Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 01:18:20


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O meu primeiro Hi-Fi valvulado.  (Lida 34325 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 01 de Setembro de 2017, as 20:05:37 »

Só não sei se vale a pena comprar componentes excelentes e caros pra no final obter um amplificador que conceitualmente vai ter um nível de distorção harmônica de 3% ou mais (e portanto fora da classificação "high fidelity"), causados pela inerente não linearidade da KT88. Em configuração SE mesmo em ultra linear usando pentodos, é difícil conseguir distorções abaixo de 1%, seja com a KT88 ou a EL34. Elas são melhores em configuração PP em classe AB.  Basta ver as curvas de transferência das válvulas pra perceber a falta de linearidade (da KT88 eles nem publicaram nas datasheets, pra não assustar muito   Cheesy ) em modo UL e principalmente em modo pentodo. 
O melhor jeito em SE é tentar usar em modo triodo, mas ainda longe do desempenho dos triodos puros.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cobalto777
Visitante
« Responder #31 : 01 de Setembro de 2017, as 20:15:54 »

ferro velho... https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1641570109200067&set=a.914768845213534.1073741841.100000412826021&type=3&theater  Afro
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #32 : 01 de Setembro de 2017, as 20:17:49 »

Oi Renato,

O que tenho comprado não é nem de longe o que é considerado top nesse mundo de "doidiófilos".  Cheesy

Não quero nem levar isso da mesma maneira que levo a parte de guitarra, com mojismo, aqui é só para fazer direito.

E 3% de distorção é pouco, colocarei um tube screamer na frente dele para empurrar esta distorção mais pra cima. Cheesy

Abraço.

Esse é o teu cobalto? (ou Don Gonzalo Guerrero!)  Smiley


Uma modificação que farei será colocar duas válvulas no pré, cada uma usando só um triodo.
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 20:21:36 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #33 : 01 de Setembro de 2017, as 20:24:40 »

O que tenho comprado não é nem de longe o que é considerado top nesse mundo de "doidiófilos".  Cheesy
...
E 3% de distorção é pouco, colocarei um tube screamer na frente dele para empurrar esta distorção mais pra cima. Cheesy

Então, ter os componentes bons pelo menos não vai piorar a coisa, mas remediar e consertar a coisa eles não vão. 
Mas se você está consciente da limitação e se contenta com o que vai obter, então boa diversão e montagem, que talvez seja o que importa.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cobalto777
Visitante
« Responder #34 : 01 de Setembro de 2017, as 20:26:57 »

  Smiley sim,é o meu ferro velho!!! abração!!! Head Banger
« Última modificação: 01 de Setembro de 2017, as 20:28:49 por cobalto777 » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #35 : 01 de Setembro de 2017, as 20:34:36 »

Citar
Mas se você está consciente da limitação e se contenta com o que vai obter, então boa diversão e montagem, que talvez seja o que importa.

É isso.

Em algumas áreas eu me contento com algo simples, e hi-fi não é a minha onda, só quero um legal para escutar Miles Davis Kind of Blue, o réquiem de Wolfie e a paradinha de Anitta. Legal!

Citar
  Smiley sim,é o meu ferro velho!!! abração!!! Head Banger

Beleza Cobalto, também com as JJ.  Legal!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #36 : 02 de Setembro de 2017, as 07:33:34 »

Só não sei se vale a pena comprar componentes excelentes e caros pra no final obter um amplificador que conceitualmente vai ter um nível de distorção harmônica de 3% ou mais ...

Oi Renato

A explicação é meio simples. Você já viu aquelas feiras de relógios suíços mecânicos? Usam os melhores e mais preciosos materiais. São esculturas em movimento que hipnotizam. Cada relógio consome vários meses, até anos, de trabalho do relojoeiro e são vendidos por pequenas fortunas.

Tudo isso para ter uma precisão que não vai além de uns segundos por dia. Marca facilmente superada por um relógio a quartzo que se compra na feira por R$10,00.

Fica claro que quem compra um relógio desses não está preocupado em ver as horas, assim como nosso amigo não está preocupado com a distorção do amplificador, mas com a satisfação de ouvir algo que ele próprio construiu e com as histórias que poderá contar sobre sua saga!

Da minha experiência recente, certamente não vou montar uma indústria de galvanização com vinagre. Nem uma planta de reciclagem de percloreto de ferro. Esses processos são inviáveis economicamente. Nem pretendo ganhar a vida reformado parafusadeiras ou aspiradores de pó. O tempo que eu perdi nessas manutenções certamente pagaria peças novas. Mas o que aprendi e estudei para conseguir fazer essas coisas tem muito valor pra mim.

Quando o Ferro_Velho tiver seu amplificador montado, terá algo muito mais valioso que a soma das partes que ele juntou. Mesmo que não funcione!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #37 : 02 de Setembro de 2017, as 11:40:20 »

Citar
Mesmo que não funcione!

Estavas indo tão bem Eduardo... Sad    Cheesy

Mas é isso mesmo, a satisfação de fazer o próprio brinquedo.

Como disse no começo, não queria algo complicado, e sei que essa estória de audiofilia é um poço sem fundo de detalhes e filigranas e egos projetados nas ondas sonoras, então só quero algo que não passe vergonha e nem me deixe chateado por ser ruim.

Devagar, já abri mão das válvulas nos, nib, edb com controle de tração... e optei por válvulas de produção recente, também já deixei de lado os fios de prata pura e a solda feita de "pubianos de virgens albinas libanesas", etc.

E o amplificador é mais simples que o fuzz do Bertola, se eliminar a fonte, que vai até o resistor de 47K, o que sobra para soldar nos soquetes são um capacitor e um resistor por válvula, além do capacitor de acoplagem e o seu resistor de 470K pro terra que fica entre as válvulas, todo o resto ficará a volta do transformador de potência e da 5U4GB, fonte portanto.

É incrível como é simples o danado, para quem estava acostumado aos circuitos marshall para guitarra...

E como são poucos componentes, capricharei onde for possível.

Inspirem-se!  É por isso que eu "me amostro" tanto, para dar um empurrão e fazer vocês fazer também, do jeito que der pra fazer. Wink

 Legal!



« Última modificação: 03 de Setembro de 2017, as 06:30:18 por Ferro_Velho » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #38 : 05 de Setembro de 2017, as 06:40:39 »

Citar
Mesmo que não funcione!

Estavas indo tão bem Eduardo... Sad    Cheesy

Mas no fundo é isso! Um amigo líbio me ensinou um ditado beduíno que diz "Antes o companheiro de viagem que o destino". Mesmo que se chegue no lugar errado, se a companhia for boa, a viagem será gratificante!

Eu aprendi mais nas minhas montagens que deram errado que nas que deram certo de primeira.

E amplificadores de áudio são bem "pelados" se comparar com os de guitarra.

Dica: na fonte, use filtro com indutor.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #39 : 07 de Setembro de 2017, as 13:24:21 »

a paradinha de Anitta. Legal!

Ahahahahah isso não se escuta.. Você está usando o sentido errado hahah parei !!!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

-----
Eu aprendi mais nas minhas montagens que deram errado que nas que deram certo de primeira.

Esse é o verdadeiro aprendizado !!
« Última modificação: 07 de Setembro de 2017, as 13:30:41 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #40 : 07 de Setembro de 2017, as 13:42:12 »

Oi bossman,

Estou curioso para saber como fica num hi-fi valvulado.  Cheesy

Mas o plano é mesmo ter uns poucos (bem poucos) CDs para desfrutar do brinquedo, e as duas primeiras opções são verdadeiras, o Réquiem de Mozart e o álbum Kind of Blue (e mais uns poucos) são obras divinas que merecem um valvulado.

Abraço.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #41 : 11 de Setembro de 2017, as 11:32:12 »

Brincando de copiar e colar com o paint, modifiquei o esquemático para ficar como vejo o layout.

Abraços.

                                                           





EDIT: A Mult cancelou a ordem, tinha mas acabou.
« Última modificação: 15 de Setembro de 2017, as 14:42:29 por Ferro_Velho » Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #42 : 11 de Setembro de 2017, as 17:55:54 »

Ferro, cadê o resistor de placa do triodo??
Registrado
A.Sim
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.227

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 353



WWW
« Responder #43 : 11 de Setembro de 2017, as 19:08:58 »

Olá.

Filtros de +B left / right com desempenho marginal. A frequência de corte deles é apenas 22,5 Hz. Remover os indutores de 5 H e colocar em seu lugar resistores de 47 k ( fcorte = 0,34 Hz, bem mais eficientes ).

Se os capacitores de polipropileno estão sendo usados para melhorar alguma coisa, eles devem ser usados nas posições 100u/16, 220u/160 e 0,22u/630.
« Última modificação: 12 de Setembro de 2017, as 08:33:48 por A.Sim » Registrado

Transformadores Schatz
...The bitterness of poor quality [transformers] is remembered long after the sweetness of today's funny gadgets low price has faded from memory... (obsoletetellyemuseum)

- pelo retorno do tópico "Chinelagem" !
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.263

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #44 : 11 de Setembro de 2017, as 19:47:07 »

Ferro, cadê o resistor de placa do triodo??

São os dois resistores de 47k 2W na parte da fonte.

-----
Olá.

Filtros de +B left / right com desempenho marginal. A frequência de corte deles é apenas 22,5 Hz. Remover os indutores de 5 H e colocar em seu lugar resistores de 47 k ( fcorte = 0,34 Hz, bem mais eficientes ).

Aí talvez tenha de recalcular o ponto de polarização (mudar o resistor de catodo) pois a queda de tensão sobre o novo resistor de 47k (além do de placa que também é 47k) vai reduzir muito a tensão de placa.
« Última modificação: 11 de Setembro de 2017, as 19:52:49 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 2 [3] 4 5 ... 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal