Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 17:14:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedal de volume para 2 instrumentos  (Lida 4004 vezes)
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« : 23 de Agosto de 2023, as 20:28:56 »

Boa noite!

Estou procurando algum esquema ou caminhos a seguir para um pedal que tenha a entrada e saída para 2 instrumentos, que fique aumentando e diminuindo o volume alternadamente entre eles, por exemplo: quando o instrumento 1 estiver em 100% do volume, o instrumento 2 estaria com 50% (definido por potenciometro). Em um determinado período de tempo, estes valores vão se invertendo até chegar na configuração contrária. Os controles que preciso são:

VOLUME - varia entre 0% e 100% do volume que "entra" no pedal
TEMPO - o tempo em que ocorre a transição de um instrumento para outro



Não sei se me expressei bem no texto, mas na prática o que eu preciso é ter 2 guitaristas solando e ficar alternando entre eles, para tocar o seguinte solo: https://youtu.be/IH-scIRAl-Y?si=M5cgRrVda_LsFTim&t=295

OBS: não temos coordenação nem motora e nem mental para fazer no pedal de volume normal, já tentamos!  Wink

Obrigado desde já!
« Última modificação: 23 de Agosto de 2023, as 20:31:04 por fpohren » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #1 : 24 de Agosto de 2023, as 07:28:46 »

Vou dar um caminho que eu seguiria se fosse fazer esse pedal.
Eu faria com um microcontrolador que iria controlar dois potenciômetros digitais (um para cada canal de guitarra) e que de acordo com as posições dos potenciômetros de ajuste (analógicos comuns) faria as transições e alterações nos volumes dos potenciômetros digitais.

Existem várias opções de potenciômetros digitais, tanto em valores como em número de tomadas (taps) e interface de comunicação digital serial (SPI, I2C), single ou dual.  De acordo com a interface de comunicação, você escolhe um microcontrolador que tenha a mesma interface e que tenha conversores analógico-digital para ler a posição dos potenciômetros de volume e tempo.
Hoje em dia, talvez a opção mais fácil seja usar um Arduíno, seja pela facilidade de aquisição como pela facilidade de programação (vai ser mais fácil encontrar alguém para ajudá-lo se você não souber programar um) e por já ter conversores AD e as interfaces de comunicação serial.

Acredito que é possível fazer tudo analogicamente, sem uso de microcontrolador, com uso de JFETs, chaves analógicas e amplificadores operacionais, mas eu acho mais difícil.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #2 : 24 de Agosto de 2023, as 11:14:39 »

Pois é!

Pela parte da diversão, eu prefiriria montar o pedal todo analógico, porém não possuo nem de perto o conhecimento para isto, ficando dependente de uma alma caridosa para fazer o esquemático.

Nem tinha passado pela minha cabeça a ideia de fazer com o Arduíno, creio que pesquisando por ai consigo fazer tudo, a programação me viro bem.

Mas se aparecer alguma solução analógica na minha frente, esta será a que utilizarei.


Obrigado pela dica.
Registrado
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #3 : 28 de Agosto de 2023, as 16:45:28 »

Buenas

Quem sabe um jfet em série com cada entrada, mais um resistor para terra após o jfet. Para o controle utilizaria um oscilador de onda triangular ou senoidal no gate dos jfet, mas com inversão de fase em um dos jfet. Dessa forma, o transistor, dentro de certos limites, funcionaria como uma resistência variável, semelhante ao que se utiliza para o circuito de acionamento dos pedais Boss.
Simulei no multisim, com 200 Ω para terra e 1 MΩ na entrada para cada jfet, com sinal de 200 mV, e oscilador de 1,5 Vp. Obtive saídas variando entre de 50% a 100%, de forma alternada.



Espero ter ajudado.
Registrado
jplavareda
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 538

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 33


« Responder #4 : 01 de Setembro de 2023, as 18:47:56 »


OBS: não temos coordenação nem motora e nem mental para fazer no pedal de volume normal, já tentamos!  Wink


 Cheesy Cheesy Cheesy

Se os dois não têm coordenação para alterar o volume (acredito que cada um com um pedal de volume independente), por não tentar que apenas um de vocês controle o volume de ambas as guitarras com um único pedal?

Segue um esboço de esquema elétrico:



No caso, você faria um único pedal de volume com duas entradas e duas saídas independentes e poderia usar um AB box para selecionar o caminho da sua guitarra (direto para o amplificador ou passando pelo pedal de volume).

R1, R2, R3 e R4 controlam o ganho em ambos os canais. R5 e R6 devem ser dimensionados de modo que quando o pot esteja no mínimo (ou máximo), o volume de uma guitarra esteja em 50% e o da outra esteja em 100%. O Pot 1A e 1B seria um potenciômetro duplo ligado como um controle de Blend ou Mix.

Qualquer dúvida, estou por aqui!

Abraço!
« Última modificação: 01 de Setembro de 2023, as 19:04:06 por jplavareda » Registrado

Belo Horizonte - MG
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal