Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 12 de Maio de 2024, as 07:19:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: como identificar transformador  (Lida 8280 vezes)
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« : 24 de Fevereiro de 2014, as 23:14:04 »

Olá amigos

Encontrei um transformador dentre minhas bugigangas.
Ele foi retirado de uma antiga televisão valvulada, e possui quatro taps (azul, verde, amarelo, vermelho), todos do mesmo lado.
Medi as resistências dele e o resultado foi:
verm/Azul = 371 Ohms
verde/amar = 10 Ohms
amar/azul = 0 ohms
verm/verde = 0 Ohms

que tipo de transformador teria essas características?

Seguem fotos:




Agradeço a ajuda dos colegas.

Um forte abraço
Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #1 : 25 de Fevereiro de 2014, as 00:17:32 »

Iria facilitar, caso você lembre, de que aparelho saiu; como por exemplo, marca e modelo.

Abraços,
Alfredo
Registrado

felix
Visitante
« Responder #2 : 25 de Fevereiro de 2014, as 00:41:03 »

Achei as medidas estranhas, seria um Autotransformador?
Não tenho muito know-how nessa área.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #3 : 25 de Fevereiro de 2014, as 06:43:22 »

Olá amigos

Encontrei um transformador dentre minhas bugigangas.
Ele foi retirado de uma antiga televisão valvulada, e possui quatro taps (azul, verde, amarelo, vermelho), todos do mesmo lado.
Medi as resistências dele e o resultado foi:
verm/Azul = 371 Ohms
verde/amar = 10 Ohms
amar/azul = 0 ohms
verm/verde = 0 Ohms
que tipo de transformador teria essas características?

Essas medições não fazem sentido, pois se entre o fio azul e amarelo tem 0 ohms, e entre vermelho e verde também tem 0 ohms, considere que esses fios estão muito perto um do outro ou interligados. Dessa forma:
(fio 1) vermelho =  verde (3)
(2) azul = amarelo (4)

mas entre fio (1) e (2) tem 371 ohms e entre fios (3) e (4) tem 10 ohms, deveriam ter a mesma resistência.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
fallout
Visitante
« Responder #4 : 25 de Fevereiro de 2014, as 07:31:21 »

As outras combinações não deram continuidade? Tipo Vermelho/amarelo? Ta com cara de ser um transformador de saida SE.

Aplica uma tensão alternada no Vm/Az e mede a tensão no Vd/Am pra saber a relação de transformação dele.

Edit: Cuidado! Se for um transformador de saída de audio, se aplicar uma tensão no enrolamento menor o outro enrolamento vai
multiplicar muito essa tensão tornando a brincadeira um pouco perigosa. Faz isso aplicando 12v alternados nele.
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, as 07:40:56 por fallout » Registrado
xandeguarah
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 439

Obrigado
-Dado: 332
-Recebido: 17



« Responder #5 : 25 de Fevereiro de 2014, as 13:40:13 »

As outras combinações não deram continuidade? Tipo Vermelho/amarelo? Ta com cara de ser um transformador de saida SE.

Aplica uma tensão alternada no Vm/Az e mede a tensão no Vd/Am pra saber a relação de transformação dele.

Edit: Cuidado! Se for um transformador de saída de audio, se aplicar uma tensão no enrolamento menor o outro enrolamento vai
multiplicar muito essa tensão tornando a brincadeira um pouco perigosa. Faz isso aplicando 12v alternados nele.

Sim, perfeitamente fallout

Essa brincadeira gera alta tensão, e todo o cuidado é pouco.
Verifico hoje a noite, quando voltar à bancada, e posto o resultado aqui.
Por enquanto muito obrigado.

-----
olá amigos
 
Injetei 10,2 V nos fios verm/azul e o resultado entre o verde e amarelo foi 1,48 V.
O que podem me dizer sobre esse resultado? Huh?
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, as 20:52:30 por xandeguarah » Registrado

temperature's risin', the jukebox's blowin' fuse
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.206

Obrigado
-Dado: 177
-Recebido: 169



WWW
« Responder #6 : 27 de Fevereiro de 2014, as 15:03:31 »

olá amigos
 
Injetei 10,2 V nos fios verm/azul e o resultado entre o verde e amarelo foi 1,48 V.
O que podem me dizer sobre esse resultado? Huh?

Com essa informação, eu chuto que seja um transformador de 18v em 125v. A proporção Ventrada:Vsaída é de 6,89:1.

Poderia também ser um transformador de 15v em 110v, se for mais antigo.

Não deve ser um transformador de saída, porque com 8 ohms ligados ao verde e amarelo, ele teria menos de 400 ohms de impedância refletida no primário.
« Última modificação: 27 de Fevereiro de 2014, as 15:06:22 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #7 : 09 de Março de 2015, as 14:46:10 »

Amigos perdão por ressuscitar esse tópico mas achei mais prudente que criar um (visto o título). Peguei um amp Spears 35 (descobri que é fabricado pela Franhm) sem ligar, abri pra verificar se o transformador estava funcionando e eis que tenho a primeira surpresa (diferentemente dos projetos de amps transistorizados que vi por aqui): No secundário do transformador existiam 2 fios (fiquei me perguntando pelo GND, porém essa é uma outra história),



Sem etiqueta ou qualquer outro identificador. Escrevi para a fábrica e eles prontamente me enviaram o esquema... visto minha falta de tato para identificar as informações (só deduzi que o transformador era de 2A e olhe lá), peço a ajuda dos colegas.

Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #8 : 09 de Março de 2015, as 15:06:31 »

Amigos perdão por ressuscitar esse tópico mas achei mais prudente que criar um (visto o título). Peguei um amp Spears 35 (descobri que é fabricado pela Franhm) sem ligar, abri pra verificar se o transformador estava funcionando e eis que tenho a primeira surpresa (diferentemente dos projetos de amps transistorizados que vi por aqui): No secundário do transformador existiam 2 fios (fiquei me perguntando pelo GND, porém essa é uma outra história),

Sem etiqueta ou qualquer outro identificador. Escrevi para a fábrica e eles prontamente me enviaram o esquema... visto minha falta de tato para identificar as informações (só deduzi que o transformador era de 2A e olhe lá), peço a ajuda dos colegas.

Rósceli,

Você quer saber a tensão de saída do transformador?
No esquema aponta 40,6V retificado. Imagino que o transformador seja de uns 30V (40,6/1,4)
Registrado

Juliano Oliveira
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #9 : 09 de Março de 2015, as 18:32:58 »

Se a dedução de que o transformador é de 2A foi pela verificação do fusível no primário (de 2A), então ela está errada.  Como os diodos da ponte são 1N4002 (que aguentam 1A), o secundário deve suportar corrente menor.  Para saber a tensão do secundário é mais fácil medir diretamente com o multímetro (se não quiser ligar o amplificador, dessolde os dois fios vermelhos dos terminais do transformador e meça nos terminais com o primário ligado na tomada).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Rósceli Mello
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 50

Obrigado
-Dado: 29
-Recebido: 74


Saudações a quem tem coragem!


« Responder #10 : 09 de Março de 2015, as 22:12:59 »

Se a dedução de que o transformador é de 2A foi pela verificação do fusível no primário (de 2A), então ela está errada.  Como os diodos da ponte são 1N4002 (que aguentam 1A), o secundário deve suportar corrente menor.  Para saber a tensão do secundário é mais fácil medir diretamente com o multímetro (se não quiser ligar o amplificador, dessolde os dois fios vermelhos dos terminais do transformador e meça nos terminais com o primário ligado na tomada).

Justamente Xformer... era baseado nesse dado. O problema todo está no fato de que o transformador está queimado e não há informação nenhuma nele. O que eu consegui foi o esquemático junto ao fabricante e a partir daí começo a colher dados para uma possível identificação deste transformador e posterior substituição.

Grato até o momento.
Registrado

Tudo bem, você se mandou
Não aguentou o peso da barra
Que é escolher viver de verdade
Se cagou, parou na metade
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 09 de Março de 2015, as 23:29:33 »

Na sua cidade não tem quem trabalhe como "enrolamentos" de transformadores?  Seria a melhor forma de fazer.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #12 : 10 de Março de 2015, as 07:45:46 »

Justamente Xformer... era baseado nesse dado. O problema todo está no fato de que o transformador está queimado e não há informação nenhuma nele. O que eu consegui foi o esquemático junto ao fabricante e a partir daí começo a colher dados para uma possível identificação deste transformador e posterior substituição.

Já que a Frahm foi atenciosa (o que é raro) e forneceu até o esquema, talvez eles informem também as especificações do transformador.
Mas eu calculo que esse transformador seja de aproximadamente 35Vac x 1,5A no secundário. Para o primário 127Vac (0,5A) e 220Vac (0,25A).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
leosilvaluthier
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1



« Responder #13 : 10 de Março de 2015, as 12:47:47 »

O mais facil e certo para se fazer, voce ja constatou que o transformador esta queimado então retire-o e mande enrolar novamente pois é muito dificil achar no mercado transformadores com as mesmas caracteristicas, eu mando enrolar todos meus transformadores é mais facil por que não tenho que ficar de loja em loja e é ate mais barato
Registrado
juloliveira
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 285

Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41


Não tá morto quem peleia, tchê!


« Responder #14 : 10 de Março de 2015, as 16:50:14 »

Já que a Frahm foi atenciosa (o que é raro) e forneceu até o esquema, talvez eles informem também as especificações do transformador.
Mas eu calculo que esse transformador seja de aproximadamente 35Vac x 1,5A no secundário. Para o primário 127Vac (0,5A) e 220Vac (0,25A).

Xformer, a minha conta ali em cima não está correta?
Registrado

Juliano Oliveira
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal