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Autor Tópico: warwick sweet 15.2  (Lida 7027 vezes)
Ramsay
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« Responder #15 : 02 de Setembro de 2014, as 19:32:54 »

Eu penso que antes de trocar os transistores ele deveria trocar primeiro os diodos (que são relativamente baratos) e ligar o amp.
Se queimar os fusíveis novamente, aí sim partir para a troca dos transistores que, por serem "Darlington", são mais difíceis de se achar à venda, ainda mais um par complementar casado.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2014, as 19:46:47 por Ramsay » Registrado
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« Responder #16 : 02 de Setembro de 2014, as 19:48:14 »

Eu penso que antes de trocar os transistores ele deveria trocar primeiro os diodos (que são relativamente baratos) e ligar o amp.
Se queimar os fusíveis novamente, aí sim partir para a troca dos transistores que, por serem "Darlington", são mais difíceis de se achar à venda, ainda mais um par casado.

Mas o diodo é dentro do transistor, de proteção ligado entre o coletor e emissor, se eles (os diodos) estão em curto, não tem outro jeito a não ser trocar os transistores.
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« Responder #17 : 03 de Setembro de 2014, as 20:24:42 »

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Mas o diodo é dentro do transistor, de proteção ligado entre o coletor e emissor, se eles (os diodos) estão em curto, não tem outro jeito a não ser trocar os transistores.

As leituras de 17K e 20K, nos dois sentidos, entre coletor e emissor, parecem indicar que os diodos internos dos MJ11015 e MJ11016 não estão em curto, até porque as leituras numa configuração darlington são diferentes de um transistor de potência convencional, concorda?

E eu pensei que ele estava se referindo aos diodos retificadores da fonte. Será que algum(s) não teria(m) entrado em curto, causando a queima dos fusíveis?
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« Responder #18 : 04 de Setembro de 2014, as 08:32:14 »

E eu pensei que ele estava se referindo aos diodos retificadores da fonte. Será que algum(s) não teria(m) entrado em curto, causando a queima dos fusíveis?

Buenas

Não, pois a proteção de um circuito protege o que está a montante de sobrecarga ou curto-circuito a jusante.
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« Responder #19 : 04 de Setembro de 2014, as 08:41:03 »

Uma pergunta idiota, tu já testou os diodos D117 e D118? Outra coisa, os dois fusíveis queimaram ou só um deles? se só um, qual? Assim fica mais fácil de procurar o problema.

Daniel.
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« Responder #20 : 04 de Setembro de 2014, as 09:42:20 »

As leituras de 17K e 20K, nos dois sentidos, entre coletor e emissor, parecem indicar que os diodos internos dos MJ11015 e MJ11016 não estão em curto, até porque as leituras numa configuração darlington são diferentes de um transistor de potência convencional, concorda?

Se analisarmos os darlington do ponto de vista do multímetro testando os terminais, num dos sentidos entre coletor e emissor sempre haverá 3 diodos reversamente polarizados bloqueando a corrente, o que significa resistência muito alta. Se no teste, tem entre 17k e 20k (que não é alta) entre coletor e emissor, provavelmente alguma coisa dentro do darlington pifou (ou o diodo de proteção ou algumas das junções internas dos transistores).

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« Responder #21 : 04 de Setembro de 2014, as 16:32:03 »

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Se analisarmos os darlington do ponto de vista do multímetro testando os terminais, num dos sentidos entre coletor e emissor sempre haverá 3 diodos reversamente polarizados bloqueando a corrente, o que significa resistência muito alta. Se no teste, tem entre 17k e 20k (que não é alta) entre coletor e emissor, provavelmente alguma coisa dentro do darlington pifou (ou o diodo de proteção ou algumas das junções internas dos transistores).

Tem razão, equívoco meu, os diodos internos dos MJ11015 e MJ11016 devem ter aberto e outras junções devem estar danificadas e com fuga de corrente.

A propósito, achei aqui um par complementar de transistores de potência Darlington EM9303 e EM9403 (nunca usados) que são equivalentes dos SE9303 e SE9403. Apesar do datasheet não mostrar, ví em uma revista eletrônica que ambos apresentam o tal diodo entre o coletor e o emissor e os dois resistores internos entre base e emissor.
 
http://pdf.datasheetcatalog.com/datasheet2/c/0hqfkrrsht1ejkkgw24oi02zlz7y.pdf



E, para efeito de comparação, fiz algumas medidas de resistência com um multímetro analógico, que são as seguintes:

EM9303 (NPN):
Coletor - Emissor: 15 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, mesmo na escala de Rx10K.
Base - Emissor: 25 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, idem.
Base - Coletor: 15 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, idem.

EM9403 (PNP):
Coletor - Emissor: 12 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, idem.
Base - Emissor: 28 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, idem.
Base - Coletor: 12 ohms
pontas de prova invertidas: resistência infinita, idem.

Ou seja, em todas a medidas, ao se inverter as pontas de prova a resistência fica infinita, mesmo na escala mais alta do multímetro o que atesta o bom estado desses EM9303 e EM9403.

Então, concordo que a melhor coisa mesmo é substituir esses transistores defeituosos.

« Última modificação: 04 de Setembro de 2014, as 16:35:34 por Ramsay » Registrado
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« Responder #22 : 04 de Setembro de 2014, as 17:46:45 »

Buenas

Você pode instalar estes transístores e, utilizando uma lâmpada incandescente* em série com o amplificador, realizar alguns testes, como medir tensões, medir a corrente de repouso do amplificador (sem o alto-falante conectado), verificar algum componente aquecendo de forma demasiada, etc.

Como na cidade que moro a rede é 127/220 V, tenho a possibilidade de, além da lâmpada em série, passar a chave para 220 V e realizar estes testes em 127 V. Sempre utilizo este método, após a troca de semicondutores defeituosos, a fim de encontrar outros problemas.

Com este tipo de teste, após tudo normal e sem tensão CC na saída, você pode conectar o alto-falante e verificar a presença de áudio. O mesmo saíra distorcido se o volume for aumentado em demasia.

Após tudo funcionando, não esqueça de ajustar o trimpot da placa do amplificador, removendo o fusível do lado positivo, medindo a corrente de alimentação sem carga (alto-falante), que deve ficar entre 20 mA e 50 mA, caso contrário, os transístores de saída podem queimar novamente (já aconteceu comigo).

*Quem ainda não tem deve correr para comprar, pois elas estão com os dias contados.
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« Responder #23 : 05 de Setembro de 2014, as 06:58:29 »

Pessoal,

Comprei o par de transistores novos e vou substituí-los, verificando seu funcionamento.
Prometo postar o resultado aqui. O serviço está bem atribulado ultimamente.

Um forte abraço
« Última modificação: 05 de Setembro de 2014, as 08:31:57 por xformer » Registrado

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« Responder #24 : 09 de Setembro de 2014, as 09:24:17 »

Olá pessoal

Fiz a substituição de ambos os transistores que de fato estavam em curto comparados aos novos comprados agora.
Substitui também o segundo capacitor, a conselho do marcioulguim, porque vocês sabem, em eletrônica tudo pode colaborar para não dar certo e seguro morreu de velho.

Enfim, fiz toda a limpeza para que não houvesse nenhum corpo estranho e liguei o amp.
Desta vez não abriram os dois fusíveis, mas o som não saiu. Tentei plugar os fones para ouvir se saía algum som, porém bem no fundo (baixíssimo) e com alta distorção.
Não se passou muito e o resistor R112 (220 Ohms) se incendiou. Desliguei rapidamente e agora venho aos meus amigos pedir ajuda.

Segue o  esquemático com a indicação do resistor "incinerado" (em vermelho):



O que pode estar acontecendo?

Agradeço a paciência e colaboração de vocês

Um forte abraço
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« Responder #25 : 09 de Setembro de 2014, as 15:06:19 »

Tu pode começar verificando todos os transistores... E os diodos também...
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