Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 14:23:57


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Faça seu corrosivo em casa!  (Lida 31733 vezes)
EddieTavares
Visitante
« Responder #15 : 28 de Fevereiro de 2011, as 15:02:46 »

flaviobei, ops.. acho que não tinha entendido muito bem.

Acrescentando.

Uma vez caiu ácido sulfurico no braço de um dos operadores, o local foi limpo com papel toalha que rapidamente se desintegrava, então o cara foi pro chuveiro, nesse momento o restante do ácido se dilui, o cara gritava igual criança.

Se alguém tiver contato com ácido, tem que lavar o local com muita água, e tomar cuidado com a higiene, porque a pele da mão é menos sensível que as mucosas, logo, se você tiver contato com ácido na mão, pode não sentir nada, mas se por acaso tiver contado com olhos, boca ou genitais, pode ser bem disconfortável.

Outro ponto a ser levado em consideração, é que muitas pessoas tem alergias a alguns ácidos, muitas vezes não esses vendidos, mas aos ácidos gerados pelas reações como o ácido fluorídrico, fluorsilícico, cloroso e outros...
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #16 : 28 de Fevereiro de 2011, as 18:38:07 »

Oi Eddie

Não vejo onde você possa estar criando polêmica! É bom ter alguém com conhecimento no campo para poder trocar ideias. Por formação eu sou engenheiro civil, mas fiz boa parte do curso junto com uma turma de química. Peguei gosto pela coisa!

O ácido sulfúrico é uma das substâncias mais versáteis e úteis da indústria! De acordo com a concentração seu comportamento varia muito! Tenho um certo xodó por ele!

Se alguém tiver contato com ácido, tem que lavar o local com muita água, e tomar cuidado com a higiene, porque a pele da mão é menos sensível que as mucosas, logo, se você tiver contato com ácido na mão, pode não sentir nada, mas se por acaso tiver contado com olhos, boca ou genitais, pode ser bem disconfortável.

Pois foi o que eu disse, se um pingo cair nos olhos, você fica cego! Na concentração de 32% o risco de queimadura na pele é pequeno, mas não quer dizer que não exista! Nas mucosas, até suco de limão arde como o inferno!

Ácidos fortes são perigosos! Seja sulfúrico, clorídrico ou nítrico. Dentre os três, eu acho o sulfúrico DILUÍDO a 32% menos perigoso que os outros na mesma concentração.

Eu faço minhas placas com percloreto de ferro. Estou buscando formas ainda menos agressivas de atingir o mesmo objetivo. Acredito que o ácido acético seja um bom caminho.

Abraços

Eduardo
« Última modificação: 28 de Fevereiro de 2011, as 18:45:59 por Eduardo » Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
flaviobei
Visitante
« Responder #17 : 28 de Fevereiro de 2011, as 19:06:33 »

to acompanhando atentamente suas postagens e experiências eduardo, afinal, fazer as placas, com a mesma qualidade, num custo menor e ainda de uma forma mais ecológica é a melhor coisa do mundo!!!
Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #18 : 01 de Março de 2011, as 14:07:12 »

Pessoal

Bom... acredito que alguém ja tenha pensado nisto, tem um processo chamado galvanoplastia que é usado na indústria para cobrir metais com outros metais, como é o caso das chapas galvanizadas, torneiras cromadas, peças de carro e uma infinidade de outras coisas.

O processo inverso existe simultaneamente, ou seja, no outro eletrodo, o metal é desgastado.

Funciona do seguinte modo: Uma cuba contem uma solução do sal do metal a ser corroido/depositado que compõem os 2 eletrodos.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/b6/Copper_electroplating.svg

O sal você pode conseguir reagindo o acido sulfurico com peças de cobre, a fonte deve ser de corrente continua bem baixa (acredito que não mais que 0,5v) e amperagem bem alta, o que acelera o processo, se bem que o processo normalmente tem melhores resultados quando ocorre lentamente.

Ainda existe a possibilidade de recobrir suas placas com outros metais como a prata ou o próprio estanho.

Faz tempo que queria fazer algo nesse sentido, mas o trabalho que daria montar essa fonte meio que engessou a idéia, se alguém quiser dar continuidade, fique a vontade...

Abraço.
Registrado
Jairo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131


É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem


« Responder #19 : 01 de Março de 2011, as 14:10:25 »

Nesse link o cara ensina a dar um banho na placa;

http://www.py2bbs.qsl.br/banho_estanho.php
Registrado

Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
EddieTavares
Visitante
« Responder #20 : 01 de Março de 2011, as 14:53:37 »

Jairo

Caraca, perfeito!

A minha idéia seria usar o mesmo material para corroer as placas, adaptando um pouco o processo, o eletrolito teria que ser um sal de cobre.

Note que o estanho é corroído no outro eletrodo.
Registrado
norverto
Visitante
« Responder #21 : 03 de Março de 2011, as 20:31:39 »

pessoal a parte de deixar a solução de vinagre com agua oxigenada cair na palha de aço serve para renovar a solução depois de muito uso ou pode ser feita apenas para tornarmos essa solução mais eficaz a corroer placas?
Kuanto tempo é ke o acetato férrico proveniente desse processo demora para corroer um placa?

Registrado
plautz
Visitante
« Responder #22 : 03 de Março de 2011, as 22:59:40 »

pessoal a parte de deixar a solução de vinagre com agua oxigenada cair na palha de aço serve para renovar a solução depois de muito uso ou pode ser feita apenas para tornarmos essa solução mais eficaz a corroer placas?
Kuanto tempo é ke o acetato férrico proveniente desse processo demora para corroer um placa?

Pai nosso que estais no céu.....

"4 - Todos os usuários devem seguir regras básicas da internet, a saber:
4.1 - NÃO enviar mensagens escritas usando apenas maiúsculas, pois na internet esta forma de escrita significa que a o emissor da mensagem está gritando.
4.1.1 - As mensagens devem ser redigidas obedecendo as regras do português.
4.1.2 - Não deve ser utilizado o "internetes", sob nenhuma hipótese, salvo no fórum "Off Topic". Caso o usuário seja iniciante e incorrer neste erro, sua mensagem será editada por um administrador, sem aviso, e o mesmo será notificado sobre a infração.
4.1.3 - De igual sorte, estão proibidos termos com "funcionar", "testano" e correlatos, excetuando-se no fórum "Off Topic".
4.1.4 - Devem ser evitadas gírias locais, devido a extensão do Brasil e da abrangência do site."
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #23 : 04 de Março de 2011, as 07:36:00 »

pessoal a parte de deixar a solução de vinagre com agua oxigenada cair na palha de aço serve para renovar a solução depois de muito uso ou pode ser feita apenas para tornarmos essa solução mais eficaz a corroer placas?
Kuanto tempo é ke o acetato férrico proveniente desse processo demora para corroer um placa?

1- Você está misturando os assuntos de dois posts distintos. Neste processo não vai água oxigenada.
2- Leia com mais atenção os Posts pois está tudo lá
3- Olha o português! Pontuação não é enfeite e em nossa lingua não tem K.
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
norverto
Visitante
« Responder #24 : 04 de Março de 2011, as 14:49:03 »

Desculpem Sad
Eu sou português. Normalmente aqui por portugal, quando estamos a falar com alguem por mensagens instantaneas ou a postar algo num forum não costumamos dar muita importância á forma como escrevemos. Acreditem não sou dos piores.
Mais uma vez peço desculpa.
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.06 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal