Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 22:16:19


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: ECL80 e ECL82 idéias...  (Lida 15942 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #15 : 23 de Setembro de 2010, as 16:00:46 »

Oi Blackcorvo

Esta é uma boa opção. Tanto a ECL84 quanto a ECL85 são viáveis. Para a ECL84 pode usar um transformador PP com 16K de placa a placa e um resistor de catodo comum de 390R desacoplado com um capacitor de 2200uF por 16V. Esta configuração vai te dar uns 5W tranquilo com uma tensão de placa de 200V. Se elevar para 250V ele pode dar uns 10W, mas não garanto que a válvula aguente. Teria que fazer todas as contas direitinho, mas num cálculo rápido grosseiro, é isso que dá.

Abraços.

Eduardo

Eu num preciso de mais do que 5W mesmo. Pra você ter uma idéia, montei um Ruby uma vez e reclamaram que era alto demais!

Então eu vou ver de comprar um parzinho de ECL84's quando eu juntar algum dinheiro, pois onde compro sempre acho elas por um preço bom.

Ah, e eu tenho uma ECL85 aqui. Vou ver se num monto um SE tipo o IALL, pra fazer um PA em combo.
Eu pensei em usar um mosfet de alta tensão pra dar um "gás" no pré, igual esse aqui:
http://www.hawestv.com/amp_projects/amp_solid_tube/fetpreamp_200v1.htm
MAs ainda tenho que ver se esse mosfet é "encontrável".

e se você se perguntar porque quero o amp com as ECL84, é porque quero aprender a mecher bem com circuitos push-pull pra talvez começar a projetá-los eu mesmo.

bem... as ECL80 estão praticamente fora de cogitação, a boa noticia é que no meio do pacote tem umas 10 EF86  Metaleiro , e essa tem bastante coisa na net, inclusive tem uma versão do ac30 que usa essas no pré, quem sabe da pra fazer um booster...

Nossa! que sorte!
Daqui a pouco aparece uns 20 querendo comprar elas de você XD
« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, as 16:02:30 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 24 de Setembro de 2010, as 16:50:59 »

Oi Pessoal

bem... as ECL80 estão praticamente fora de cogitação, a boa noticia é que no meio do pacote tem umas 10 EF86  Metaleiro , e essa tem bastante coisa na net, inclusive tem uma versão do ac30 que usa essas no pré, quem sabe da pra fazer um booster...

A versão original do AC4, AC15 e AC30 usavam a EF86. O som dos Bettles de 60 era do AC30 com EF86, por isso o pessoal tem tanta dificuldade de reproduzir. Os mais novos usam a 12AX7, que distorce diferente. Fiz um post agora a pouco sobre a EF184. Talvez você se interesse!

e se você se perguntar porque quero o amp com as ECL84, é porque quero aprender a mecher bem com circuitos push-pull pra talvez começar a projetá-los eu mesmo.

É assim que se fala! Não é difícil calcular estágios de saída. Os prés são muito mais chatos! Depois que você fizer o promeiro, vai pegar as manhas do processo e entender o porquê desta ou aquela impedância. No manual de válvulas da RCA RC30 tem uma boa introdução ao processo. É tipo tentativa e erro. Você chuta uma impedância e calcula a potência esperada para uma dada distorção. Depois aumenta ou diminui e calcula tudo de novo até chegar num valor ótimo ou no final da paciência (o que acontecer primeiro).   Wink

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #17 : 24 de Setembro de 2010, as 22:49:35 »

É assim que se fala! Não é difícil calcular estágios de saída. Os prés são muito mais chatos! Depois que você fizer o promeiro, vai pegar as manhas do processo e entender o porquê desta ou aquela impedância. No manual de válvulas da RCA RC30 tem uma boa introdução ao processo. É tipo tentativa e erro. Você chuta uma impedância e calcula a potência esperada para uma dada distorção. Depois aumenta ou diminui e calcula tudo de novo até chegar num valor ótimo ou no final da paciência (o que acontecer primeiro).   Wink

Abraços

Eduardo

Falando nisso... o que vc acha melhor: um push-pull "normal" do jeito que falei, com 1 estágio de ganho e um inversor, ou um "self-split"?
porque com o self-split eu poderia ter 2 estágios de ganho ao invés de um, o que me daria a opção de ter um pouco de overdrive sem precisar de outras válvulas...

Outra idéia que me veio (mas nunca vi ser usada) é usar um Mosfet de alta tensão pra fazer o inversor de fase.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #18 : 25 de Setembro de 2010, as 07:54:03 »

Oi Blackcorvo

Self-split só funciona com triodos e de ganho maior que 15. Com pentodos não dá certo. A resistência de placa dos pentodos é muito alta para que a alteração na tensão de placa cause alguma influência. Você não tem esta opção com a ECL84.

Tem muita válvula baratinha que pode ser usada como inversora, caso você queira um estágio de ganho extra.

Eu não gosto muito de misturar transistores e válvulas, mas só a sua criatividade é que pode por limite no que fazer! Mesmo assim eu recomendo que você leia algo sério e estruturado sobre o assunto. Aprender a interpretar as curvas das válvulas vai te ajudar imensamente na hora de construir o que quer que seja!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #19 : 25 de Setembro de 2010, as 15:48:28 »

Ah, e eu tenho uma ECL85 aqui. Vou ver se num monto um SE tipo o IALL, pra fazer um PA em combo.
Eu pensei em usar um mosfet de alta tensão pra dar um "gás" no pré, igual esse aqui:
http://www.hawestv.com/amp_projects/amp_solid_tube/fetpreamp_200v1.htm
MAs ainda tenho que ver se esse mosfet é "encontrável".

Uma coisa que ha muito tempo eu penso, é possivel usar um par de mosfet como esse no phase splitter e ter bom resultados? Pergunto isso porque tenho um Peavey antigo que usa 2 bjt no divisor de fase.

http://schematicheaven.com/newamps/peavy_deuce-b.pdf


O esquema acima usa 4 6l6, mas o meu tem apenas 2, e soa muito mais alto que qualquer amp de 2 6l6 que eu ja tenha testado até h j (moderador, peço que me suspenda do fórum)!!!
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #20 : 27 de Setembro de 2010, as 00:49:44 »

Oi Blackcorvo

Self-split só funciona com triodos e de ganho maior que 15. Com pentodos não dá certo. A resistência de placa dos pentodos é muito alta para que a alteração na tensão de placa cause alguma influência. Você não tem esta opção com a ECL84.

Tem muita válvula baratinha que pode ser usada como inversora, caso você queira um estágio de ganho extra.

Eu não gosto muito de misturar transistores e válvulas, mas só a sua criatividade é que pode por limite no que fazer! Mesmo assim eu recomendo que você leia algo sério e estruturado sobre o assunto. Aprender a interpretar as curvas das válvulas vai te ajudar imensamente na hora de construir o que quer que seja!

Abraços

Eduardo

Na verdade o self-split push pull é possível com pentodos (tanto que tem esse Hi-Octane com 2xEL34 nessa configuração: http://ax84.com/media/ax84_m141.pdf), mas andei lendo mais sobre o assunto e a única vantagem dele é a diminuição, ou mesmo eliminação total do "hum" que viria da fonte. Já o som e a potência de saída ficam sem alterações perceptíveis, se comparados a um circuito SE - ou pelo menos foi isso oo que eu li. Seja como for, já eliminei essa idéia.

Ah, eu andei pesquisando e acabei achei umas 6AW8 por um preço muito convidativo. O que você acha delas no lugar das ECL84? Ambas têm características bem próximas.
E também achei as EF184 com um preço bom... quem sabe não uso o circuito que você projetou pra ela, pra conseguir um pouco mais de ganho nesse amp - e talvez, adicionar um tone stack?

Enfim, isso é só uma idéia no momento, pois eu tô sem nenhum tostão pra comprar sequer os soquetes pras válvulas. Mas é sempre bom planejar um pouco antes de fazer, né? Smiley


Uma coisa que ha muito tempo eu penso, é possivel usar um par de mosfet como esse no phase splitter e ter bom resultados? Pergunto isso porque tenho um Peavey antigo que usa 2 bjt no divisor de fase.

http://schematicheaven.com/newamps/peavy_deuce-b.pdf


O esquema acima usa 4 6l6, mas o meu tem apenas 2, e soa muito mais alto que qualquer amp de 2 6l6 que eu ja tenha testado até h j (moderador, peço que me suspenda do fórum)!!!

Isso eu não sei, mas bem que eu gostaria de saber, pois seria uma boa idéia pra adicionar num IALL 10.5 ou outro push-pull compacto, e assim usar os triodos como estágios de ganho.
« Última modificação: 27 de Setembro de 2010, as 02:49:21 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 27 de Setembro de 2010, as 10:24:32 »

Oi Blackcorvo

Na verdade o self-split push pull é possível com pentodos (tanto que tem esse Hi-Octane com 2xEL34 nessa configuração: http://ax84.com/media/ax84_m141.pdf), mas andei lendo mais sobre o assunto e a única vantagem dele é a diminuição, ou mesmo eliminação total do "hum" que viria da fonte. Já o som e a potência de saída ficam sem alterações perceptíveis, se comparados a um circuito SE - ou pelo menos foi isso oo que eu li. Seja como for, já eliminei essa idéia.

Então... Isso quer dizer que a segunda EL34 não está trabalhando! Não há inversão de fase apreciável. Não funciona com pentodos, mas isso não quer dizer que você não possa colocar umas válvulas de enfeite! Se tiver EL34 para jogar fora só para economizar uns capacitores na fonte...

O fato de você encontrar um circuito na internet não quer dizer que funcione. E se funcionar, não quer dizer que seja uma boa idéia!

Ah, eu andei pesquisando e acabei achei umas 6AW8 por um preço muito convidativo. O que você acha delas no lugar das ECL84? Ambas têm características bem próximas.

Acho que você precisa estudar interpretação das características das válvulas!

Abraços

Eduardo

Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
EddieTavares
Visitante
« Responder #22 : 27 de Setembro de 2010, as 10:31:59 »

http://tmgeletronica.com/Produto-PRODUTOS-RF-RADIO-FREQUENCIA-COMPONENTS-LND150-versao-1983-1983.aspx

Achei meio carinho pra fazer testes.

No meu Peavey eu troquei os transistores do divisor de fase por 2 MJE340 na tentativa de reduzir os ruidos (com sucesso), a pinagem é diferente mas funcionou perfeitamente, e é  bem baratinho!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 27 de Setembro de 2010, as 14:17:57 »

Caramba! Caro mesmo. Por este preço eu coloco uma 12AX7 como inversora!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #24 : 27 de Setembro de 2010, as 15:09:28 »

Desculpe-me se cai de paraquedas, mas um IRF820 não quebra o galho?
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #25 : 29 de Setembro de 2010, as 00:46:37 »


Acho que você precisa estudar interpretação das características das válvulas!

Abraços

Eduardo



Preciso mesmo... sei bem pouco de teoria de válvulas, mas sei pelo menos o suficiente pra não queimar nenhuma!

Desculpe-me se cai de paraquedas, mas um IRF820 não quebra o galho?

Bom, eu já vi ele ser usado como buffer, no circuito do Lunchbox , mas nunca vi ele ser usado como estágio de ganho ou mesmo inversor de fase.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #26 : 29 de Setembro de 2010, as 07:32:16 »

Olá Blackcorvo

Preciso mesmo... sei bem pouco de teoria de válvulas, mas sei pelo menos o suficiente pra não queimar nenhuma!

Eu conheço duas formas de se danificar uma válvula: deixar cair ou ligar o filamento errado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #27 : 29 de Setembro de 2010, as 14:14:21 »

Olá Blackcorvo

Preciso mesmo... sei bem pouco de teoria de válvulas, mas sei pelo menos o suficiente pra não queimar nenhuma!

Eu conheço duas formas de se danificar uma válvula: deixar cair ou ligar o filamento errado.

Abraços

Eduardo

usar mais tensão do que ela suporta também! E eu tenho fotos aqui pra provar isso ahaha.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 29 de Setembro de 2010, as 14:45:36 »

usar mais tensão do que ela suporta também! E eu tenho fotos aqui pra provar isso ahaha.

Essa eu gostaria de ver! Já coloquei válvula em sobretensão. Saiu faisca para todo lado mas a danada continuou funcionando depois de esfriar!

Quero ver fazer isso com um transistor!  Cheesy

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 29 de Setembro de 2010, as 17:53:25 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #29 : 29 de Setembro de 2010, as 14:58:33 »

Ok! vou tratar de achar a foto e posto aqui.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal