Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 02:13:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com LM3876 em cubo Fender frontman 25R  (Lida 21911 vezes)
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #30 : 07 de Dezembro de 2014, as 21:02:31 »

Se tu puder esperar eu tenho alguns CI´s destes que eu recebi de amostra da National (faz bastante tempo), mas eles estão em Barra Velha e eu só vou pra lá dia 27 ou 28... daí eu te arranjo um... Esses com certeza são originais...

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
David Loos
Visitante
« Responder #31 : 08 de Dezembro de 2014, as 06:47:25 »

Bom dia!

Então, este esquema postado do 25R eu tenho, a pinagem do integrado e alguns valores dos componentes também não batem, são pouca coisa diferentes.

o que eu acho engraçado é que o defeito só aparece quando aumento o volume no clean, ou se uso o drive com muito ganho.

daniellp se puder fazer este favor de me arruamar um integrado eu agradeço mesmo! este que comprei tem cara de ser falsificado mesmo, parece até que pegaram um componente qualquer, lixaram e carimbaram a numeração dele lá  Huh?

estou pensando em montar esta plaquinha de power (tanto para testar este amp, quanto para deixar na bancada para testes)

até hoje eu nunca me bati tanto para achar um defeito destes num amplificador. Todos os Fender 25R que peguei até hoje foram muito tranquilos de se trabalhar.

estou trabalhando neste amplificador quase todos os dias, conforme tiver tendo avanços vou postando aqui! eu duvido que seja algo fora do bloco de saída, pois as fontes no integrado não caem, e logo quando ligo o amplificador, o defeito demora um pouco para aparecer (dá de jurar que é capacitor).
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #32 : 08 de Dezembro de 2014, as 09:09:41 »

Eu peguei um Warm HD22 com um problema bem parecido com o seu.
Fiz o seguinte:
- isolei o power e percebi que o barulho continuava. Então troquei o TDA2050, portanto funcionou por pouco tempo e voltou a apresentar o problema. Notei que o dissipador estava esquentando a ponto de dar para fritar um ovo.Também percebi uma gambiarra no resistor da realimentação. Troquei o resistor, troquei o TDA novamente, e dobrei a área do dissipador.

Agora está funcionando perfeitamente.

 


-----
Esqueci de dizer:

Refiz todas as soldas dos pontenciômetros.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, as 09:18:49 por Marcos Câmara » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #33 : 08 de Dezembro de 2014, as 09:47:02 »

o amp estava perfeito, sem nenhum conserto até o momento.

o roteiro até agora foi este:

- Refiz as soldas trincadas, e dei uma geral na placa, ressoldando os pontos que costumam dar problemas.

- Depois de medir TUDO do power, eu troquei o CI.

- Troquei TODOS os capacitores do bloco de saída.

- Isolei a saída e injetei sinal com o injetor de sinais na entrada do CI, e o defeito continuou.

só me resta a opção de trocar novamente o CI.



-----
Esqueci de mencionar, a dissipação do integrado é parafusada diretamente no chassis do amp, então dissipação não é problema!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #34 : 08 de Dezembro de 2014, as 10:50:21 »

 Antes de sair trocando tudo, convém listar o que já foi feito para isolar o problema e não acabar criando um problema que não existia anteriormente.

 Vamos lá:

 1- Eu acredito que o CI não seja o problema. Se o defeito persiste do mesmo modo que antes, creio que dificilmente um CI (mesmo de aspecto duvidoso) teria um defeito idêntico ao anterior.

 2- Os eletrolíticos estão na mesma posição (foram trocados todos, um pode ser que esteja invertido)?

 3.1- Você tem um osciloscópio, correto? Por acaso você já mediu a tensão de alimentação (V+ e V-) do CI no momento que ocorre o defeito? O nível DC está constante?

 3.2 - Existe nível DC na entrada do CI? As vezes acontece do pré possuir uma senóide perfeita na saída do pré, porém com nível DC (fuga do capacitor de desacoplamento do pré), fazendo com que o nível se desloque, distorcendo um dos semi-ciclos. Geralmente ocorre quando se aumenta o volume, como você diz que ocorreu.

 4- Você já experimentou outro falante? As vezes ele pode estar com uma  fissura no cone (ou mesmo batendo no conjunto magnético) que aparece como uma distorção quando se aumenta o volume.

 5- Aqueles diodos em anti-paralelo na entrada do CI de potência existem no circuito? Eles estão bons?

 Acho que com isso já temos um aspecto mais geral para a análise.

 Eu chuto o item 3.2 como a causa mais provável...

 Avise quando realizar essas medições!

 Um abraço,

 Eduardo
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, as 10:51:59 por Ledod » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #35 : 08 de Dezembro de 2014, as 11:26:00 »


 1- Eu acredito que o CI não seja o problema. Se o defeito persiste do mesmo modo que antes, creio que dificilmente um CI (mesmo de aspecto duvidoso) teria um defeito idêntico ao anterior.

pois é, eu também, mas depois que vi o CI carimbado e com os terminais bem mais finos que o original, passei a duvidar muito dele!

2- Os eletrolíticos estão na mesma posição (foram trocados todos, um pode ser que esteja invertido)?

olhei todos eles, e garanto com 100% de certeza que nenhum está invertido!

3.1- Você tem um osciloscópio, correto? Por acaso você já mediu a tensão de alimentação (V+ e V-) do CI no momento que ocorre o defeito? O nível DC está constante?

medi, e está constante sim, ele baixa pouca coisa, em decorrência da fonte, mas nada anormal. (exceto quando aumento o volume e a fonte de 25V cai para 19V, mas já me falaram que isso é normal...)[/quote]


3.2 - Existe nível DC na entrada do CI? As vezes acontece do pré possuir uma senóide perfeita na saída do pré, porém com nível DC (fuga do capacitor de desacoplamento do pré), fazendo com que o nível se desloque, distorcendo um dos semi-ciclos. Geralmente ocorre quando se aumenta o volume, como você diz que ocorreu.
não, o sinal chega perfeitamente na entrada do CI, tanto com a guitarra plugada quanto com o gerador de sinais! [/quote]

4- Você já experimentou outro falante? As vezes ele pode estar com uma  fissura no cone (ou mesmo batendo no conjunto magnético) que aparece como uma distorção quando se aumenta o volume.

Sim, tanto com o falante original do cubo quanto o meu gabinete 2x12 estão com o mesmo sintoma.

5- Aqueles diodos em anti-paralelo na entrada do CI de potência existem no circuito? Eles estão bons?

sim, inclusive fiz testes com outros diodos e o defeito persiste, cheguei até a colocar um 1N4007 (é mais lento, mas queria ver como o sinal se comportaria, e deu o mesmo sintoma)

 

 
Eu chuto o item 3.2 como a causa mais provável...

quando eu abri o Amp, foi minha primeira suspeita, um nível DC na entrada, mas o sinal é lindo, perfeito sem nenhum DC...

estou quase desistindo deste amplificador e dizendo pro cliente encaminhá-lo diretamente para um autorizado Fender, porque isso só pode ser bruxaria!

cheguei ao ponto de desligar todo o bloco de saída, ligar o falante diretamente na saída do CI, e injetar sinal na entrada dele, e o defeito ta lá... É uma espécie de ressonância que aparece.

vou começar a olhar tudo de trás para frente, pois com o gerador, o defeito não é tão visível (audível  Cheesy ) tem que ir colocando a guitarra e ir fazendo barulho mesmo...

mas logo quando chegar em casa passo as medições exatas!

« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, as 11:27:48 por David Loos » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #36 : 08 de Dezembro de 2014, as 11:37:31 »

Esqueci de mencionar, a dissipação do integrado é parafusada diretamente no chassis do amp, então dissipação não é problema!

Tem o isolador (mica, silpad) entre a carcaça do CI e o chassis ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #37 : 08 de Dezembro de 2014, as 12:03:29 »

Tem o isolador (mica, silpad) entre a carcaça do CI e o chassis ?

O CI é parafusado (com a mica) em uma aleta e essa aleta é parafusada diretamente no chassis.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #38 : 08 de Dezembro de 2014, as 12:12:34 »

E tem a bucha isolante para o parafuso e porca ? Ou o parafuso e porca são de plástico ? Cheque se entre a carcaça e o chassis não há condução (curto - precisa descobrir qual perna do ci tem ligação com a carcaça dele e medir com ohmímetro a resistência ao chassis/dissipador). Pode ser que haja algum erro na montagem do conjunto dissipador ou mesmo desgaste da mica.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
David Loos
Visitante
« Responder #39 : 08 de Dezembro de 2014, as 12:22:17 »

isso eu já olhei! foi a primeira coisa que testei quando comecei a ver este sintoma absurdo!
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #40 : 08 de Dezembro de 2014, as 12:37:37 »

Se não me engano, é o terminal 3 (V-) que é ligado a carcaça do CI.

-----
Minto, o que é ligado ao terminal 3 é o do TDA.
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2014, as 12:40:05 por Marcos Câmara » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #41 : 08 de Dezembro de 2014, as 13:08:03 »

David Loos

Relendo todas as mensagens, verifiquei que você citou outros esquema que se assemelham ao amp que está trabalhando.  Verifique que nestes esquemas que citou, parte da realimentação é feita através do jack de phones de ouvido.

Já experimentou, trabalhar sem ele, para verificar se este distúrbio, não estaria sendo introduzido neste ponto?
Registrado

David Loos
Visitante
« Responder #42 : 08 de Dezembro de 2014, as 14:07:40 »

David Loos

Relendo todas as mensagens, verifiquei que você citou outros esquema que se assemelham ao amp que está trabalhando.  Verifique que nestes esquemas que citou, parte da realimentação é feita através do jack de phones de ouvido.

Já experimentou, trabalhar sem ele, para verificar se este distúrbio, não estaria sendo introduzido neste ponto?

Sim! inclusive retirei o jack fora e liguei o falante diretamente na saída do CI, que é o pino 3!
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #43 : 08 de Dezembro de 2014, as 15:46:44 »

Voltando atras... Cry

Depois de ter sugerido trabalhar sem o jack de phones de ouvido, e você ter dito que já tinha feito isto, voltei a olhar os esquemas que você citou que mais se assemelham, e passei a analisar de forma diferente.

Os esquemas postados, que trabalham com o TDA1514 e com o uPC1188, que apesar de não ser o seu, não podem trabalhar sem o jack, pois neste caso, deixaria de ter a linha de realimentação que é feita através do jack.

Neste caso, sem o jack, seria igual ao defeito do jack aberto internamente.

Desta forma ao retirar o jack, iria manter o mesmo defeito e chover no molhado.   

É muito ruim trabalhar sem o esquema correto, o que nos leva a erros de interpretação.

Abraços,
Alfredo
Registrado

daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #44 : 08 de Dezembro de 2014, as 16:47:12 »

Seguinte, me confirma se a etapa de potência deste FM que tu tem aí é igual ao que o Alfredo Padrao colocou no segundo post deste tópico? Se for  retire o R47, R49 e R50 (ou equivalentes). Com isso a etapa de potência vai ficar na configuração básica. Depois faça um cabinho com um plug P2, ligue no teu celular ou tocador MP3, desconecte o C29 no lado que vai pro jack do fone de ouvido e injete o som ali.

Se sair distorcido pode trocar o LM...

Controle o volume pelo aparelho que estiver injetando o som...

Boa sorte.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Páginas:  1 2 [3] 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal