Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 21:01:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Projeto EL34 SE (dicas, sugestões e idéias)  (Lida 14862 vezes)
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #30 : 06 de Outubro de 2014, as 20:20:18 »

Só para confirmar o que o xformer disse, o meu IALL tem um hummmzinho bem leve que demora um pouco para aparecer depois que ligo.

O motivo certamente foi por eu ter diminuido os capacitores de filtragem, troquei os três de 100uF por três de 33uF para caber na caixa tipo hammond.

Vou comprar de 47uF para ver se diminui ou acaba o humm e ainda caber na caixa.

Acho que ainda vai ser pouca capacitância para o filtro, vai ser menos da metade do projeto.
Veja a diferença que faz (linha vermelha = tensão após a retificação em C1; linha verde = tensão em C2 e que vai para o transformador de saída/etapa de potência; linha amarela = tensão em C3 que vai para o triodo de pré):




« Última modificação: 06 de Outubro de 2014, as 21:45:00 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
otton
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 360

Obrigado
-Dado: 256
-Recebido: 45


rock in roll


« Responder #31 : 06 de Outubro de 2014, as 21:35:08 »

Off tópico mode [ON]

Não entendo muito de válvulas, e fico viajando quando os grandes mestres daqui do fórum
dão uma resposta como essa acima, cheia de simulações e gráficos que em 99% dos casos
descobrem o erro. Isso é muito maneiro é sinal que se preocupam para responder dessa maneira
tao completa.

OBRIGADO GRANDES MESTRES PELA A AJUDA Palmas Palmas Palmas Palmas

Off tópico mode [OFF]

abraços
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #32 : 06 de Outubro de 2014, as 21:47:29 »

Impressionante xformer, não imaginava que o ripple seria tão grande.

Então vou tentar colocar os caps de 100uF deitados, acho que vai dar, tem muito espaço sobrando na caixa.

O Haroldo diz no pdf que poderiam achar que 100uF seria muito, e que poderia se tentar algo menor, mas pelo teu gráfico tem que ser 100uF mesmo.

OK, obrigadíssimo.


Abraço.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2014, as 21:55:30 por Ferro_Velho » Registrado
David Loos
Visitante
« Responder #33 : 07 de Outubro de 2014, as 07:16:21 »

o ruído que eu tinha era do tipo "huuuuuuuum" mesmo, sobre os capacitores, no projeto original, pediam capacitores de 68, 47 e 33 uF, eu acabei colocando 3 de 100uF (e logo depois coloquei 220uF) e o ruído continuou.

era ligar o amp  e o ruído vinha e depois de um tempo (quando as válvulas esquentavam) começava a vir o som em cima do ruído, era tirar o amp da rede, e ruído sumia e ficava perfeito (até os caps descarregarem e o som morrer)

cheguei até a fazer a façanha de regular o filamento achando que o ruído vinha dele  Huh?

mas vou fazer este projeto e seguir atento em todas as dicas! muito obrigado!
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #34 : 07 de Outubro de 2014, as 09:36:59 »

 Sobre ruído "humm" (60/120Hz) eu tenho algumas considerações a fazer:

1- A relação do estágio classe A com o terra a fonte de alimentação.

 Estágios classe A são muito dependentes da qualidade da fonte de alimentação. Isto porque, diferente de um push-pull classe AB (onde o ruído é defasado em 180º e cancelado), o ripple da fonte não é cancelado no transformador de saída, ou seja, ele estará presente no secundário do transformador de saída junto com o sinal amplificado.
 Quanto melhor o transformador de saída (mais baixa a frequência de corte) mais notável é o ruído.

 Alguns estágios amplificadores de potência para audiófilos a mosfet classe A exigem "alguns" capacitores cavalares de 10000uF ou mais para se evitar a todo custo o ruído humm na saída.

2- O ruído humm nos estágios pré amplificadores.

Deve-se atentar para o ruído contido nos estágios de pré com ganho mais alto. Se o ripple estiver presente nestes estágios, devido ao ganho alto, ele com certeza estará na saída com uma amplitude muito maior.

 Em um amplificador que construí, retirei a alimentação do pré de um ponto antes do recomendado (são 3 caps de 100uF + 3 resistores) e o ruído humm era bastante notável, visto que este estágio possuía um ganho maior para distorcer e o humm era amplificado demasiadamente. Só com o osciloscópio encontrei que o problema era na fonte.
 Ao retirar a alimentação de um estágio posterior da filtragem, o ruído desapareceu totalmente.

3- Ruído humm devido a falta de referência correta com o terra.

Isso acontece quando queremos eliminar a todo custo um "loop de terra" e acabamos referenciando erradamente alguns estágios.
 Eu não sou tão neurótico em relação a isso, basta que não se confunda um terra de sinal, terra de potência e a posição de alimentação destes terras (quanto maior potência, mais perto dos caps de filtragem da fonte, por ex).

 Eu recomendo esse site para a leitura:

 http://www.valvewizard.co.uk/smoothing.html
 http://www.valvewizard.co.uk/Grounding.html
 http://www.valvewizard.co.uk/Grounding.pdf

 E aproveito para recomendar o livro escrito por ele, é realmente fantástico, muito bem aplicado à guitarra, sem enrolação, direto ao ponto de estudo. Esse pdf é um capitulo do livro disponibilizado por ele.

4- Retificação dos filamentos.

 Eu acredito que a retificação, sem a correta referência ao terra é tão inútil quanto alimentar com AC sem os resistores de referência. Isso acontece porque a tensão DC ao flutuar, não terá uma referência constante, e portanto, ficará variando em AC. Experimente medir com um multímetro de alta impedância em AC a tensão entre os filamentos retificados em DC e o terra. Provavelmente encontrará alguma tensão AC.

 O interessante é alimentar em DC e criar a referência com dois resistores de uns 100 ohms ligados ao terra próximo do estágio mais sensível (no meu caso, a 12ax7 do pré).

 Um abraço,

 Eduardo
« Última modificação: 08 de Outubro de 2014, as 14:50:55 por Ledod » Registrado
Thomas_h
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 400

Obrigado
-Dado: 58
-Recebido: 354



« Responder #35 : 07 de Outubro de 2014, as 10:40:16 »

Olá,
 esse material do valvewizard é bem legal,
uma forma legal de identificar a causa é ir aterrando as entradas dos estágios e ver se o ruído persiste.

Quando tive esse problema era só diminuir o ganho que o ruído sumia, aí fui checar qual a parte mais sensível do circuito.

Por algum acaso o transformador tem center tap para os filamentos? Você pode tentar aterrar ele, ou usar o esquema com o terra com os resistores de 100 ohms.
Uma opção que testei com um amplificador PP e funcionou foi ligar o center tap no cátodo do power, assim a referência dos filamentos ficou mais alta.

Abraços

Thomas
Registrado
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.057 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal