Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 14:51:01


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: diferença de captadores piezo  (Lida 17119 vezes)
flaviobei
Visitante
« Responder #15 : 15 de Junho de 2011, as 21:55:22 »

eduardo, eu quero experimentar captadores piezo de vários tipos pro contra baixo acústico, visto que um kit cap + pré amp da K&K por exemplo passa dos $300...

pesquisei bastante sobre pré amps e estou estudando o circuito do k&k rockabilly master pra montar algo parecido, não quero só clonar ele, seria bem simples...hahaha, tenho idéia de adicionar alguns controles de tonalidade, justamente pra médios e médios graves e também pros agudos, pois esses são fracos no baixo e dão um toque especial ao rockabilly por exemplo...

todos os caps que pesquisei pra baixo acústico de rockabilly, o famoso rabecão usam piezo ou conjunto piezo + mic eletreto, sendo que esse último não me agrada, pois é um saco pra achar uma posição e um volume que não faça barulhos indesejados
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 15 de Junho de 2011, as 22:46:01 »

Oi Pessoal

No caso de instrumento acústico não seria melhor usar um microfone de eletreto? Eles são baratos, funcionam bem e não precisa de pré dedicado para corrigir curva de resposta!

Flávio, apesar de você não ter gostado do eletreto, acho que não tem muita saída em relação ao baixo. Captadores cerâmicos tem resposta em grave bem ruim. Tente usar um eletreto de maior diâmetro. Aqueles minúsculos de setenta centavos não vão responder bem. Existem captadodes maiores, com 1,5cm de diâmetro. A LeSon usava nos microfones deles.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, as 22:53:33 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
flaviobei
Visitante
« Responder #17 : 15 de Junho de 2011, as 23:02:10 »

valeu a dica eduardo, vou experimentar, pois uma das idéias é montar um produto novo, que atenda a um ramo específico, no caso o rockabilly, sou baixista de rockabilly e estou contando com a ajuda de outros baixistas do estilo.

estamos completamente abertos a possibilidades, pois como eu disse, a própria k&k fornece kits com eletreto junto com piezos..

um dos kits mais famosos, no caso o rockabilly master, conta com dois piezos, um que vai no cavalete e um que vai atrás do espelho. no pré amp são controles individuais por cap, o que dá uma liberdade bem grande ao controlar os volumes, porém, achamos que é deficiente no controle de tonalidade, pois só existe um pot de volume, sem controle de tonalidade...

a minha idéia é montar um pré amp reduzido, nos moldes do k&k, porém com um pequeno equalizador por cap, com pelo menos grave, médio e agudo

-----
na verdade o k&k tem esse circuito internamente, via trimpots, quero colocar isso externamente e melhorar a atuação deles
« Última modificação: 15 de Junho de 2011, as 23:03:58 por flaviobei » Registrado
Sandino
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 120

Obrigado
-Dado: 14
-Recebido: 27



« Responder #18 : 16 de Junho de 2011, as 08:08:04 »

Eu tenho um piezo desses de rastilho aqui em casa, já instalei na minha guitarra pra ter um so "acústico" e realmente falta um pouco de graves, mas é bem interessante os resultados.

Ah, to precisando de um esquema de pré-amp pra captadores piezo (violão, guitarra, qq um serve), p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) to usando sem amplificação nenhuma e quase nao sai som e muito ruído. Acredito que com um pre-amp até a questão dos graves resolve um pouco.
Registrado

"Se vi mais longe foi por estar de pé sobre ombros de gigantes."
Isaac Newton
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #19 : 29 de Junho de 2011, as 01:20:32 »

Ah, to precisando de um esquema de pré-amp pra captadores piezo (violão, guitarra, qq um serve), p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) to usando sem amplificação nenhuma e quase nao sai som e muito ruído. Acredito que com um pre-amp até a questão dos graves resolve um pouco.

Nao sei se te serve, ou se serve para mais alguem...
Dias atras, estava vendo alguns esquemas que tenho, me deparei com um "Processador de Intrumentos Acusticos" da Boss.
Nele tem entrada para captador Piezo e Magnetico, no magnetico tem a opçao de inversao.

Se for de utilidade posto o esquema.
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #20 : 29 de Junho de 2011, as 09:09:35 »

gramorin qualquer circuito é útil, ainda que não para alguns mas para outros pode ser,  Metaleiro
depois posta ai pra galera.
abração.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #21 : 29 de Junho de 2011, as 17:00:54 »

Entao, ai vai o esquema eletrico.
Trata-se do Boss AD-5.
Só postei a pagina que tem o circuito do pré, porque o circuito é digital, e é a unica parte que se pode aproveitar melhor.
Mas se alguem precisar do material inteiro só pedir.
Registrado

Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #22 : 29 de Junho de 2011, as 17:38:08 »

Oi Pessoal
No caso de instrumento acústico não seria melhor usar um microfone de eletreto? Eles são baratos, funcionam bem e não precisa de pré dedicado para corrigir curva de resposta!

Na verdade seria o ideal, um microfone pro instrumento acústico, na prática fica quase impossível.
Por isso são usados piezos em quase todos os sistemas de captação de som de instrumentos acústicos, violões, baixos, etc.

O microfone teria que ser posicionado onde o som do instrumento tivesse sua melhor propagação, ou seja, do lado externo, e isso fica muito difícil. Em gravações e programas de tv isso é feito, se você assistir o Sr Brasil na Cultura, a maioria faz isso, microfoninho tipo lapela numa haste, posicionado na boca do violão. É o melhor, mas num palco, bar, etc, é muito ruim de posicionar, timbrar, dá microfonia, etc. Nem vou citar o Flavio slepando o baixolão rockabilly com um treco desse pendurado na frente, ia ficar lá uns 3 seg, e ele iria ficar de saco cheio de ficar arrumando o troço.

Já do lado de dentro a coisa é ainda pior, você vai pegar um som abafado, estranho (imagina uma cantora de ópera dentro de uma caverna) e terá mais microfonia ainda.

Alguns preamps muito caros tem um sisteminha que mescla o som do piezo com o som de um eletreto que fica dentro, junto com o circuito. Mas são caros.

Os melhores sons que eu já consegui em violões eletrificados foram com esses piezos redondinhos, alguns bem posicionados por dentro do instrumento, pra atingir as áreas das cordas graves, agudas e na parte média, um pouco mais afastados. O pré também manda muito, ali você consegue filtrar as frequências que você precisa.
Registrado

Salto - SP
samuelluthier
Visitante
« Responder #23 : 29 de Junho de 2011, as 17:50:38 »

é gramoriné um circuitinho meio complexo em, hehehe, vai dar pra mim não, tenho que estudar muito pra conseguir fazer um treco desses. hehehe.
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #24 : 29 de Junho de 2011, as 20:00:44 »

Samuel, na verdade a parte do pre é pequena e simples.
É apenas a parte do começo, da entrada mesmo.
Envolve um FET e 1 CI, e alguns outros componentes.
O restante ja é parte do circuito do Processador de sinal.
Se nao for de muita pressa, e se ninguem fizer, eu posso fazer um layout para a parte do circuito.

Depois do que o Fernando esclareceu, dei graças por nao tocar instrumentos acusticos...

Mas sei que a microfonaçao de violoes é complexa.

Se nao me engano, o Tuco Marcondes, usa um microfone posicionado sobre o braço.
Desta forma ele menciona ser melhor o resultado.
Registrado

samuelluthier
Visitante
« Responder #25 : 29 de Junho de 2011, as 22:45:28 »

pocha gramorin é muita gentileza de sua parte se propor a fazer o layout, não vou nem falar nada, p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) nem sei se vou poder montar esse pré, mas ele é interessante pois da pra usar tanto os caps magnéticos quanto os piezos.
ainda vou aprender a mexer no eagle, ai não vou mais ficar pentelhando o pessoal, hehehe.

quanto questão do microfone em instrumentos acusticos, sim essa é melhor forma de se captar o som do instrumento, pois se ouve o som real do instrumento, ja o piezo apesar de ter prés de algumas marcas que são muito bons, sempre há perdas de frequencias.

Registrado
Fernando Bello
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.669

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 82



« Responder #26 : 30 de Junho de 2011, as 15:15:22 »

Realmente, amplificar o som de um instrumento acustico, principalmente em aplicações ao vivo é bem difícil. Envolve captar o som do instrumento de forma a aproveitar o melhor do instrumento, madeira, timbre, e adequar ao espaço que se tem, se for ao ar livre então é uma arte.

Pra gravação já é mais possível, já que você tem como refazer alguma coisa. Você pode, por exemplo posicionar mais de um microfone. Eu já vi um doido gravando um violão de nylon usar 5 mics, 2 próximos a boca do violão, 1 próximo a escala, 1 mais afastado e um na ambiência.

[modo "analogias do Eduardo on" (eu nunca vou cansar de fazer isso...)]

O piezo é "leite condensado". Quando você quer fazer alguma batida e não sabe bem o que misturar, taca leite condensado, não é a melhor coisa do mundo mas agrada a maioria.

[modo "analogias do Eduardo off"]  Grin
Registrado

Salto - SP
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 528


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 30 de Junho de 2011, as 19:04:43 »

Oi Bello

[modo "analogias do Eduardo on" (eu nunca vou cansar de fazer isso...)]

Como é bom ser reconhecido pelo estilo!  Grin

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal