Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 22:31:09


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com LM3876 em cubo Fender frontman 25R  (Lida 21910 vezes)
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #15 : 02 de Dezembro de 2014, as 14:41:50 »

Esta Eletroparts é "irmã" da SóTudo, daqui de Curitiba... Só não sei qual nasceu primeiro...
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #16 : 02 de Dezembro de 2014, as 17:01:31 »

Fui ontem na PROESI em Blumenau (estudo na universidade ao lado) comprar umas peças e o vendedor me falou que só tinha o 3886, mas a pinagem não batia e não era equivalente, e eu ainda perguntei se ele tinha CERTEZA disso e falou que sim.

Mas a última coisa que se deve acreditar é em vendedor de loja de componentes eletrônicos, afinal ele é vendedor e não técnico ou engenheiro. Sempre temos que saber mais do que ele (ou pelo menos demonstrar ou estar preparado pra isso) quando vamos comprar um componente do qual já temos uma experiência ou conhecimento, e se não tivermos, pelo menos pesquisar e estudar antes as alternativas e especificações, pra não perder tempo e dinheiro. 
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #17 : 05 de Dezembro de 2014, as 14:33:14 »

Troquei o integrado e....?

o defeito persistiu.

Agora voltei a estaca zero e não sei por onde começar de novo. Sad
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #18 : 05 de Dezembro de 2014, as 15:01:58 »

O CI esquenta muito?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
David Loos
Visitante
« Responder #19 : 05 de Dezembro de 2014, as 15:21:23 »

depende o que seria muito, eu consigo deixar minha mão no dissipador, mas ele aquece bastante sim
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #20 : 05 de Dezembro de 2014, as 16:36:03 »

Quando os falantes estão parcialmente ou totalmente em curto, ocorre um aquecimento exagerado dos CI's. Isso não deve ocorrer quando não houver sinal de entrada, ou pelo menos deve ocorrer muito pouco. Quando eu estava fazendo uma modificação num amplificador antigo meu, acabei deixando em curto quase total, e o som saía bem distorcido e baixo, além de que o CI dele aquecia muito rapidamente, mesmo sem sinal na entrada. verifique se não tem algum capacitor em paralelo com o terra que esteja danificado ou com fuga.
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
David Loos
Visitante
« Responder #21 : 05 de Dezembro de 2014, as 17:29:52 »

estou fazendo uma limpa na linha do pino 3 de saída, estou trocando todos os capacitores, se fosse o falante danificado teria matado, estou testando com outro falante aqui na minha bancada.

este amp está me dando dor de cabeça! nunca apanhei tanto em um amp assim! (ainda mais sem esquema...)
Registrado
darkislanio
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 771

Obrigado
-Dado: 223
-Recebido: 153


Electronic Mess


« Responder #22 : 05 de Dezembro de 2014, as 18:48:36 »

Mas acontece o que eu falei? Ele se aquece rápido sem nenhum cabo ligado à entrada?
Registrado

"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
David Loos
Visitante
« Responder #23 : 05 de Dezembro de 2014, as 19:17:54 »

aquece pouco
Registrado
Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #24 : 05 de Dezembro de 2014, as 20:37:52 »

O que acontece nos dias de hoje é uma coisa lamentável. Atualmente quando se compra CIs ou mesmo transistores, a gente nunca sabe o que está comprando e se vai funcionar a contento ou não.
Recentemente comprei vários CIs RC4580 coloquei num pedal no lugar de integrados 4558 de 10 anos atrás e o som piorou muito, mas, muito mesmo.
E também comprei alguns NE5532 no comércio local, inseri nos soquetes do mesmo pedal e o som também ficou totalmente degradado.

Eu acho isso uma pouca vergonha, porque, o certo seria você ter o produto legítimo pelo qual pagou.
O negócio é comprar só em lojas conhecidas e de marcas conhecidas, se bem que até isso falsificam.

O que eu sugiro é que você compre um novo LM3876, mas, numa loja de ponta, que tem um nome a zelar:
http://www.farnellnewark.com.br/searchresults.aspx?dskeyword=LM3876&idproducttype=0&idproductcolor=0&iddept=0&nupricerangestart=1&nupricerangeend=9999999&type=2
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #25 : 05 de Dezembro de 2014, as 21:16:29 »

estou fazendo uma limpa na linha do pino 3 de saída, estou trocando todos os capacitores, se fosse o falante danificado teria matado, estou testando com outro falante aqui na minha bancada.

este amp está me dando dor de cabeça! nunca apanhei tanto em um amp assim! (ainda mais sem esquema...)

O esquema citado acima não serve pelo menos como orientação?

Bem; como você já citou que tem osciloscópio, para acompanhar o sinal, o ideal seria isolar a entrada.  Por exemplo encontrar o capacitor de acoplamento, e levanta-lo, e injetar um sinal com um injetor ou gerador de sinais (se possível) e acompanhar.

Como o circuito isolado é muito pequeno, este defeito não vai ter para onde fugir e então você mata ele.

Estou acompanhando e curioso para saber quem é o culpado.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

David Loos
Visitante
« Responder #26 : 07 de Dezembro de 2014, as 14:39:46 »

o defeito parece ser um oitavador, uma espécie de distorção, vou isolar o pré e entrar com o meu gerador de sinais, já posto o resultado!

obrigado pelas dicas!

-----
eu isolei o pré, e o defeito persiste, já troquei todos os capacitores da saída, medi todos os resistores e nada de achar nada com defeito... estou quase achando que o próprio CI está com o mesmo defeito que o original, porque não é possível, não tem nada com defeito neste circuito!

o esquema que bate +ou- é este: http://guitarwork.ru/electronic/firm/Amplifier/Fender/Fender%20Frontman%2025R.GIF a etapa de saída é quase igual, embora o CI seja diferente, com a pinagem diferente, os componentes estão na mesma posição.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2014, as 16:53:23 por David Loos » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #27 : 07 de Dezembro de 2014, as 17:52:05 »

Muito estranho! Undecided

Se já isolou o amplificador, trocou todos os capacitores do power e mediu todos os resistores e ainda assim o problema persiste.  Eu até estava "apostando minhas fichas" no LM3876, mas mesmo sendo possível, é difícil de o integrado ter vindo com o mesmo problema.

Teria que verificar o que sobrou em comum; como capacitores da fonte, ponte retificadora, transformador, ou trilha partida na linha de realimentação que determina o ganho do amplificador.

Outra opção seria comprar +1 LM3876, ou montar um outro amplificador para testar os LMs.  Eu ficaria com a segunda opção, e montaria um amplificador, mesmo que fosse em "ponte" caso não queira ter o trabalho de montar em placa.

Desta forma teria uma opção segura de identificar o defeito.  Claro que teria que preferencialmente usar outros componentes (Transformador, ponte retificadora e capacitores de filtro).

Fico torcendo para que ache o defeito.

Boa sorte,
Alfredo
Registrado

Mallermb
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 854

Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200



« Responder #28 : 07 de Dezembro de 2014, as 17:52:47 »

Este é o esquema do Fender Frontman 25R: http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Frontman_25R_schematic.pdf   todos os que já toquei e pude abrir, sempre acompanharam este esquema que postei..., se não me engano o LM3876, existe em alguns Amplificadores Fender FM linha B, fabricados no México, mas não tenho certeza, enfim, acredito que usando uma etapa de saída com TDA1514A ou TDA2050, possa ter resultados mais satisfatórios, aliás, já vi alguns Fender frontman 15g e 25g, com TDA2050...,
Registrado

A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #29 : 07 de Dezembro de 2014, as 17:59:08 »

Complementando o meu "post" acima; veja os layout publicado pelo nosso amigo daniellp  http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6989.0  tem umas placas bem bacanas, inclusive podendo ser desenhadas a mão, se for o caso, para facilitar a "debugar".

Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal