Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 06:30:27


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Tremendão SL (ajuda)  (Lida 11778 vezes)
Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #45 : 30 de Outubro de 2012, as 11:43:16 »

Acho que um macarrão numa solda dessas seria muito bem vindo!

Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #46 : 30 de Outubro de 2012, as 12:31:23 »

Em vários lugares. Entre outras coisas.

Por exemplo, veja os capacitores da fonte, são quatro de caneca, os dois de cima dá pra ver a caneca azul, os dois de baixo tem uma placa de baquelite (ou algo semelhante) entre a caneca e o chassis. Estes dois de baixo, estão em série, com resistores de sangria em paralelo com cada um (se não tiver o mesmo erro de montagem na fábrica que o meu tinha). A caneca de um deles está em 1/2 B+, isolada do chassis pela baquelite (tomara que não rache com o calor). Nos Palmer isto era comum, no meu Tremendão a montagem é diferente, tem um clipe de capacitor (que nem os que são vendidos na Altana) e o capacitor flutuante é isolado do clipe por uma tira de borracha. Os resistores "voadores" ligados entre cada seção dos capacitores, tem terminais que estão em B+, 1/2 B+, e passam pertinho do chassis.

Tem fio ligado no master e nos pots do tremolo (os dois cinza e o preto) que estão praticamente enroscados nos resistores voadores presos nos capacitores azuis. Se um resistor destes esquenta e derrete o isolamento, vai B+ pra malha...

-----
Vejamos, o master. Uma foto mais de perto só dele ajudaria.

Ele tem o pot, propriamente dito, e aquela coisa marrom grudada por trás dele. O pot é um controle de volume normal, não tem mistério. Aquela coisa marrom atrás é uma chave que aciona uma distorção horrível no canal com tremolo e desabilita o master pro canal normal.

Olhando pro pot por trás, o terminal da esquerda tem um fio soldado no chassis, aterrando. O terminal do meio, vai pra entrada do PI. Parece pela foto que é o fio preto, que vai pro capacitor laranjinha, a outra ponta do capacitor tem um resistor de 1M e um fio verde que vai pra grade da 12AT7. Certo? O terminal da direita, vem dos dois canais do pré. A forma como os dois canais se misturam e como o chaveamento afeta isto, não é igualzinha ao esquema da Fender que eu linkei, tem uma pequena variação. Quando estiver em casa vou procurar o esquema exato e continuo daqui.

-----
Enquanto eu não estou com o esquema oficial da Giannini em mãos, tem este link aqui pra ir comparando:

http://ampwares.com/schematics/100W_Mast_Vol_SF_Twin_Rev.pdf

É o mesmo esquema de antes, só que este pdf vem com o layout junto.

-----
Alterei o esquema da Fender pra deixar idêntico ao Tremendão Special Line. Mudanças:

- a fonte toda, especialmente no bias
- no power, resistores de grade maiores (mal projeto, não devia, mas os blackface eram assim)
- no PI : 82K e 100K nos anodos, 1M nas grades, 22k de "rabo" do long tail, sem realimentação local.
- no feedback 47R pra terra
- nos prés: 6k8 fixo ao invés de controle de médios.

- o Master. O master, ao invés de entrar o sinal misturado numa extremidade e sair no terminal do meio, faz ao contrário (entra pelo terminal do meio sai pelo de cima). Que nem nos pots de volume da Giannini LesPaul, eles deviam gostar desta confoguração. Bom, na guitarra fica meio esquisito, mas aqui funciona bem. Além disto, quando puxa o pot, além de acionar aquela distorção horrível que nem o fender, tem mais uma chave que bypassa o master pro canal normal (pro canal vibrato, agora distorcido, continua com master). Como esta parte ficou confusa, redesenhei toscamente no canto do esquemático, espero que tenha ficado claro.

edit: removi imagem.

Jurava que tinha isto no esquemário da Giannini, mas não tem. Então peguei meu esquema garranchado a lápis e segui pra fazer esta adaptação aí de cima.

edit: editei de modo mais decente num editor de esquemas. Está bem mais organizado, especialmente a parte do Master e dos chaveamentos.

https://docs.google.com/open?id=0B2-sj-rhDw7Dbi1sU3NvMXJkQm8
« Última modificação: 31 de Outubro de 2012, as 11:54:15 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
whitebilly
Visitante
« Responder #47 : 31 de Outubro de 2012, as 20:28:04 »

Pra mim o modo mais facil ´ra intender é seguir esse layout na fender que passou. amanha vou ver se bate certinho. Valeu cara, ta me salvando sempre! Wink
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #48 : 31 de Outubro de 2012, as 20:32:56 »

Mas atenção, que no master é justamente onde tem as maiores diferenças entre os dois (a não ser que você queira converter pro esquema da fender de uma vez, mas eu particularmente acho o da Giannini melhor, por incrível que pareça).

Posta a foto do Master em close que a gente destrincha o layout certinho.
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
whitebilly
Visitante
« Responder #49 : 01 de Novembro de 2012, as 16:54:21 »


Registrado
whitebilly
Visitante
« Responder #50 : 13 de Novembro de 2012, as 07:50:41 »

gfr descobri como fazer ele funcionar...só desligando a chave LINE GROUND ele voltou, chiando mas voltou. acho que é por causa da malha do fio que deve ser ligada em algum lugar.
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.039 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal