Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 07:45:12


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Pedais em Rack  (Lida 4185 vezes)
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« : 08 de Setembro de 2012, as 12:27:57 »

galera, eu estava pensando em construir um hack, e nele montar os pedais, cada um como se fosse uma gaveta. Ai surgiu me uma duvida. Montar um Footswitch para cada um deles, me obrigaria a ter varios cabos espalhados pelo quarto. Alguem tem alguma sugestão, de como posso montar um sistema de footswitch, uma chave para cada efeito, mas com poucos cabos, por exemplo: 1 para entrada , e 1 para a saida.

Valeu
« Última modificação: 10 de Setembro de 2012, as 12:14:43 por guhjurisato » Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #1 : 08 de Setembro de 2012, as 12:36:08 »

Recentemente montei um rack com 3 efeitos, 2 acionáveis por Footswitch. Usei o Bypass por relê (aqui do forum) para ativar e desativar os efeitos, tanto pelo painel quanto pelo rack. Para a conexão usei um jack P10 stereo. Se eu fosse utilizar mais efeitos precisaria de mais vias e, portanto, usar outro conector. Para isso, existem vários como os DB, o DIN, DIP, etc. Basicamente o GND vai ser comum a todos os efeitos e, cada via, vai ser o "control" de cada efeitos, por exemplo: se voce tem 10 efeitos no rack e quer coloca esses 10 no footswitch voce vai precisa de 11 vias, uma pro GND e 10 para cada control. Se quiser colocar led tambem no FW use 12 vias (uma mais para o V+) e chaves DPDT.

Com certeza existem outros modos de acionamento por FW, como por LED/LRD. Porém eu não sei como funciona o esquema deles.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 12:37:46 por nssa » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #2 : 08 de Setembro de 2012, as 12:38:40 »

entendi, interessante, mas então, essas vias, que você diz, como eu faria elas? com cabos? ou um único cabo daria certo?
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #3 : 08 de Setembro de 2012, as 14:00:27 »

Com um cabo único não daria certo, pois só existe 2 (MONO) ou 3 vias (Stereo), precisaria de um cabo multivias.

São conhecido tambem como Cabo Mangas

http://www.sparflex.com.br/v2010/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=169
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 14:02:06 por nssa » Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #4 : 08 de Setembro de 2012, as 15:21:29 »

Pôxa, achei que houvesse alguém hackeando pedais...   Ui

No caso de controlador remoto, você pode usar um Arduíno (devidamente programado para tal função), com um cabo paralelo simples e uma matriz de resistores, por exemplo, controlando um sistema de relês no rack.

Algo parecido foi feito no Fraverb de Haroldo (Hgamal).
« Última modificação: 08 de Setembro de 2012, as 15:24:31 por Adiel » Registrado

guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #5 : 08 de Setembro de 2012, as 16:17:35 »

Pôxa, achei que houvesse alguém hackeando pedais...   Ui

hahahaha, desculpe o mal entendido.


Com relação ao que o Hgamal fez, você poderia me dar uma luz? (um link ja serve  Wink)
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 08 de Setembro de 2012, as 20:12:07 »

Acho que ele usou um microprocessador básico, e fez tudo do zero.  Mas o projeto é diferente, seria apenas para ter mais ideias sobre as possibilidades.

Tem alguma coisa aqui:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=10.0
Registrado

Fusion
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 700

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50



« Responder #7 : 09 de Setembro de 2012, as 00:28:41 »

Alguem ae tem algum material legal sobre remote switch com LER/LDR (nível iniciante) pra mim dar uma olhada?
Registrado

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Dexter
Visitante
« Responder #8 : 09 de Setembro de 2012, as 13:08:09 »

Acho viável o uso de microcontroladores nesse caso pois cabos "manga" encarecem muito em relação a quantidade de vias  e podem dar problemas com o tempo, no caso dos uC's, você pode usar 2, um para o pedal e outro para o rack, o cabo pode ser de 4 vias (VCC, GND, TXD E RXD), a chave conectada no pedal equivale a um relê (ou outra chave) no rack a quantidade de pedais pode ser superdimensionada no layout e os componentes inseridos neste circuito conforme a necessidade.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #9 : 09 de Setembro de 2012, as 19:01:47 »

alguem poderia postar algum exemplo desses microcontroladores? algum esquema, layout. Assim ficaria mais facil de entender. Ainda sou iniciante nos Handmades, e estou aprendendo muito com vocês.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Dexter
Visitante
« Responder #10 : 09 de Setembro de 2012, as 22:30:09 »

alguem poderia postar algum exemplo desses microcontroladores? algum esquema, layout. Assim ficaria mais facil de entender. Ainda sou iniciante nos Handmades, e estou aprendendo muito com vocês.

Posso demorar um pouco para projetar um circuito, mas espero fazer algo nesse sentido em breve.
Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #11 : 10 de Setembro de 2012, as 00:29:30 »

ai sim. Eu comecei agora a aprender sobre pedais handmades. é um mundo totalmente novo para mim, e tem coisas que não faço a minima ideia de como funcionam. Desculpem atrapalhar
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.04 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal