Handmades

Lançamento de Novos Projetos => Amplificadores valvulados => Tópico iniciado por: Matec em 17 de Outubro de 2016, as 15:37:48



Título: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 17 de Outubro de 2016, as 15:37:48
Olá

Aqui no Brasil, uma empresa que corresponderia, em relevância, à Fender nos EUA, é sem dúvida a Giannini. Desde a década de 50 e principalmente nas décadas de 60 e 70, foi ela quem mais lançou produtos aqui no país. Tanto instrumentos musicais , como também amplificadores, valvulados e transistorizados, pedais de efeito, caixas acústicas e uma grande gama de acessórios para músicos em geral. Fabrica desde instrumentos e equipamentos para principiantes, até equipamentos profissionais, em geral de média qualidade, no entanto nesse universo sempre se encontram algumas linhas de qualidade surpreendente.

No entanto, essa, assim como muitas empresas que atuam no ramo da equipamentos musicais/eletrônica, escondem informações básicas sobre seus produtos. Parece uma regra que fornecer as características técnicas de um produto é um tabu que não pode ser desfeito. O que é uma pena. No site da própria fábrica não existem informações sobre seus equipamentos. Os antigos então, não há suporte nenhum. O que é uma pena.
Os valvulados produzidos por eles à décadas, são produtos de ótima qualidade. Os melhores já produzidos no Brasil, tirando somente produtos feitos por técnicos hábeis que se limitam à uma produção quase totalmente artesanal.

Em termos de amplificadores, eu vejo aqui, e em vários fóruns por aí, é muita falta de informação. As pessoas, não sabendo como consertar de modo correto os seus amplificadores, via de regra, modificam os equipamentos adquiridos como sucata, tentando reutilizar os componentes. Só que fazem isso sem critério, e o que conseguem é um produto com qualidade pior que a original.

Outra coisa é a falta de memória, muito se despreza esses aparelhos por pura falta de informação. No entanto eram muito bem construídos. Duvido que daqui à 50 anos os amplificadores chineses que vemos hoje estejam funcionando, como os nossos cinquentões ainda funcionam hoje.

Todos os equipamentos dessa classe precisam de manutenção esporádica, seja Giannini, Marshall ou Fender. A DIFERENÇA é que sem saber como fazer uma boa, simples e barata manutenção, nossos velhos amplis vão desaparecendo rapidamente.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eu estou aqui tentando juntar algumas informações importantes, em termos de manutenção, para quem queira fazer seu amplificador trabalhar corretamente, com o máximo de desempenho que se possa esperar deles.

Felizmente aqui no Handmades, as mensagens podem ser alteradas à qualquer tempo, de modo que o tópico pode ser corrigido caso as informações já postadas não estejam corretas.

Minhas primeiras informações, são aquelas básicas para se consertar ou modificar um valvulado. Uma tabela mostrando quais transformadores são utilizados em cada modelo e as especificações desses componentes. Vejam que não há ainda uma especificação técnica 100% garantida (talvez nunca exista essa informação  ??? ) . As medições serão feitas com a ajuda de quem tem os equipamentos e podem haver algumas diferenças. No entanto na média teremos números confiáveis. Já valores muito discrepantes deverão ser ignorados apesar de continuarem a constar nos nossos dados.

Essa tabela foi montada em cima dos esquemas “oficiais” da Giannini, também foi utilizado o grupo de 3 catálogos da Willkason. Também utilizei medições minhas e de colegas desse e de outros fóruns para preencher alguns dados. Mesmo não sendo números exatos eu diria que não estão “fora da curva”. Mas sempre serão bem-vindas novas contribuições, seja de quem for e de onde for, desde que sejam medições realizadas com o equipamento presente, de modo que possam ser repetidas e conferidas.

P.S. Mesmo estando na sétima versão da tabela, ainda faltam dados consistentes para que seja uma tabela definitiva.
Não há dados oficiais, o que significa que os valores de tensões são obtidos por leitura direta, por mim e várias outras pessoas. Porém por mais cuidadosas que sejam as medições, não consegui chegar à um valor exato. Então reafirmo que esses são valores aproximados, (com tolerâncias de até 10vAC para mais ou para menos, no caso dos secundários de alta tensão). As medidas mostradas são relativas ás tensões em 110vAC, e em alguns casos foram corrigidas para esse valor, (que seria o valor projetado em fábrica)


Veja a tabela. Ela poderá ser melhorada à qualquer hora.


(https://i.postimg.cc/KcP0bzcz/Transformadores-para-amplificadores-Giannini-24.png)

Link direto para imagem com melhor resolução:https://postimg.cc/QVMQkjTG (https://postimg.cc/QVMQkjTG)
Link para baixar a tabela em PDF https://drive.google.com/file/d/1mGnAXfT3lvV8YDymwFqx_GGLzkdsZi9d/view?usp=sharing (https://drive.google.com/file/d/1mGnAXfT3lvV8YDymwFqx_GGLzkdsZi9d/view?usp=sharing)
Última atualização 26/04/2022

Aguardo que quem tenha seu Giannini funcionando perfeitamente bem, meça todas as tensões possíveis e poste aqui agora. Nunca se sabe se esses dados poderão ser úteis a você mesmo daqui à um tempo.

Detalhes sobre a tabela:

A coluna “HT +B1 (Max) V” Se refere á uma possível tensão no pólo positivo do primeiro capacitor do HT  sem a presença de nenhuma válvula no circuito. É um valor de referência que pode ter grandes variações devido à também variada tensão das tomadas brasileiras. Outro fator que conta é que os transformadores de força fabricados  para as tensões de entrada de 110-220v.

Sempre que medir as tensões de seu valvulado, meça junto a tensão AC da tomada de energia para que o as diferenças possam ser minimizadas ou compensadas.

Sempre que for fazer medições em um valvulado tenha extremo cuidado! Tensões altíssimas, em alguns modelos, com mais de 800v!!!


_______________________________________________________________________________________________________________
Esquemas Giannini                                                                                                                                     Esquemas Giannini                                                                                                                                 Esquemas Giannini            
Aqui um link para os esquemas corrigidos dos Gianninis. Apesar do empenho, sempre aparecem mais alguns erros que tem que ser corrigidos.

https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing (https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing)

Última atualização em 25/10/2023
_______________________________________________________________________________________________________________[/color

Abs  :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: rodlburigo em 17 de Outubro de 2016, as 16:20:41
Grande contribuição Matec!  :tup
Merece uma rodada!  [beer]


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Antonio de Campos Junior em 17 de Outubro de 2016, as 20:05:29
Matec,

Veja se ajuda:
http://www.4shared.com/office/p--qWDeRba/giannini_esquemas_de_amps.html


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: hauf em 18 de Outubro de 2016, as 08:59:31
Bela iniciativa! Parabéns!
Realmente a falta de informações, vira e mexe nos  deixa de mãos quase que atadas,  não fossem os fóruns(como nosso handmades), e blogues, onde a informação surge, estaríamos a mercê da má fé/vontade de alguns fabricantes.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 18 de Outubro de 2016, as 09:09:44
Dúvida.

Sabendo que praticamente todos ( senão todos mesmo) utilizam 6L6 na saída pushpull, porque esta diferença nos valores de Zprim. ???



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 18 de Outubro de 2016, as 10:49:07
Olá

rodlburigo
Obrigado!

Antonio de Campos Junior
Ajuda sim! Toda informação é bem-vinda.

hauf
Obrigado!

MARFU

A impedância do transformador não está vinculada à válvula em si, mas à tensão ac e à potência máxima que se pode obter da(s) válvulas para aquele projeto.
Uma fórmula que se utiliza para se aproximar esses 3 fatores é :

Zp = Vrms² / Pmax;

Onde

Zp = Impedância Primária do transformador
Vrms = Tensão rms.
Pmax = Potencia das válvulas

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Continuando com as informações sobre os Gianninis, vou mostrar um modelo bem conhecido, mas que se tem pouca informação correta, e inclusive um esquema que está errado que já causou aqui no fórum uma série de especulações.
A similaridade com um Bassman ou com um JTM é grande, de modo que muitos acabam modificando esses amplificadores  para que fiquem com um som mais próximo desses ícones.

A linha Thunder Sound, com os modelos 1, 2, 3, 3(N), SL e Super

TS I (Blackface)

(https://s26.postimg.cc/ku07egq61/TS_Ie.jpg)

Esquema (Fornecido pelo Ronconi, do Valvulados.com)

(https://s26.postimg.cc/sb9etofp5/TS_I.png)



TS II (Silverface)

(https://s26.postimg.cc/4r0f0xszd/TS_IIe.jpg)
      
O esquema eu tirei recentemente num reparo . Após o conserto eu fiz as medições de tensão, com válvulas. Ótimo Amplificador praticamente idêntico ao TS I. Com carga ele forneceu 55Wrms sem clipar.

(https://s26.postimg.cc/n5ay4x5a1/TS_II_-04.png)


TS III

Esse é o problemático. Já começo avisando que o esquema postado já está corrigido pois o "original" trazia 2 erros GRAVES que só serviam para atrapalhar e confundir quem fosse revisar o amplificador.

(http://s26.postimg.cc/o34h2twqx/TS_IIIe.jpg)


Esquema Corrigido:

(http://s26.postimg.cc/43eo71a89/thundersound_IIICORR.jpg)


Esquema "original" com os erros apontados:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
.

Por Hoje é só

Abs





Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Guilherme em 18 de Outubro de 2016, as 18:38:46
Matec, sensacional a sua compilação  :tup

Eu só colocaria, na coluna retificação, a nota "dobrador de tensão", naqueles modelos que usam essa modalidade de retificador/filtro, caso do Thunder Sound, quase todos Duovox, alguns Tremendões...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 20 de Outubro de 2016, as 10:37:17
Obrigado Guilherme

Eu sei que você também gosta de preservar equipamentos antigos, pois muitos deles são de ótima qualidade.

Quanto ao seu pedido, eu tenho aqui minhas ideias :

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Continuando ainda com os Thunder Sounds, temos ainda o TS 3 (N) que eu não sei qual a aparência (se alguém tiver uma foto pode enviar), porém ele marca uma mudança de projeto, pois ele abandona o esquema do Bassman, e adota o pré dos Fenders dos anos 60 (canal normal do Twin, por exemplo). A única novidade é a adição de mais um controle de médios no tone-stack , que foi chamado de Presença:

Esse esquema é bem conhecido, TS 3(N):



(http://s26.postimg.cc/acwm86mfd/THUNDERsound_3_N.jpg)





Depois disso, aparece o Thunder Sound SL que não possuía esquema circulando por aí, então eu desenhei com ajuda das fotos postadas por colegas aqui do fórum. Ele é basicamente o TS 3(N) com um controle Master adicionado.




(http://s26.postimg.cc/yutb9tedl/ts_sl.jpg)




O esquema acaba ficando assim:




(http://s26.postimg.cc/nbyfb7761/TS_SL.png).




Por fim o último da minha lista (porém ele é bem mais antigo), com nome Thunder Sound, é o Super Thunder Sound com 100W, 4x 6L6GC



(http://s26.postimg.cc/zf3qyri89/04.jpg)
     


Não tenho ainda certeza sobre alguns detalhes dele, e o esquema, eu desenhei á partir de um esquema manuscrito que está com a imagem ruim. Em todo caso já é um bom começo, para quem nem conhecia o monstrinho.




(http://s26.postimg.cc/sktg92pl5/SUPER_TS.png).




Caso alguém possua mais informações sobre esses equipamentos não deixe de escrever.


Abs


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 20 de Outubro de 2016, as 10:43:06
Matec.
Estou com um Thunder Sound 2 na bancada.

Está muiiiiiito mechido, mas se precisar de info te passo por mail e tu adiciona aqui.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 20 de Outubro de 2016, as 10:58:40
Ótimo Marfu.

Aproveite os esquemas já postados, para ver o que o pessoal anda fazendo com esses aparelhos.

Eu tive à pouco tempo 2x TS II aqui, e foi com eles que eu pude ter segurança para desenhar os esquemas, ambos ficaram funcionando muito bem.

Se houver alguma informação adicional sobre esses amplis, pode postar aqui à vontade.

Abs


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: daniel_tubes em 20 de Outubro de 2016, as 11:20:17
Se o autor do tópico me permite fazer uma observação e um pergunta ao mesmo tempo, comparando os esquemas aqui postados com outros da época , mais precisamente com os Delta da serie Sênior que usavam a mesma configuração de transformadores e válvulas mas tinha uma diferença de não ter o ajuste de bias.

Qual a vantagem desse circuito de bias automático ?

At Daniel.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 20 de Outubro de 2016, as 11:44:15
Olá daniel_tubes

O bias automático tem a vantagem de você não precisar ajustar a tensão de polarização. :-)

A desvantagem é que você terá que ter sempre as válvulas de potência com as mesmas características das que foram utilizadas para criar o circuito.
Fora isso é o tipo mais prático. Colocando a válvula correta no lugar, já está regulado.

Já não é muita vantagem o Bias fixo.

Veja aqui mesmo, os primeiros Thunder Sound (TS I e TS II) tinham Bias fixo. Com 6L6GC NOS não deve haver problemas, com as válvulas de agora ... ??

Hoje esse tipo de bias fixo não tem sentido, já que as válvulas fabricadas em vários cantos do mundo não terão características parecidas.

O mais correto é ter ajuste manual e fazer o ajuste correto ao trocar de marca de válvula.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: daniel_tubes em 20 de Outubro de 2016, as 13:28:23
Obrigando Matec, de qualquer forma eu ainda prefiro o bias ajustável, e ainda penso se não seria interessante ter os ajustes de bias pelo número de válvula, creio que poderia ser feito assim um ajuste mais preciso, me corrijam se eu estiver errado...

At Daniel


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Guilherme em 20 de Outubro de 2016, as 13:33:18
É verdade Matec, essa terminologia pode gerar confusão.

Dei mais uma olhada atenta à sua compilação e tudo o mais está perfeito. Quem quiser começar a trabalhar a serio com Giannini/Duovox já tem um guia seguro ! Pede um bastão para o tópico.

abraços


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 26 de Outubro de 2016, as 07:16:28
Saudações senhores,


Apenas duas pequenas contribuições para a super tabela do primeiro post:
O Minim Mighty não possui center tap para os filamentos, portanto: 6,3V-0V. Típico dos amplificadores single-ended baratinhos.
(Por falar nisso, alguém conhece algum outro single-ended da Giannini?)
O falante original dele é de 3,2 ohms. As especificações do transformador de saída são essas mesmo? Ele só tem dois fios no secundário...

Abraço


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 26 de Outubro de 2016, as 07:56:37

Saudações senhores,
Apenas duas pequenas contribuições para a super tabela do primeiro post:
O Minim Mighty não possui center tap para os filamentos, portanto: 6,3V-0V. Típico dos amplificadores single-ended baratinhos.
(Por falar nisso, alguém conhece algum outro single-ended da Giannini?)
O falante original dele é de 3,2 ohms. As especificações do transformador de saída são essas mesmo? Ele só tem dois fios no secundário...
Abraço

Prezado Ronconi.
Você tem fotos deste transformador?  Ou o código dele?

Tenho um Phelpa de 20w e a dúvida quanto a impedância de saída... Pode ser de 3,2 !!!

Preciso fazer algumas comparações.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 26 de Outubro de 2016, as 08:15:43
Olá Ronconi.

A tabela estará sempre aberta à atualizações, e me faltam muitos detalhes sobre vários equipamentos.

Sobre o Minin Might, eu somente tenho aquele esquema manuscrito que encontramos na internet, onde o falante aparece como sendo de 8ohms, então essa informação sobre os 3,2ohms é nova.

Sobre os filamentos, eu vou acertar a tabela.

Se você puder passar mais informações, sobre esse e outros equipamentos, nós todos ficaremos gratos.

MARFU  

Por favor informe o código do transformador, pois logo mais criarei outro tópico sobre os Phelpa, para também ajudar a sanar dúvidas sobre essa marca.

Abs


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Alex Frias em 26 de Outubro de 2016, as 11:38:51
Eu estou usando um falante de 4 Ohms nele, mas vou verificar essa informação!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 27 de Outubro de 2016, as 14:11:44
Ola
transformadores do Phelpa
saida : PA - 38 - 09
força: PF - 38 - 03.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 27 de Outubro de 2016, as 14:58:36
Matec, as imagens postada por você não estão mais aparecendo.Será que é somente pra mim que não esta?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: rafafelix em 27 de Outubro de 2016, as 15:05:05
Jean Lxs, parece que há algo de errado mesmo, as imagens não aparecem para mim também.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 27 de Outubro de 2016, as 15:18:28
Jean Lxs, rafafelix

Realmente havia algum problema no site de armazenamento de imagens, mas agora parece estar funcionando.
Esperemos que isso não se repita muitas vezes.
---------------------------------------------------------------------------------

Descobri o problema, mas não a causa.
O código da imagem começava com https://.... agora tem que ser simplesmente http;//...

O porque antes funcionava e agora não funciona é um mistério que só os entendidos em Internet poderão esclarecer.

Abs


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 27 de Outubro de 2016, as 15:55:12
Pessoal tenho um Thor contra baixo.Ainda não esta funcionando,na verdade estou começando a mexer nele.
Então o meu aqui contradiz o esquema e a tabela,que consta o transformador de força como F 01691.O meu esta com FG 5068.
Mais alguém tem ele para confirmar a informação?

-----
Aplicando 120v(medidos) no tap 110v ,seu HT esta medindo 310+310.Em 220v deve dar por volta de 290+290.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 27 de Outubro de 2016, as 16:08:19
Olá Jean Lxs

Não é problema do seu ampli, e sim da tabela, que ainda precisa de mais informação. Eu acredito que o Thor, tanto Guitarra quanto Baixo possuíam os mesmos componentes de outros similares (em relação à potência) e os componentes com o tempo mudaram de código mas não de especificação. Acredito que esse código 01691 seja de um transformador equivalente ao FG 5068, inclusive o esquema do power do Thor é bem parecido com o esquema do power dos Duovox 120 e 150 (que possuem os FG 5068).

Citar
Aplicando 120v(medidos) no tap 110v ,seu HT esta medindo 310+310.Em 220v deve dar por volta de 290+290.

É isso mesmo. :tup


Abs


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 07 de Março de 2017, as 11:24:05
Desenterrando...


HT do Giannini Minim Mighty: 280V


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 04 de Maio de 2017, as 19:59:17
Transformador FG-4001

Esse é um transformador básico da primeira e melhor fase da linha de amplificadores valvulados da Giannini.

Esse transformador de força é o que alimenta os amplificadores Thunder Sound I e Thunder Sound II, Jet Sound, True Reverb I e True Reverb II.

Nas minhas pesquisas, eu tinha descoberto através de medições diretas, os valores das tensões, porém hoje vejo que não posso confiar no meu velho multímetro para fazer medidas precisas de tensão AC de baixa voltagem, pois com elas as contas acabam não fechando. (ou sou eu que não estou bom de medidas). :-)

O fato é que há um erro nas minhas medições e por isso venho aqui corrigir antes que isso se propague mais.

Então definitivamente, as tensões corretas para o FG4001 são:

Primários : 0 - 110v - 220v

Secundário HT: 345v - CT - 57,5v - 345v

Secundário filamentos : 3,3v - CT - 3,3V


Eu poderia ter posto em dúvida esses valores se não fossem as recentes medições dos colegas do fórum, e mais importante, por um texto de um conhecido de outro fórum que fez uma engenharia reversa extremamente meticulosa desse transformador.

Com autorização dele, eu copiei aqui o texto com a "receita" muito bem descrita desse componente:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Obrigado macaco veio, membro do Fórum Cifra Clube.

 :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 04 de Maio de 2017, as 22:21:58
Valiosíssimo documento , Matec. muito obrigado por compartilhar.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 05 de Maio de 2017, as 12:30:15
Estou com o transformador FG4001 em cima de minha bancada, aproveitei para medir e postar aqui minhas medições

contei 90 lâminas empilhadas (agrupei 10 em 10 para não perder a contagem)
(http://i.imgur.com/lrcmQlV.jpg)

estas são as medições das lâminas do que eu tenho em cima da bancada
(http://i.imgur.com/ytnN2Ht.png)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: visioncb em 08 de Maio de 2017, as 08:52:05
...Obrigado macaco veio, membro do Fórum Cifra Clube.

 :tup

Seria macaco veio o mesmo que fez um chorus e alguns outros pedais, um bom tempo atrás?  :o


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 08 de Maio de 2017, as 09:32:38
Seria macaco veio o mesmo que fez um chorus e alguns outros pedais, um bom tempo atrás?  :o

Muito provável, ele é bem ativo nas suas aventuras eletrônicas, lá no Cifra.

Estou com o transformador FG4001 em cima de minha bancada, aproveitei para medir e postar aqui minhas medições
Contei 90 lâminas empilhadas (agrupei 10 em 10 para não perder a contagem)

Ótimo. Todas as informações são úteis.

 :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Solenoide em 20 de Maio de 2017, as 23:19:51
Saudações pessoal.

Em primeiro lugar, meus agradecimentos ao Matec e também aos outros participantes do tópico pelas preciosas informações.

Um colega está necessitando do esquema do Tremendão I. Alguém poderia fornecer o esquema dele, ou mesmo informações a respeito de alguma semelhança com o circuito de alguma outra versão dos Tremendões, por favor?

Muito obrigado a todos.

Abraços.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 21 de Maio de 2017, as 10:33:34
Bom dia, Sergio, aqui tem uma coleção de esquemas da Giannini. Entre vários tem o tremendão 1. Só fazer o download e descompactar.

https://www.4shared.com/postDownload/hOuCJBuVce/giannini_esquemas_de_amps.html

Não se esqueça que o Matec já encontrou erros graves em esquemas que rodam por aí, então antes de qualquer coisa, seria bom conversar com alguém experiente em manutenção de valvulados. Aqui no fórum você sabe que será muito bem auxiliado.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Solenoide em 21 de Maio de 2017, as 11:45:07
Bom dia Fernando, tudo bem?

Muito obrigado, vou mostrar pra ele, mas ire alertá-lo que alguns esquemas podem conter erros.

Obrigado.

Abraços amigo.



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 21 de Maio de 2017, as 11:55:17
Um colega está necessitando do esquema do Tremendão I. Alguém poderia fornecer o esquema dele, ou mesmo informações a respeito de alguma semelhança com o circuito de alguma outra versão dos Tremendões, por favor?

Em primeiro lugar, eu é que agradeço pela força de todos para ajudar e deixar esse tópico mais completo.

Nos esquemas do link que o casacunha mandou , existe o Tremendão I, na página 29 do pdf, escrito apenas "Tremendão"
Ele aparentemente está correto.

Já o esquema do T II provavelmente está errado, ou então, existem duas versões.

No T II que tenho aqui, a fonte é igual à do T I, já nos esquemas "oficiais", (como esses dos "Giannina"),  está igual à do
T III.

Como já houveram outros erros parecidos nos esquemas dos Thunder Sound, fica dado pelo menos o alerta.

Boa sorte!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 21 de Maio de 2017, as 15:03:05
É de suma importância poder contar com os amigos aqui do fórum.
Pra ser curto, eu diria que eu estaria ferrado se não fosse os amigos aqui do Handmades.
Meu conhecimento é um grão de areia perto dos grandes colaboradores aqui. mas foi o único lugar que isso poderia ocorrer, já que não tive formação em eletrônica.
Sou infinitamente grato por este grão de areia, porque através dele estou iniciando no entendimento de algo que eu amo, que é a eletrônica voltada ao mundo musical.
Penso que se quero aprender, ando com quem sabe mais que eu.
Por isso que não desgrudo de uns amigos aqui.

OBRIGADO HANDMADES.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Solenoide em 21 de Maio de 2017, as 20:25:07
Um colega está necessitando do esquema do Tremendão I. Alguém poderia fornecer o esquema dele, ou mesmo informações a respeito de alguma semelhança com o circuito de alguma outra versão dos Tremendões, por favor?

Em primeiro lugar, eu é que agradeço pela força de todos para ajudar e deixar esse tópico mais completo.

Nos esquemas do link que o casacunha mandou , existe o Tremendão I, na página 29 do pdf, escrito apenas "Tremendão"
Ele aparentemente está correto.

Já o esquema do T II provavelmente está errado, ou então, existem duas versões.

No T II que tenho aqui, a fonte é igual à do T I, já nos esquemas "oficiais", (como esses dos "Giannina"),  está igual à do
T III.

Como já houveram outros erros parecidos nos esquemas dos Thunder Sound, fica dado pelo menos o alerta.

Boa sorte!

Matec, muito obrigado pelas valiosas informações. Nós somos muito gratos pela sua solicitude e boa vontade em compartilhar tamanho conhecimento sobre esses e muitos outros amplificadores aqui.

Tenho aprendido demais contigo, e com todos os outros amigos aqui do Handmades.

Muito obrigado, abraços.

-----
É de suma importância poder contar com os amigos aqui do fórum.
Pra ser curto, eu diria que eu estaria ferrado se não fosse os amigos aqui do Handmades.
Meu conhecimento é um grão de areia perto dos grandes colaboradores aqui. mas foi o único lugar que isso poderia ocorrer, já que não tive formação em eletrônica.
Sou infinitamente grato por este grão de areia, porque através dele estou iniciando no entendimento de algo que eu amo, que é a eletrônica voltada ao mundo musical.
Penso que se quero aprender, ando com quem sabe mais que eu.
Por isso que não desgrudo de uns amigos aqui.

OBRIGADO HANDMADES.

Fernando, compartilho de sua opinião. Tenho aprendido muito com todos vocês, e sou muito grato por essa oportunidade.

Além disso, tive o prazer de fazer ótimas amizades aqui no site, que pretendo levar por toda a vida, e você é um deles Fernando.

Muito obrigado a você e a todos aqui do Handmades.

Abraços.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 21 de Maio de 2017, as 23:32:23
Opa, Sérgio, tamo junto. Viva  o Handmades.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 22 de Junho de 2017, as 11:22:29
Acho que a idade acentua certos problemas que a gente tem, e transforma certos tic's em TOC's que acabam incomodando bastante.

De tanto olhar para os esquemas da Giannini (ou Giannina), e ver os erros pequenos (ou enormes) que tem nessa compilação da ELTEC (e da própria fábrica), eu resolvi empreender uma aventura, e tentar corrigir tudo o que vi e que não corresponde à realidade.

Parece que quem desenhou, nomeou ou corrigiu os benditos esquemas não conhecia nada sobre esses amplificadores.
Hoje se você for consertar os amplificadores da série 2 (T2, TR2, TS2 ) vai acabar se confundindo com os circuitos. Também tem nomes indicados errados, transformadores trocados e outros detalhes que não deixam essa compilação confiável.
Além de corrigir os erros mais grosseiros, também incluí alguns circuitos extras que não apareciam em lugar nenhum.

Espero não ter extrapolado e cometido algum outro engano, mas se isso acontecer, favor alertar, pois será corrigido imediatamente.

Aqui vão os primeiros esquemas corrigidos. Eles tinham os nomes trocados ou duplicados. O editor não sabia o que é um pré-misturador (mixer), e um amplificador.



(https://s26.postimg.cc/dn7ny4d8p/Giannini_a-Mixer_PM-102.png)
 

Link para imagem com melhor resolução:

https://postimg.cc/image/binax1blx/ (https://postimg.cc/image/binax1blx/)



(https://s26.postimg.cc/lc4i9udqh/Giannini_a-Mixer_PM-201.png)


Link para imagem com melhor resolução:

https://postimg.cc/image/ngovaxfd1/ (https://postimg.cc/image/ngovaxfd1/)



(https://s26.postimg.cc/n6hcrl0qx/Giannini_Apollo102_A102.png)


Link para imagem com melhor resolução:
https://postimg.cc/image/5t72cq5fp/ (https://postimg.cc/image/5t72cq5fp/)



(https://s26.postimg.cc/k3gmo7ls9/Giannini_Apollo200_A200.png)

Link para imagem com melhor resolução:
https://postimg.cc/image/fubwm1iit/ (https://postimg.cc/image/fubwm1iit/)


(https://s26.postimg.cc/5rx4jb3m1/Giannini_Apollo300_A300.png)

Link para imagem com melhor resolução:
https://postimg.cc/image/4pmy0rksl/ (https://postimg.cc/image/4pmy0rksl/)

:)




Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 22 de Junho de 2017, as 14:41:48
Matec... senti falta da informação sobre as válvulas... só o ultimo esquema tem.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 22 de Junho de 2017, as 21:40:11
Matec... senti falta da informação sobre as válvulas... só o ultimo esquema tem.

Você não tinha essa informação e eu também não, mas pedi ajuda para o amigo esteniovarjão e também cheguei à outros resultados por comparação.

Agora já temos as válvulas nos esquemas.

Alguns dados podem não estar corretos, mas o que fazer?

Na medida do possível, iremos confirmando as informações.  :-)
 

:)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 22 de Junho de 2017, as 22:23:43
Ta ótimo o que você está fazendo. Vai ser uma referência e tanto.
 (aplaus2)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 22 de Junho de 2017, as 22:57:53
Logo teremos  uma coleção de esquemas Giannini bem mais confiável...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: RicardoThom em 26 de Junho de 2017, as 09:13:30
Bom dia. Tenho um livro original da Giannini com diversos esquemas de Amplificadores valvulados e Pedais, não sei se poderia postar aqui, mas se alguém tiver interesse.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 26 de Junho de 2017, as 12:32:42
Olá.

Um lugar excelente para postar esquemas e manuais de serviço é aqui http://www.ebaman.com/ . Eu deposito lá todos os diagramas e manuais que escaneio, até para tê-los disponíveis em qualquer lugar em que eu esteja.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Gfassuncao em 26 de Junho de 2017, as 20:56:08
Ricardo Thom, eu tenho interesse nos esquemas de pedais, você tem eles escaneados?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 29 de Junho de 2017, as 13:13:22
Continuando com a edição revisada dos esquemas dos valvulados Giannini.

A série Bulldog parece ser um relançamento de amplificadores consagrados da marca, mais ou menos no meio da década de 1970. Eles vieram também com um desenho diferente dos gabinetes.

O Bulldog Baixo é muito semelhante ao modelo Super Thunder Sound, de 100W.


(https://s26.postimg.cc/fvlw2zwuh/Giannini_Bulldog_Baixo.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/4w0ore6f9/ (https://postimg.cc/image/4w0ore6f9/)


O Bulldog Bass é outra reedição, do Duovox 100B


(https://s26.postimg.cc/4xamkt895/Giannini_Bulldog_Bass.png)


Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/makwzo3k5/ (https://postimg.cc/image/makwzo3k5/)

Finalmente o Bulldog Guitar, a última versão do Tremendão III (antes de uma Reedição nos anos 2000). Um combo de 2 falantes de 12" no estilo dos Twin Reverb (apesar da aparência ser mais... Bulldog)

(https://s26.postimg.cc/8i6i41csp/Giannini_Bulldog_Guitar.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/s015jz9qd/ (https://postimg.cc/image/s015jz9qd/)


(https://s26.postimg.cc/q8d8m6wp5/Bulldog_G_Bulldog_B_1976.jpg)



 :)



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 29 de Junho de 2017, as 13:42:14
Espetacular trabalho Matec !


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 01 de Julho de 2017, as 15:33:37
Agora vou para a série mais conhecida e mais divulgada dos amplificadores Giannini.

Os Duovox começaram a ser produzidos no começo da década de 1970 e chegaram aos anos 80 sem grandes alterações. São amplificadores simples e de construção robusta. O som não é dos mais rebuscados, mas funciona para a maioria dos casos. As séries com um sistema de distorção não agradaram muita gente, (a distorção não é lá essas coisas).

O que se nota é uma busca cada vez maior por alta potência.

Duovox 50B

(https://s26.postimg.cc/u5xe7k1mx/Giannini_Duovox__50B.png)

Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/o4zpahf0l/ (https://postimg.cc/image/o4zpahf0l/)

Duovox 50G

(https://s26.postimg.cc/apcol16ix/Giannini_Duovox__50G.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/jx4x1qdl1/ (https://postimg.cc/image/jx4x1qdl1/)


Duovox 100B

(https://s26.postimg.cc/l1yz74021/Giannini_Duovox_100B.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/rsfggjn7p/
 (https://postimg.cc/image/rsfggjn7p/)
Duovox 100G

(https://s26.postimg.cc/x2kf7u7gp/Giannini_Duovox_100G.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/6hhwca539/ (https://postimg.cc/image/6hhwca539/)

Obs.  Nos esquemas dos Duovox não encontrei nenhum erro grave que tivesse que ser corrigido.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 03 de Julho de 2017, as 08:45:00
Matec, a respeito dos Univox/Duovox, tem alguns que tem um circuito de vibrato diferente do descrito no esquema. Não me recordo agora, mas posso te precisar essa informação logo mais.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 03 de Julho de 2017, as 12:39:49
Matec, a respeito dos Univox/Duovox, tem alguns que tem um circuito de vibrato diferente do descrito no esquema. Não me recordo agora, mas posso te precisar essa informação logo mais.

Nunca tive nenhum Univox por aqui para ter alguma ideia sobre esse circuito. 
Sobre os Univox a única informação que vi por aí, é que eles não teriam diferenças grandes em relação aos Duovox.

Caso você encontre essa diferença dê um toque por aqui, para que se divulgue mais essa informação.

 :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 03 de Julho de 2017, as 15:36:04
Tenho o Univox 120G que restaurei um tempo atrás. Vou transcrever o circuito e posto por aqui  :tup

-----
Basicamente: tem um capacitor de 0,047uf ligando um lado do neon ao ground.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 04 de Julho de 2017, as 19:19:39
Tenho o Univox 120G que restaurei um tempo atrás. Vou transcrever o circuito e posto por aqui  :tup
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Basicamente: tem um capacitor de 0,047uf ligando um lado do neon ao ground.

Ok Ronconi.

Daqui à um tempo vou redesenhar o esquema do Univox e mando pra você conferir, depois disso também vou publicar aqui.

Obrigado.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Voltando aos Duovox agora vamos para os modelos de 120W e 150W.
Não sei se existe realmente diferença entre esses 2 modelos, pra mim eles são idênticos (120B =150B; 120G =150G). Talvez o sistema todo, caixas + amplificadores, fizesse sim um diferencial.

Duovox 120B

(https://s26.postimg.cc/y2h8fq9dl/Giannini_Duovox_120_B.png)

Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/wao9ktq0l/ (https://postimg.cc/image/wao9ktq0l/)

Duovox 120G

(https://s26.postimg.cc/e1azebya1/Giannini_Duovox_120G.png)

Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/c9i0jfex1/ (https://postimg.cc/image/c9i0jfex1/)

Duovox 150B

(https://s26.postimg.cc/zc8jilgeh/Giannini_Duovox_150B.png)

Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/nzvy0t7ph/ (https://postimg.cc/image/nzvy0t7ph/)

Duovox 150G

(https://s26.postimg.cc/5yct30dop/Giannini_Duovox_150G.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/a7hj56gxx/ (https://postimg.cc/image/a7hj56gxx/)


 :)



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 10 de Julho de 2017, as 18:48:46
Em se tratando de alta potência mono para instrumentos musicais a Giannini desenvolveu esses modelos que são um extremo de força.

240w com 4x 6550 trabalhando com alta tensão. Não tenho números exatos de tensão, ou corrente, desses equipamentos.
São amplificadores que para se fazer manutenção, deve-se tomar todas as precauções possíveis; e só utilizar componentes confiáveis.

Duovox 240B

(https://s26.postimg.cc/mz0jykjnd/Giannini_Duovox_240_B.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/fj1acrvxx/ (https://postimg.cc/image/fj1acrvxx/)

Duovox 240G

(https://s26.postimg.cc/dsi9baeex/Giannini_Duovox_240_G.png)


Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/xn4axetmd/ (https://postimg.cc/image/xn4axetmd/)

 ???



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 19 de Julho de 2017, as 12:19:29
Continuando com a revisão dos esquemas, aqui vão 2 amplificadores quase desconhecidos, pois foram logo descontinuados em sua produção. Eles faziam parte da primeira leva da produção da Giannini:

O Jet Sound, amplificador de 45-50w, combo, totalmente construído com circuitos Fender, canal único com Trêmulo.

(https://s26.postimg.cc/5r1x9tkl5/Giannini_Jet_Sound-01.png)

Link para imagens com maior resolução:https://postimg.cc/image/cu9spfq0l/ (https://postimg.cc/image/cu9spfq0l/)

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

(https://s26.postimg.cc/z13u95htl/jet_s.jpg)




O Minin Mighty foi o amplificador de menor potência construído pela Giannini (ou Phelpa, talvez) com cerca de 3W de potência, Single Ended, retificação por Diodo a vácuo; com trêmolo, volume e tone, um amplificador simples, que hoje faria muito sucesso.

(https://s26.postimg.cc/hbfxtc8e1/Giannini_Minin_Mighty.png)

Link para imagens com maior resolução: https://postimg.cc/image/sb154xyt1/ (https://postimg.cc/image/sb154xyt1/)

(https://s26.postimg.cc/od03ab7uh/Minim_Might-e.jpg)

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 19 de Julho de 2017, as 12:50:17
Legal esse Minin Mighty .... Fácil de fazer (com retificação SS, claro).
Não que seja difícil chegar a um valor, mas sabe as tensões?
Mas esses esquemas com os 2 triodo juntos as vezes me dá um nó na cabeça...  :D


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 19 de Julho de 2017, as 13:00:28
Legal esse Minin Mighty .... Fácil de fazer (com retificação SS, claro).
Não que seja difícil chegar a um valor, mas sabe as tensões?
Mas esses esquemas com os 2 triodo juntos as vezes me dá um nó na cabeça...  :D


Não sei bem o que você quis dizer com 2 triodos juntos, mas o que sei que não é muito fácil desenhar um circuito com 2 triodos interligados do jeito que esses estão.

No começo do tópico foi dito que a tensão (1) da fonte, seria de 280V.

Essa retificadora usada também é muito prática, pois utiliza o mesmo circuito do filamento das outras válvulas. Isso torna mais fácil a construção do transformador de força.

Se prestarem atenção o Minin Mighty é quase um IALL 3.5 com um pré simples e retificadora na fonte. Nada mais simples. E ainda para acalmar os mais radicais, all tube.

 ;)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 19 de Julho de 2017, as 15:10:55


Não sei bem o que você quis dizer com 2 triodos juntos, mas o que sei que não é muito fácil desenhar um circuito com 2 triodos interligados do jeito que esses estão.

Juntos, interligados... Só sei que dá um nó na cabeça as vezes... Prefiro quando desenham cada triodo como componente único...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 20 de Julho de 2017, as 14:06:48
Opa, aí sim!
Tenho um desses por aqui e não vendo, não troco por nada no mundo!!
O clean dele com uma strato é simplesmente incrível. É uma pena um amplificador legal desses usar essas válvulas de difícil aquisição...
A ECL82, se não estou enganado, só a Svetlana Winged =C= ainda produz. A 6X4 nunca vi nenhuma moderna.
A voltagem do enrolamento de alta do modelo que tenho aqui é 280V, conforme informei lá no início do tópico.

Se alguém um dia quiser reproduzir, vale a pena usar uma capacitância um pouco menor no cátodo do primeiro triodo. Melhora bastante o embolamento de graves, principalmente quando se usa humbuckers em volumes mais altos...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 20 de Julho de 2017, as 14:15:08
Uma pergunta que não fiz antes:

Qual o valor da tensão AC do transformador de potência, sem as Válvulas?

Boa dica sobre o capacitor de cátodo. :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 21 de Julho de 2017, as 03:30:07
...A voltagem do enrolamento de alta do modelo que tenho aqui é 280V, conforme informei lá no início do tópico.

Se alguém um dia quiser reproduzir, vale a pena usar uma capacitância um pouco menor no cátodo do primeiro triodo. Melhora bastante o embolamento de graves, principalmente quando se usa humbuckers em volumes mais altos...
Ronconi, tem como você medir a tensão no ponto 1 (B1)? E se não for muito abuso... a tensão entre os resistores de 47K e 220K logo acima de V1A...  :-)
E obrigado pela dica.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 24 de Julho de 2017, as 08:52:51
Será feito, senhores!
Ainda essa semana vou fazer a incisão e analisar as vísceras do pequeno valente... hehehe


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 31 de Julho de 2017, as 11:36:18
Tremendão

Provavelmente os melhores e mais completos amplificadores da Giannini. Cópias fiéis dos Fender Twin Reverb.

Teve muitas versões e variantes, mas os principais foram os "clássicos" T-I, T-II e T-III.

O T-I (Black Face).

(https://s26.postimg.cc/9tn7ood15/Giannini_T_I.png)


Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/o02yjwnw5/ (https://postimg.cc/image/o02yjwnw5/)


(https://s26.postimg.cc/5tknq6by1/T-I-01E.jpg)



O T-II (Silver Face). Agora corrigido, com a fonte verdadeira, com transformador de potência FG-4010

(https://s26.postimg.cc/6liqbmqrd/Giannini_T_II_-_M.png)

Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/5vzxz9q7p/ (https://postimg.cc/image/5vzxz9q7p/)


(https://s26.postimg.cc/55bt78d89/T-II.jpg)





O T-III Com uma visível mudança do desenho. Também houveram alterações no circuito da fonte.

(https://s26.postimg.cc/nbu40yp6h/Giannini_T_III.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/wjmchnw8l/ (https://postimg.cc/image/wjmchnw8l/).

(https://s26.postimg.cc/56lr0nf21/T-III-01E.jpg)

(https://s26.postimg.cc/toduojhmh/T-IIIE.jpg)

 (guitar_player






Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 31 de Julho de 2017, as 14:15:18
Matec, olhei os 3 esquemas, e do 1 para o 2 mudam apenas o valor dos potenciometros de graves e agudos de ambos canais e o valor de um resistor ligado ao potenciometro de intensidade.
Já do 2 para o 3 apenas a fonte. (além da posição do chassis)
Esta correto?
Podemos pensar então que a sonoridade deles seria a mesma?
Li que estes equipamentos tinham fama de queimar valvulas e fontes.
Podemos ligar esta informação à qualidade de componentes e/ou manutenção indevida?





Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 31 de Julho de 2017, as 19:40:13
Matec, olhei os 3 esquemas, e do 1 para o 2 mudam apenas o valor dos potenciometros de graves e agudos de ambos canais e o valor de um resistor ligado ao potenciometro de intensidade.
Já do 2 para o 3 apenas a fonte. (além da posição do chassis)
Esta correto?
Podemos pensar então que a sonoridade deles seria a mesma?
Li que estes equipamentos tinham fama de queimar valvulas e fontes.
Podemos ligar esta informação à qualidade de componentes e/ou manutenção indevida?

Olá casacunha

As mudanças nos valores dos controles de tonalidade são pouco perceptíveis, talvez existam apenas por falta de componentes de um ou outro valor.

A sonoridade deveria ser a mesma, mesmo porque foi mantido o esquema geral e os componentes mais importantes, inclusive o transformador de saída.

A mudança de toda a linha de modelos de 2 para 3 (T II > T III; TS II > TS III; TRII > TR III) foi quando os Gianninis deixaram de ter o desenho frontal "Fender", para um modelo mais parecido com os cabeçotes da Marshall. Isso externamente. Internamente, a fonte passou a ter transformadores de força menores, com um visual menos caprichado. A retificação que era de onda completa, passou a ser em ponte.

E surgiu o CT para equilibrar a tensão dos capacitores.
Coisa inútil, pois os resistores já faziam esse trabalho. Com o CT surgiu também a maior besteira que se pode fazer numa fonte: A inversão de tensão em um dos capacitores eletrolíticos que tem um terminal ligado ao CT. Que ocorre sempre quando a chave Stand By está desligada. Isso pode ter contribuído para a queima de metade das fontes dos T III e outros amplificadores da série 3.
Em nenhum outro amplificador que conheço, no mundo inteiro, esse "detalhe técnico" foi implementado (coisa de Gênio!)  ??? . Só a Giannini mesmo para fazer isso. Esse "defeito" foi corrigido nas séries dos Duovox de 50 e 100W com a simples mudança de posição da chave de Stand By, mas aparece novamente nas séries mais fortes, dos Duovox 120, 150 e 240, que tem fontes com 2 valores de tensão no HT.  )>|

No mais, à respeito da confiabilidade é um amplificador cuja entrada de tensão é de 110v ou 220v. Num país onde se encontram tomados de 115-230v, 117-234v, 120-240v, 127-220v, 127-254v, mas dificilmente 110-220v, é claro que existe uma grande chance de haver problemas de queima de componentes, além do envelhecimento normal dos mesmos.
Isso prova que é um aparelho bem resistente, visto o número que ainda existe na ativa, 40 ou 50 anos depois de fabricados

Quanto à manutenção indevida, o que se pode esperar pela falta de informações corretas. Mesmo pela própria fábrica?
Outras marcas, de diversos países, disponibilizam as informações corretas sobre seus produtos. Mas aqui parece que isso é algo impensável.

Outras coisas que pesaram por muito tempo:

Produto nacional não vale a pena ser consertado. :-)

Amplificador valvulado é ultrapassado. ???

Não temos dinheiro para gastar com isso. (O que pesa mais que tudo que foi dito.) :'(


 [beer2]




Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 01 de Agosto de 2017, as 22:41:04
Voce deu uma aula de Giannini e valvulados em geral. Pelo visto se a fabrica tivesse mantido a fonte do das fases 1 e 2, muitos outros equipamentos que foram pra sucata poderiam estar operando ainda.

-----
Foi a primeira vez que eu vi um esquema de tremendao 2 igual a fonte do Tremendao 1
Pode-se afirmar que o 2 recebeu apenas uma maquiagem, ja que tudo é igual do 1, inclusive os transformadores!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 02 de Agosto de 2017, as 13:50:01
Na época a Giannini se espelhou totalmente na Fender, que todo ano relançava alguns modelos com alguma alteração. Seja no circuito, seja no faceplate ou mesmo no gabinete (material de revestimento, tecido ortofônico, cor, construção). Uma "maquiagem" no produto sempre vende um pouco mais.

 ;D


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 03 de Agosto de 2017, as 08:30:56
Eu trabalho no segmento de manutenção automotiva, e a gente ve esta maquiagem todo ano.
Em se tratando de vender, tudo pode...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 04 de Agosto de 2017, as 16:59:00
Mais Tremendões

O Tremendão Compacto

Amplificador e caixa formando um combo bem grande, e provavelmente muito pesado. Muitas chaves para alterar as filtragens do tonestack. Não tinha o canal normal. Deveria ser interessante.

(https://s26.postimg.cc/n1r6vczy1/Giannini_T_Compacto.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/ravwxj379/ (https://postimg.cc/image/ravwxj379/)

(https://s26.postimg.cc/5s8f7vxfd/Tremendão_Compacto.jpg).


Tremendão SL.

Um dos últimos Tremendões lançados. o Circuito continua sendo de um Fender, porém agora baseado no Fender 100W. Além do master volume, ele apresenta um Booster diferente, com o sinal mais forte vindo da saída do amplificador do reverber. Aparentemente não foi muito bem aceito. Muita gente remove essas adições, fazendo ele voltar a ser um T III.


(https://s26.postimg.cc/9m465wrg9/Giannini_T_SL.png)

Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/ekrokfv91/ (https://postimg.cc/image/ekrokfv91/)


(https://s26.postimg.cc/d9hmn3myh/T-_SL.jpg)

Esquema do Fender 100W.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 15 de Agosto de 2017, as 11:05:09
O Super Tremendão

Pré amplificador separado do power:

(https://s26.postimg.cc/oxdz6ios9/Giannini_T_Super-_Pr.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/7wv2xubqt/ (https://postimg.cc/image/7wv2xubqt/)

Power com 2 amplificadores:

(https://s26.postimg.cc/6taylvr3t/Giannini_T_Super-_Pwr.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/5e9dx5q0l/ (https://postimg.cc/image/5e9dx5q0l/)

(https://s26.postimg.cc/tut0otuk9/Super_Tremend_o.jpg)

Suponho que 2 Tremendões seriam mais versáteis de se utilizar que esse modelo.

:)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 15 de Agosto de 2017, as 13:57:58
Sera que existe algum deste respirando ainda, Matec?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 15 de Agosto de 2017, as 14:14:40
Sera que existe algum deste respirando ainda, Matec?

Eu nunca vi.
Funcionando, só se for com algum colecionador.

É um equipamento meio "mala-sem-alça". Nenhum músico profissional gosta de terminar um trabalho e ainda ter que transportar um aparelho tão incômodo pra casa.

 :pinchX


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 15 de Agosto de 2017, as 15:51:43
Verdade, uma joia pra se ter.em casa, mas pra transportar...acho que nao vale a pena.
Alem da dificuldade.pelo tamanho e peso
 tem o risco.
Acho que ninguem iria querer correr.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Gfassuncao em 15 de Agosto de 2017, as 18:23:48
O pré amplificador dele tem um reforço nos graves e agudos feito com dois BC 108, mais as chaves de filtragem do tonestack. Eu li uma vez, que ele era usado para a guitarra com um amplificador, e outro amplificador o pessoal costumava usar para o teclado, por exemplo.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 16 de Agosto de 2017, as 00:04:29
Sera que a caixa com 4 falantes tinha ligaçoes independentes, par a par?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 24 de Agosto de 2017, as 14:47:59
Agora mais uma série de amplificadores realmente grandes e potentes da Giannini.

O que é conhecido por "Plus Guitarra+Orgão"

Um pré "Tremendão", duas potências de 100W.

(https://s26.postimg.cc/8b3fynzeh/Giannini_Plus_Guitar_Organ.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/a2wetkir9/ (https://postimg.cc/image/a2wetkir9/)

Os Tera que realmente foram os mais potentes amplificadores para instrumentos que a Giannini produziu. Possuíam 2 potências de 150W e 2 pré independentes.

O Tera Contrabaixo:

(https://s26.postimg.cc/f09zeokqh/Giannini_Tera_Contrabaixo.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/77jbmper9/ (https://postimg.cc/image/77jbmper9/)

(https://s26.postimg.cc/d2qadeb5l/tera_ed-2.jpg)

O Tera Guitarra:

(https://s26.postimg.cc/9enkamk1l/Giannini_Tera_Guitarra.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/f2tv1iodx/ (https://postimg.cc/image/f2tv1iodx/)

(https://s26.postimg.cc/9keah0a9l/Tera_G_B_1973.jpg)

Os Giannini Thor.
Com amplificador de pelo menos 120W e 2 prés independentes.

O Thor Contrabaixo tem o pré semelhante ao Super Thunder Sound. Imagino que tenha uma boa sonoridade também para guitarra.

(https://s26.postimg.cc/vy900iu49/Giannini_Thor_Contrabaixo.png)

Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/4awamf8xh/ (https://postimg.cc/image/4awamf8xh/)

(https://s26.postimg.cc/xx2mv85ix/Thor-01.png)

Thor Guitarra:
Pré igual ao do Tremendão, com reverber e vibrato.
Amplificador com pelo menos 120W.

(https://s26.postimg.cc/c4ww7tgqh/Giannini_Thor_Guitar.png)


Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/6gqlgxcdx/ (https://postimg.cc/image/6gqlgxcdx/)

(https://s26.postimg.cc/4cxsqaj21/THOR_G_B_1973.jpg)

 :)



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Albuquerque em 24 de Agosto de 2017, as 15:09:23
Eita coisa linda hein?!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 25 de Agosto de 2017, as 23:56:49
Aproveitando o tópico pra fazer uma perguntinha.Aqueles resistores grandões de carvão(?) usados na fonte dos giannini/duovox de 100w ou mais, são de 5w? (Exemplo: resistor de 100k em paralelo com o primeiro capacitor da fonte).


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 26 de Agosto de 2017, as 00:39:14
Normalmente, aqueles resistores de carvão costumam ser de até 3 watts.
A partir de 5 watts já são utilizados resistores de fio metálico.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 31 de Agosto de 2017, as 14:20:44
Obrigado Ramsay!

Matec,acho que existe uma leve correção a ser feita no Duovox 120B. Na fonte do bias ;-B2 passaria a ser -B e -B2 deixaria de existir. Ficando igual ao 150B.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 31 de Agosto de 2017, as 15:59:27
Sim, o Thor Contra-Baixo soa magnífico para guitarra! Inclusive restaurei e vendi um para uso como tal!
Apesar de ser o único amplificador até hoje que vi usar 0.47uF no acoplamento da inversora de fase... Interessante que os graves não embolam.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 31 de Agosto de 2017, as 17:08:27
Matec,acho que existe uma leve correção a ser feita no Duovox 120B. Na fonte do bias ;-B2 passaria a ser -B e -B2 deixaria de existir. Ficando igual ao 150B.

Realmente esse é um engano herdado dos esquemas "oficiais" que a Giannini nunca corrigiu. E eu acabei não vendo também.
Já está corrigido. É por essas e por outras que é bom postar aqui no HM, sempre há maneiras de corrigir os erros.

Obrigado Jean Lxs.

 :tup

Ronconi.
Lembro de ter visto um vídeo com o som do Thor. Um crunch muito bom.

 (rckt


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 31 de Agosto de 2017, as 19:11:23
Sim, o Thor Contra-Baixo soa magnífico para guitarra! Inclusive restaurei e vendi um para uso como tal!
Apesar de ser o único amplificador até hoje que vi usar 0.47uF no acoplamento da inversora de fase... Interessante que os graves não embolam.

Ronconi,você retirou o "dobrador" do seu thor? Tenho um também,mas estou procurando umas válvulas que aguente o tranco dele.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 31 de Agosto de 2017, as 23:51:23
Basta passar de ponte para retificação em onda completa com CT aterrado. O B+ do meu era de 500V. Mas fiz algumas pequenas adequações no circuito de saída, pra melhorar o som para guitarra.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 16 de Setembro de 2017, as 13:26:50
Os True Reverber, foram lançados como um combo de 6 falantes de 8".
Deveria ser um amplificador de potência em torno de 50W, mas, pelo menos nos que eu vi, a ligação dos falantes só permitia uns 30W.
O pré é equivalente ao canal Vibrato do Twin Reverber. Ele só possui um canal.

True Reverber (I)

(https://s26.postimg.cc/ekexhg5rt/Giannini_True_Reverber.jpg)

(https://s26.postimg.cc/ak36rgpx5/Giannini_TR_I_-01.png)

Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/xljrx7pkl/ (https://postimg.cc/image/xljrx7pkl/)



True Reverber II

(https://s26.postimg.cc/uz8uu0nqx/TR-_II-01.jpg)

(https://s26.postimg.cc/7r9z7fpkp/Giannini_TR_II_-01.png)


Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/5mpm6cnxx/ (https://postimg.cc/image/5mpm6cnxx/)




True Reverber III

(https://s26.postimg.cc/evrsggwu1/Giannini_TR_III_-01.png)

Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/jhnwotid1/ (https://postimg.cc/image/jhnwotid1/)


 ;)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 18 de Setembro de 2017, as 09:34:03
Segue algumas fotos de um True Reverber III para incorporar ao tópico.

(https://preview.ibb.co/jvuJ15/True_Reverber_3_5.jpg)

https://preview.ibb.co/m8cGok/True_Reverber_3_4.jpg

https://preview.ibb.co/mfvDZQ/True_Reverber_3_6.jpg


Tenho outras, se tiverem interesse é só dar um toque.




Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Albuquerque em 18 de Setembro de 2017, as 10:15:07
https://preview.ibb.co/mfvDZQ/True_Reverber_3_6.jpg

É Old Spice "Lenha" ou "Matador"?? (Desculpe, não resisti  :D)
Caramba, pelo estado da placa e do chassi deve ter mais de 50 anos esse amplificador, não?!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 18 de Setembro de 2017, as 10:16:14
Segue algumas fotos de um True Reverber III para incorporar ao tópico.
Tenho outras, se tiverem interesse é só dar um toque.

Olá Ronconi.

Eu pessoalmente tenho interesse nessas outras fotos pois estou fazendo uma "galeria de fotos" dos modelos.

(https://s26.postimg.cc/uzvx1svnd/TR3-1973.jpg)

Sobre os True Reverbers eu acho que saíram todos no formato de combo. Porém pela sua foto o faceplate está invertido, mas ainda fazendo um formato combo. Talvez tenha tido mais de um modelo de TR-III.

Esse de sua foto deve ter dado um certo trabalho. Tem muitas coisas a serem feitas nele.

Albuquerque

Uns 45 anos ele deve ter.

 :tup



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 30 de Setembro de 2017, as 18:50:27
Os Thunder Sound's já foram comentados aqui anteriormente, então só falta recolocar os esquemas revisados.

O TSI:

(https://s26.postimg.cc/g5vrze8xl/Giannini_TS_I.png)


Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/8d547f2yd/ (https://postimg.cc/image/8d547f2yd/)


O TSII:

(https://s26.postimg.cc/6is9pofy1/Giannini_TS_II.png)



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/ebixhnlx1/ (https://postimg.cc/image/ebixhnlx1/)


O TSIII:

(https://s26.postimg.cc/l5t87cek9/Giannini_TS_III.png)



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/gjx3yzt11/ (https://postimg.cc/image/gjx3yzt11/)



O TSIII(N):


(https://s26.postimg.cc/frufzsou1/Giannini_TS_III_(N).png)


Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/wsdc8h1v9/ (https://postimg.cc/image/wsdc8h1v9/)

O TS SL:


(https://s26.postimg.cc/kubruky49/Giannini_TS_SL.png)



Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/rxjna73jp/ (https://postimg.cc/image/rxjna73jp/)

E finalmente o Super TS:


(https://s26.postimg.cc/7sq34q9q1/Giannini_TS_Super.png)


Link para imagem com maior resolução:https://postimg.cc/image/5o5q3n839/ (https://postimg.cc/image/5o5q3n839/)


 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 02 de Outubro de 2017, as 07:45:01
Matec, não havia percebido que os Thundersound 1,2 e 3 usam 1/2  12AT7 na primeira amplificadora, pensava ser 1/2 12AX7


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: xandeguarah em 03 de Outubro de 2017, as 19:47:01
Puxa vida, depois dessa exposição rara de fotos e conhecimento sobre os Giannini eu fiquei pensando aqui se por acaso a própria Giannini ainda não deva ter alguns exemplares desses aí em algum lugar da fábrica deles.

Alguém saberia algo a respeito?

Um forte abraço


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 02 de Novembro de 2017, as 15:54:47
Olá

Em termos de amplificadores valvulados antigos da Giannini, o último esquema da compilação é o Valiant.
Um amplificador de 14w com 2 x 6V6GTA na saída.
Existem especulações de que haveria algumas séries que saíram de fábrica com 6L6 na saída, porém parece que isso não ocorreu.
O que ocorreu, segundo alguns técnicos da época, é que havia uma tendência a serem feitos Mods, mesmo em equipamentos novos, para suportar o maior consumo das válvulas, e a maior potência de saída. Esse Mod deveria incluir troca das válvulas, de transformadores de força e de saída, e ajustes no circuito de Bias.

Esquema:

(https://s26.postimg.cc/71xcyy7cp/Giannini_Valiant.png)

Link para imagem com maior resolução: https://postimg.cc/image/4kllrong5/ (https://postimg.cc/image/4kllrong5/)


(https://s26.postimg.cc/ooevelb5l/Valiant.jpg)

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 02 de Novembro de 2017, as 17:00:44
Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: marcao_cfh em 02 de Novembro de 2017, as 17:35:47
Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 02 de Novembro de 2017, as 18:24:45
Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?

Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.

Não lembro de ter visto em alguma foto a ligação correta desses falantes. No levantamento que fiz sobre o transformador de saída AG-4007, o secundário é de 16 ohms. Como todas as fontes podem ser imprecisas, qualquer nova informação é bem-vinda.

 :)



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 02 de Novembro de 2017, as 19:12:19
Meu palpite é que são 2 falantes de 4 ohms em série e um de 8 ohms em paralelo, resultando em 4 ohms. Ou dois de 8 ohms e um de 16 ohms, resultando em 8 ohms.

Humm. Valeu pela matemática Marcão !  (aplaus2)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: marcao_cfh em 03 de Novembro de 2017, as 20:54:32
No levantamento que fiz sobre o transformador de saída AG-4007, o secundário é de 16 ohms.

Nesse caso podem ser dois de 4 ohms e um de 8 ohms, os três em série. O que seria uma ligação perigosíssima para o transformador de saída >>(:


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 04 de Novembro de 2017, as 01:39:57
Não necessariamente, bastaria desligar o amplificador, assim que um dos 3 alto falantes abrisse e parasse de sair som.
Só não se pode deixar um amplificador com alto falantes em série sem monitoramento.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 23 de Novembro de 2017, as 16:57:04
Nesse caso podem ser dois de 4 ohms e um de 8 ohms, os três em série. O que seria uma ligação perigosíssima para o transformador de saída >>(:

Uma coisa são os cálculos corretos que a Willkason fazia no projeto dos transformadores, e outra coisa é o que se via na linha de montagem da Giannini.
Até onde se consegue ter notícias, a ligação desses sistema era de 3 falantes de 4 ohms em série, totalizando 12 ohms.   ??? :-)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Para facilitar o download desses esquemas postados até aqui, eu coloquei todos num único arquivo no formato .rar.

Como sempre pode haver algum equívoco em algum deles. Se alguém perceber alguma coisa estranha, favor comunicar.

O link para os esquemas está aqui: https://www.4shared.com/rar/WBZEqm9Kei/Esquemas_Giannini_By_Matec.html (https://www.4shared.com/rar/WBZEqm9Kei/Esquemas_Giannini_By_Matec.html)

 8)



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: esteniovarjao em 15 de Fevereiro de 2018, as 21:34:33
Grande Matec, Tem como colocar nessa tabela as correntes também???? :tup :tup :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 15 de Fevereiro de 2018, as 23:03:27
Grande Matec, Tem como colocar nessa tabela as correntes também??

Olá esteniovarjao.

Seria muita pretensão minha colocar na tabela as correntes, se eu não cheguei a ter nenhuma informação "oficial" sobre elas.

O que posso adiantar é que um amplificador de 100W precisa de no mínimo 166W disponíveis para funcionar á plena potência. Ou seja, para que sejam fornecidos 100W a fonte (DC) de 450v teria que fornecer os (100/450=0,2222) 222mA ainda multiplicados pelos 1,66 =~368,88mA. O que nos leva à um valor cheio de 400mA. Isso no mínimo! Existem outros cálculos que pediriam uma corrente ainda maior.

Se você já tem os transformadores nas mãos e quer consertar, ou então modificar, aproveite e meça as espessura dos fios dos secundários, que eles são uma boa dica para se saber as correntes máximas admissíveis para aquele secundário, usando uma tabela AWG. Um paquímetro já seria um bom modo de se fazer essa medição.

 :)







Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 19 de Julho de 2018, as 13:01:56
Bom dia, Matec. Talvez não seja de suma importância, mas conferi vários esquemas da coleção que você consertou para todos nós, e em vários deles, as entradas 1 e 2 que deveriam ser Hi e Low, nesta ordem, estão invertidas ou certas no canal normal e invertidas no canal vibrato. Ou apenas invertidas quando não se tem canal vibrato, ou até quando só há o canal vibrato( caso do True Reverb).


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 01 de Agosto de 2018, as 18:58:00
Olá casacunha.

Realmente existem vários problemas nos esquemas dos equipamentos da Giannini. Mas é difícil fazer um ajuste neles todos, porque em parte algumas coisas são erros dos esquemas, e outras são erros do próprio projeto.

Deixe-me explicar melhor: No Tremendão II por exemplo (esse eu tenho original aqui em casa), existem entradas 1 e 2 em ambos os canais. Na configuração em que estão colocadas, as entradas tem a mesma impedância (68+68k) , tanto faz se for utilizada a entrada 1 ou a entrada 2. Só haverá diferença se forem utilizadas as entradas 1 e 2 simultaneamente, nesse caso a impedância seria pouco maior que 1M. Isso parece errado, se compararmos com um Fender Twin Reverb com entradas Lo e Hi funcionais. Porém esse é o "original" dos Gianninis TII.

Já quando olhamos as entradas dos Duovox, elas estão iguais aos Fenders, com entradas Hi e Lo funcionais.

Para verificar e corrigir os esquemas, eu teria que conseguir olhar o circuito de todos os amplificadores e comparar. Por enquanto isso não tem sido possível. Mas espero chegar lá.

Obrigado.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 02 de Agosto de 2018, as 08:44:54
Bom dia.

O T2 pode ter um erro de montagem.



Entrada 1:
A conexão do switch da entrada 1 esta na massa do mesmo jack e deveria ser no "vivo" do jack 2.



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 02 de Agosto de 2018, as 08:55:30
Olá Marfu.
Bom dia.
O T2 pode ter um erro de montagem.
Entrada 1:
A conexão do switch da entrada 1 esta na massa do mesmo jack e deveria ser no "vivo" do jack 2.

Então.
O que você disse é certo, só que eu creio que todos os modelos tem o mesmo problema, que só foi "descoberto" quando foi lançada a linha dos Duovox.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 05 de Setembro de 2018, as 02:50:29
Vou corrigir isso no meu T2.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: diegoviglioni em 05 de Setembro de 2018, as 14:36:29
Esquema do amplificador de violão Giannini V15. Caixa barata, mas bem honesta. Foi uma grande luta conseguir este esquema, precisei reclamar no site Reclame Aqui, e a assistência me respondeu por email.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 07 de Março de 2019, as 22:06:33
Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?

São 3 falantes de 4 ohms ligados em série, totalizando 12 ohms.
O transformador de alimentação é superdimensionado...
Recebi 01 para revisão. original.
 


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 07 de Março de 2019, as 22:14:28
A propósito, nos próximos dias estarei oferecendo dois transformadores Gianinni genuínos, um AG-4008 e um AG-4012.

Eles foram reformados pela Schatz e receberam novos fios de ligação e pintura, bem como montagem no padrão Schatz com parafusos isolados. A bobina, o núcleo e as tampas, entretanto, são originais.

Anunciados !

4008 : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194500089-transformador-gianinni-ag-4008-_JM

4012 : https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1194508706-transformador-gianinni-ag-4012-_JM


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 24 de Abril de 2019, as 20:34:15
Boa noite a todos, primeiramente gostaria de agradecer a administração do fórum por aceitarem meu registro, espero poder aprender com vocês e quem sabe, poder passar algum conhecimento também. :)
 
Mas vamos aos fatos. Já tem tempo que tenho esse tópico na minha lista de favoritos, pois a alguns vários anos eu comprei um Thunder Sound ll, e estava na geladeira, por falta de tempo de fazer uma boa revisão, pois a princípio eu mesmo pretendia refazer o circuíto dele seguindo o diagrama, até que em certo momento eu percebi que eu mesmo não iria mexer nele, e levei a um amigo meu que fuça nessas coisas, pois a família dele sempre teve loja de eletrônicos em minha cidade e ele aparentemente manja do riscado! Mesmo assim esse processo levou mais algum tempo, pois ele trabalha com isso mais nas horas vagas, e como ele já tinha alguns na fila, o meu foi ficando para depois, mas como não tinha pressa nem me importei.

Dito isso, recentemente ele ficou pronto, no fim das contas, por vários fatores, um transformador de força ruim, placa da fonte com um aspecto nada legal, dois capacitores de pré quebrados, decidi por reconstruí-lo como um Bassman 5f6a. Ainda falta alguns detalhes para finalizá-lo do jeito que quero, mas lendo esse tópico e a tabela da primeira página, me surgiu uma grande dúvida, sempre achei que o transformador de saída do TS2 foce com secundário de 4 e 8 ohms, inclusive o técnico me confirmou isso, não sei como ele mediu. Já na tabela daqui do post, consta 5.3 e 8 ohms! Isso quer dizer que posso utilizar somente a saída de 8 com segurança? Pois não conheço auto-falante com essa impedância, ou alguma associação que resulte nisso. Alguém poderia me dizer o porque dessa escolha na época? Outra coisa, em testes, ele mediu a alta tensão do transformador de força e deu 400 e 290v, o que poderia ter causado isso? Não sei o que posso fazer com ele, se alguém se interessar...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Doug em 24 de Abril de 2019, as 21:02:16
Sobre os 5.3 ohms, você consegue associando 3 alto-falantes de 16 ohms em paralelo (na verdade, associando 3 impedâncias de 16ohms em paralelo, os 16 podem ser um falante só já com impedância de 16R, dois de 8R em série, quatro de 4R em série  e etc)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 24 de Abril de 2019, as 22:11:30
Se não me engano, originalmente ele só vinha com a impedância mais baixa conectada aos jacks de saída certo? Pelas fotos, parece que a caixa dele vinha com 4 falantes de 12.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 24 de Abril de 2019, as 23:11:03
Se não me engano, originalmente ele só vinha com a impedância mais baixa conectada aos jacks de saída certo? Pelas fotos, parece que a caixa dele vinha com 4 falantes de 12.

As caixas dos Giannini eram bem no princípio, equipadas com falantes em múltiplos de 3. Tenho várias fotos aqui mostrando isso.

Mas porque a preocupação? Se você precisa utilizar uma caixa 4x12 ou 4x10, basta que os falantes sejam todos de 8 ohms, nesse caso, a impedância da caixa será também de 8 ohms, (ligando em série-paralelo). Aí é só utilizar o TAP de 8 ohms do transformador.

Sobre o desbalanceamento na fonte. Quem mediu estava utilizando o TAP de Bias como CT.  Como a tensão nesse TAP é  de 60v em relação ao CT, está  aí o gato.

😀


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Doug em 25 de Abril de 2019, as 08:39:15
Para uma 4x12, pode usar dois alto-falantes de 8ohms em série, que formará um conjunto de 16ohms (8+8) e mais dois de 16ohms.

e ai associa-se em paralelo os 3 conjuntos de 16ohms:

8+8, 16R, 16R


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 25 de Abril de 2019, as 19:08:45

Mas porque a preocupação? Se você precisa utilizar uma caixa 4x12 ou 4x10, basta que os falantes sejam todos de 8 ohms, nesse caso, a impedância da caixa será também de 8 ohms, (ligando em série-paralelo). Aí é só utilizar o TAP de 8 ohms do transformador.

Na verdade era só uma duvida mesmo, acho que quanto mais possibilidades de ligações, melhor é, sendo assim só me sobrou uma saída disponível, pois dificilmente iria usar três auto -falantes.




-----
Sobre o desbalanceamento na fonte. Quem mediu estava utilizando o TAP de Bias como CT.  Como a tensão nesse TAP é  de 60v em relação ao CT, está  aí o gato.

Mas se tivesse sido isso o ocorrido, as duas medições não teriam que ter dado o mesmo resultado? Pois veja bem, a tensão do secundário, segundo a tabela é 345v - ct - 345v, e ele mediu 400v - ct - 290v. Outra coisa, saberia me dizer a relação das cores dos fios e as respectivas tensões correspondentes e a maneira correta e segura de medir os mesmos?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 25 de Abril de 2019, as 19:39:49


Mas se tivesse sido isso o ocorrido, as duas medições não teriam que ter dado o mesmo resultado? Pois veja bem, a tensão do secundário, segundo a tabela é 345v - ct - 345v, e ele mediu 400v - ct - 290v. Outra coisa, saberia me dizer a relação das cores dos fios e as respectivas tensões correspondentes e a maneira correta e segura de medir os mesmos?

Amigo. Veja bem. 290+400=690  345+345=690

E mais, 345+55=400, 345-55=290. A questão é só a referência.

O problema está em quem está medindo.

As cores dos terminais podem variar. A idade deles também contribui para que não se confie na leitura das cores.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 25 de Abril de 2019, as 19:50:35
Amigo. Veja bem. 290+400=690  345+345=690

E mais, 345+55=400, 345-55=290. A questão é só a referência.

O problema está em quem está medindo.

As cores dos terminais podem variar. A idade deles também contribui para que não se confie na leitura das cores.

Bom, muito obrigado pela ajuda, de qualquer forma vou procurar uma segunda pessoa que seja capacitada para realizar essas medições. Por acaso saberia me dizer quanto vale esse transformador, estando em bom estado? Pois pretendo vender.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 25 de Abril de 2019, as 19:58:04

Bom, muito obrigado pela ajuda, de qualquer forma vou procurar uma segunda pessoa que seja capacitada para realizar essas medições. Por acaso saberia me dizer quanto vale esse transformador, estando em bom estado? Pois pretendo vender.

O valor dele pode ser $250,00 até uns $350,00 dependendo do estado. Depende também da sua capacidade de negociação.  Mas você não vai utilizá-lo para terminar o TSII?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 25 de Abril de 2019, as 20:30:44
O valor dele pode ser $250,00 até uns $350,00 dependendo do estado. Depende também da sua capacidade de negociação.  Mas você não vai utilizá-lo para terminar o TSII?

Já está concluído, como mencionei, foi refeito com o esquema do bassman, e inclui ai um transformador de força novo com secundário de 5v, pois fiz com retificação valvulada, e também pelo fato de já estar adequado a nossa rede de 127v que temos hoje em dia.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 25 de Abril de 2019, as 21:12:04
Entendi.

O seu Bassman ficou bem interessante. Parabéns.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 26 de Abril de 2019, as 22:13:25
Citar
Já está concluído, como mencionei, foi refeito com o esquema do bassman, e inclui ai um transformador de força novo com secundário de 5v, pois fiz com retificação valvulada, e também pelo fato de já estar adequado a nossa rede de 127v que temos hoje em dia.
Quanto a saída de 5.3 ohms você pode ligar tranquilamente a um alto falante de 8 ohms.
O que pode acontecer é ter alguma perda nos graves.
E, se puder posta um sample desse amplificador modificado aqui, para vermos como ficou o som.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 26 de Abril de 2019, as 23:12:07
Quanto a saída de 5.3 ohms você pode ligar tranquilamente a um alto falante de 8 ohms.
O que pode acontecer é ter alguma perda nos graves.
E, se puder posta um sample desse amplificador modificado aqui, para vermos como ficou o som.

Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli. Já em outros grupos, quase fui execrado quando mencionei que sempre li que podia-se ligar cargas com impedância maior que a saída, vai saber... Quanto ao sample, ainda preciso de uma caixa adequada, ainda estou decidindo qual auto-falante comprar, e pra ser sincero a grana anda curta... No momento eu estou ligando ele no falante de um combo fender que tenho aqui, só para não passar vontade, mas assim que der eu gravo algo sim.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 27 de Abril de 2019, as 00:01:16

Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli. Já em outros grupos, quase fui execrado quando mencionei que sempre li que podia-se ligar cargas com impedância maior que a saída, vai saber... Quanto ao sample, ainda preciso de uma caixa adequada, ainda estou decidindo qual auto-falante comprar, e pra ser sincero a grana anda curta... No momento eu estou ligando ele no falante de um combo fender que tenho aqui, só para não passar vontade, mas assim que der eu gravo algo sim.

Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: HAL9000 em 27 de Abril de 2019, as 00:12:04

Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.

Entendo o que você quer dizer, e em nenhum momento eu pretendo discordar dessas orientações, até porque sinceramente sou leigo no assunto, mas é que em pesquisas, costuma-se encontrar muitas informações contraditórias em relação a essa questão de impedâncias, por isso as vezes da um nó nas idéias...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 27 de Abril de 2019, as 00:30:56
Citar
Algumas pessoas, inclusive alguns ilustres frequentadores daqui, me falaram que posso usar tranquilamente um alto falante de 4 ohms nessa saída de 5.3, essa diferença não seria suficiente para causar prejuízos ao ampli

Poder usar, pode, mas, não é o ideal e força o transformador de saída, podendo ou não levar a queima do mesmo com o passar do tempo.

Agora, quanto ao casamento de impedâncias se o alto falante tiver impedância maior que a impedância de saída do amplificador, não haverá nenhum dano e a diferença no som não vai ser muito grande, apenas um pouco menos de volume e menor resposta de graves.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 27 de Abril de 2019, as 12:26:55
Não sou um radical que faz críticas ferrenhas. Mas acredito nos cálculos e na sua utilidade. É claro que você pode fazer o que quiser, do jeito que quiser. Mas se você está aqui no fórum,  e porque você procura a informação mas acertada. O ideal é fazer o casamento de impedâncias corretamente. Não  porque é bonito ou segue o status, mas porque permite a melhor transferência de energia entre as válvulas de saída e o falante. Outras soluções, pode considerar como experiências.

Escrito isto, nada mais precisa ser escrito sobre este assunto de casamento de impedâncias


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 06 de Maio de 2020, as 18:29:19
Recentemente enrolei um transformador de saída para amplificador JetSound Giannini para 50W com 3,2cm de perna central de chapas, funcionou perfeitamente

O que acham deste AG 40 03? 30W ou 35W? Está com bobina aberta no primário

https://www.youtube.com/watch?v=La_CpOC-LLQ


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 06 de Maio de 2020, as 19:41:03
Recentemente enrolei um transformador de saída para amplificador JetSound Giannini para 50W com 3,2cm de perna central de chapas, funcionou perfeitamente

O que acham deste AG 40 03? 30W ou 35W? Está com bobina aberta no primário

https://www.youtube.com/watch?v=La_CpOC-LLQ

Para qual frequência mínima você está fazendo o cálculo?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 06 de Maio de 2020, as 19:54:18
O novo transformador:

Primário: 3800 Ohms
Secundário: 4 e 8 Ohms
Frequencia 60Hz
Potencia 50W
Carretel: 3,2 x 3,2cm
Indução Magnética: 10000 Gaus

^^ esses são os dados que usei para fazer esses transformador. Os dados do antigo (do vídeo) eu não tenho, nunca desmontei ele, mas está guardado aqui.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 06 de Maio de 2020, as 20:26:44
Na verdade eu estava perguntando sobre o original AG4003

Esse transformadorreamente não é muito bom de graves.
Aparentemente você consegue 50w sim, mas pra frequências acima de 150Hz. Para frequências abaixo disso, o rendimento diminui mesmo.

Sobre o transformador novo, parece que está correto.
:)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 06 de Maio de 2020, as 21:14:05
O amplificador era um Jetsound que chegou com válvulas KT88 instaladas e sem som. Optei por retirar as válvulas e devolver ao cliente. Tive que refazer a fonte, trocar as válvulas de saída e transformador de saída. Quando o cliente veio testar ele alegou que o amplificador estava bem melhor pois antes ele estava com o som muito baixo.

Sobre o transformador AG 40-03, refiz os cálculos. Para o enrolamento caber em 2,5x2,5cm, ele teria que ter uma frequência acima de 120Hz e Indução Magnética maior que 10.000 gaus.

OBS: Essa manutenção é bem antiga, deve ter pelo menos um ano que fiz esse reparo e o equipamento não está mais comigo, mas hoje estava estudando sobre transformadores e resolvi mexer nas sucatas e achei este transformador aqui AG 40-03 e resolvi buscar o registro dele no meu pc e fiquei bem curioso pois falam tão bem dos amplificadores que tem esse transformador na saída


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 06 de Maio de 2020, as 21:18:17
O amplificador era um Jetsound que chegou com válvulas KT88 instaladas e sem som. Optei por retirar as válvulas e devolver ao cliente. Tive que refazer a fonte, trocar as válvulas de saída e transformador de saída. Quando o cliente veio testar ele alegou que o amplificador estava bem melhor pois antes ele estava com o som muito baixo.

Sobre o transformador AG 40-03, refiz os cálculos. Para o enrolamento caber em 2,5x2,5cm, ele teria que ter uma frequência acima de 120Hz e Indução Magnética maior que 10.000 gaus.
2,5 x 2,5cm é, no limite, pra amplificador de 15W...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 06 de Maio de 2020, as 21:47:40
Eu não sei se é cisma minha, mas eu desconfio que esse transformador é para 35W e não 50W. Refazendo os cálculos com os dados abaixo as espiras cabem com folga...

Primário: 3800 Ohms
Secundário: 4 e 8 Ohms
Frequência: 70Hz
Potencia 35W
Carretel: 3,2 x 3,2cm
Indução Magnética: 11300 Gaus


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: marcao_cfh em 06 de Maio de 2020, as 21:55:36
Sg = 10 * (P/f)^1/2
A constante depende de vários fatores. Mas a maior que eu vi é 10, então vamos usar ela.

6,25 = 10 * (50/f)^1/2
0,625 = (50/f)^1/2
0,39 = 50/f
f = 50/0,39 = 128 Hz

Isso levando em consideração somente a área mínima do núcleo para obter 50W. Mas pode-se concluir que o comentário do Matec é válido:
Aparentemente você consegue 50w sim, mas pra frequências acima de 150Hz. Para frequências abaixo disso, o rendimento diminui mesmo.

Usando a mesma equação para 60Hz, obtém-se uma potência de 23W.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 06 de Maio de 2020, as 23:12:07
Se esse transformador é original do Jet Sound 50W pra mim ele está subdimensionado sim porque um sinal de guitarra em sua nota mais grave tem bem menos que 120 hertz considerando a afinação padrão.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: marcao_cfh em 07 de Maio de 2020, as 01:25:11
A corda E solta tem frequência de 82,41 Hz, na afinação padrão. Levando em consideração que é bastante comum afinações do tipo todas as cordas meio tom abaixo (ou até mais, já tirei músicas com 1 e meio abaixo mas conheço gente que afina dois tons abaixo), "drop D", entre outras, o transformador vai sofrer.

Por curiosidade, a corda B solta de uma 7 cordas tem frequência de 62 Hz, na afinação padrão. Se afinar esse B um tom abaixo, tem-se a frequência da corda A de um baixo (55 Hz). Eu gosto de afinar minhas guitarras meio tom abaixo, então não chego em frequência tão baixa assim. Mesmo assim, já noto perda de eficiência em notas mais graves tipo um C#, e isso usando transformadores de qualidade. Deixando claro que não se trata de uma crítica a fabricantes de transformador pois, do mesmo modo que muitos amplificadores de baixo não são projetados para aguentar um 5 cordas, muitos equipamentos de guitarra não são projetados para aguentar uma 7 cordas. E também um transformador dimensionado para uma 7 cordas pesaria mais que todo o restante do equipamento :D


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 07 de Maio de 2020, as 08:22:03
Eu não sei se é cisma minha, mas eu desconfio que esse transformador é para 35W e não 50W. Refazendo os cálculos com os dados abaixo as espiras cabem com folga...

Primário: 3800 Ohms
Secundário: 4 e 8 Ohms
Frequência: 70Hz
Potencia 35W
Carretel: 3,2 x 3,2cm
Indução Magnética: 11300 Gauss

Usou pouco, colega.

Faz como o Wolpert ensina; usa 17000 G.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 07 de Maio de 2020, as 10:18:39
A corda E solta tem frequência de 82,41 Hz, na afinação padrão. Levando em consideração que é bastante comum afinações do tipo todas as cordas meio tom abaixo (ou até mais, já tirei músicas com 1 e meio abaixo mas conheço gente que afina dois tons abaixo), "drop D", entre outras, o transformador vai sofrer.

Por curiosidade, a corda B solta de uma 7 cordas tem frequência de 62 Hz, na afinação padrão. Se afinar esse B um tom abaixo, tem-se a frequência da corda A de um baixo (55 Hz). Eu gosto de afinar minhas guitarras meio tom abaixo, então não chego em frequência tão baixa assim. Mesmo assim, já noto perda de eficiência em notas mais graves tipo um C#, e isso usando transformadores de qualidade. Deixando claro que não se trata de uma crítica a fabricantes de transformador pois, do mesmo modo que muitos amplificadores de baixo não são projetados para aguentar um 5 cordas, muitos equipamentos de guitarra não são projetados para aguentar uma 7 cordas. E também um transformador dimensionado para uma 7 cordas pesaria mais que todo o restante do equipamento :D

Guitarras de 7 cordas e baixos de 5 cordas são "animais diferentes" e como "animais diferentes", precisariam de amplificadores diferentes pra soarem como deveriam


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 07 de Maio de 2020, as 15:29:32
Se esse transformador é original do Jet Sound 50W pra mim ele está subdimensionado sim porque um sinal de guitarra em sua nota mais grave tem bem menos que 120 hertz considerando a afinação padrão.

Temos que lembrar que nem tudo é exatamente como aparece no manual.
Não  é  porque o transformador está subdimensionado que ele não vai responder à  determinada frequência. Esse AG4003 vai responder à  80 Hz com perdas enormes,  mas responde. O circuito tem realimentação negativa, que ajuda um pouco à  corrigir a resposta, inclusive criando uma ressonância que vai atuar em frequências mais próximas das pretendidas. 
Mesmo um Champ cujo transformador e muito mais subdimensionado que esse, ainda se ouve o som das cordas, apesar da fundamental estar bem menos aparente do que estamos acostumados
Eu acredito que essa discussão estaria mais dirigida à  um amplificador HI FI, onde teoricamente o transformador deveria suportar uma resposta plana até  os 20 Hz.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: marcao_cfh em 07 de Maio de 2020, as 17:57:17
Guitarras de 7 cordas e baixos de 5 cordas são "animais diferentes" e como "animais diferentes", precisariam de amplificadores diferentes pra soarem como deveriam
Concordo totalmente! No caso da guitarra de 7, ela entra na região de graves do baixo. Fiz o comentário mais no sentido de que você não acha um amplificador divulgado como "amplificador para guitarra de 6 cordas", mas sim somente "amplificador para guitarra", e a guitarra de 7 (ou uma barítono) ainda são guitarras, então um menos entendido no assunto acharia o equipamento fraco.

Mas acredito que os fabricantes deveriam levar esse tipo de coisa em consideração ao projetar um equipamento. Guitarras de 7 cordas não são tão comuns assim, mas uma afinação "drop D", ou uma afinação meio tom abaixo e corda E abaixada um tom a mais, são bastante comuns. Assim como os baixos de 5 cordas. Por prezar pela economia na hora da fabricação (supondo que seja esse o motivo), o fabricante corre o risco de atrair uma reputação ruim para o equipamento que deveria ser bom. O que já ouvi de baixista que toca com 5 cordas falarem mal de equipamento que não reproduz bem as notas no sizão...

Enfim, estou fugindo do assunto do tópico. Comentei sobre as frequências mais pra situar a suposta frequência do transformador às frequências mais baixas de uma guitarra, tanto de 6 quanto de 7 cordas.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Leonardo84 em 10 de Dezembro de 2020, as 19:53:02
Curiosos são estes 3 falantes ! Como ficava a impedância usando desta forma ?

São 3 falantes de 4 ohms ligados em série, totalizando 12 ohms.
O transformador de alimentação é superdimensionado...
Recebi 01 para revisão. original.
 


Boa tarde. Recentemente comprei um Valiant 67 com falantes originais e, pesquisando, descobri se tratarem dos Philips AD3800M.
Eram falantes de 8 polegadas com 5 ohms segundo os databooks da Philips dos anos 1960. Com 5 ohm em série, como você bem citou, eles totalizavam os mesmos 15 ohm da saída indicada no esquema postado aqui neste mesmo fórum.

Essa linha era a intermediária "fullrange" da Philips. Acima dela estavam os falantes de alta definição da linha "5000", usados nos Gibson GA dos anos 1950 e início de 1960 com a marca Philips Norelco.
Não sei como é o arranjo dos falantes Novik que vieram nos Valiant a partir da metade de 1967, talvez ali sejam mesmo 3x4ohm em série.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 10 de Dezembro de 2020, as 22:33:57

Boa tarde. Recentemente comprei um Valiant 67 com falantes originais e, pesquisando, descobri se tratarem dos Philips AD3800M.
Eram falantes de 8 polegadas com 5 ohms segundo os databooks da Philips dos anos 1960. Com 5 ohm em série, como você bem citou, eles totalizavam os mesmos 15 ohm da saída indicada no esquema postado aqui neste mesmo fórum.

Essa linha era a intermediária "fullrange" da Philips. Acima dela estavam os falantes de alta definição da linha "5000", usados nos Gibson GA dos anos 1950 e início de 1960 com a marca Philips Norelco.
Não sei como é o arranjo dos falantes Novik que vieram nos Valiant a partir da metade de 1967, talvez ali sejam mesmo 3x4ohm em série.

Até pouco tempo eu não sabia desse informação, mas alguém já me avisou sobre esse detalhe dos Valiants. Parece que nesse ano de 67, (o primeiro de produção dos amplificadores da Giannini) os falantes que vinham eram esses Philips. Creio que já no ano seguinte já começaram à vir com os falantes da Novik. No final, só mesmo conhecendo os detalhes dos amplificadores pela observação, pois a documentação, é zero.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: MARFU em 11 de Janeiro de 2021, as 16:58:44

Boa tarde. Recentemente comprei um Valiant 67 com falantes originais e, pesquisando, descobri se tratarem dos Philips AD3800M.
Eram falantes de 8 polegadas com 5 ohms segundo os databooks da Philips dos anos 1960. Com 5 ohm em série, como você bem citou, eles totalizavam os mesmos 15 ohm da saída indicada no esquema postado aqui neste mesmo fórum.

Essa linha era a intermediária "fullrange" da Philips. Acima dela estavam os falantes de alta definição da linha "5000", usados nos Gibson GA dos anos 1950 e início de 1960 com a marca Philips Norelco.
Não sei como é o arranjo dos falantes Novik que vieram nos Valiant a partir da metade de 1967, talvez ali sejam mesmo 3x4ohm em série.

Até pouco tempo eu não sabia desse informação, mas alguém já me avisou sobre esse detalhe dos Valiants. Parece que nesse ano de 67, (o primeiro de produção dos amplificadores da Giannini) os falantes que vinham eram esses Philips. Creio que já no ano seguinte já começaram à vir com os falantes da Novik. No final, só mesmo conhecendo os detalhes dos amplificadores pela observação, pois a documentação, é zero.

 :)

Bom dia.
E mais uma lembrança.
O Phelpa 20w possuia o mesmo arranjo dos falantes.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: nelsonpaschoal em 12 de Janeiro de 2021, as 21:14:19
Boa tarde Matec,

Falando sobre o TS 2, eu estava vendo no esquemático e não consegui entender a chave de Normal e Baixo do ampli, é aquela que você considerou a chave de brilho? Eu pensei em instalar uma chave de Stand-By, mesmo não sendo original se for ajudar a dar vida útil as válvulas eu gostaria de instalar, onde seria o mais recomendado? Antes da retificação?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 12 de Janeiro de 2021, as 21:51:42
Sobre o TS 2 é isso mesmo, o que em outros amplificadores é considerada a chave de brilho, nesse amplificador é Normal/ Baixo. Esse amplificador tem um forte filtro que reduz muito as altas frequências, por isso, se for usar com guitarra tem que modificar essa filtragem.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: nelsonpaschoal em 13 de Janeiro de 2021, as 14:16:46
Desculpem, essa abreviação acaba sendo automática depois de muitas horas na frente do computador. E sobre a chave de stand-by, recomenda instalar?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 13 de Janeiro de 2021, as 19:37:39
Obrigado por corrigir a mensagem!  :tup

Nelsonpaschoal, a questão da chave stand-by é menos técnica do que ser um costume. Não tem nada errado em não ter, assim como não tem nada errado em ter. Ela serve basicamente de Mute, e ajuda na bancada na hora de algum teste, fora isso não tem muito sentido.

Caso você faça questão de implementarar, utilize a chave que seria utilizada para a função FASE. Essa sim pode representar um possível problema de segurança para quem utiliza o equipamento.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 04 de Fevereiro de 2021, as 17:33:23
Eu já falei muitas vezes sobre um erro de ligação do transformador, combinado com o posicionamento da chave Stand By, em alguns modelos dos Amplificadores Giannini.
Especificamente os modelos Bulldog (Baixo, Bass e Guitarra), Tremendão III, Tremendão SL, True Reverber III.

Para quem não entende o que pode ocorrer, posso afirmar que isso pode ser a causa de inúmeros problemas nas fontes desses aparelhos.

O problema acontece quando se mantém a chave de Power ligada e o Stand By desligado.

Vejam o esquema que representa a fonte de um Tremendão III:


(https://i.postimg.cc/ZR00PPrH/FONTE-T3-01.png)



Para melhor entendimento, a parte rodeada de vermelho, será substituída por duas fontes DC, e a parte circulada em verde, a fonte HT, vai ser simplificada. O resistor em vermelho representa a carga do amplificador sobre a fonte.

Assim:

(https://i.postimg.cc/pT19F588/FONTE-T3-02.png)


Como era de se esperar, com a fonte ligada, e a chave de Stand by conduzindo, a tensão sobre os 2 capacitores, C1 e C2 é a mesma.


Já com a chave Stand By ficando cortada, o que acontece é que um dos capacitores continua com a mesma tensão enquanto o outro começa a se descarregar:


(https://i.postimg.cc/Dz647Mwx/FONTE-T3-03.png)

Através da descarga do capacitor C2 pelo resistor de 100k e a conexão do +B com o Terra através do resistor de 5K (lembre-se que as válvulas continuam com os filamentos acesos, logo elas conduzem). A tensão de entre o +B e o Terra tende a ser Zero. Porém parte da fonte ainda alimenta o C1, com metade da tensão total, cerca de 220v. Nessa hora com o pólo negativo do capacitor C2 ligado ao terra, (que está ficando com a mesma tensão do barramento +B), e o pólo positivo ainda ligado ao CT do transformador, a tensão presente nos terminais de C2 se inverte:

E depois de um tempo estabiliza assim:

(https://i.postimg.cc/LXsY53q2/FONTE-T3-04.png)


Aqui o mesmo esquema, em outra perspectiva: Veja que C2 aparenta estar ligado errado (não está), e é esse o problema:

(https://i.postimg.cc/rpMtXkMd/FONTE-T3-06.png)


Agora, como resolver isso?

A maneira mais simples que sei é esta, e que adoto em prática: Interromper a conexão do CT com o ponto médio dos capacitores.
A tensão de +B/2 ali vai ser garantida pelos resistores em paralelo com os capacitores.


(https://i.postimg.cc/Y0Gvf2fP/FONTE-T3-05.png)


Dessa forma, ao ser desligado o contato do Stand By não fica mais nenhuma parte de fonte energizada, então os capacitores se descarregam normalmente, sem inversão de tensão, e sem danos.

Existem outras formas de lidar com isso, seja mudando a posição da chave no circuito, ou utilizando uma chave dupla, de preferência nas saídas AC do transformador. Mas isso inclui adquirir novos modelos de chaves, que nem sempre são compatíveis com a furação do chassis.

Essa é uma solução para os modelos citados lá em cima! Outros modelos com problemas semelhantes serão vistos em outra ocasião.

Caso hajam mais dúvidas, escrevam...

 :)









Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 04 de Fevereiro de 2021, as 21:05:07
Salve os engenheiros da Gianinni...

Hoje se sabe que, para pôr em standby, basta cortar as válvulas de saída via tensão de grade negativa.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: gfr em 05 de Fevereiro de 2021, as 14:45:01
Meu Tremendão veio, de fábrica, com um dos resistores que deveria estar em paralelo ligado errado (os dois terminais do resistor soldados no mesmo terminal do capacitor). :(
O resistor em curto, e este capacitor sem nada em paralelo.



Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 05 de Fevereiro de 2021, as 15:59:38
Meu Tremendão veio, de fábrica, com um dos resistores que deveria estar em paralelo ligado errado (os dois terminais do resistor soldados no mesmo terminal do capacitor). :(
O resistor em curto, e este capacitor sem nada em paralelo.

Agora já sabe como faz pra consertar !  :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: silvioalvim em 05 de Fevereiro de 2021, as 17:20:41
Para quem não entende o que pode ocorrer, posso afirmar que isso pode ser a causa de inúmeros problemas nas fontes desses aparelhos.
O problema acontece quando se mantém a chave de Power ligada e o Stand By desligado.

Explicação bem detalhada, muito obrigado.
É justo supor que, quanto menos tempo essa standby/+B ficar desligada, com o power ligado, vamos forçar menos os capacitores. Sempre ouvia dizer que tinha que desligar essa chave, esperar uns minutos para depois desligar o power.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 05 de Fevereiro de 2021, as 18:09:09

Explicação bem detalhada, muito obrigado.
É justo supor que, quanto menos tempo essa standby/+B ficar desligada, com o power ligado, vamos forçar menos os capacitores. Sempre ouvia dizer que tinha que desligar essa chave, esperar uns minutos para depois desligar o power.


Sim, mas esse é um caso de extrema falta de senso, e mesmo de conhecimento, colocar um dispositivo de vai danificar o equipamento.
Em condições normais, é esse o modo correto de uso dessa chave.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 06 de Fevereiro de 2021, as 03:08:12
Matec, só por curiosidade: se a chave de standby estivesse ligada no positivo dos diodos, ou seja, no positivo de C1 ainda assim daria o problema?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 06 de Fevereiro de 2021, as 03:17:01
Matec, só por curiosidade: se a chave de standby estivesse ligada no positivo dos diodos, ou seja, no positivo de C1 ainda assim daria o problema?


Sim Ramsay. Só que o problema aconteceria com o capacitor C1, em vez do C2.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ramsay em 06 de Fevereiro de 2021, as 03:19:58
Entendi, só não entendo como a "Giannini" não percebeu isso!!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: silvioalvim em 06 de Fevereiro de 2021, as 05:31:51
Na prática, o que pode ocorrer, além do desgaste prematuro de C2?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 06 de Fevereiro de 2021, as 05:51:04
Na prática, o que pode ocorrer, além do desgaste prematuro de C2?

Não é só um desgaste, pode ser um curto-circuito também, e C2 pode explodir. Dependendo da gravidade pode queimar o fusível, ou simplesmente ficar consumindo mais energia, e mesmo acabar por aquecer o transformador de força até queimar. Ou estragar os diodos da ponte retificadora... Defeitos de monte podem ocorrer....

 )>|


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: silvioalvim em 06 de Fevereiro de 2021, as 18:16:46
Citar
Agora, como resolver isso?

A maneira mais simples que sei é esta, e que adoto em prática: Interromper a conexão do CT com o ponto médio dos capacitores.
A tensão de +B/2 ali vai ser garantida pelos resistores em paralelo com os capacitores.
...
Citar
Caso hajam mais dúvidas, escrevam...

Abaixo foto da fonte do meu T3, antes de eu realizar a substituição dos capacitores. O fio amarelo com revestimento de tecido, indicado pela seta verde, é o CT maldito, certo? Nesse caso, basta que eu dessolde/desconecte ele dessa ligação e isole a ponta dele? Ou devo ligá-la a algum outro ponto do circuito?
(https://i.postimg.cc/q7MZR5fS/Whats-App-Image-2021-02-06-at-12-00-05.jpg)





Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 06 de Fevereiro de 2021, as 18:40:51
Citar
Nesse caso, basta que eu dessolde/desconecte ele dessa ligação e isole a ponta dele?

Sim! Só isso!

 :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: emanuelneto em 16 de Fevereiro de 2021, as 00:34:46
Desmontei o transformador de força 01691 (5068) do amplificador Thor Contrabaixo, a quem quiser os dados deste segue abaixo

1- HT (275Vac) - 485 espiras de fio 26 awg
2- HT (275Vac) - 485 espiras de fio 26 awg
3- Bias (60Vac) - 102 espiras de fio 27 awg
3- primário (110Vac) - 185 espiras de fio 19 awg
4-primário (220Vac) - 370   espiras de fio 22 awg
5- Enrolamento Extra - 12 espiras de fio 18 awg  <=== esta bobina estava na "mesma" camada dos filamentos e tem a mesma bitola que eles
6- Filamentos (3,15Vac) - 6 espiras fio 18 awg
7- Filamentos (3,15Vac) - 6 espiras fio 18 awg

Dados do carretel: 39x62mm
Chapa: 38mm

OBS1: coloquei as anotações das bobinas em ordem do centro do carretel para as extremidades
OBS2: para usar em 127Vac vocês tem que recalcular o transformador, e alguns fios são visivelmente SUPER dimensionados como por exemplo o do Bias e HT


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 16 de Fevereiro de 2021, as 00:41:05
Muito bom Emanuel! O transformador pode não servir pra uso, mas vai servir pro conhecimento!

 :tup  :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 22 de Fevereiro de 2021, as 20:24:32
Um pouco de história:
(Apesar da falta de registros seguros, logo, podem haver inconsistências) :anjo:

A Giannini foi fundada no início do século 20 em São Paulo, e era uma luthieria que fabricava instrumentos de corda, em especial violões. Mais tarde acabou tendo uma larga gama de outros instrumentos.

À partir dos anos de 1950 os instrumentos eletrificados foram se tornando importantes, o que não poderia deixar de ser notado. No entanto, o pessoal da Giannini não tinha conhecimento, nem meios, para fabricar tanto os instrumentos, como os amplificadores.

Na questão dos amplificadores, numa primeira hora eles simplesmente encomendavam alguns amplificadores de quem já tinha uma estrutura pronta.
Aí apareceu o Giannini número 1, fabricado pela Del Vechio, outra luthieria de São Paulo, que já havia se aventurado em equipamentos eletrônicos, e o Giannini número 2, um amplificador da IPAME, fabricante do estado do Rio de Janeiro. Ambos amplificadores de série, apenas renomeados como “Número 1” e “Número 2”.


O Número 1:


(https://i.postimg.cc/7LnJbswt/421-img.jpg)

O Número 2


(https://i.postimg.cc/zvXCJmhk/IPAME_GIANNINI.jpg)
(https://i.postimg.cc/9MBP5XDM/IPAME_modificado.jpg)



Num momento dessa história entra em cena o Carlos Alberto “Sossego” Lopes, e traz conhecimento e atitude para que sejam fabricados os primeiros instrumentos e amplificadores de forma mais profissional pela própria Giannini.

A Giannini ainda não tinha uma fábrica própria para montar seus amplificadores. Então lá por 1965, fez uma parceria com a Phelpa, que era outra fábrica de amplificadores, também de São Paulo, para executar seus projetos. Essa parceria durou uns 2 ou 3 anos...

Nessa primeira fase, foram fabricados os amplificadores que quero tentar mostrar agora.
Não eram amplificadores refinados, pelo visto deveriam ser cópias adaptadas ás condições do fraco mercado nacional, e feitos com material mais barato. De modo que sobraram pouquíssimos exemplares pra ser reportados, em sua maioria, totalmente destruídos.

Dessa vez sem maiores informações. Esquemas? Bem que eu queria...

Amplificadores Giannini-Phelpa

Modelo “Amador”

Modelo com 3 válvulas: 12ax7, ECL82 e 5Y3. Não tenho o esquema, mas pela
configuração, suspeito que seja o primeiro “Minim Might”, com volume, tone e trêmulo; devia fornecer uns 3W na saída.



(https://i.postimg.cc/kGzBLLvG/AMADOR-00.jpg)
(https://i.postimg.cc/3RLyFkyg/AMADOR-01.jpg)


Esse vinha com o pedal de acionamento do trêmulo grudado.

(https://i.postimg.cc/kMp6VtPC/AMADOR-02.jpg)

Todos vinham com essa plaquinha por dentro:

(https://i.postimg.cc/90rD8cTs/AMADOR-02-A.jpg)

Modelo “Sonic”.

Modelo com Volume, tone stack e trêmulo. Não sei a potência, nem se as válvulas que estão no amplificador das fotos são as corretas.


(https://i.postimg.cc/65Cj6Zyj/SONIC-GUIT-01.jpg)

(https://i.postimg.cc/jqp3rcdn/SONIC-GUIT-02.jpg)

(https://i.postimg.cc/FFdCq8mQ/SONIC-GUIT-03.jpg)

(https://i.postimg.cc/26JcyFQJ/SONIC-GUIT-04.jpg)

(https://i.postimg.cc/cCnDngTJ/SONIC-GUIT-05.jpg)


Modelo “Sonic Baixo”. Provavelmente com 30 a 45w  Cabeçote.

(https://i.postimg.cc/SxsM1FF6/Sonic-001-A.png)

(https://i.postimg.cc/X7x5gNhN/Sonic-002-A.png)

(https://i.postimg.cc/0yBJLWPL/Sonic-003-A.png)


Modelo “Profissional” Nada a declarar, exceto que existiu..

(https://i.postimg.cc/prWT9zPf/00-Profissional-01.jpg)

(https://i.postimg.cc/Kzy42CVs/00-Profissional-02.jpg)

(https://i.postimg.cc/V6BvLDPs/00-Profissional-03.jpg)

(https://i.postimg.cc/Jzk1zPbw/00-Profissional-04.jpg)

 )>| )>| )>| )>|

Outros modelos? Não sei. Se aparecerem eu posto aqui.

 ;D


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: silvioalvim em 22 de Fevereiro de 2021, as 21:28:24
Rapaz... direto do túnel do tempo!  ;D ;D ;D

Nunca vi nenhum desses


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 22 de Fevereiro de 2021, as 21:56:30
Rapaz... direto do túnel do tempo!  ;D ;D ;D

Nunca vi nenhum desses

Nem eu! Só nas fotos!  :D :D :D

 8)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: xformer em 23 de Fevereiro de 2021, as 00:20:24
Olhando para a plaquinha da Phelpa, com o endereço na rua Joaquim Távora 177 eu me lembrei que passava bastante por essa região da Vila Mariana (até morei perto).
Como a Vila Mariana hoje é um bairro residencial e com casas ainda antigas (que ainda não deram tanto lugar para os prédios de condomínios), pesquisando o endereço no Street View do Google Maps, aparece um prédio esquisito na esquina da rua.  Provavelmente ainda é o mesmo prédio de 50 anos atrás.  Provavelmente a Phelpa era uma empresa pequena e caseira.

(http://www.hostcgs.com.br/hostimagem/images/872phelpa.jpg)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 04 de Março de 2021, as 01:59:08
Matec ,quando tiver disponibilidade, faça uma pequena correção no esquema do duovox 120gG,por favor. No esquema consta um resistor de 1M em paralelo com um capacitor de 12pf ,que estão ligados em uma das grades de V3; esse resistor em questão, na verdade é de 180K. Já conferi em outras placas para ter certeza.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 04 de Março de 2021, as 05:35:42
Matec ,quando tiver disponibilidade, faça uma pequena correção no esquema do duovox 120gG,por favor. No esquema consta um resistor de 1M em paralelo com um capacitor de 12pf ,que estão ligados em uma das grades de V3; esse resistor em questão, na verdade é de 180K. Já conferi em outras placas para ter certeza.


Com toda certeza vai ser corrigido! Muito Obrigado Jean Lxs! :tup :tup :tup :tup :tup


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 08 de Março de 2021, as 03:24:14
Contra-ponto: o resistor é de 1M, conferido em diversas fotos de Univox/Duovox


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 08 de Março de 2021, as 04:06:36

Matec ,quando tiver disponibilidade, faça uma pequena correção no esquema do duovox 120gG,por favor. No esquema consta um resistor de 1M em paralelo com um capacitor de 12pf ,que estão ligados em uma das grades de V3; esse resistor em questão, na verdade é de 180K. Já conferi em outras placas para ter certeza.

Contra-ponto: o resistor é de 1M, conferido em diversas fotos de Univox/Duovox

O que faço agora?  ??? ???

 :D :D :D


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: raphaelCoelho em 08 de Março de 2021, as 06:55:50

Matec ,quando tiver disponibilidade, faça uma pequena correção no esquema do duovox 120gG,por favor. No esquema consta um resistor de 1M em paralelo com um capacitor de 12pf ,que estão ligados em uma das grades de V3; esse resistor em questão, na verdade é de 180K. Já conferi em outras placas para ter certeza.

Contra-ponto: o resistor é de 1M, conferido em diversas fotos de Univox/Duovox

O que faço agora?  ??? ???

 :D :D


Um asterisco e uma observação? Não dúvido que não tenha saído de fábrica com resistores diferentes....


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 08 de Março de 2021, as 14:56:46
Um asterisco e uma observação? Não dúvido que não tenha saído de fábrica com resistores diferentes....

Penso o mesmo ! A Giannini não era lá esse exemplo de padronização


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 11 de Março de 2021, as 05:07:05
Padrão não era o forte da Giannini. Mas, acredito que atualizaram o circuito em determinado momento.
Os 3  Duovox 120G que passaram por mim recentemente, e o meu inclusive ,consta o 180K. Pesquisei algumas fotos no dia da postagem, os dois que achei também,inclusive um em uma postagem aqui do fórum.Mas, pesquisando agora achei 2 que usam 1M.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: bossman em 11 de Março de 2021, as 16:28:30
Qual é a diferença real que esse diferença de valores entre resistores vai trazer para o circuito ?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 11 de Março de 2021, as 16:35:29
Qual é a diferença real que esse diferença de valores entre resistores vai trazer para o circuito ?
Esse resistor, junto com o 220K, forma um divisor resistivo. O valor dele vai dizer o quanto de sinal vai ser atenuado naquele ponto.
Com 1M você tem mais atenuação e com 180K menos.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Ronconi em 11 de Março de 2021, as 21:23:59
Padrão não era o forte da Giannini. Mas, acredito que atualizaram o circuito em determinado momento.
Os 3  Duovox 120G que passaram por mim recentemente, e o meu inclusive ,consta o 180K. Pesquisei algumas fotos no dia da postagem, os dois que achei também,inclusive um em uma postagem aqui do fórum.Mas, pesquisando agora achei 2 que usam 1M.

Sem implicar em desconfiança aqui, apenas para fins de arquivamento: pode postar fotos desses circuitos, se tiveres aí? Acho que teria um enorme valor documental. A linha Thor da Giannini também é cheia de discrepâncias...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 18 de Março de 2021, as 06:28:59
Desculpe a demora em responder, ultimamente estou com pouco tempo de "viver".




Sem implicar em desconfiança aqui, apenas para fins de arquivamento: pode postar fotos desses circuitos, se tiveres aí? Acho que teria um enorme valor documental. A linha Thor da Giannini também é cheia de discrepâncias...



Claro,durante essa semana vou abrir o meu e tiro fotos.Os outros que vi já não estão em mãos,mas aqui nesse link, já se observa.http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10839.30 (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10839.30)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Jean Lxs em 25 de Março de 2021, as 19:30:46
Consegui tirar fotos do meu e o do meu amigo.Segue as imagens.
(https://i.postimg.cc/GhtkqpGS/IMG-20210324-092514.jpg)
(https://i.postimg.cc/MHP1zk2D/IMG-20210324-100736.jpg)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 25 de Março de 2021, as 19:41:00
Jean Lxs.  Boa tarde.

Você poderia tirar uma foto da placa inteira?

Para fins de documentação?

Obrigado!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: hgamal em 26 de Março de 2021, as 01:08:09
eu lembro de ter comprado tantos destes capacitores braqnuinhos quando eu era garoto. Não sobrou nenhum!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 10 de Setembro de 2021, as 19:41:26
Esquemas Giannini                                                                                                                                     Esquemas Giannini                                                                                                                                 Esquemas Giannini            
Aqui um link para os esquemas corrigidos dos Gianninis. Apesar do empenho, sempre aparecem mais alguns erros que tem que ser corrigidos.

https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing (https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing)

Última atualização em 25/10/2023

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: tarsilioyanko em 11 de Setembro de 2021, as 01:47:42
Estou juntando umas imagens de placas e esquemas disponibilizados aqui no site  para tentar construir um tremendão.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 11 de Setembro de 2021, as 01:57:11
Estou juntando umas imagens de placas e esquemas disponibilizados aqui no site  para tentar construir um tremendão.

Muito bom! O tremendão é um ótimo amplificador.

 :)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 12 de Setembro de 2021, as 02:08:48
Estou juntando umas imagens de placas e esquemas disponibilizados aqui no site  para tentar construir um tremendão.
Viu uma pessoa em um grupo  de valvulado do Facebook  vendendo vários Gianinis valvulados.  Creio que uns 7 amplificadores. A grande maioria precisando de reparo.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 12 de Setembro de 2021, as 06:37:01
Viu uma pessoa em um grupo  de valvulado do Facebook  vendendo vários Gianinis valvulados.  Creio que uns 7 amplificadores. A grande maioria precisando de reparo.
Qual o nome do grupo?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: casacunha em 12 de Setembro de 2021, as 17:39:24
Valvulados Brasil


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: tufoeffect em 06 de Novembro de 2021, as 01:33:55
Boa noite pessoal, estou com uma dúvida. Peguei um Tremendão 3 para reformar, porém eles estava sem o transformador de reverb, o qual já encomendei com a Schatz, e o tanque reverb original, um tal de Reverplay, está com uma das duas molas rompidas, então terei de comprar um tanque reverb novo.
Alguém sabe me dizer as características de impedância para esse tanque reverb, ou qual modelo atual o substitui?

Obrigado.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Cesarino em 07 de Dezembro de 2021, as 12:58:55
Uma alteração:

O transformador de força do giannini A102 é o 4025 e o de saída é o ag 4024. Sei disso porque tenho 3 aparelhos aqui com esses mesmos transformadores(1 foi enrolado). Semana que vem chega um A100, que acredito terem o mesmo conjunto de transformadores(só posso confirmar próxima semana.).

transformador de força A102
https://www.imagebam.com/view/ME5H37Z

transformador de saída
https://www.imagebam.com/view/ME5H383


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 09 de Dezembro de 2021, as 11:49:27
Uma alteraçao.

O transformador de força do ginnini A102 é o 4025 e o de saida é o ag 4024. Sei disso porque tenho 3 aparelhos aqui com esses mesmos transformadores(1 foi enrolado). Semana que vem chega um A100, que acredito terem o mesmo conjunto de transformadores(so posso confirmar prox semana.).

transformador força A102
https://www.imagebam.com/view/ME5H37Z

transformador saida
https://www.imagebam.com/view/ME5H383


Sim. Mais um dos muitos "enganos" da documentação da Giannini, é só ver que no Catálogo de Reposição da Willkason, página R-6 que os números estão trocados, consta que o força seja FG-4024 e o áudio AG-4025 para o A100 que é praticamente o mesmo equipamento. Já no esquema dos A102 constam os transformadores FG-4016 e AG-4017, força e saída.Em se tratando das documentações dos Gianninis, eles tem nota Zero.. Existem também no catálogo da Willkason transformadores com numeração 4024 e 4025, porém são saídas de audio; SE de 5W...

Eu já havia conversado com os fabricantes de transformadores sobre esse caso. E com a ajuda de suas fotos já havia feito a alteração na tabela. Porém ainda não me repassaram os valores das tensões, correntes e impedâncias para esses modelos...

:)


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 16 de Março de 2022, as 19:34:18
O bom de se navegar em redes sociais é que de vez em quando, se consegue alguma informação relevante sobre um equipamentos que à muito acreditava-se  extintos. Eu sou um garimpeiro de informações sobre equipamentos nacionais, que um dia, estiveram à disposição do público, por conta de pessoas que fizeram um esforço danado pra manter uma pequena linha de produção neste país.

O garimpo que eu venho mostrar dessa vez, é o desconhecido Giannini N° 1.


(https://i.postimg.cc/sfZmLnmc/N1-01.jpg)



Não sei quem fabricava exatamente, pois nessa época, (final dos anos 1950, começo de 1960), a Giannini ainda não produzia seus próprios equipamentos, e só iria ter uma fábrica própria lá por 1967/68...

Giannini N1, imagens do Facebook:

(https://i.postimg.cc/SKvLT8z3/Giannini_Nº1-02.jpg)

(https://i.postimg.cc/FHZXLFJ7/Giannini_Nº1-06.jpg)

(https://i.postimg.cc/j5nHG5H5/Giannini_Nº1-01.jpg)


Uma das grandes coisas que esse amplificador tinha, e que nenhum dos fabricantes nacionais parece ter coragem de fazer, é enviar o esquema impresso no próprio aparelho... o que é uma mão na roda pra fazer uma manutenção básica.


(https://i.postimg.cc/50GV2PQg/N1-12-ESQUEMA-N-1-G.jpg)


Esse esquema carece de alguns valores, mas por comparação, podemos utilizar os valores dos Fender Princeton 5B2. Que tem a mesma válvula de pré, e tem o esquema quase igual.....

(https://i.postimg.cc/XY30qBqR/FENDER_PRINCETON_5B2.png)


Se fizermos uma aproximação dos dois esquemas poderemos chegar a algo assim...

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Por enquanto é isso!

 :)













Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: tarsilioyanko em 16 de Março de 2022, as 22:17:15
Muito interessante! Devia ser meio pesadinho para o tamanho (7,200K). Me chamou a atenção por ser construído com madeira de lei e outra é a chave seletora de voltagem que vai de 70 a 200V.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: darkislanio em 16 de Março de 2022, as 22:52:17
chave seletora de voltagem que vai de 70 a 200V.

Nem tão incomum assim pra época não. Tenho aqui um transformador antigo que tem primários de 90, 100, 115, 125, 180, 200 e 220v, se não me engano da ultra som.

Citar
composto de 6 válvulas, com falante de 6"...

Engraçado, 6 válvulas? Deve estar contando os capacitores de fonte como válvulas também, e considerando o duplo triodo como duas válvulas. hehehe

Se fosse possível obter fotos internas desse amplificador, se poderia conseguir o valor exato dos componentes. A 6L6 está sub utilizada nesse esquema, não?


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 16 de Março de 2022, as 23:56:35
Muito interessante! Devia ser meio pesadinho para o tamanho (7,200K). Me chamou a atenção por ser construído com madeira de lei e outra é a chave seletora de voltagem que vai de 70 a 200V.


Os equipamentos dessa época eram tanques de guerra. Construídos pra durar. Não eram práticos nem muito potentes, mas eram muito bem feitos.

Nem tão incomum assim pra época não. Tenho aqui um transformador antigo que tem primários de 90, 100, 115, 125, 180, 200 e 220v, se não me engano da ultra som.


E olha que os transformadores Ultrasson nem eram da época. São bem mais recentes...

Citar
Engraçado, 6 válvulas? Deve estar contando os capacitores de fonte como válvulas também, e considerando o duplo triodo como duas válvulas. hehehe

Se fosse possível obter fotos internas desse amplificador, se poderia conseguir o valor exato dos componentes. A 6L6 está sub utilizada nesse esquema, não?

As 6l6 da época desse projeto,(talvez década de 1940), deveria ser aquelas de corpo metálico. Bem menos potentes. Pra uma 6L6GC mais recente, sim conseguiria quase 10w de saída em SE se também o resto do circuito suportasse...

-----
Uma coisa que percebo no interior desse aparelho é que a válvula de saída ja foi trocada. Ali parece que tem uma EL84....


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: kem em 17 de Março de 2022, as 09:23:48
Engraçado, 6 válvulas? Deve estar contando os capacitores de fonte como válvulas também, e considerando o duplo triodo como duas válvulas. hehehe
Reparei a mesma coisa na propaganda.
Talvez contem o duplo tríodo como 2 e o duplo diodo como 2 também...


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: hgamal em 17 de Março de 2022, as 15:34:39
Muito interessante! Devia ser meio pesadinho para o tamanho (7,200K). Me chamou a atenção por ser construído com madeira de lei e outra é a chave seletora de voltagem que vai de 70 a 200V.

Hoje em dia seria madeira fora da lei :)

Talvez contem o duplo tríodo como 2 e o duplo diodo como 2 também...

O que dá 5 na contagem tradicional.

"de 70 a 220V": imagina a zorra que eram as tensões fornecidas naquela época? De repente é assim ainda, só não falam!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 17 de Março de 2022, as 15:41:03
"de 70 a 220V": imagina a zorra que eram as tensões fornecidas naquela época? De repente é assim ainda, só não falam!

70 é meio exagerado. Acho que os colegas querem dizer 90.

A zorra ainda é grande, por isso a Schatz fabrica os transformadores de força com primário universal em 120/127/220 V com a inclusão do 115 V nos transformadores para amplificadores HiFi. E falta pouco para que eu inclua 100 V ou mesmo 90 V !


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: tarsilioyanko em 17 de Março de 2022, as 15:53:16
No anuncio diz 70V. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ!


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: A.Sim em 17 de Março de 2022, as 16:03:01
No anuncio diz 70V.

Erros de grafia, conjugação, ortografia, etc eram comuns nos anúncios antigos. Vai de 90 V que é mais certo.


Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Cesarino em 22 de Abril de 2022, as 08:46:53
Sim. Mais um dos muitos "enganos" da documentação da Giannini, é só ver que no Catálogo de Reposição da Willkason, página R-6 que os números estão trocados, consta que o força seja FG-4024 e o áudio AG-4025 para o A100 que é praticamente o mesmo equipamento. Já no esquema dos A102 constam os transformadores FG-4016 e AG-4017, força e saída.Em se tratando das documentações dos Gianninis, eles tem nota Zero.. Existem também no catálogo da Willkason transformadores com numeração 4024 e 4025, porém são saídas de audio; SE de 5W...

Eu já havia conversado com os fabricantes de transformadores sobre esse caso. E com a ajuda de suas fotos já havia feito a alteração na tabela. Porém ainda não me repassaram os valores das tensões, correntes e impedâncias para esses modelos...

:)


Isso, já vi algumas diferenças entre 2 a100 que tive a oportunidade de ver. Algumas coisas como trimpots embaixo ou em cima da placas, pequenas coisas que não tem padrão na empresa.

-----
Uma alteração:

O transformador de força do giannini A102 é o 4025 e o de saída é o ag 4024. Sei disso porque tenho 3 aparelhos aqui com esses mesmos transformadores(1 foi enrolado). Semana que vem chega um A100, que acredito terem o mesmo conjunto de transformadores(só posso confirmar próxima semana.).

transformador de força A102
https://www.imagebam.com/view/ME5H37Z

transformador de saída
https://www.imagebam.com/view/ME5H383


Para quem se interessar, é sempre bom informação,

Tive a confirmação! Os transformadores de força e saída do giannini a100 são iguais aos do a102. São basicamente o mesmo aparelho, a diferença é que: em alguns a100 o potenciômetro de bias das valvulas de power são na parte de dentro do chassis do amplificador(mas não todos), no a100 que recebi ele era na parte de cima, igual aos a102. Já o trimpot de tensão de screen é na parte de baixo(enquanto que no 102 é na parte de cima). Ja vi a100 com o trimpot de screen na parte de cima, igual ao a102.

Esse a100 que peguei veio muito detonado mas já comecei a restaura-lo e agora só faltam novos transformadores.

Entrei em contato com um colega do fórum(super gente boa)que intermediou a compra de um a102 para mim e ele vai poder fazer as mensurações dos dois transformadores, o de força e de saída e publicar aqui para todos. E finalmente vou poder encomendar os transformadores em um fabricante.

Por enquanto seguem fotos da transformação de um a100 que tenho em um a102: foram trocados fios, potenciômetros, luzes, partes do chassis foram adicionadas, todos os capacitores foram trocados, tanto eletrolíticos quanto de cerâmica e alguns resistores,diodos, placas envernizadas ,cabo de força .Segue a galeria com 12 imagens.

https://www.imagebam.com/view/GA43H7




Título: Re: Amplificadores Giannini : Dados Técnicos para Manutenção
Enviado por: Matec em 25 de Outubro de 2023, as 10:47:47
Esquemas Giannini                                                                                                                                     Esquemas Giannini                                                                                                                                 Esquemas Giannini            
Tenho tentado todo esse tempo fazer com que os esquemas dessa minha compilação fiquem o mais corretos possível. Graças ás contribuições de vários amigos tenho conseguido corrigir os detalhes que nem a Giannini tinha ideia de que acontecia... :D

Mas é claro que esse trabalho parece que não termina nunca... >>(:

Aqui um link para os esquemas corrigidos dos Gianninis.

https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing (https://drive.google.com/file/d/158sPHZkcWBNcDg9irLtYzpQqs6C9RR_E/view?usp=sharing)

Última atualização em 25/10/2023

 :)


SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal