Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 11 de Maio de 2024, as 12:22:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Harmonizador  (Lida 12180 vezes)
alfredo
Visitante
« : 17 de Setembro de 2012, as 15:27:33 »

Pessoal,

Alguém já viu algum projeto de "Harmonizador"? tipo Harmonist, Whammy, etc? Pelo que eu andei vendo teria que ser Digital porque analógico seria um monstrengo dificil de regular. E então no caso de digital parte-se para o DSP e programação?

[]'s
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 18 de Setembro de 2012, as 10:00:27 »

Se conhecer algum pedal chamado "harmonizador" em português, faça o favor de repassar a informação para nós outros, ok?

A busca, numa primeira passada, sem muitas complicações:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=1905.0

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2024.0


Tópico repetido e inútil, logo será apagado. Esperamos apenas que o autor autorize após lida a resposta.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 10:18:17 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #2 : 18 de Setembro de 2012, as 11:46:02 »

... E então no caso de digital parte-se para o DSP e programação?
Sim!

No site/forum do FV-1 encontrara algumas coisas que se aproxima do que procura.
Pitch Shiffer sei que tem la, e me lembro de ja ter visto um projeto para "harmonizer" tambem.


Da uma conferida por lá:
http://www.spinsemi.com/
http://www.spinsemi.com/forum/index.php

Neste discute sobre o whammy:
http://www.spinsemi.com/forum/viewtopic.php?t=296

Tem varios topicos que serão interessantes.


Alguns casos sao usados componentes especificos, criados exclusivamente para tal finalidade especifica, nao sendo somente uma programaçao sobre um chip.
Por isso torna um pouco dificil o desenvolvimento e ou clonagem de um pedal deste tipo.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #3 : 18 de Setembro de 2012, as 12:02:39 »

Como já falado em outros tópicos, Pitch Shifting e Harmonizers, apesar de terem princípios semelhantes, são efeitos distintos. O PS comum, como encontrado no Whammy, fabrica um ou mais cópias do áudio processado por ele em intervalos de afinação fixos enquanto que o Harmonizer (ou o que alguns chama Inteligent Pitch Shifting) variará esses intervalo para que os sinais criados façam parte de uma escala pré-definida, o que demanda detecção da nota original tocada.

O FV-1 tem programações para Pitch Shifting comum, mas não sei de nenhum algoritmo de Harmonizing. porém pode ser que até exista... ou alguma adaptação para detecção da afinação das notas inseridas...

Existe um PS analógico nos arquivos do Mr Hammer. O som é lamentável se comparado a um digital comercializado atualmente.

Há um projeto no GGG com um CI da Holtek. Também sem uso para alguém que deseja um PS nos padrões atuais. Está mais para efeito especial.

O Whammy é um Pitch Shifter comum, porém a cada edição apresenta performance melhor e na nova a transpozição de acordes está muito melhor!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 13:31:18 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #4 : 18 de Setembro de 2012, as 12:51:36 »

Como já falado em outros tópicos, Pitch Shifting e Harmonizers, apesar de terem princípios semelhantes, são efeitos distintos...
É como chorus e flanger...

Mas é uma parte do caminho, ou pelo menos indica a direção...

É claro que sera dificil conseguir um Harmonizer "artesanal" no mesmo padrão de um industrial (a menos que se consiga alguns dos componentes usados pelas marcas comerciais).
Registrado

alfredo
Visitante
« Responder #5 : 18 de Setembro de 2012, as 12:55:22 »

Valeu GrAmorin, era isso que eu queria saber... Bom, nem vou perguntar se alguém sabe de mais alguma coisa, porque vão apagar o tópico...
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 13:30:29 por Alex Frias » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 18 de Setembro de 2012, as 13:22:55 »

Fica apenas a informação então. Está bom assim?
Se alguém tiver mais informações que poste aqui então!

 Legal!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 13:29:46 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #7 : 18 de Setembro de 2012, as 14:51:08 »

Como já falado em outros tópicos, Pitch Shifting e Harmonizers, apesar de terem princípios semelhantes, são efeitos distintos...
É como chorus e flanger...

Faz sentido:
Montei um micro flanger Guyatone que está mais para um pitch meia boca, mas bem meia boca. O bichinho desafina legal.  Cheesy
Som de flanger mesmo, muito pouco.  Cheesy
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #8 : 18 de Setembro de 2012, as 14:58:18 »

Dar um novo lar a um Hamonizer/PitchShifter da Behringer pode ser uma possibilidade. Uma caixa de alumínio, uso de buffers e truebypass podem melhorar bastante a perda de timbre que esses pedais dessa marca são conhecidos por apresentar.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #9 : 18 de Setembro de 2012, as 15:04:25 »

Já vi um circuito de pitch shifter que era um chorus/flanger (sem mixar o som direto, portanto seria um "vibrato") com BBD, usando uma LFO dente de serra, cortando a saída quando a dente de serra "rearma". É o famoso efeito doppler Smiley Já postei este fragmento de circuito num outro tópico, não lembro qual. Se usar dois BBDs e dois LFOs triangulares fora de fase, alternando a sáida entre os dois, deve dar pra conseguir um som até aceitável (como "defeito" especial, pra quem gosta de barulho e coisas lo-fi).
PS. acabei de checar o circuito no site do Mark Hammer e ele funciona exatamente assim...

-----
Dar um novo lar a um Hamonizer/PitchShifter da Behringer pode ser uma possibilidade. Uma caixa de alumínio, uso de buffers e truebypass podem melhorar bastante a perda de timbre que esses pedais dessa marca são conhecidos por apresentar.

Eu tenho um destes, da Zoom,



que faz duas vozes tanto de pitch shifting "burro" quanto "inteligente" (dentre algumas escalas pré programadas, não dá editar uma escala), e ainda aceita um pedal de expressão. Ah, e tem uns phasers ótimos (mesmo), inclusive um step phaser bem divertido.

Como parou de fabricar, deve ser uma pechincha se achar de segunda mão, bom candidato a um transplante.
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 15:11:00 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #10 : 18 de Setembro de 2012, as 15:20:46 »

Na verdade, o que quiz dizer, era que chorus e flanger sao identicos ate certo ponto, pelo lado eletronico...

A questao do flanger desafinar um pouco, tambem é conseguido em um chorus.
Se a frequencia do BBD estiver baixa, vai resultar em um som desafinado...  foi mais ou menos neste caminho que no passado tentei montar um oitavador, mas nao era estavel e definido.

Marcos, experimenta ajustar a frequencia entre 30Khz e 40Khz.
Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #11 : 18 de Setembro de 2012, as 15:22:30 »

Interessante seria saber se há a possibilidade de simplesmente ter apenas o som da parte transposta. Daí com uma unidade como aquela que postei há algum tempo atrás, o Loopy Garrú, pode-se fazer a mistura com o som original através de buffers e um mixer e ainda ter truebypass.

-----
Esse circuito do Mr Hammer eu mencionei há tempos atrás em um dos tópicos dos links acima. É bem engenhoso, mas o resultado é pífio como pitch shifter. Não há nem razão de fugir dos DSP's hoje em dia para esse tipo de aplicação. Facilitam a vida e dão bom resultado!
« Última modificação: 18 de Setembro de 2012, as 15:25:18 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #12 : 18 de Setembro de 2012, as 15:34:43 »

Na verdade, o que quiz dizer, era que chorus e flanger sao identicos ate certo ponto, pelo lado eletronico...

A questao do flanger desafinar um pouco, tambem é conseguido em um chorus.
Se a frequencia do BBD estiver baixa, vai resultar em um som desafinado...  foi mais ou menos neste caminho que no passado tentei montar um oitavador, mas nao era estavel e definido.

Marcos, experimenta ajustar a frequencia entre 30Khz e 40Khz.

Sim, vou fazer como no seu post sobre como regular flangers.

Obrigado Amorin.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #13 : 18 de Setembro de 2012, as 15:52:52 »

Existe um application data da Reticon - empresa que fabricava as SAD 1024 - que infelizmente eu perdi - que mostrava um pitch shift com BBDs. Ele consistia em dois BBDs separados, cada um "lia" um ciclo completo da onda e tocava em velocidade diferente. Enquanto um BBD grava o sinal, o outro toca o sinal do ciclo anterior.

O circuito de controle tinha que detectar os ciclos completos e "tocar" a onda armazenada em velocidade diferente! Uma dente de serra linear, controlava a velocidade de saída e por consequência o pitch de saida.

O mecanismo é o mesmo do pitch shift digital, mas feito analogicamente. O pitch shift digital é capaz de ler o sinal enquanto outra região diferente é tocada. O BBD não!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
alfredo
Visitante
« Responder #14 : 18 de Setembro de 2012, as 16:25:15 »

Eu estou tetando conseguir uma placa do DSP Symphony http://www.freescale.com/webapp/sps/site/homepage.jsp?code=563XXGPDSP para brincar com isso... Se eu tiver muita sorte eu consigo um deste http://line6.com/tcddk/ vamos ver... Quando eu conseguir fazer algo (se conseguir) eu passo o resultado aqui para vocês...

[]'s
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.068 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal