Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 04:10:13


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: duvida sobre tintas fotosenssiveis (uv solder mask).  (Lida 4278 vezes)
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« : 01 de Outubro de 2013, as 09:45:18 »

Senhores comprei uns tubinhos daquela solder mask uv no ebay, e tenho algumas duvidas a respeito de sua ultilidade:

1 - ele serve pra fazer placas? Usando como tinra fotosenssivel?

2- tem como diluilo em algum tipo de solvente? Pra ser usado com aerografo, ou compressor?

3 caso haja possibilidade de usar pra revelar placas, qual o produto deve ser usado apos o tempo de cura para q nao aeja removido tambem a tinta que repreaentara as trilhas?

Desde ja obrigado.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
guitar_luthier
Visitante
« Responder #1 : 01 de Outubro de 2013, as 09:57:34 »

Marcos Kb, me parece que tem pessoas aqui no fórum que usam essa tinta. Eu só uso Easypcb diluo ela com acetona e aplico no aerografo, o resultado é fantástico! não veio manual? já procurou no tube? faça um teste com pequenas quantidades. Boa sorte!
Registrado
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #2 : 01 de Outubro de 2013, as 14:13:05 »

Senhores comprei uns tubinhos daquela solder mask uv no ebay, e tenho algumas duvidas a respeito de sua ultilidade:

1 - ele serve pra fazer placas? Usando como tinra fotosenssivel?

2- tem como diluilo em algum tipo de solvente? Pra ser usado com aerografo, ou compressor?

3 caso haja possibilidade de usar pra revelar placas, qual o produto deve ser usado apos o tempo de cura para q nao aeja removido tambem a tinta que repreaentara as trilhas?

Desde ja obrigado.
Olá,
Respondendo:
1 - (eu não testei com este propósito mas sei que funciona) http://dutraleo.wordpress.com/2013/03/17/pcb-com-tinta-para-mascara-de-solda/ e http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=531.285
2 - esta tinta do ebay eu nunca diluí, mas você pode tentar com óleo de banana ou acetona.
3 - se for a tinta do ebay a cura é feita pela lâmpada UV(tempo está no link acima) não necessita de aquecimento.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 14:14:42 por deathbr » Registrado
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #3 : 01 de Outubro de 2013, as 20:44:20 »

ola a todos e obrigado pela disposição, mas acho que me expressei mal na terceira pergunta, a duvida e a seguinte, quando for expor a luz UV tem que se usar o layout negativo não é mesmo? depois é so jogar no percloreto? não precisa remover uma parte da tinta?
desde já  obrigado.
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
guidirestraits
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 139

Obrigado
-Dado: 31
-Recebido: 25



« Responder #4 : 02 de Outubro de 2013, as 09:03:09 »

Amigo eu uso esta tinta para fazer a mascara eu faço o seguinte passa a tinta coloco um plástico por cima e tiro toda a bolha de ar ate ficar liso, depois eu coloco o fotolito por cima e deixo 35 minutos na luz uv, depois limpo com thiner o excesso.
Você esta querendo usar ela também para fazer placas nunca usei ela dessa maneira, mas acredito que depois de curar a tinta na luz uv e só limpar o excesso com thiner e colocar pra corroer. 
Registrado
Moska
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 514

Obrigado
-Dado: 34
-Recebido: 117



« Responder #5 : 02 de Outubro de 2013, as 10:39:55 »

Sim da pra usar, para fazer as placas pra remover você tem que usar removedor pastoso.
Bom é só da uma linda no tópico que o deathbr postou nos post mais pra frente tem umas dicas minha.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado

Não Existes Trabalho ruim,ruim é ter que Trabalhar
Marcos Kb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 594

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 41


Ele E A vErDade Que LiBeRtA!!!


« Responder #6 : 02 de Outubro de 2013, as 14:35:20 »

valeu galera! vocês sãoshow de bola! agora vou dar uma garimpada no topico do deathbr e logo logo começar os experimentos hehe, um abraço a todos qualquer duvida volto pra retirar! Wink
Registrado

Tudo CoOpEra ParA o Bem DaquelEs que O amaM.
deathbr
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 414

Obrigado
-Dado: 50
-Recebido: 34



« Responder #7 : 02 de Outubro de 2013, as 16:41:45 »

Sim da pra usar, para fazer as placas pra remover você tem que usar removedor pastoso.
Bom é só da uma linda no tópico que o deathbr postou nos post mais pra frente tem umas dicas minha.

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Esta do removedor pastoso eu não conhecia, tenho dificuldades de remover a tinta quando a cura ultrapassa os 20 min, vou tentar com este removedor.
E Moska essas suas placas são perfeitas, difícil fazer a mascara de solda de forma tão uniforme.
Abraços!!
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal