Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 02 de Maio de 2024, as 23:53:53


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador 24+24 - Dúvida com os fios do primário  (Lida 5330 vezes)
Ferro_Velho
Visitante
« : 13 de Agosto de 2010, as 21:03:29 »

Pessoal,

Comprei um transformador 24+24 5A pra montar um LM3886 audiotrecos e não sei pra quê serve um fio verde que sai do lado do primário.

Conhecia o preto (-) o amarelo (110V) e o vermelho (220V), mas este transformador da Lune ( http://www.lunetransformadores.com.br/index.php?destino=home) veio com este fio verde entre o vermelho e o amarelo.

Com que voltagem ele trabalha?
 
Se fosse no lado secundário eu metia o multímetro, mas do lado do primário eu não sei como fazer...

Obrigado desde já pelas respostas e desculpa a dúvida de babaca. Tongue

Abraços.


Bom pra não abrir outro tópico, tambem gostaria de perguntar se alguem saberia como fazer a ligação de um cooler (ventilador) de 12vdc na saida de uma ponte retificadora que vou usar neste LM3886, com o transformador acima, claro.
Estou querendo montar o amp numa caixa de fonte de PC, e usar o cooler para esfriar o CI ( que estará conectado a um dissipador de pentium II ).

Abraços, e obrigado.
« Última modificação: 13 de Agosto de 2010, as 21:24:10 por Ferro_Velho » Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #1 : 14 de Agosto de 2010, as 10:45:21 »

O primário são dois enrolamentos de 110Vac, quando colocados em série temos 220Vac, em paralelo temos dois de 110Vac, por isso se utliza uma chave de 6 pólos DPDT para alternar entre as tensões de entrada.
Viva o Procure http://forum.clubedohardware.com.br/como-descobrir-esquema/456614

Abraço!
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #2 : 14 de Agosto de 2010, as 11:28:34 »

Esses transformadores novos da Lune estao uma porcaria, sem padrão nenhum!!!

O ultimo lote que eu comprei veio com azul, preto e laranja no primario  Toma na Cabeça

Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 14 de Agosto de 2010, as 22:00:06 »

Ferro_velho.
A primeira duvida foi respondida á altura; então vamos á segunda:

Você estará com aproximadamente +40 -40 e GND, após a retificação.
Então; utilizando +40 e GND, procure reduzir esta tensão com CI's reguladores; até que obtenha os 12 volts da ventoinha.  OK?

A+braços e mãos á obra.
Registrado
Tmc
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 626

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 30


Se Deus é por nós quem será contra nós!


« Responder #4 : 21 de Agosto de 2010, as 11:17:17 »

desculpe, eu não queria abrir outro tópico pra fazer uma perguntinha...

Posso usar algum tipo de Ci regulador de tensão pra tranformar 24 em 12 volts? estava dando uma olhada num artigo que fala sobre Cis reguladores mais  que achei interessante. ahhh e 2A para 900ma?

 http://www.bairrospd.kit.net/fonte_aliment/Regulador%20de%20tensao%20com%20CI.pdf

Registrado
maioli
Visitante
« Responder #5 : 21 de Agosto de 2010, as 19:12:25 »

Tem sim. Usando um 7812 vc consegue isso. 2A em 900mA é um erro de conceito. Se vc tem uma fonte com capacidade de 2A e um dispositivo que consome 900mA, isso é o que ele vai consumir, não importando a capacidade da fonte. A fonte pode ser até de 50A.

Aviso 1: se vc vai pendurar em um dos "braços" de uma fonte de 24+24 x 2A uma carga de 12Vx900mA, Veja que isso é 25% da capacidade de um dos ramos da fonte. Um grave desequilíbrio, considerando que o LM3886 precisa no mínimo dos mínimos dos 2A.

Aviso 2: Esse 7812 vai trabalhar no limite. Use um dissipador grande nele ou vai queimar logo.

Aviso 3: Dissipador de PC não serve para o 3886. Ele "até funciona", o que é bem diferente de "serve". O correto é usar um dissipador grande sem fan. Por grande entenda algo como 10x20 e uns 500g de alumínio.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #6 : 25 de Agosto de 2010, as 21:51:08 »

Bem pessoal, terminei o bixo e deu certo!

Fiz um power LM3886 audiotrecos e funcionou de prima!  Cool

Coloquei tudo dentro de uma caixa de fonte de computador que à uns mêses atrás
pediu as contas e foi trabalhar pro Jimi Hendrix.  Cheesy

Não foi necessário o ventilador, embora eu ví que existem deles de 48vdc e este transformador
que eu usei (24+24 5A) depois de retificado esta dando 41vdc (sem carga).  Acho que
até daria pra pendurar um mini cooler destes...

De qualquer forma, não foi necessário.  Com o dissipador de pentium ( acho que é de um PII )
daqueles que encaixavam na vertical na placa mãe, ficou muito bom.
Não chega a ficar nem morno!  Embora, eu errei na ligação do jack de saida e quando liguei
ele quase fritou meus dedos em poucos segundos. Mas corrigi o erro e o bixo ficou de boa.

Coloquei o dissipador pra fora da caixa, fiz um buraco quadrado na frente da caixa (no lado
oposto da parte que conecta o cabo de força da fonte), cortando uma grade que serve de
entrada de ar pra resfriar a fonte.

Quanto ao fio verde, liguei pra fábrica e eles me disseram que era pra unir com o amarelo e usar o
preto e o vermelho somente.

Coloquei um pot de 100K na entrada do sinal para usar como volume.
Testei ele num alto-falante de carro 4ohms 80 watts e ficou tão alto que não dava para tocar
no talo pois o falante (que estava solto) saía pulando. ha ha ha ha.
Liguei os meus pedais diretamente nele e com o booster do EQ ficou legal.
O Layout é o mais simples e o menor que eu já ví.
Fiz ele exatamente como esta na página do blog:

http://audiotrecos.blogspot.com/2006/09/amplificador-lm3886-gainclone.html

Obrigado pelas respostas, abraços a todos. Roqueiro

Mensagem Mesclada
Seguem as fotos!

Eu sei, eu sei...
Estão nojentas né? Embarrassed
Foram tiradas com uma webcam neandertal que eu tenho...

É só pra ter uma ideia e vêr que estas caixas de fonte de PC são uma boa pedida pra projetos DIY.
Detrás já tem lugar para uma chave 110/220, o conector pra cabo com aterramento, grade para colocar um ventilador, etc.
Dá pra revestir elas com madeira e ficam como se fosse um chassis dentro de um gabinetinho.

Abraços.
« Última modificação: 26 de Agosto de 2010, as 21:54:48 por Ferro_Velho » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal