Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 16 de Maio de 2024, as 09:29:14


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DÚVIDA] Acabamento para head que estica.  (Lida 3466 vezes)
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« : 02 de Fevereiro de 2015, as 07:06:31 »

Olá pessoal,

Estou montando um mini head e tive uma decepção ao colocar o acabamento nele. Comprei "courino" e não consegui um bom acabamento arredondado nos furos de entrada de ar superiores e traseiro. Tentei aquecer para esticar o material mas ele não esticou e acabou rasgando em alguns pontos. Tive que fazer uns remendos e ficou ruim.

Alguém saberia me dizer um material que estica quando aquecido? Já ouvi falar em "courvin" mas não sei se ele estica. Não quero comprar e ter todo o trabalho de novo atoa. Tolex no Brasil é sacanagem, preço astronômico.


Tá aí a foto de como ficou (se reparar bem nos furos superiores dá pra ver que remendei ali nos cantos):

Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #1 : 02 de Fevereiro de 2015, as 07:45:18 »

Você tem que comprar algum revestimento baseado em vinil (courvin e similares) com VERSO DE TECIDO. Isso é importante, porque o tecido evita que o material rasgue quando estiver sendo esticado (ao contrário daqueles que tem uma mantinha de fibra tipo TNT, que rasgam à toa). Compre o mais fino e flexível que achar.

No mais, não é o calor que vai te ajudar a fazer as curvas, e sim a COLA. Você tem que passar camada fina de cola de contato nas duas superfícies que serão coladas (no caso, a madeira e o "tecido"), um pedacinho de cada vez, esperar secar por alguns minutos (até estar seco ao toque) e ir esticando e assentando o tecido nos contornos (cuidado: encostou, colou...). A cola também amolece o material, facilitando as curvas.

Mesmo o material mais maleável tem limite, e poderá rasgar se for muito esticado. No caso, pode-se fazer recortes e remendos para ajudar na conformação. Lembre-se de que muitos fabricantes comerciais usam remendos em certas partes menos visíveis. Feitos com capricho, estes remendos ficam imperceptíveis.

Ah, olhando pela foto, o trabalho do seu head me pareceu ótimo. Imagino que você vai usar cantoneiras, então as emendas nos cantos externos ficarão escondidas. Já os remendos nos furos de ventilação superiores estão como deveriam ficar. Se quiser refazer, apenas tome o cuidado de não deixar o material rasgar (prefira cortar com estilete para aplicar remendos onde você sabe que vai dar problemas, cortes retos intencionais não ficam feios, ao contrário dos rasgados).
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #2 : 02 de Fevereiro de 2015, as 09:34:41 »

Você tem que comprar algum revestimento baseado em vinil (courvin e similares) com VERSO DE TECIDO. Isso é importante, porque o tecido evita que o material rasgue quando estiver sendo esticado (ao contrário daqueles que tem uma mantinha de fibra tipo TNT, que rasgam à toa). Compre o mais fino e flexível que achar.

Comprei exatamente esse tecido, fino e flexível, com manta atrás.
Pelo que já vi de videos, o tolex parece nao ter essa manta atrás e ao contrário desse ele é bem grosso e não é flexível a temperatura ambiente.

Veja só essa foto, me parece ser um material bem mais grosso e a curva foi perfeita:



No mais, não é o calor que vai te ajudar a fazer as curvas, e sim a COLA. Você tem que passar camada fina de cola de contato nas duas superfícies que serão coladas (no caso, a madeira e o "tecido"), um pedacinho de cada vez, esperar secar por alguns minutos (até estar seco ao toque) e ir esticando e assentando o tecido nos contornos (cuidado: encostou, colou...). A cola também amolece o material, facilitando as curvas.

Processo da cola eu fiz exatamente isso aí.

Ah, olhando pela foto, o trabalho do seu head me pareceu ótimo. Imagino que você vai usar cantoneiras, então as emendas nos cantos externos ficarão escondidas. Já os remendos nos furos de ventilação superiores estão como deveriam ficar. Se quiser refazer, apenas tome o cuidado de não deixar o material rasgar (prefira cortar com estilete para aplicar remendos onde você sabe que vai dar problemas, cortes retos intencionais não ficam feios, ao contrário dos rasgados).

Sim, vou usar cantoneira, mas o problema não é ali, é nos furos mesmo. Hoje a noite se eu tiver um tempinho eu vou tirar fotos mais de perto pra mostrar qual foi a dificuldade em "esticar" o material

Um abraço!
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #3 : 02 de Fevereiro de 2015, as 13:13:13 »

Você pode descolar o forro de tecido, ou mesmo corta-lo superficialmente com um estilete bem afiado, criando pontos que esticarão mais que o normal. Em certos "tipos" de courvin o tecido descola com alguma facilidade. Mas a remoção fragiliza o material.

O Tolex realmente é mais duro, é mesmo feito para ser esticado e curvado "a quente", ao contrário do courvin. Nunca achei para comprar no Brasil.

Com courvin ou similares não tem jeito, não pode esticar tudo de uma vez, tem que ir bem na manha, um pouquinho de cada vez. Por trás da peça, o courvin tem que ser "picotado" para facilitar o processo (que nem se faz com miniaturas de cartolina, "paper models").

Uma alternativa (cara!) é usar couro de verdade...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #4 : 02 de Fevereiro de 2015, as 15:37:19 »

Uma alternativa (cara!) é usar couro de verdade...

Aqui na região do Brás (SP) tem uma loja que vende retalhos de couro, o valor é por Kg. Não sai tão caro.





Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 02 de Fevereiro de 2015, as 21:10:10 »

Couro fininho estica bem, e é difícil de rasgar. E quanto mais velho, mais bonito fica.

Passa o endereço, amigão!
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
pablocorks
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 94

Obrigado
-Dado: 13
-Recebido: 15


MAIS EQUIPAMENTOS QUE TALENTO.


« Responder #6 : 03 de Fevereiro de 2015, as 08:49:55 »

Couro mesmo ia ficar show demais, vou ver aqui em BH se acho algum lugar que vende retalho.

Olha ai o maior problema que tive. Ficou muito ruim essa parte. Diz minha esposa que o conjunto ficou tão bom que ninguém vai reparar isso (_) mas tudo bem.





 
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #7 : 03 de Fevereiro de 2015, as 10:45:22 »

A 100 km/h ninguém enxerga os arranhões no carro!

Eu tenho um cabeçotinho Randall RD-5H que também tem remendos nas aberturas de ventilação. E são originais de fábrica...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
carl8
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 101

Obrigado
-Dado: 79
-Recebido: 16



« Responder #8 : 04 de Fevereiro de 2015, as 10:24:56 »

Couro fininho estica bem, e é difícil de rasgar. E quanto mais velho, mais bonito fica.

Passa o endereço, amigão!

Rua Rangel Pestana, 1738. Fica em baixo daquele viaduto em frente a estação da CPTM.

Se tiver tempo pra garimpar, vai encontrar uns retalhos com tamanhos bons.

Esse couro fininho, eles conhecem lá como couro de antílope (se é, não sei!) e ele é mais barato por ser mais leve, o problema é que nunca achei um pedaço grande desse, só retalhinhos mesmo.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal