Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 17:00:35


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Marshall JTM 50  (Lida 39386 vezes)
Marcel.
Visitante
« Responder #60 : 14 de Janeiro de 2013, as 21:51:59 »

Ah, tá! \o/
Não, o som saiu na mesma altura...
"Normal" pro que tava...

Abraços..
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #61 : 14 de Janeiro de 2013, as 22:02:56 »

Então a causa do som baixo não é o BIAS...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #62 : 15 de Janeiro de 2013, as 06:25:31 »

Marcel, desliga o resistor de feedback (R21), solta ele do secundário do transformador de saída e experimenta ligar e tocar assim. Talvez os enrolamentos estejam invertidos e aí causa um feedback positivo. Depois cont o que acontece.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #63 : 15 de Janeiro de 2013, as 06:35:37 »

Marcel

O Xformer está certo. As válvulas estão avermelhando porque você tem um oscilador de alta frequência. Inverte a polaridade do transformador de saída que vai funcionar. O fio que vai na placa de uma EL34 você bota na outra e vice-versa.

Abraços

Eduardo

PS A aranha é inocente!
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Marcel.
Visitante
« Responder #64 : 15 de Janeiro de 2013, as 12:44:18 »

Hummm...
Então eu devo inverter os fios do primário do OT nas EL34 apenas, como o Eduardo disse, ou testar sem o feedback negativo (que agora estaria positivo)?

Abraços!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #65 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:08:41 »

Hummm...
Então eu devo inverter os fios do primário do OT nas EL34 apenas, como o Eduardo disse, ou testar sem o feedback negativo (que agora estaria positivo)?

Abraços!

Só inverte os fios e boa Marcel! Já aconteceu isso comigo eu eu fiquei do mesmo jeito que tu tá agora... depois dei muitas risadas do susto que tomei  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #66 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:20:41 »

Hummm...
Então eu devo inverter os fios do primário do OT nas EL34 apenas, como o Eduardo disse, ou testar sem o feedback negativo (que agora estaria positivo)?

Abraços!

Desliga primeiro o resistor de feedback e testa. Se parar de apitar e não esquentar mais as válvulas, então o problema foi a inversão do enrolamento. O amplificador funciona sem o feedback, inclusive vai ficar mais alto. Se continuar esquentando, mesmo com a corrente de catodo ajustada para 36mA, então o problema é outro.

Com o resistor de feedback, ele pega o sinal da saída e retorna uma parte para o estágio antes das power tubes. O feedback pode ser negativo (se o sinal da saída estiver defasado em 180 graus com o sinal que é somado no estágio separador de semi-ciclos) ou positivo (se o sinal da saída estiver em fase com o sinal no estágio separador).

Como cada válvula de power vai amplificar um semi-ciclo (um positivo e um negativo), dependendo de como foram ligadas no enrolamento primário, vai alterar a fase do secundário. Então se trocar as ligações do enrolamento primário com as válvulas de saída, em tese deve resolver o problema.  

Quando há o feedback (realimentação) negativo, o amplificador reduz o ganho, mas ganha em estabilidade e resposta em frequência. Se ao contrário o feedback for positivo o treco fica instável e o amplificador vira um oscilador e acontece a microfonia (apito)l. Talvez, antes de começar o apito, a oscilação estivesse numa frequência alta demais para ser ouvida, mas as válvulas estavam trabalhando no sacrifício, por isso esquentavam. Alguma pequena alteração (um controle do ampli) pode ter mudado a frequência de oscilação e ela se tornou audível.  
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Marcel.
Visitante
« Responder #67 : 15 de Janeiro de 2013, as 15:57:32 »

Cara! Era isso!!! Era issoooo!!! Só inverti os fios do primário do transformador de saída e pimba!
Tá alto pra caramba agora! Um legítimo 50W.... _
Xformer e Eduardo, e todos aqueles que ajudaram, MUITO OBRIGADO!
Tou achando que ainda tá com um pouco de "hum", apesar de eu achar que o amp tá muito bem aterrado... mas isso talvez seja da minha rede elétrica sem aterramento, aqui em casa, como acontece com meu jcm 800. Vou testar ele mais tarde na casa da minha mãe, que é aterrada, pra ver...

Meus sinceros abraços, galera!
 Bravo
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #68 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:03:16 »

Cara! Era isso!!! Era issoooo!!! Só inverti os fios do primário do transformador de saída e pimba!
Tá alto pra caramba agora! Um legítimo 50W.... _

Agora tu tem o "dever e a obrigação" de nos mostrar essa fera !  Grin


Só cuide pra ver agora se essas EL34 que esquentaram feito vulcão ai estão boas e casadas ainda, porque quando aconteceu isso comigo eu perdi uma EL34.
« Última modificação: 15 de Janeiro de 2013, as 16:05:44 por bossman » Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Marcel.
Visitante
« Responder #69 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:34:38 »

Vou mostrar, sim, bossman! hahaha
Vou pedir pro cara pra quem eu fiz o amp gravar um videozinho logo mais!
Acho que não deu tempo de estragar nenhuma válvula não... toda vez que eu tava tocando ficava observando as válvulas e quando elas ficavam "vermelhinhas" eu já parava de tocar...

Cara, feliz a beça! hehehehehhe
Que alívio! Quando começou a apitar ontem eu comecei a pensar que algum componente caro, tipo transformadores, havia pifado! Ufa!  Azn
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #70 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:47:10 »

Vou mostrar, sim, bossman! hahaha
Vou pedir pro cara pra quem eu fiz o amp gravar um videozinho logo mais!
Acho que não deu tempo de estragar nenhuma válvula não... toda vez que eu tava tocando ficava observando as válvulas e quando elas ficavam "vermelhinhas" eu já parava de tocar...

Cara, feliz a beça! hehehehehhe
Que alívio! Quando começou a apitar ontem eu comecei a pensar que algum componente caro, tipo transformadores, havia pifado! Ufa!  Azn

Se você tivesse válvulas novinhas em folha e pudesse comparar com essa que ficaram "vermelhinhas" iria ver o desgaste que essa sobre dissipação faz. E sobre componentes caros terem pifado... correu um grande risco disso acontecer viu ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #71 : 15 de Janeiro de 2013, as 16:55:56 »

Oi Marcel

Já perdi a conta de quantas vezes tive o mesmo problema com os fios do primário do OT. Seu azar foi que com o bias que você estava usando a oscilação estava numa frequência muito alta para ouvir.

Só cuide pra ver agora se essas EL34 que esquentaram feito vulcão ai estão boas e casadas ainda, porque quando aconteceu isso comigo eu perdi uma EL34.

Não precisa se preocupar com isso. Mesmo que tenha havido algum pequeno descasamento, o tempo casa as válvulas novamente. Aquela que conduz mais vai se desgastar primeiro e a outra acaba alcançando.

Casamento de válvulas de saída só é crítico em amplificadores HiFi com pouca realimentação. Para amplificadores de guitarra é desejável, mas não indispensável (ok, ninguém aqui vai misturar válvula nova com velha também, né? Nem tanto ao mar nem tanto a terra).

Em transmissores de RF nem se fala em casamento. Como a saída é classe C, a distorção é tão forte que o casamento seria inútil. Basta por duas do mesmo lote e já está de bom tamanho. Aliás, muitas válvulas de transmissão de RF como a QQE06/40 ou 829B já tem as duas placas do PP no mesmo invólucro. Nem tem como casar!

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #72 : 15 de Janeiro de 2013, as 20:43:50 »

Realmente você merece os parabéns. Esse amp vai ficar espetacular.
Faço votos que você consiga resolver e alcançar o timbre que esperava.

Um forte abraço
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2013, as 16:40:08 por Eduardo » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Marcel.
Visitante
« Responder #73 : 17 de Janeiro de 2013, as 17:18:00 »

Eduardo, moral da história: existe alguma forma da gente saber qual a "polaridade" dos fios do primário do transformador de saída ou só testando?

Tentei usar o circuito do loop de efeito original do plexi 1987x, com o TL072 (que está no esquema do PDF que eu postei), por sinal aquele que temos aqui no fórum, com layout do hgamal. Fiz ele ponto-a-ponto, com ponte de terminais, mas não funcionou NEM A PAU. E tenho certeza de que tava tudo ligado certinho... conferi 1 bilhão de vezes. O que eu não entendi foi que quando, por exemplo, eu tocava com a ponta do multímetro nas pernas dos componentes por onde deveria passar o sinal, o barulho que fazia estava com o efeito do pedal de delay que coloquei pra fazer o teste...

Enfim, arrranquei o circuito todo e resolvi fazer um loop de efeito passivo, sem buffers, mandando a saída do pré amp direto pro send e mandando a entrada do return direto pro power , fazendo o bypass através dos jacks cliff (mono/fechados), ao se retirar os cabos dos 2 jacks do loop. Os fios de ida ao jack send e de retorno do jack return são blindados. Em relação à "perda" de sinal que poderia acontecer, aos meus ouvidos, não percebi nada significante.

Vocês conhecem alguma outra "contra-indicação" ao uso de loop passivo, além da possível perda de sinal?

Uma foto dele pronto:


Abraços!
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2013, as 17:24:18 por Marcel. » Registrado
Guilherme
Visitante
« Responder #74 : 17 de Janeiro de 2013, as 18:35:16 »

Marcel,

Você não estaria confundindo "polaridade" com "fase" ?

Em transformadores de saida de audio decentes e honestos, a fase é claramente indicada no data-sheet do transformador, geralmente, por convenção, uma bolinha preta junto do fios correspondentes.

Por exemplo no data sheet em anexo o fio marron no primario está em fase com o fio preto no secundario.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/imagens/ts50_d.gif

Mas esses detalhes só são respeitados pelos profissionais da área  Sad
Os mequetrefes só sabem copiar ( e muito mal).

Abraços

Guilherme



Registrado
Páginas:  1 ... 3 4 [5] 6 7   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal