Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 06 de Maio de 2024, as 21:05:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador TDA1552Q [MOD]  (Lida 3233 vezes)
marciodfg
Visitante
« : 08 de Outubro de 2012, as 14:03:09 »

Olá Mestres do Handmades!

Estou aqui para propôr uma modificação em um amplificador que eu já tenho e também para pedir ajuda/opiniões.

Explicarei a situação:
Tenho um amplificador em meu carro, baseado no TDA1552Q, o pobre coitado foi porcamente mal instalado (polaridades invertidas) na bateria do veículo, o que causou o aquecimento absurdamente excessivo e queima do CI, começou "mutando" o sinal de um lado, depois do outro lado.
O problema é:
Se ainda puder ser encontrado, o CI TDA1552Q é muitíssimo difícil de achar.
Seria interessante para mim - um brasileiro esforçado e pagador de inúmeros impostos(Leia-se sem grana) - aproveitar a carcaça ao menos desse pobre amp morto, para escutar meu rock'n roll no carro.

A ideia seria montar um pequeno amplificador transistorizado com potência equivalente, porém com um CI mais fácil de encontrar no mercado.

Aqui vai o link do Datasheet do CI:
http://www.nxp.com/documents/data_sheet/TDA1552Q_CNV.pdf

Aqui vão as fotos do falecido:

O Potenciômetro de origem duvidosa, 50K Linear, duplo:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

A visão superior da placa, acima o TDA1552Q cheio de pasta térmica, à direita: dois capacitores Eletrolíticos de 0,22uF 100V; à esquerda: Capacitor Eletrolítico 1000uF 16V. (É impressão minha ou está faltando coisa nessa placa???):
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

A visão inferior da placa, montes de soldas sem componentes:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Aqui, uma detalhada dos capacitores pequenos:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

O que não mencionei:
O circuito está protegido por um fusível de 10A ligado na entrada do circuito.

Estou aberto a qualquer dica ou opinião Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 08 de Outubro de 2012, as 14:26:11 »

Não sei se R$ 9,50 é caro ou barato pra você, mas na Ponto da Eletrônica tem o ci:

http://www.pontodaeletronica.com.br/Busca.aspx?strBusca=TDA1552
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marciodfg
Visitante
« Responder #2 : 08 de Outubro de 2012, as 14:32:12 »

é mais barato que os que encontrei. Agora veremos o frete.

Não conhecia essa loja, você já comprou nela?

Abraço.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 08 de Outubro de 2012, as 14:34:18 »

Sim já comprei, mas indo pessoalmente na loja na Sta Ifigênia. Não é das mais baratas, mas ela tem peças antigas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #4 : 08 de Outubro de 2012, as 17:06:23 »

Sim já comprei, mas indo pessoalmente na loja na Sta Ifigênia. Não é das mais baratas, mas ela tem peças antigas.
não gosto dessa loja, fui uma vez pra nunca mais ir . fui muito mal atendido e achei caro o preço das coisas lá....
esse mesmo CI tem em campinas na Cinestec e mais barato.
http://www.cinestec.com.br/ecommerce22/busca.aspx?busca=tda1552
se não me falhe a memoria o TDA 1564 é compativel pino a pino com o 1554.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #5 : 08 de Outubro de 2012, as 17:49:02 »


não gosto dessa loja, fui uma vez pra nunca mais ir . fui muito mal atendido e achei caro o preço das coisas lá....
esse mesmo CI tem em campinas na Cinestec e mais barato.
http://www.cinestec.com.br/ecommerce22/busca.aspx?busca=tda1552
se não me falhe a memoria o TDA 1564 é compativel pino a pino com o 1554.

Também não gosto do atendimento deles, além disso muitos componentes como transistores  só são  vendidos de saquinho fechado com 5 ou mais peças. E tem um dono antipático que fica atrás de umas prateleiras falando com você escondido, já que os vendedores não entendem muito.   Mas tem coisa que eles tem e outros não (no prédio onde eles ficam tem dezenas de lojas de componentes).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
marciodfg
Visitante
« Responder #6 : 08 de Outubro de 2012, as 18:22:54 »

Bom saber, tentarei simplificar o circuito e "padronizá-lo" para um CI mais fácil de achar em alguma loja mais conhecida, como "Tigger ou soldafria".
encontrei esse TDA1557Q, é mais comum, olhei no Datasheet e me parece ser muito similar ao modelo original TDA1552Q,

Como a maioria deles enfia a faca no frete de apenas 1 componente, acredito que seria melhor dar um pulo lá na stª Efigênia para pelo menos olhar, quando eu estiver em são paulo..

voltando ao assunto, quando instalado, o amplificador estava apresentando sinais de aquecimento excessivo... a dissipação dele estava sendo feita no chassi, com pasta térmica... e mesmo assim chegava ao limite de temperatura dos capacitores (85ºC) facilmente.

Pensei em agregar um mini cooler para dar uma aliviada (isso seria mais uma gambiarra do que mod)
seguem umas fotos do Chassi:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

mas a intenção original foi mudar o CI (talvez o projeto todo) para alcançar um nível melhor de qualidade e reduzir o aquecimento. (afinal o dispositivo fica em um local de pouca ventilação).

« Última modificação: 08 de Outubro de 2012, as 21:44:24 por hgamal » Registrado
marciodfg
Visitante
« Responder #7 : 11 de Outubro de 2012, as 15:09:19 »

Opa,
bom, depois de realizar alguns estudos, decidi trocar o CI,
não é um CI tãão fácil de encontrar também, mas entrega um pouco mais de potência e pelo que vi por aí, esquenta menos.

O CI é o TDA1562Q, para 70W em um canal.
O projeto é baseado no esquema do te1:


fiz a placa usando o método de transferência térmica, e máscara FastPCB:
A placa depois de corroída, algumas manchas antes de dar uma "lixada" com bombril
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

E a mascara de solda aplicada, desculpem as falhas, saiu um pouco tortinho mas nada que comprometa (muito)  Anjo
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Agora só esperar chegar o CI e as demais peças (tive que comprar alguns capacitores e resistores)
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal