30 »

Assim como eu fiz filtragem separada para o buffer de entrada deveria ter feito para os outros dois, pensei que o ruído era inserido pelo fet (o que não foi descartado) e foquei nessa porção do circuito... Vou ver se consigo alterar a placa raspando algumas trilhas e inserindo os novos componentes.

Esse noise gate funciona maravilhosamente bem mesmo quando deixo o knob de volume da guitarra no 1 ou 2, exceto por este pequeno ruído.
Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #3 : 05 de Junho de 2015, as 23:45:50 »

O que muitos ainda não entendem dos noise gate é seu funcionamento em "bloco".

Em geral a maioria dos noise-gate possuem um buffer de entrada, um retificador (no seu caso feito pelos circuito do LM324 e diodos) e o elemento atenuador (podendo ser um ampop com controle de ganho por tensão ou um transistor BJT ou JFET aterrando o circuito).

Pode haver uma instabilidade no circuito de retificação, que deve transferir um sinal mais "linear" ao elemente atenuador, se o circuito não for tão afinado, pode gerar um sinal contínuo com ripple...
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal