Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 07 de Maio de 2024, as 07:53:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Colorsound "one Knob Fuzz"  (Lida 3716 vezes)
out16
Visitante
« : 29 de Julho de 2013, as 23:32:49 »

Pessoal,

Estou montando um projetinho aqui, do One Knob Fuzz, da Colorsound.
Abri o tópico para ser um diário da construção.

O layout que vou usar é o do tagboardeffects.blogspot.com. Este é o segundo pedal que monto com o layout deste site o primeiro foi um OCD da Fulltone que funcionou de primeira (e tem um belo som, diga-se de passagem).

Gosto dos layouts deste site, pela facilidade em montar, já que não precisa corroer placa, furar, nem nada, para layouts pequenos acho uma mão na roda.

Por enquanto estou com a caixinha dele já pintada e montada, amanhã pretendo montar a placa e já saber se vai funcionar de primeira (espero que sim).

Após montar o pedal, posto algum som dele aqui.

Escolhi este pedal porque preciso de um Fuzz em meu setup, mas, não queria o Fuzz Face clássico, por minha praia não ser um som totalmente "Fuzzy", procurei samplers na net e curti o som dele.

Outra coisa é que não gosto de pedais cheios de botões, pro palco acho uma confusão ter que ficar regulando vários knobs que num ampli ruim (a maioria por aí) nem se percebe diferença.

Em resumo, pelos samplers gostei do som, é um fuzz "simplista", resolvi montar pra ver o que sai.

Seguem imagens do Layout, e fotos da caixinha montada, amanhã digo se o layout funcionou ou não (pelo site, parece que foi testado e funciona)







Até,

Thiago.
Registrado
Battery Acid
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.242

Obrigado
-Dado: 77
-Recebido: 272



WWW
« Responder #1 : 30 de Julho de 2013, as 00:45:57 »

Ja montei esse layout e o "one knob fuzz bonanza", e ambos funcionam perfeitamente. Esse One Knob Fuzz é fantástico!
Registrado

Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 30 de Julho de 2013, as 10:48:11 »

Fiz um layout pra esse pedal, se quiser se experimentar!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5359.0
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
zekkez
Visitante
« Responder #3 : 30 de Julho de 2013, as 17:13:08 »

Uma dica interessante que peguei nestes fóruns da vida, Madbean eu acho, é aumentar o valor do Resistor de 82R para um de até 820R.  Aumenta bastante o volume do pedal
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #4 : 30 de Julho de 2013, as 22:27:34 »

Fiz um layout pra esse pedal, se quiser se experimentar!

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5359.0

Espanhol, dando uma olhada no link Fuzzcentral que você colocou no seu tópico, vi que o capacitor de 220pf, no esquema é de coletor para base, e não de coletor para entrada, dá uma verificada por favor.  Se for desta forma tem que dar uma corrigida no layout.

Abraços,
Alfredo
Registrado

out16
Visitante
« Responder #5 : 30 de Julho de 2013, as 22:34:10 »

Galera,

Montei o fuzz hoje, e funcionou de primeira.
No fim de semana eu faço algum sampler dele e posto aqui. O que eu percebi, e o zekkez já inclusive deu a deixa, é que o volume dele é um pouco (bastante) baixo, tive que deixar ele no máximo pra equilibrar com o volume da minha board, porque ele estava matando o som. Amanhã vou fazer a alteração sugerida e ver se melhora isso, fora este detalhe, realmente é um excelente pedal, nada versátil, como era de se esperar, mas, pro meu setup, tá perfeito.
Testei ele "empurrado" pelo OCD e ficou show de bola.

É isso aí, se mais alguém tiver dicas de alguma alteração nele, vamos postando aí.

Registrado
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #6 : 31 de Julho de 2013, as 10:45:02 »


Espanhol, dando uma olhada no link Fuzzcentral que você colocou no seu tópico, vi que o capacitor de 220pf, no esquema é de coletor para base, e não de coletor para entrada, dá uma verificada por favor.  Se for desta forma tem que dar uma corrigida no layout.

Abraços,
Alfredo
Verdade Alfredo, obrigado pelo aviso, vou refazer o layout!

-----
Arquivo corrigido no referido tópico.
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, as 11:34:43 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
zekkez
Visitante
« Responder #7 : 31 de Julho de 2013, as 11:38:27 »

Galera,
Montei o fuzz hoje, e funcionou de primeira.
No fim de semana eu faço algum sampler dele e posto aqui. O que eu percebi, e o zekkez já inclusive deu a deixa, é que o volume dele é um pouco (bastante) baixo, tive que deixar ele no máximo pra equilibrar com o volume da minha board, porque ele estava matando o som. Amanhã vou fazer a alteração sugerida e ver se melhora isso, fora este detalhe, realmente é um excelente pedal, nada versátil, como era de se esperar, mas, pro meu setup, tá perfeito.
Testei ele "empurrado" pelo OCD e ficou show de bola.

Algumas considerações.  Montei duas versões deste Colorsound na versão do Sprout do Madbean.  Um numa 1590A, com os "specs" originais, inclusive o resistor de 82R. Observei o pouco "boost" de volume. Na minha unidade os volumes ficam emparelhados quando o knob está alí pelas 2 ou 3 horas.  Isso deve variar de acordo com os transistores utilizados. Eu usei os BC109C (Q1) e BC 108 (Q2) conforme indicado no original. O Madbean usou outros.

O segundo montei numa caixa tipo 1590B, com a mod do resistor. Usei o de 820R. Neste caso o "unit gain" é alí pelas 9 horas. Uma diferença significativa de volume. Se fosse montar de novo, com os transistores que usei, poria um resistor algo menor.  Neste segundo modelo também adicionei uma "daughter board" com trimpots no lugar dos resistores que vão para os coletores. O trimpot do Q1 varia muito pouco, mas o do Q2 tem o seu valor para mudar as características do pedal.

Talvez pelo arranjo estranho do Q1 ter mais ganho que o Q2, com determinadas combinações de transistores o decaimento dos sinais sustentados fica meio "gated" (interrompido). É bom experimentar com alguns transistores usando soquetes. Entre os meus escolhidos, o Q2 tinha um HFE 20% menor que o Q1. Gostei mais do som dos BCs do que com os 2N3904, pois os primeiros são mais gordos e cremosos, enquanto os outros soam mais definidos. 

-----
Link da modificação: 

http://www.madbeanpedals.com/forum/index.php?action=printpage;topic=3192.0

Mais opções:

http://www.freestompboxes.org/viewtopic.php?f=19&t=4931&start=100

apart from volume increase, the values i experimented with:

at lower (82R) it sounds "grainy" and slightly gated.
at medium values like 1k~2k its more straight distortion,
higher around 3k and up goes into heavily gated, scattered, angry fuzz
« Última modificação: 31 de Julho de 2013, as 15:03:52 por zekkez » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal