Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 07:53:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: fontes de PC  (Lida 3497 vezes)
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« : 12 de Março de 2015, as 16:06:57 »

Olá!

Tenho acesso a inúmeras fontes de PC. Além dos coolers, dissipadores, cabos e da própria caixa, vocês acham que tem algum componente que vale o trabalho de retirar / testar / guardar para projetos futuros relacionado a efeitos / amplificadores?

Obrigado
Registrado
Albuquerque
Visitante
« Responder #1 : 12 de Março de 2015, as 17:12:01 »

Rapaz..., quase tudo!  Cheesy
Resistores, capacitores, ferrite... emfim, vai do que você precisar. E vai também do quanto você estará disposto, pois dá um trabalho danado dessoldar componente por componente. Tendo um multímetro à mão vai conferindo os componentes antes de guardar.

Agora pra amplificadores o que realmente vale a pena retirar são os dissipadores de calor. Tem algumas fontes com dissipadores com várias aletas, e outros com alumínio bem espesso, mais que 3mm. Pra amplificadores médios, tipo com TDA2030 por exemplo, são perfeitos. Ah, não esquece também de guardar os materiais isolantes que têm entre os CIs (ou transistores) e os dissipadores, como também o anel isolante para o furo do CI.
Registrado
fpohren
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 159

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 12


« Responder #2 : 12 de Março de 2015, as 19:42:14 »

Pois é , para a minha produção, que no momento está parada e mesmo quando anda é em câmera lenta, a trabalheira é grande mesmo e sei lá se vale a pena.

Se tivesse um método mais fácil que com o ferro de solda e sugador pelo menos não demoraria tanto.

E me preocupo pois para eu ter acesso as fontes, é por que elas estragaram, dai já fico receoso de utilizar algum componente dali.
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #3 : 12 de Março de 2015, as 19:49:28 »

fpohren.

Os capacitores dessas fontes são muito bons... uso para fazer duplicador ou triplicador de amplificador valvulado.
Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #4 : 13 de Março de 2015, as 09:52:47 »

Será se realmente esses capacitores estão em bom estado? Eu tenho uns capacitores aqui que gostaria de saber, pois para aproveitá-los e se já estivessem ruins seria um problema...
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #5 : 13 de Março de 2015, as 10:51:49 »

99% dos problemas em fonte de PC são o primário "explodido" por ligação em tensão errada ou os capacitores do secundário esgotados, o que acaba levando junto os retificadores (e em algumas fontes o primário também).

Se o problema da fonte for no secundário os capacitores do primário podem ser utilizados sem problema, principalmente se forem de 330uF ou maiores.

Para reutilizar os capacitores do secundário é preciso medir sua capacitância e, principalmente, a ESR (resistência série equivalente), em especial para aplicações em frequência mais elevada.

Daniel.
Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #6 : 13 de Março de 2015, as 11:08:10 »

99% dos problemas em fonte de PC são o primário "explodido" por ligação em tensão errada ou os capacitores do secundário esgotados, o que acaba levando junto os retificadores (e em algumas fontes o primário também).

Se o problema da fonte for no secundário os capacitores do primário podem ser utilizados sem problema, principalmente se forem de 330uF ou maiores.

Para reutilizar os capacitores do secundário é preciso medir sua capacitância e, principalmente, a ESR (resistência série equivalente), em especial para aplicações em frequência mais elevada.

Daniel.

Eu estava escrevendo mais ou menos isto que o Daniel postou.

"Em fontes de PC, normalmente são os capacitores que as levam a dar defeito.  Então não é uma boa opção aproveita-los (principalmente os do secundário da fonte), a menos que você tenha um capacímetro e um medidor de ESR.

Alem disto, os capacitores do primário nunca medem o que está impresso no corpo (nas fontes xing-ling).

Por exemplo: 220uF, é de 150uF; 680uF é de 330uF, e assim por diante."
Registrado

Ramsay
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 969

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 127



« Responder #7 : 13 de Março de 2015, as 21:15:57 »

Citar
"Em fontes de PC, normalmente são os capacitores que as levam a dar defeito.  Então não é uma boa opção aproveita-los (principalmente os do secundário da fonte), a menos que você tenha um capacímetro e um medidor de ESR.

Nesse ponto eu discordo, porque a maior causa dos defeitos em fontes de PC são os semi-condutores que param de funcionar como deveriam.
Mas, concordo que os capacitores utilizados nas fontes de PC são do tipo comum e não tem nada demais.
Registrado
daniellp
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 435

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 221

Curitiba - PR


« Responder #8 : 13 de Março de 2015, as 21:39:58 »

Nesse ponto eu discordo, porque a maior causa dos defeitos em fontes de PC são os semi-condutores que param de funcionar como deveriam.
Mas, concordo que os capacitores utilizados nas fontes de PC são do tipo comum e não tem nada demais.

Em geral eles param de funcionar adequadamente pois foram exigidos ao extremo pela falha na filtragem dos capacitores... quando eu fazia manutenção em fontes era sempre assim. Se tinha semicondutor queimado, e não foi por que o dono da fonte ligou ela no 220V com a chave em 127V, pode ter certeza que os capacitores estavam esgotados...

Registrado

"Quando se anda em círculos, nunca se é bastante rápido."
http://dapiaproj.blogspot.com
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal