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Autor Tópico: dica para placas feitas com papel couche  (Lida 37577 vezes)
Ferro_Velho
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« Responder #45 : 14 de Abril de 2013, as 17:28:17 »

Como prometido, segue a imagem da placa do Corvo Nero.

Não ficou boa, é aquele negócio, quando queremos mostrar
a qualidade é justamente quando fica ruim.

Apliquei muita pressão no ferro de passar e um pouco de toner
a mais.

Borrou um pouco no lado da válvula, mas vai servir.

Mas em algumas partes como no "www.handmades.com.br" da
para se ver que com mais prática se consegue um bom resultado.

Esta placa contem um erro, foi postada apenas para demonstrar
o método de manufatura da mesma.






Abraços.
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, as 21:52:08 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #46 : 15 de Abril de 2013, as 07:21:16 »

Ola pessoal,fiz minhas placas esta semana com papel couche(150 g). Acho que borrou um pouco sim.. mas ate que ficou de boa qualidade...só nao sei como postar as fotos.. podem ajudar?
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« Responder #47 : 15 de Abril de 2013, as 09:31:57 »

Obrigado Ferro Velho, minha impressora deve chegar essa semana, vou tentar me aprimorar nesse método. Acho que com um pouco de prática eu consigo fazer a transferências dos meus layouts que tem plano GND e qualquer erro pode dar dor de cabeça. Obrigado amigos.  Palmas
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Ferro_Velho
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« Responder #48 : 15 de Abril de 2013, as 10:08:52 »

mephisto, a grande vantagem deste método (impressora laser + papel de etiquetas)
é a praticidade de fazer suas impressões em casa mesmo e a facilidade de transferência
do toner com o papel de etiquetas.

Além do papel sair fácil-fácil depois de apenas uns dois minutos na água e sem deixar
resíduos.

Para um bom resultado é necessário pegar a manha da quantidade de toner aplicado
no papel pela impressora, do calor necessário do ferro, da pressão e do tempo.

Quem quiser fazer placas em maior quantidade e com um nível de qualidade mais alto,
eu aconselho ler aqui no HM mesmo sobre a laminadora, que vai dar um padrão de
qualidade muito bom de maneira constante.

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?page=lam_pci


Dois detalhes, primeiro use sempre toner de qualidade, e segundo, depois da corrosão
use acetona para retirar o toner da placa, eu usava o lado verde das esponjas de lavar
louça mas os detalhes mais finos, como as letrinhas, ficam muito gastos no esfrega-esfrega
da esponja.

Abraço.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, as 10:12:37 por Ferro_Velho » Registrado
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« Responder #49 : 18 de Abril de 2013, as 21:11:27 »

Chegou minha impressora, agora é só alegria, me assustei com a resolução que consegui fazer com a transferência usando um couche com 180 de gramatura. Essa placa ai não perde pra FastPCB não. O que acharam?
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« Responder #50 : 18 de Abril de 2013, as 21:18:37 »

Se você for fazer muitas placas, pense no futuro em fazer uma Laminadora.
Esta semana finalizei a minha cara fica um espetaculo a transferência to muito satifeito com o valor que gastei com ela e os resultados.

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« Responder #51 : 18 de Abril de 2013, as 21:22:38 »

Chegou minha impressora, agora é só alegria, me assustei com a resolução que consegui fazer com a transferência usando um couche com 180 de gramatura. Essa placa ai não perde pra FastPCB não. O que acharam?

Perfeita a placa.
« Última modificação: 23 de Abril de 2013, as 00:06:11 por Plautz » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
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« Responder #52 : 18 de Abril de 2013, as 21:36:25 »

Obrigado, achei interessante que não borrou, antigamente quando eu fazia borrava o toner, fica praticamente igual ao que está impresso. Fiz outra agora com alguns escritos pequenos e ficou perfeito. Acho que é porque estou usando uma camada normal de toner e não uma grossa.
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« Responder #53 : 18 de Abril de 2013, as 22:33:18 »

depois da corrosão use acetona para retirar o toner da placa, eu usava o lado verde das esponjas de lavar
louça mas os detalhes mais finos, como as letrinhas, ficam muito gastos no esfrega-esfrega
da esponja.

E eu que uso bombril? kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Se bem que nunca tive problemas nessa parte, não...
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« Responder #54 : 18 de Abril de 2013, as 23:00:46 »

Já usei lã de aço também, mas comia alguma partes mesmo, dai passei a usar um pouco de álcool isopropílico.
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« Responder #55 : 22 de Abril de 2013, as 20:19:40 »

Bom, consegui com a técnica que falei linhas mais finas que 1 mm (um milímetro). A técnica não faz com que o tonner fique frágil e pelo contrário, não tomo cuidado para tirar o excesso de papel e "sento o dedo" na hora de tirar. Algumas partes que fico com receio, mas até agora parece que segura bem, inclusive para tirar com bombril fica difícil tmb!

Vou ver se consigo fazer uma placa amanhã para o Arduino Mega apenas para vocês terem uma idéia. Me cobrem amanhã por favor. Hoje estou negociando uns pedais em tatuagens ehhehe...







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Demorou mais chegou. A imagem foi de tablet e não sei se vocês vão perceber, mas cabem quase 3 linhas em cada milimetro (contando com as linhas) ou duas entre os espaços. A corrosão ficou perfeita, mas como anoiteceu, ficou muito turvo. O processo começou cerca de 17h.

Dificuldades com linhas finas que encontrei:

* Ferro de solda de 60º não dá! (isso eu já sabia, mas o meu de 40 tá com o bico ruim e o de 20 queimou).
* O perfurador não pega bem com pinos pequenos (isso era óbvio, mas não tinha outra escolha e se é difícil achar peças aqui do tamanho normal, o que dirá smd).
* Se demorar muito para corroer, a trilha mais fina vai embora!
* Dificuldade para retirar o tonner depois de corroído (para mim é vantagem porque eu deixo o tonner e aplico verniz por cima porque acho que fica mais bonita a placa, mas quem usa spray verde isso pode ser uma desvantagem, já que não sai completamente do cobre.

VANTAGENS:

* Qualquer tonner recarregado que testei funcionou
* Uso de papel sufite comum A4 (esses que todos usam para imprimir currículo)
* Fica bem fixo na placa e não precisa de muita frescura e nem passar vários minutos alisando a placa para o papel sair.
* Pouco tempo para prender na placa


PS: Não precisam tirar onda ou criticar. Eu mesmo percebi que o que coloquei acima seria lógico que não daria certo. Se tiverem dicas para outras vezes, vai ajudar.

Vamos às imagens:







Se alguém se interessar, posso fazer um tutorial ou algo do tipo. Basta dar a dica, mas tô vendo que o da galera ficou muito bom também...

Só para terem uma idéia, essas linhas passam pelo meio dos pinos do arduino mega.

Abraços e boa sorte.
« Última modificação: 24 de Abril de 2013, as 08:10:08 por designermx2 » Registrado
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« Responder #56 : 25 de Abril de 2013, as 14:06:00 »

Seria legal postar imagens antes e depois da corrosão! No mais estão muito boas Legal!
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« Responder #57 : 25 de Abril de 2013, as 18:07:46 »

Está usando o ferro de passar roupa bem quente, moderado ou bem morno? Qual a opção de papel na hora da impressão? Está passando o ferro com muita pressão e quantos minutos com ele mais ou menos? Legal, ficaram perfeitas as placas. Eu consegui também chegar perto disso com placas pequenas, mas com maiores deu um errinho ali e outro aqui. Abraços.
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« Responder #58 : 25 de Abril de 2013, as 20:32:36 »

Seria legal postar imagens antes e depois da corrosão! No mais estão muito boas Legal!

Deixa eu ter mais um tempinho livre que fotografo o resultado depois da corrosão. Mas não vai ver muita diferença porque eu não retiro o tonner. Acho mais bonito ela com trilhas pretas e raspo apenas a parte do componente. Passo um verniz e pronto.

Está usando o ferro de passar roupa bem quente, moderado ou bem morno? Qual a opção de papel na hora da impressão? Está passando o ferro com muita pressão e quantos minutos com ele mais ou menos? Legal, ficaram perfeitas as placas. Eu consegui também chegar perto disso com placas pequenas, mas com maiores deu um errinho ali e outro aqui. Abraços.

Então, o papel que uso é o sufite A4 de 75mg, não demoro muito, passo ferro até o segundo disparo dele desligar (pouco mais de um minuto). Pressão moderada (Não forço muito) e a temperatura é no máximo. O único segredo (antes sempre tinha imperfeição nas minhas placas), é o fato de dar um pequeno banho de percloreto quente antes de passar o bombril e transferir e na hora de remover, coloco um pouco de vinagre do roxo com sabão e água gelada na hora que acabo o processo (com a placa ainda quente), porém na impressão eu coloco Prores 1200 e papel eu escolho transparência, onde a impressora "entende" que o insumo é um polímero e passa muito rápido pelo fusor, talvez diminuindo a aderência do tonner. São  apenas esses 3 segredos.

Notei que o vinagre na mistura faz o papel "inchar" onde não tem tonner e facilita a remoção. Essa combinação foi muito modificada e testada com várias coisas, desde água sanitária, até soda cáustica, tinner, acetona, todos os métodos que vi aqui foram testados e lidos cuidadosamente. Essa foi a melhor para a minha realidade e depois disso não perco mais nenhuma transferência. Procuro ainda melhorar porque penso em transferir para alumínio para fazer paine de amp, pedais, etc... não queria usar o washtransfer ou afins p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) para mim sai muito caro a importação.

Quanto à pressão, esqueci de comentar. Aplicar muita não prejudica e pouca até funciona, mas pode correr o risco de não transferir a borda. Fui suavisando até chegar na pressão que uso hoje.

O tamanho exato dessa placa é de 12cm x 7cm (salvo engano são 7,6cm).

Acredito que essa técnica funcione para placas maiores. Essa do exemplo foi do shild que estou fazendo do arduino para uma controladora (tetra a octoswitch), onde vi o daqui do forum e notei que não poderia ajudar no desenvolvimento com pic (falta de conhecimento) e estou fazendo com arduino, onde usa cartão SD para armazenar dados no XML e leitor LCD com falante de PIEZO. O projeto está com metrônomo funcionando e configurável (estou estudando a possibilidade de tap tempo), bancos programáveis com letras grandes (já funcionando). Além disso pretendo usar confirmação de mudança de pachs e número de presets configurável, ou seja, quando eu liberar o arquivo Hex, quem quiser montar com 4 presets (mínimo) pode usar tranquilamente, até 8. Os bancos estarão funcionando inicialmente até a letra H, mas tenho material para montar até a letra Z e será numa versão futura. O projeto ainda não chegou a 30%, mas já vejo como promissor e de custo relativamente baixo, onde hoje você compra um Arduino mega por 75 Dilmas e temos lcd de 20 reais. o resto pode ser como eu fiz, sucata de notebook!

Assim não fico discutindo em outros tópicos sobre sugestões de melhoria e as pessoas terão opções no que diz respeito a custo x funcionalidades.

Por isso precisei fazer o shild, pois os testes estavam estragando os soquetes do arduino. Agora soldo na placa diretamente.


Só mais uma coisa que lembrei agora... coloquei essas bolinhas nas trilhas finas porque se eu demorar a tirar do percloreto e corroer a trilha fina a ponto de comprometer, eu faço um "jumper" de uma bolinha até a outra (geralmente entre outros pontos de conexão de componentes de algum socket). Soldo um fio de uma bolinha até a outra. Mas geralmente não preciso usar isso. Só coloco por segurança (vai que não dou a sorte).

Outra coisa é que o tonner que uso é recarregado e não faço idéia da marca. Funciona que é uma blza e não precisa ser com tonner original como vi algumas pessoas aqui comentando... Não tenho tanta cautela para tirar o papel esfregando, mas vocês inicialmente (assim como eu), vão ter esse medo e vão começar a ter cuidado. Depois vão relaxando até aprender o ponto de resistência.

Uso sempre o illustrator para imprimir porque notei que quando faço o pdf, fica uma impressão com baixa resolução e as trilhas ficam cheias de buraquinhos que são visíveis inclusive na impressão (mesmo mudando as configurações da impressora).

Abraços.

Espero ter ajudado e alguém e se alguém tiver alguma dúvida, pode perguntar. Desculpem a coluna do jornal, mas era para esclarecer o máximo possível.

« Última modificação: 25 de Abril de 2013, as 22:46:34 por designermx2 » Registrado
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« Responder #59 : 25 de Abril de 2013, as 21:04:25 »

Engraçado, minha impressora não tem a opção de transparência. Qual é similar a esta opção?


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