Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 14:42:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Suprassumo - Inspirado pelo Supro 1606 e HB-2  (Lida 6224 vezes)
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« : 08 de Fevereiro de 2023, as 02:50:00 »

Esse projeto já estava na cabeça fazem anos, e só depois de alguns experimentos recentes, consegui fazer o protótipo dele funcionar corretamente.

Porém, tudo começou mesmo com o HB-2, que eu já havia tentado montar, mas sem sucesso (por erros de minha parte, não foi culpa do projeto). As peças dele ficaram de molho por muito tempo, até eu me inspirar para tentar novamente.
Dessa vez, queria algo mais simples, só com um controle de volume. E bem nesse período, foi quando vieram alguns vídeos de reviews nas minhas recomendações do Youtube do Supro Super 1606, uma versão moderna do Supro 1606 (que na verdade teve vários formatos, alguns com falante 6x9, outros 8 polegadas). Com a curiosidade atiçada, me pus a procurar mais informações sobre esse amplificador
E nas minhas buscas, vi esse artigo da Premiere Guitar sombre um exemplar desse amplificador sendo arrumado para um cliente, incluindo um esquema, e ao fim do processo, recebendo uma modificação.
Esse esquema me fez querer tentar montar um circuito inspirado nele, tão simples quanto, porém mais em conta. E a proposta do HB-2 foi a forma perfeita para fazer isso.

Então, após muitos apitos e ruídos de oscilação, cheguei ao seguinte esquema:

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

Levou mais tempo para entender que os resistores de grade da etapa de saída eram importantes do que eu gostaria de admitir... mas finalmente entendi.

E hoje, compartilho esse projeto aqui.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 09:52:12 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #1 : 08 de Fevereiro de 2023, as 09:02:53 »

Bem simples e sucinto esse projeto ! Seria legal postar um esquema com alguma das tensões esperadas em pontos chaves como na fonte por exemplo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #2 : 08 de Fevereiro de 2023, as 09:53:24 »

Bem simples e sucinto esse projeto ! Seria legal postar um esquema com alguma das tensões esperadas em pontos chaves como na fonte por exemplo

Farei isso assim que chegar em casa  Legal!

Também vou tentar trocar o resistor de catodo do estágio de saída para 47R, pois percebi que o estágio está sendo empurrado fora do ponto no volume máximo. Talvez essa alteração corrija isso.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 12:14:08 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #3 : 08 de Fevereiro de 2023, as 16:10:08 »

Esse não é o mesmo que o supro super?

Alguns anos eu tentei algo parecido, mas com a versão com tremolo (1616T) fabricado pela gretsch (6150)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)


Ele tem o mesmo estágio de entrada com o cátodo aterrado e o bias pelo resistor de grade de 6M8 (grid leak bias?), que é considerado ruim em outros fórums.
A sua modificação corrige isso.

Na época li sobre esse circuito e muitos associavam o som característico com a alta tensão de ânode e bias da 6v6.
Interessante é a falta de um divisor de tensão entre estágios. Milagre que ele não tem problemas com distorção (blocking distortion). O capacitor de 4n7 F deve ajudar de alguma forma...

Parabéns pela iniciativa!
Tem algum audio aí pra mostrar como soa?
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2023, as 16:14:25 por Thomas_h » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #4 : 09 de Fevereiro de 2023, as 07:06:01 »

Muito obrigada Thomas! E sim, o Supro Super é o modelo 1606.

Acredito que não tinha visto ainda essa montagem sua do 1616T/6150, excelente como sempre! Uma coisa interessante, todos os amplificadores da Gretsch, Supro, Oahu, National, e algumas outras marcas, eram fabricados pela Valco. Por isso alguns usam o mesmo circuito, e tem medidas de corte de custos como o catodo aterrado do 1606.

Parabéns pela iniciativa!
Tem algum audio aí pra mostrar como soa?

Por enquanto vou ter só esse vídeo aqui, estou só com um probleminha de hum quando aumento o volume do amp, e a saída parece sair um pouco do ponto de operação no volume máximo, mas dá pra ouvir o timbre dele pelo menos:
https://youtu.be/w7iSzLS0IWE
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2023, as 07:07:16 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #5 : 09 de Fevereiro de 2023, as 15:07:29 »

Eu tenho impressão que o timbre ta bem no estilo Led Zeppelin.

O ruído pode estar vindo dos cabos do transformador de força e de saída. Quanto mais curto, melhor.
Essa protoboard também não foi feita pra tensões acima de 200V, né?

Isso de o amplificador sair do ponto de operação com o volume máximo pode ser também algum tipo de ruído supersônico, ou não?
Li um artigo onde o autor explicava a razão do resistor de grade no estágio de potência. Se não me engano era sobre algum design famoso (Mesa, Matamp ou Soldano), mas até alguns fender usam. Além do resistor de grade um capacitor na ordem dos picofarads era necessário para aumentar a capacitância na entrada da válvula e formar um filtro.
Infelizmente não achei mais, só lembro que tinha uma equação pra estimar a frequência e se o circuito ia ou não oscillar...seria bem útil aqui.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #6 : 09 de Fevereiro de 2023, as 18:18:32 »

blackcorvo

Acho que o único problema que merece ter um pouco mais de atenção é sobre a oscilação com volume no máximo. Sobre o ruido eu acredito ser perfeitamente normal dadas as condições do teste ! Mas eu gostei muito do que ouvi !  Bravo
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #7 : 14 de Setembro de 2023, as 12:55:42 »

Não ando tendo cabeça (nem espaço) para trabalhar nesse projeto, mas tive um tempo livre no serviço, então resolvi fazer o layout do Supro Super 1606 original para passar o tempo.

Layout:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Link no Google Drive para a pasta repleta de referências e o arquivo do projeto feito no DIYLC:
https://drive.google.com/drive/folders/1TgIn41hioDNH7-CvfoIGfYPfNP6IvQ3O

Vocês vão observar que existem 2 variantes desse amplificador nas fotos: o com luz indicadora e porta fusível no painel, e o com fusível interno e sem a luz indicadora. Eu resolvi por fazer o segundo, porque a diferença entre as ligações me parecem ser bem óbvias, e o mais importante para se ter referência seria o resto do circuito.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2023, as 19:48:37 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal