Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 19 de Maio de 2024, as 07:59:31


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tensão mínima dos eletrolíticos no circuito de bias do marshall plexi.  (Lida 5011 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 22 de Julho de 2017, as 17:02:58 »

Olá pessoal,

Necessitando tirar uma dúvida sobre os dois capacitores de 10uF no circuito de bias do plexi 50, qual seria a tensão mínima para eles?

Estou procurando um determinado tipo de capacitor para essa função, mas só encontro com até 90V, e nos layouts originais marshall eles indicam 100V.

Mas olhando o circuito fiquei em dúvida se eles "vêem" tanta tensão assim, será que esses de 90V aguentariam?

Abraços e obrigado.

C17 e C18:

« Última modificação: 23 de Julho de 2017, as 07:40:50 por Ferro_Velho » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #1 : 22 de Julho de 2017, as 19:39:37 »

Se você considerar o valor do trimpot RV1 de 22k, como um resistor de  22k .  Huh?
E considerar a soma de R28+R29+RV1= 93K, que geraria a maior tensão possível sobre C18.
O valor dessa tensão seria 134vDC.  Angry

Com isso o capacitor C18 teria que ser de pelo menos 160V.

Mesmo sendo excessivamente precavido, um capacitor de 10uF /160v é muito comum, e eu não veria problema em utilizar um.

 Smiley
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #2 : 22 de Julho de 2017, as 19:51:20 »

Oi Matec,

Os antigos layouts da própria marshall, aqueles com anotações à mão dos valores num quadro ao lado do esquemático, mostram o valor de 100V.

Nos clones e reedições, o valor recomendado é esse que você calculou, 160V, mas como a marshall usava 100V, achei que haveria uma folga, e o de 90V então seria viável.

O capacitor que quero nesta função é, digamos, especial.  Wink

O valor máximo que achei foi de 90V. Sad

O meu plexi esta quase no ponto de montagem, por enquanto manterei em segredo, mas ele é diferente, em breve o segredo será revelado. Shocked

Abraço.
« Última modificação: 22 de Julho de 2017, as 20:07:40 por Ferro_Velho » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #3 : 22 de Julho de 2017, as 20:24:25 »

Ops! Top Secrets!! Huh?

Veja Ferro Velho, eu pintei o pior quadro possível para esse capacitor C18.

Não acho que vá chegar nisso, e também não chega aos 90v e  sim aos 70v. Nesse caso vai funcionar

Já o C17 vai estar com a mesma tensão do Bias, então esse capacitor pode ser sem dúvidas um Special. Shocked
« Última modificação: 22 de Julho de 2017, as 20:42:36 por Matec » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #4 : 22 de Julho de 2017, as 20:42:53 »

Não dá pra ser diferente um do outro.  Cry

Eles tem que ser iguais.  Sad

Ah, 70V, agora sim.  Legal!

Comprarei então os "especiais".  Cheesy

Valeu Matec.

Neste outro pedaço de esquemático do JCM800 também indica 100V...

« Última modificação: 22 de Julho de 2017, as 20:45:52 por Ferro_Velho » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #5 : 22 de Julho de 2017, as 23:11:24 »

Ferro

Não confie nesse esquema do MHuss..
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 22 de Julho de 2017, as 23:21:13 »

Oi boss,

Não estou usando ele como referencia, apenas como reforço a informação do layout marshall original.  Legal!

Aqui o layout, os capacitores são os 2 de 10uF, C15 e C16, no quadro a direita:

« Última modificação: 22 de Julho de 2017, as 23:25:01 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #7 : 22 de Julho de 2017, as 23:47:42 »

Veja Ferro Velho, eu pintei o pior quadro possível para esse capacitor C18.
Não acho que vá chegar nisso, e também não chega aos 90v e  sim aos 70v. Nesse caso vai funcionar
Já o C17 vai estar com a mesma tensão do Bias, então esse capacitor pode ser sem dúvidas um Special. Shocked

Mas mesmo na melhor situação, que é o trimpot de 22k anulado, ainda assim sobre C18 vai ter:  320Vrms x 1,414 x (56k+15k)/(56k+15k+220k) = 110Vdc

Melhor usar capacitor de 160V mesmo.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 833



« Responder #8 : 23 de Julho de 2017, as 00:10:59 »

Mas mesmo na melhor situação, que é o trimpot de 22k anulado, ainda assim sobre C18 vai ter:  320Vrms x 1,414 x (56k+15k)/(56k+15k+220k) = 110Vdc
Melhor usar capacitor de 160V mesmo.

xformer eu segui os mesmos passos que você, porém desse modo você nunca iria conseguir os 42v que polarizam as válvulas.

O fato de ser em parte AC e em parte DC com retificação de meia onda faz com que essa conta que nós fizemos não corresponda ao real comportamento desse circuito. O valor correto dessa tensão será a metade do valor que você mostrou acima. Eu simulei os circuito no PSUD2 e com alguns "ajustes" cheguei nos valores que citei.. É interessante verificar que algo que parece tão simples, complica um pouco mais do que se espera.

 Smiley
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 23 de Julho de 2017, as 00:45:54 »

Sim, tem razão, o resistor de 220k não deixa os capacitores se carregarem rapidamente e portanto não atingem o pico.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #10 : 23 de Julho de 2017, as 07:38:00 »

Se vocês que sabem tanto acham o circuito "enganador", imagina eu.

Passei dias tentando entender se o capacitor "via" ou não "via" alta tensão.  Sad

Já comprei os capacitores "unicórnio albino, canhoto, daltônico... ".  Cheesy

Eles são padrão militar e com o dielétrico um pouco incomum, acho que vão aguentar o "tranco".  Smiley

Agora é esperar chegar e começar a montagem, em breve algo diferente nascerá.  Palmas


Abraços e obrigado, Matec e xformer.
« Última modificação: 23 de Julho de 2017, as 07:44:47 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #11 : 23 de Julho de 2017, as 11:07:14 »

Assim mesmo Danilo, eu acho este circuito de fonte de tensão negativa pra polarizar as válvulas muito ruim e que pode ser perigoso não para os capacitores, mas para as válvulas de saída. Como os capacitores vão demorar muito pra se carregarem (a constante de tempo é 220k x 10u= 2,2 segundos) e tem resistor de valor mais baixo descarregando, basta esquecer a chave de stand-by fechada que se os filamentos aquecerem a corrente nas válvulas vai ser grande, até que a tensão de polarização negativa atinja o valor correto (se atingir, segundo o Matec).

Se puder, arrume um transformador de força com um enrolamento feito pra suprir a tensão de bias negativa, na tensão adequada (40 a 60Vac) e que carregue rapidamente o capacitor de filtro sem um divisor de tensão, e assim poder retificar também em onda completa (ponte)
« Última modificação: 23 de Julho de 2017, as 12:05:18 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #12 : 23 de Julho de 2017, as 11:17:23 »

Já comprei os capacitores "unicórnio albino, canhoto, daltônico... ".  Cheesy

Ahahahahhahah esses são diferentes mesmo !
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #13 : 23 de Julho de 2017, as 12:47:50 »

E ainda é hermafrodita, boss.  Cheesy

Renato, este será um clone do plexi 50 lead, specs de 69/70, como se sabe o circuito de amplificador de guitarra típico é um pesadelo para quem pensa em hi-fi ou pura eletrônica, mas esse é um clássico e as únicas desviadas que estou dando são esses capacitores com menor tensão e o transformador um pouco diferente, é melhor que ele fique assim com as virtudes e os defeitos, wabi sabi.  Legal!

O transformador de força será de um JTM45 comprado na gringa pois o chassis é para JTM45 e ninguém conseguiu por aqui as lâminas e a calota do tamanho dele, tem um pouco mais de tensão e um pouco menos de corrente, mas tem um secundário que não será usado, o da retificadora, que no plexi são usados diodos.

Os outros ferros foram feitos pelo Guilherme da Lynxs, e o choke eu tive que "negociar" com ele pois queria com 20H e ele só deixou eu ter de 7H.  Cheesy

Vamos ver como vai ficar, mas estou confiante, os especiais (Todos eles, há mais!  Shocked) vão ser um estouro! (BUM!!!)  Cheesy Cheesy Cheesy Cheesy

Abraços.
« Última modificação: 23 de Julho de 2017, as 13:07:10 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.265

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #14 : 23 de Julho de 2017, as 16:09:12 »

Esses mojistas !  Cheesy
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal