Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 08:50:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 12   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [PEDIDO] POWERCLICK  (Lida 102272 vezes)
harckan
Visitante
« Responder #90 : 19 de Junho de 2011, as 03:09:13 »

harckan
Os dois projetos que indiquei são o mesmo. Tenho ele montado aqui e funciona muito bem mesmo em 9V tanto pra alimentar alguma caixa de som pra teste ou fones. Caso você queira usar com fonte pode montar um fonte simples mesmo com transformador 12VAC ou 15VAC por 500mA. É só retificar e colocar um capacitor de uns 1000uF ou mais em paralelo com a saída e pronto. Pra essa aplicação a fonte não precisa ser regulada como a dos pedais.
http://www.4shared.com/photo/-FE0-Cng/fonte_alimentacao_simples.html

Abraços


Rikrdo, valeu mesmo pela ajuda, realmente não me atentei que se trata do mesmo projeto, falha nossa, agora quanto a fonte, eu já havia usado uma fonte de 12V só que sem transformador, uma chaveada com 2A nesse mesmo circuito com o TDA2003 do PowerClick e o mesmo ficou com um ruido, então acabei esquecendo, com um outro projeto que tenho aqui essa fonte ficou excelente, então agora com sua dica achei aqui em casa um transformador que tem uma saída de ~ 9V não retificada, com a retificação e a filtragem que vc me passou ela ficou com ~ 13V mas o ruído não sumiu, na verdade é diferente, este está mais para um "hamister" do que ripple, só para ilustrar, com bateria de 9V (Daracell Alkalina) fica limpinho.

Será que o meu TDA já era? com a bateria o som fica legal, porém com pouco rendimento, agora com a fonte ficou muito bom, inclusive os graves ficaram bem melhores do que com a bateria, será que uma filtragem melhor se faz necessário? ou pode ser que o transformador não esteja legal? não tem como eu saber a Amperagem do mesmo.

Espanhol, valeu pela dica, eu já dei uma procuarada, mas meu receio de utilizar qualquer outro esquema desses que estão aqui é o fato de eu achar que deve ter algo de "especial" para utlizar nessa fonte, hehehe.

Valeu
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #91 : 19 de Junho de 2011, as 09:20:05 »

harckan
essa fonte ai ta muito pobre  Smiley
faz uma com regulador 78XX e capriche na filtragem que você não terá mais problemas com ruido
tem varias opções

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=269.0
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2170.0
http://handmades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=49:fonte-9v-para-pedais&catid=13:pedais&Itemid=44
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Rikrdo
Visitante
« Responder #92 : 19 de Junho de 2011, as 13:00:36 »

Pra não ter ruído nenhum ou você faz uma fonte com regulador 78XX como disse o Chris ou então aumente o valor do capacitor pra 2200uF e coloque um capacitor de 100nF em paralelo com ele na fonte simples.
http://www.4shared.com/photo/wDaoqLsk/fonte_alimentacao_simples.html

Abraços!
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 13:19:05 por Rikrdo » Registrado
harckan
Visitante
« Responder #93 : 19 de Junho de 2011, as 14:29:12 »

Pra não ter ruído nenhum ou você faz uma fonte com regulador 78XX como disse o Chris ou então aumente o valor do capacitor pra 2200uF e coloque um capacitor de 100nF em paralelo com ele na fonte simples.
http://www.4shared.com/photo/wDaoqLsk/fonte_alimentacao_simples.html

Abraços!


Rikrdo e Chris, sou muito grato pela ajuda e contribuição aos foristas, mesmo sendo uma dúvida um tanto quanto noob, acredito que outros usuários poderão utilizar essas informações.

Então, eu havia feito isso que vc falou Rikrdo, aumentei o capacitor para 2200uF e desacoplei a fonte com um capacitor ceramico de 100nF mas mesmo assim ainda apresentou ruido, acho que o uso de um regulador é essencial, pelo menos com essa transformador que estou usando, uma coisa que notei nele é que tem dois secundários, cada um ~10V, juntando os dois, que era assim que estava, fica ~20V, com a retificação em ponte e filtragem simples ficou com saída ~13V, v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham que essa ligação dos dois secundários é que está gerando o ruído?

Acho que vou comprar um transformador novo de 15V por 1A para alimentar o projeto, minha idéia é expandir e usar outros junto na mesma fonte, quantos v c s (moderador, peço que me suspenda do fórum) acham que daria para utilizar na mesma fonte com essas especificações?

Sou muito grato pela ajuda
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #94 : 19 de Junho de 2011, as 19:38:47 »

Que tipo de ruído está se apresentando? Ao aumentar o capacitor de 1000 pra 2200uF houve diminuição no ruído? Não seria ruído por falta de blindagem na entrada de sinal ou fiação da alimentação cruzando com a fiação do sinal?
Pode ser também que seu transformador não esteja dando conta mas acho dificil pois um circuito desse tem um consumo baixo.
Novamente digo que poweramps como é o caso não necessitam de reguladores a não ser casos extremos como alguns MOSFETS. Apenas uma boa filtragem basta.
Usando uma fonte dessas que tem aqui no site com reguladores 78XX concerteza você nao terá ruídos vindos da alimentação mas penso que com esse transformador que você disse que ta dando 13V depois de filtrado só daria pra usar um regulador 7809 aí perderia muito rendimento do amp.
Estive olhando o datasheet do TDA2003 e ele suporta 18V na alimentação...Tente montar uma fonte usando os 2 secundarios do seu transformador em série (20VAC) que retificados dariam em torno de 28VDC e poe um regulador 7815 com dissipador.
Assim terá maior rendimento do amp.
« Última modificação: 19 de Junho de 2011, as 20:05:42 por Rikrdo » Registrado
harckan
Visitante
« Responder #95 : 04 de Julho de 2011, as 19:30:56 »

Finalmente terminei meu primeiro protótipo do amplificador de fone com o TDA2003, como em alguns posts atrás eu havia reclamado sobre a potencia do CI resolvi dar uma estudada melhor no datasheet e vi que a Powerclick mudou muito os valores dos componentes que utilizou em seu projeto, primeiro montei como o esquemático aqui do tópico, mas obtive este resultado, ele não aguentava muito volume, não segurava nos graves da forma que o Porta Pro e o AKG K414P suportam, então logo tive certeza que era o amplificador que não estava fornecendo potencia o suficiente nos graves.

Mudei os valores de alguns componentes, o capacitor de desacoplamento de entrada que estava no valor de 4.7nF, detalhe, no esquemático aqui do forum está como 4.7 nanoFaraday e está polarizado, só que não existe, pelo menos até onde sei, capacitor desse valor polarizado, então acho que foi erro mesmo na hora de escrever no Eagle, o valor é 4.7uF (micro) eletrolítico, mudei este por um de 47uF, isso melhorou bastante o "pop" que dava na hora de ligar e desligar, outro Eletrolítico de 100uF aqui do esquemático troquei por 470uF o riple vindo da alimentação via fonte praticamente sumiu, isso na fonte com filtragem somente com um capacitor de 1000uF e nada mais, o capacitor responsável pela estabilização das frequencias que estava em 47nF troquei por um de 0.1uF as frequencias altas ficaram bem mais aprasíveis e as baixas bem proeminentes, agora o capacitor de saída que aqui estava em 470uF mudei por um de 1000uF, caraca, aí sim o som ficou interessante, mudou da água para o vinho, os graves ficaram tão fortes que os fones não suportaram, distorceram  Cheesy Cheesy Cheesy que foi uma beleza, ficou lindo mesmo, fiz algumas mudanças também em alguns resistores, mas o que quero dizer com isso, acho mais interessante, aos que forem montar um desses que substituem os valores por aqueles do Datasheet, pois este sim, faz o TDA2003 render o que pode nessa configuração.

Fiquei me perguntando se o consumo iria aumentar com essas mudanças, antes de fazê-las medi algo em torno de 32mA em carga plena, com algumas variações dependendo do que estava reproduzindo, com as mudanças isso passou a 36mA podendo chegar a 43mA com graves bem fortes, mas sinceramente, pela qualidade que ganhamos, é irrisório.

Rikardo, agradeço mesmo sua ajuda e também aos que responderam aqui quanto ao meu problema com a fonte, acabei comprando fio esmaltado e refazendo o secundário do meu transformador, aproveitei o primário e refiz o secundário com tensão 13+13 V com central e corrente de 1A, refiz a fonte com um regulador de 7815 e filtragem completa com capacitor de 2200uF dica da galera aqui do forum, e ficou melhor mas o ruido sumiu mesmo com as mudanças que fiz nos componentes e com a utilização da blindagem no box, este comprei por R$4 aqui em minha cidade, deu um acabamento razoável para um protótipo só não consegui encontrar uma caixinha para bateria de 9V então tive que fazer com box de DVD, deu um pouco de trabalho mas valeu a pena, ficou mais DIY o projeto, a blindagem foi feita com papel alumínio de por em fogão e fita duplaface, tentei fazer uma blindagem com esmalte e grafite em pó fazendo tinta condutiva mas a condutividade não é total, apresenta resistividade então usei mesmo esta solução do papel alumínio, seguem as fotos:












Inclusive já teve a estréia do mesmo com o baterista e o baixista do meu ministério tocando, os dois estavam brigando para ver quem ia ficar usando o aparelho, hehehehe, pretendo fazer mais alguns para todo mundo ficar no fone, menos eu, hehehehe, prefiro um bom amp com a guitarra.

Abraços
« Última modificação: 04 de Julho de 2011, as 20:48:43 por harckan » Registrado
Lu Reis
Visitante
« Responder #96 : 05 de Julho de 2011, as 21:11:02 »

harckan / Edrios

Sou novo no forum e gostaria muito de montar o Power Click.

O Harckan no ultimo post, falou que fez algumas mudanças e por parte dele, pareceram bem convincentes.

Edrios, você concorda com as alterações !?

Se sim, seria possivel fazer um .pdf com todas essas alterações, formando assim um "Layout Definitivo"?

Pois fiquei muito confuso com a quantidade de projetos aqui postado e estou totalmente em duvida quanto a qual fazer !

Obrigado pela atenção !
Registrado
harckan
Visitante
« Responder #97 : 06 de Julho de 2011, as 22:17:17 »

harckan / Edrios

Sou novo no forum e gostaria muito de montar o Power Click.

O Harckan no ultimo post, falou que fez algumas mudanças e por parte dele, pareceram bem convincentes.

Edrios, você concorda com as alterações !?

Se sim, seria possivel fazer um .pdf com todas essas alterações, formando assim um "Layout Definitivo"?

Pois fiquei muito confuso com a quantidade de projetos aqui postado e estou totalmente em duvida quanto a qual fazer !

Obrigado pela atenção !1

Então Reis, tudo bom? apesar de eu também ser novato no HANDMADE posso lhe desejar boas-vindas ao mesmo, parece que os projetos antigos não tem a mesma movimentação que os outros aqui aqui no forum, sem falar que ele também está em uma localização não muito adequada.

Como vc deve ter tido a oportunidade de ver meu protótipo nas fotos, a única placa que fiz foi a do power-amp, não fiz nenhuma outra por conta de espaço e disposição dos potenciometros no box que é muito pequeno, é a metade de um powerclick verdadeiro, mas em questão de potencia pude atestar, um amigo meu tem um original e este ficou devendo e muito para o que eu fiz com ajuda aqui do forum, as mudanças que eu realizei não mudou o esquemático do power-amp, eu somente mudei os valores de alguns componentes para deixar mais próximo daquilo que eu queria, o resultado ficou tão bom, que estou utilizando no computador para ouvir música no PORTA PRO pegando a saída de uma Audigy2 da Creative, com o Guitar Rig 4 ficou um espetáculo. Então, você pode fazer o layout que está aqui disponível e depois testar algumas mudanças de componentes assim como eu fiz, eu acabei me arriscando no Eagle e estou aprendendo a usá-lo, inclusive fiz um outro layout menor para o power-amp, com as trilhas maiores do que aquelas que estão na Versão 1 aqui do forum, foi aqui eu utilizei no protótipo transferida via ferro de passar pela transparência para a PCI virgem.

Estou a disposição para quaisquer dúvida e, também peço aos outros usuários do forum, que se haver algum problema nas mudanças que fiz que expressem vossa opnião, a final, muitos passam por aqui depois de tempos atrás de um projeto como esse, estou montando um agora com equalizador de 3 bandas com um Op-amp, irei postar em breve um layout com o esquemático para a apreciação dos feras aqui do forum, já montei uma vez mas estava com algumas falhas na montagem e na confecção da PCI então irei refazer, mas a priori funcionou legal.

Abraço
Registrado
mattzan
Visitante
« Responder #98 : 06 de Julho de 2011, as 23:26:08 »

qual versão voce usou do powerclick que estão disponiveis no topico amigo?


Grato.
Registrado
Lu Reis
Visitante
« Responder #99 : 07 de Julho de 2011, as 16:17:36 »

harckan

Po cara legal !!!

Teria como vc me adicionar no msn ( lucas_reis@live.com ), para tirar essas duvidas (são muitas) hehe ...

E t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), seria possível, vc fazer uma listinha doq vc substituiu pelo oq !?
Registrado
harckan
Visitante
« Responder #100 : 08 de Julho de 2011, as 13:41:58 »

harckan

Po cara legal !!!

Teria como vc me adicionar no msn ( lucas_reis@live.com ), para tirar essas duvidas (são muitas) hehe ...

E t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum), seria possível, vc fazer uma listinha doq vc substituiu pelo oq !?

b l z (moderador, peço que me suspenda do fórum) Lucas?

então cara, me desculpe, é que estou com o tempo meio corrido mas no que eu puder ajudá-lo me coloco a disposição, só lhe peço que todas as suas dúvidas sejam tiradas aqui mesmo no tópico, mesmo que sejam simples, acho interessante manter essas informações aqui para que outros usuários que por ventura tenham a mesma dúvida possam saná-las também, então utilizando meios como MSN ou mesmo MP tira essa possibilidade, quantos tópicos aqui do forum vi gente que conseguiu solucionar o problema e só faz dizer, "pode deixar, consegui resolver", e não compartilha com os outros usuários, acho que esse é o ponto no que diz respeito a forum.

Quanto a lista, é como lhe disse, as mudanças que fiz não foi realizado na estrutura ou no Esquemático do power-amp, eu apenas mudei alguns componentes, mas somente em seus valores, não adicionei nada, então se vc quiser fazer o layout disponível aqui, sem problema, estarei também postando um bem simples mesmo só com a parte de amplificação, foi assim que eu fiz, na placa e o resto nos potenciometros e nas chaves, devido espaço e disposição dos componentes.

Mas diga lá, qual a sua dúvida? se eu puder ajudar, estamos aí!!!  Grin Grin Grin

Abraço

Registrado
Lu Reis
Visitante
« Responder #101 : 08 de Julho de 2011, as 19:14:31 »

harckan

Verdade, não pensei na possibilidade da minha ser a mesma de outras pessoas ...

Mais vamos lá, então eu vou montar um dos layouts daqui do forum mesmo ..
Oq eu queria saber era mesmo quais os componentes que voce alterou os valores ..!?
Esse circuito t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) funciona bem para usar em Contra-baixo ..!?
p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) usar essa TDA2003, sendo que ele faz ate 10w ?! Um outro de menor potencia não resolveria !?
Ou é por causa da qualidade do sinal !?
Registrado
harckan
Visitante
« Responder #102 : 08 de Julho de 2011, as 21:44:31 »

harckan

Verdade, não pensei na possibilidade da minha ser a mesma de outras pessoas ...

Mais vamos lá, então eu vou montar um dos layouts daqui do forum mesmo ..
Oq eu queria saber era mesmo quais os componentes que voce alterou os valores ..!?
Esse circuito t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) funciona bem para usar em Contra-baixo ..!?
p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) usar essa TDA2003, sendo que ele faz ate 10w ?! Um outro de menor potencia não resolveria !?
Ou é por causa da qualidade do sinal !?

Boa noite cara, então é isso mesmo, precisamos compartilhar conhecimento, como diria Sócrates, "TUDO QUE SEI É QUE NADA SEI".

Tentei fazer um PDF digno do HANDMADE mas não consegui, também estava meio com pressa, como sempre,  Grin . Então segue em anexo um arquivo em PDF com o Esquemático com os valores alterados na mudança que realizei e também, o layout que havia lhe falado somente do POWER, os outros componentes vc poderá fazer via ponte para reduzir espaço, apesar de ficar meio bagunçado, se fizeres uma boa blindagem ficará limpinho, sem interferência nenhuma.

Quanto ao uso com contra-baixo, cara fica sussegado, vai ficar legal sim, mas se o baixo for ativo e tiver um ganho razoável, se for passivo ele não terá uma boa amplificação do sinal, devido a entrada ser de nível de linha e não ter nenhum pre-amp no referido circuito, mas isso só consegui com as alterações que fiz, antes os graves não ficavam legais, distorcia bastante com o uso com contrabaixo.

O TDA2003 realmente é um CI que tem uma saída alta para esta finalidade, só que a saída reduz bastante devido a Impedância dos fones de ouvido que utilizamos, se fores utilizar um PORTA PRO ele tem impedancia de 60 Ohms em cada bobina, dependendo da ligação que fizeres na saída, se em paralelo terá um total de 30 Ohms e nesta configuração ele não chega a render nem perto dos 10w Rms que é conseguido com impedancia de 2 Ohms, então acho que o uso de um único CI e poucos componentes adicionais é o motivo de utilizá-lo, vi outros amplificadores para fone mas o mais compacto e fácil de fazer foi este com certeza e com um resultado bem satisfatório.

Até tentei um outro TDA2822 que é mais simples ainda que o tda2005, é Stereo e tudo mais, mas sinceramente não me agradou no som não, dá uma olhada no datasheet dele derepente seja mais indicado para vc, vou terminar um com esse CI para utilizá-lo no computador com um par de caixas JBL pequenina que tenho aqui, pois é Stereo mas o grave dele não é tão bom.

[ ]'s
Registrado
t2guitarra
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 393

Obrigado
-Dado: 15
-Recebido: 11



« Responder #103 : 08 de Julho de 2011, as 22:43:09 »

parabéns harckan !!!
eu estava pensando esses dias acho q o power click deveríamos  fazer uma mudanças! (na minha opinião)           
acho que daria para fazer ele com LM386  e com um bosster limpo antes dos canais,montei achei o som baixo na guitarra limpa e outros instrumentos!!!(certo que o fone não era bom)mas ainda acho que ficaria legal um booster antes dos canais alguém tem um esquema simples de booster limpo?       Guitarrista       Roqueiro      Grin
Registrado
Chris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.807

Obrigado
-Dado: 90
-Recebido: 64


Shut Up 'n Play Yer Guitar!


« Responder #104 : 08 de Julho de 2011, as 23:28:27 »

t2
monta o "tillman fet preamp"
me lembro de ter postado layout acho que no topico "circuito ativo" algo assim
Registrado

Shut Up 'n Play Yer Guitar!
Páginas:  1 ... 5 6 [7] 8 9 ... 12   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal