Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 05 de Maio de 2024, as 04:40:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como reconhecer válvulas sem nada escrito nelas  (Lida 11482 vezes)
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 17 de Janeiro de 2011, as 10:24:10 »

Pessoal, um amigo tem um pote lotado de válvulas, deve ter mais de 50 válvulas, só que não tem nada escrito nelas, tem como saber se tem 12AX7 no meio?
Reparei que a quantidade de pinos e tamanho da válvula é igual uma 12AX7 que tenho e tem vários outros modelos também!

Se eu ligar uma válvula parecida com a 12AX7 com o mesmo tamanho e quantidade de pinos e ligar num pré que fiz será que pode fritar tudo ou só não funciona caso a válvula não for compatível ?

valeu
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #1 : 17 de Janeiro de 2011, as 11:20:24 »

Oi Rogerio3d

Pode acontecer de tudo. Pode fritar e torrar seu pre, pode simplesmente não funcionar ou pode até tocar mais baixo. Depende do que você colocar e em que estado a peça se encontra.

Dá para saber o que é o que, mas precisa de um testador de válvulas, paciência e muita prática.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #2 : 17 de Janeiro de 2011, as 13:21:30 »

Obrigado Eduardo, não vou arriscar meu pré não, é que é uma tentação porque é uma pacoteira danada de válvulas! É que pensei que tivesse algum jeito mais fácil de saber.

Valeu mesmo ! abraço
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #3 : 17 de Janeiro de 2011, as 18:53:32 »

Um duplo triodo desses 12xx7 é fácil de reconhecer. Agora outras é preciso de mais prática.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 17 de Janeiro de 2011, as 19:06:03 »

Um duplo triodo desses 12xx7 é fácil de reconhecer. Agora outras é preciso de mais prática.

tem válvulas duplo triodo que tem os terminais do filamento diferentes como as 6ea7 e 8fq7.
Registrado
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #5 : 17 de Janeiro de 2011, as 19:34:16 »

BossMan e EddieTavares será que eu tirasse fotos das válvulas que eu acho que é a 12AX7 e postasse aqui no fórum vocês a reconheceriam ?
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 17 de Janeiro de 2011, as 19:55:23 »

Não sou entendido no assunto, apenas citei a 6eq7 e a 8fq7 porque ganhei algumas e elas tem escrito o nome no vidro, e o único parametro que eu tenho é visual.

A 6eq7 é idêntica (visualmente) mas pra usar num pré qualquer, teoricamente vc teria que alterar no soquete a alimentação do filamento... bom... nem sei no que isso daria.
Registrado
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #7 : 17 de Janeiro de 2011, as 21:29:01 »

Realmente se ligar na incerteza é melhor nem ligar pra não fritar o pré ! Cool
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #8 : 17 de Janeiro de 2011, as 22:14:49 »

se você conseguir colocar fotos com uma boa qualidade, pode até ser que dê pra tentar descobrir que valvula é essa.

Nessas horas que eu queria trabalhar no CSI. Levava a válvula no laboratório e buscava os traços da impressão no vidro XD

"Oh well..."
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
rogerio3d
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 358

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #9 : 17 de Janeiro de 2011, as 22:23:10 »

se você conseguir colocar fotos com uma boa qualidade, pode até ser que dê pra tentar descobrir que valvula é essa.

Nessas horas que eu queria trabalhar no CSI. Levava a válvula no laboratório e buscava os traços da impressão no vidro XD

"Oh well..."

é mesmo hein !! amanhã vou pegar alguns modelos de válvulas e posto as fotos aqui.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #10 : 17 de Janeiro de 2011, as 23:20:17 »

 Uma análise visual dá para saber mais ou menos que tipo de válvula é, uma 12ax7 é um duplo triodo de 9 pinos, ou seja a válvula tem duas placas visíveis, e olhando mais detalhadamente em sua base, dá para perceber as ligações dos filamentos nos pinos 4, 5 e 9. Mas é só isso! E existem muitas e muitas válvulas com essa configuração de duplo triodo em invólucro "mini" de 9 pinos...
 Agora um pentodo por exemplo, acho que fica muito difícil encontrar os pinos correspondentes de uma válvula sem marcação... Como o Eduardo disse, só usando um testador e sabendo muito sobre a construção de válvulas!
 
 Bem, mas coloque umas fotos! Quem sabe não se encontra perdida ai uma 6L6GC das antigas...  Smiley
 

Um abraço!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #11 : 18 de Janeiro de 2011, as 05:47:49 »

Oi pessoal

Se tiver alguém por aí que consegue diferenciar uma 12AX7 de uma 12AU7/12AY7/12AT7 só de olhar, ou saber se tem uma PCL82 ou UCL82 ou ECL82 ou XCL82 pelo "cheiro", me avisem que eu contrato na hora. Tenho toneladas de válvulas sem código! De vez em quando eu pego a caixa para ver se consigo separa as 6CM5 das 6DQ6. Alguém sabe a diferença da 6L6 para a 5881 sem medir transcondutância?

Válvula sem código é como mapa sem nome de rua.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #12 : 18 de Janeiro de 2011, as 07:45:36 »

Oi pessoal

Se tiver alguém por aí que consegue diferenciar uma 12AX7 de uma 12AU7/12AY7/12AT7 só de olhar, ou saber se tem uma PCL82 ou UCL82 ou ECL82 ou XCL82 pelo "cheiro", me avisem que eu contrato na hora. Tenho toneladas de válvulas sem código! De vez em quando eu pego a caixa para ver se consigo separa as 6CM5 das 6DQ6. Alguém sabe a diferença da 6L6 para a 5881 sem medir transcondutância?

Válvula sem código é como mapa sem nome de rua.

Abraços

Eduardo

Isso é verdade... mas pelo menos dá pra diferenciar uma duplo-triodo de um pentodo, por exemplo. Nem que seja só pra se poder fazer isso, mas já é uma informação.

Sei q é impossível dizer exatamente o modelo de uma válvula só pelo olho.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
fallout
Visitante
« Responder #13 : 18 de Janeiro de 2011, as 08:08:39 »

Não valeria a pena montar um circuito simples e barato apenas para testar as valvulas?
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #14 : 18 de Janeiro de 2011, as 08:26:22 »

Não valeria a pena montar um circuito simples e barato apenas para testar as valvulas?

Não é tão simples nem tão barato montar um valve tester...

Segue um exemplo de um "montável" porém limitado.

http://www.vintage-radio.net/forum/showthread.php?t=3486
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal