Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 01:46:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amp Tremendão SL (ajuda com capacitor FONTE)  (Lida 14794 vezes)
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #15 : 10 de Fevereiro de 2013, as 14:42:28 »

Saquei...

Enfim. Qual seria a melhor idéia? Trocar esse capacitor por um igual mesmo e colocar ele pra funcionar ou alterar mais alguma coisa por medida de segurança? Pedrone não responde, deve ta curtindo o carnaval....rss
Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #16 : 10 de Fevereiro de 2013, as 15:40:54 »

Enfim. Qual seria a melhor idéia? Trocar esse capacitor por um igual mesmo e colocar ele pra funcionar ou alterar mais alguma coisa por medida de segurança? Pedrone não responde, deve ta curtindo o carnaval....rss

Como eu sou chato, EU trocaria por um original de 50+50 uF mas se você não for tão exigente a esse ponto pode comprar o de 220uF e por no lugar.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #17 : 10 de Fevereiro de 2013, as 21:59:42 »

Vou comprar o capacitor e trocar!
É tenso usar o aparelho e não ter segurança que vai funcionar direito! Tomara que seja só azar meu mesmo e esse cap que o Pedrone colocou veio de fábrica com defeito.....
Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #18 : 11 de Fevereiro de 2013, as 00:51:08 »

Vou comprar o capacitor e trocar!
É tenso usar o aparelho e não ter segurança que vai funcionar direito! Tomara que seja só azar meu mesmo e esse cap que o Pedrone colocou veio de fábrica com defeito.....

Lucas, não pode haver mistério nisso, pela foto postada não fica muito claro mas parece que eles estão ligados em serie, recursso muito utilizado nesses amplificadores... Sendo assim, equivalem a um capacitor de 110uF 800V, mas normalmente essa configuração é acompanhada de resistores "bleending" que servem para assegurar que a tensão seja dividida (equilibrada) entre os dois capacitores como citou o xforme anteriormente. Então ou esse capacitor estava "premiado" ou algo foi ligado errado (aposto mais na primeira hipotese). T+
Registrado
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #19 : 11 de Fevereiro de 2013, as 04:39:53 »

Tenta ligar diretamente pra ele, Pedrone costuma demorar muito pra responder algum e-mail. Se eu fosse você deixava pra ele resolver, deve estar na garantia né? Abs!
Registrado
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #20 : 11 de Fevereiro de 2013, as 08:47:38 »

É sim, vou esperar ele responder ou vou ligar antes de qualquer coisas!!

-----
800v Huh? Um choque ali então é fatality !!!! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, as 08:49:48 por Lucas Eler » Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #21 : 11 de Fevereiro de 2013, as 09:27:18 »


-----
800v Huh? Um choque ali então é fatality !!!! ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Não, não há 800V ali, ligados dessa forma suportariam atá 800V naquele ponto, mas no seu amp a tensão nesse ponto "acho" que deve ser por volta de 460VDC (não tenho certeza do valor, pode ser maior), mas não deixa de ser potencialmente fatal!!!  Anjo T+
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2013, as 09:30:07 por Basoni » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #22 : 11 de Fevereiro de 2013, as 14:55:17 »

Lucas, esse ampli tem muito ruido? Tem muito hum?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #23 : 11 de Fevereiro de 2013, as 22:10:06 »

Pedrone respondeu.  

Diz ele que é muito estranho ter acontecido isso. E já que os caps trabalham em par o outro t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) pode ser sido danificado! ele vai preparar uma plaquinha com 2 caps novos e me enviar pra eu mesmo substituir!
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2013, as 10:06:00 por Lucas Eler » Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Lucas Eler
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 10



« Responder #24 : 14 de Fevereiro de 2013, as 10:06:33 »

Lucas, esse ampli tem muito ruido? Tem muito hum?!?

Cara, esse amp tem hum 0% ....
Mesmo em volumes altos! Muito bom mesmo
Registrado

``Good God, less my soul,I need a fix of rock 'n roll``
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #25 : 22 de Fevereiro de 2013, as 08:30:22 »

Oi Pessoal

A questão é muito simples. Não se pode ficar trocando capacitor a olho!

O Pedrone é um excelente técnico, mas não é engenheiro e certamente não recalculou nada para trocar os capacitores. O que deve ter acontecido é o seguinte:

1-O amplificador usa diodos de estado sólido antigos, que admitem uma corrente de pico mais baixa que os modernos. Um diodo 1N4007 admite 30A de pico, mas os BY127 da época não aguentam mais que 10A. Mesmo assim já é muito mais que os 2,5A de pico de uma 5Y3GT.

2- Com a troca do capacitor de 50uF por um de 220uF a corrente de pico aumentou 4,5 vezes. Isso torra qualquer diodo! Aumentar o capacitor melhora a filtragem, mas força o retificador.

3- Por haver melhor filtragem, a tensão final também aumenta! Isso coloca mais "pressão" na junção do diodo.

4- Agora temos um diodo retificador sendo solicitado a fornecer 4,5 vezes mais corrente de pico e suportar uma tensão inversa maior que a original. Neste senário algum diodo vai entrar em curto e os eletrolíticos novinhos vão receber corrente alternada e fritar.

Não foram os capacitores que deram problema. Pode ter certeza que os diodos queimaram e em seguida os capacitores foram pro vinagre.

Eu sempre chamo a atenção de todos para tomarem cuidado com fontes de grande potência. Não pode ficar colocando capacitor a olho!

Para colocar um capacitor maior, o Pedrone deveria ter trocado os diodos. E pela foto ele não fez isso.

Manda o aparelho de volta e deixa que ele faça uma verificação completa do serviço.

Fica a lição: Se seu valvulado usa capacitores de 50uF, troque por outros de valor próximo! Use 47uF se não achar 50uF. Pode até colocar 68uF, mas 220uF vai dar problema!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
diegofirmino
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 714

Obrigado
-Dado: 97
-Recebido: 63


!!!


« Responder #26 : 22 de Fevereiro de 2013, as 09:20:13 »

Lucas, como eu disse e o Eduardo também afirmou, manda o amp pra lá e deixa o cara resolver. abs!
Registrado
Basoni
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 149

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 21



« Responder #27 : 22 de Fevereiro de 2013, as 14:21:56 »

Lucas, como eu disse e o Eduardo também afirmou, manda o amp pra lá e deixa o cara resolver. abs!

Sem duvida, mas não quer dizer que ele não deva tentar entender o que aconteceu e aprender com isso...

Oi Pessoal
...mas os BY127 da época não aguentam mais que 10A. Mesmo assim já é muito mais que os 2,5A de pico de uma 5Y3GT.
2- Com a troca do capacitor de 50uF por um de 220uF a corrente de pico aumentou 4,5 vezes. Isso torra qualquer diodo! Aumentar o capacitor melhora a filtragem, mas força o retificador...

Eduardo, concordo que no caso dele se deva manter o valor dos capacitores da fonte próximo aos originais e que toda fonte tenha um limite para capacitores. Legal! Mas em relação ao seu comentário sobre o BY127 eu tenho um amp da Giannini A-201 que utiliza na fonte de B+ capacitores (originais) de 200uF (4) em serie (formando 2 de 100uF) e mais 4 de 50uF (no esquema mostra 3 mas no meu tem 2 de 50 + 50uF um deles em paralelo formando 100uF) com os diodos ainda originais perfeitos... Isso eu estou comparando levando em conta que os capacitores (50uF originalmente) que foram substituídos no Tremendão SL do nosso amigo Lucas  fossem os de maior valor na fonte e ligados em série e também que na fonte tenha uma ponte de diodos, como parece ser na foto postada... Ou então será que no caso do A-201 a fonte foi projetada "no osso" ou atá sub dimensionada!!!

Esquema do A-201: https://www.dropbox.com/s/j575mer98nuq57f/Giannini%20A200-A201.pdf

T+
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #28 : 23 de Fevereiro de 2013, as 10:40:17 »

Tem mais um efeito que precisa ser considerado: a resistência do fio do enrolamento de alta tensão do transformador de força também limita a corrente máxima que passa nos diodos retificadores.  É normal um enrolamento de 300Vac ter uma resistência por volta de 50 ohms (ou mais), o que já limitaria a corrente a 6Arms ou 8,5A de pico, que ainda é alto mas que ainda é suportável pelos diodos por muito pouco tempo.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2013, as 11:01:46 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #29 : 24 de Fevereiro de 2013, as 08:53:38 »

... eu tenho um amp da Giannini A-201 que utiliza na fonte de B+ capacitores (originais) de 200uF (4) em serie (formando 2 de 100uF) e mais 4 de 50uF (no esquema mostra 3 mas no meu tem 2 de 50 + 50uF um deles em paralelo formando 100uF) com os diodos ainda originais perfeitos...

Então... Você está comparando dois equipamentos completamente diferentes. O A-201 tem 100uF na filtragem direta, que é o que vai forçar os diodos. Os outros capacitores estão do outro lado da válvula reguladora de tensão do pré. A válvula V6, que é uma ECL82 se não me engano, faz o papel de um 78XX da vida. Alé disso, o consumo de corrente do pré é bem baixo e aqueles outros capacitores não vão ter tempo suficiente de descarregar a ponto de criar um surto de corrente.

No caso do tremendão, o regulador não existe. O Pedrone aumentou 4,5 vezes o valor do capacitor de entrada! E embora o Xformer tenha razão sobre o transformador limitar a corrente máxima sobre os diodos, eu não saberia dizer sem fazer algumas contas se é seguro ou não aumentar o valor do capacitor.

Via de regra, em retificadores de alta tensão é melhor não exagerar no tamanho do capacitor de filtro. Quando descarregado ele representa um curto circuito. Com sorte e umas contas, é possivel colocar um capacitor que faça o fuzível do amplificador queimar cada vez que for ligado pela primeira vez no dia! Daí você troca o fuzível, toca o dia todo sem problemas, desliga e, no dia seguinte, o fuzível queima novamente!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal