Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 17:10:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto Criação de Pads de Bateria Eletronica  (Lida 18035 vezes)
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #15 : 21 de Junho de 2010, as 11:10:27 »

Tava pensando aqui, um controle de PSX Dual Shock tem 2 eixos analógicos, cada um com vetores X e Y. Ja utilizei eles para controlar o wah wah do GuitarRig. Portanto teria 4 controles sensitivos que poderia utilizar nas principais peças da bateria ( caixa, chimbal, pratos ). Utilizando 2 controles teríamos 8 controles sensitivos. Agora tem que ver se tem como adaptar os piezos nesses controles. Ta aí, uma ótima ideia. Sem contar que seria uma gravação MIDI.

Agora vem a questão, alguem sabe se existe a possibilidade de adaptar essas capsulas piezo elétricas nos controles analógicos do controle de PSX?


Mensagem Mesclada
Esse aqui é o sistema Analógico do controle de PSX:

http://www.eeshops.com/images/Analog-Stick-Replacement-for-SONY-PS2.jpg

Esse é uma foto da placa do controle ( com algumas modificações )

http://lh5.ggpht.com/_GrYrzHoz79c/SsqDRtsUARI/AAAAAAAAAO4/kCHwDl9M1L4/scph1200.jpg

Para quem entende de eletronica, daria certo soldar as Capsulas Piezo eletricas alí diretamente ou teria que fazer um sistema de "adaptação" ?



Mensagem Mesclada
Vídeo demonstrando o controle de expressão:

http://www.youtube.com/watch?v=VQaohI1-Lnw

Mensagem Mesclada
Na verdade eu estou com o mesmo projeto em andamento... e tenho algumas dicas para você. Por exemplo:

- Capsulas piezo são NOJENTAS de soldar, então compre capsulas com fios pré soldados.
- Controles de PS2 só tem algumas entradas analogicas, os eixos X e Y dos 2 analog, todos os outros são botões que dão ao PC informações digitais, 0 e 1, ligado e desligado, portanto, esqueça sensibilidade neles.
- Os Analog trabalham lendo resistencias do potenciômetro, se você conseguir transformar tensão do piezo em resistencia para os "canais" analog lerem, você terá uma indicação de força, mas a eficiência do sistema está praticamente toda dependente da qualidade da conversão.
- Capsulas piezo criam DDPs bem grandes quando atingidas com força, portanto, elas não são "contatos eletronicos", são geradores de corrente por vibração (ou mais ou menos isso).

Estou tentando desenvolver um sistema de chaveamento baseado em "piezos > buffers de transistor > relês de 5V > Contatos PS2". Achei alguns relês com resistencia baixa na bobina, o que indica que a corrente de acionamento dele é baixa, sendo suficiente para mantê-lo ligado na USB sem fonte de energia externa, e como não creio que um baterista seja capaz de acionar mais de 4 ao mesmo tempo (supondo que ele use as 2 mãos e os 2 pés no exato mesmo instante) a corrente não ultrapassa o limite de fornecimento da USB (que é 500mA)

Espero que isso o ajude um pouco, abraços!

Exatamente isso que quero saber como fazer!
« Última modificação: 21 de Junho de 2010, as 12:43:28 por nssa » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #16 : 01 de Agosto de 2010, as 12:00:49 »

"Os Analog trabalham lendo resistencias do potenciômetro"

Negativo. Os analog trabalham lendo VOLTAGEM, desde 0 até 5V (ou a tensão do Aref, referência analógica) e convertem pra um valor decimal, no caso dos Atmega, 0-1023 (10 bits de resolução, ou 2 elevado a 10). O piezo cria uma corrente todas as vezes que é "atingido", quanto maior o impacto,ou vibração, maior a DDP que ele gera entre seus terminais, isso é o "efeito piezoelétrico". Usando um Zenner de 5V1 em paralelo com o piezo, polarizado de forma correta ele limita a DDP maxima em 5,1 Volts, o valor maximo de leitura do microcontrolador antes de "estourar escala", um resistor em série limita a corrente. São as 2 peças que devem ser usadas para se fazer uma leitura analógica do piezo.
Nota: colocando um pot com os extremos em paralelo com o piezo e ligando o center tap dele ao uC, temos um divisor de tensão, que pode atuar como um controle de sensibilidade.

Se alguem não entendeu eu tento mandar uma imagem do esquema mais ou menos...
Registrado
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal