Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 22:09:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: PedalBoard com LED's  (Lida 7288 vezes)
gobbi
Visitante
« : 02 de Julho de 2010, as 00:26:26 »

Pessoal, vim aqui perguntar uma coisa que pra vocês deve ser besta hehehehee...

Seguinte, tava querendo colocar uns LED's no pedalboard que um amigo fará pra mim, como devo proceder? Eu pensei em fazer algo análogo ao que fazemos aos pedais, colocar um dropdown resistor pro led não queimar e alimentar com 9V com uma Bateria ou fonte mesmo.

Acho que esse seria o pior caminho, certo?

Se sim, teria que ligar 1 resistor para cada led e ligá-los em série? Eu fecharia o circuito de leds ligando a última perninha do último LED no terra do plug de bateria ou jack de fonte certo?

Estou viajando completamente?

Obrigado,

Felipe.
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #1 : 03 de Julho de 2010, as 06:18:59 »

Se os LEDs forem acender todos juntos, você calcula qual será a resistencia necessária para cada um segundo a lei de ohm, pra 9V e liga os LEDs em paralelo, somando a corrente que será necessária a eles. Ligar em série não é boa idéia, pois se um queimar, ou se uma fiação se romper, todos apagam (que nem luzes de árvore de natal).

Use isso:

http://led.linear1.org/led.wiz
Source = fonte (seus 9V)
diode forward voltage = voltagem do LED, geralmente algo entre 1,4 e 1,6
diode forward current = corrente do LED, geralmente 10 a 20mA.
number of leds on array = número de LEDs que você vai ligar em PARALELO, como sugerido, pra usar APENAS UM RESISTOR.

PS: por favor, perguntas desse tipo deveriam ser postadas na área de iniciantes.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #2 : 04 de Julho de 2010, as 01:39:21 »

Pessoal, vim aqui perguntar uma coisa que pra vocês deve ser besta hehehehee...

Seguinte, tava querendo colocar uns LED's no pedalboard que um amigo fará pra mim, como devo proceder? Eu pensei em fazer algo análogo ao que fazemos aos pedais, colocar um dropdown resistor pro led não queimar e alimentar com 9V com uma Bateria ou fonte mesmo.

Acho que esse seria o pior caminho, certo?

Se sim, teria que ligar 1 resistor para cada led e ligá-los em série? Eu fecharia o circuito de leds ligando a última perninha do último LED no terra do plug de bateria ou jack de fonte certo?

Estou viajando completamente?

Obrigado,

Felipe.

Gobbi, meu pedalboard tem uma iluminação desse tipo. Eu a fiz a muito tempo, tá funcionando até hoje, é fácil de fazer e os resultados são excelentes.

O que você precisa:

 - Leds de alto brilho (15.000 mcd) da cor de sua preferência;
 - Uma fonte de alimentação com corrente igual ou superior ao arranjo dos leds (não recomendo baterias);
 - 1 resistor para o arranjo (leds em paralelo com um resistor só) ou vários resistores de 1K (no caso cada led Terá sua própria resistência. Geralmente fornece brilho maior);
 - espaguete termo retrátil ou fita isolante pra dar acabamento nas conexões dos leds;
 - Muito, muito cabo tipo par-de-fio (esses usados nas fontes de pedais, uma via tem uma listra branca);

Escolha como vai ligar os Leds: Paralelo ou paralelo com resistência individual (depois explico porque série não entra):

*para efeito de cálculo vou considerar a corrente do led de alto brilho como 70mA e queda de tensão 3V.

Leds em Paralelo: Um resistor para todo o arranjo,  nessa configuração, cada led é ligado com positivo( anodo) no positivo que vem do resistor, e negativo (catodo) no negativo da fonte.

Nesse caso  o valor da  resistência será (um resistor para todo o arranjo):
R=   V - 3V   ,           onde V é a tensão da fonte, 3V é a queda de tensão no Led,
     70mA x n              70mA é o consumo do Led e n é o n° de Leds do arranjo.

Supondo que você queira utilizar 10 Leds em paralelo usando uma fonte de 12V:

R=12V-3V/70mAx10 Leds = 9V/700mA = é igual a aproximadamente 0,013K Ohms que equivale 13 Ohms, mas como esse valor não é comercial, você pode utilizar um resistor de 15 Ohms ou 10 Ohms.

* Esse resistor deve ser ligado na saída +12V da Fonte de alimentação.

Em paralelo com resistência individual para cada led:
É parecida com a outra, só que cada led vai ter um resistor no seu terminal positivo. nesse caso, os resitores podem ser de 1K (valor comum para esses Leds). Lembrando que nesse caso o brilho do Led vai ser maior porque ele terá um valor individual de corrente para ele, isso significa que no caso dele sofrer alguma avaria em sua resistência interna e puxar mais corrente ele não vai interferir no brilho dos outros Leds (Ufa!).

Tá, mais qual é a corrente da Fonte?
Simples, pela lei de Ohm:
I=V/R --- I = 12V/15 Ohms = 0,8A ou 800mA. Ou você pode multiplicar as correntes dos Leds, assim 10 x 70mA = 700mA.

Porque não usar leds em série:
Se um queimar , apaga tudo, igual o Renan disse.

Qualquer outra dúvida, é só falar!
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, as 09:22:39 por guii_music » Registrado
gobbi
Visitante
« Responder #3 : 04 de Julho de 2010, as 15:39:56 »

Voce teria uma foto do seu pedalboard pra me mostrar guii_music? Se der pra eu ver como foram feitas as ligações seria muito legal, mas se não der, só pra eu ter uma idéia de como os LED's estão dispostos mesmo, já vai ajudar!

Se eu pego por exemplo uma fonte Boss, eu arranco seu plug, desencapo um pouco de fio (atentando para qual é positivo e qual é neutro certo? Esse é o propósito da faixa branca ?) e enrolo no positivo do primeiro LED de cada fileira certo? Em seguida, ligo o resistor que tá mandando no esquema na perna negativa do último LED de cada fileira e em seguida ligo o fio "neutro" que vem da fonte nesse resistor, correto?

Numa eletrônica eu peço "par-de-fio" e devo atentar sempre para a faixa branca?

Leds em Paralelo: Um resistor para todo o arranjo, leds ligados em paralelo cada um ligado com positivo(anodo) no positivo vem do resistor, e negativo (catodo) no negativo da fonte.


Não entendi direito esta frase você poderia explicar denovo por favor?

O site que o Renan postou aí , eu coloquei 20 LED's com 9V de alimentação da fonte, 1.5V de queda e 70mA de corrente e to olhando pra solução número 3 (a última) que são 4 fileiras com 5 Leds. Nesse caso, os Leds estão em série e as fileiras em paralelo, correto? Se sim, caso um LED de alguma fileira queimasse a fileira toda iria apagar ?

Esse esquema que o site nos dá foi o tipo de ligação que você usou no seu? Quantos LED's vc usou?

Obrigado pela boa vontade de me ajudar e me desculpe pela falta de conhecimento exagerada!

Agradeço mais um vez e aguardo sua ajuda!

Abraço


Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #4 : 05 de Julho de 2010, as 09:19:21 »

Gobbi,
Tenho algumas fotos do pedalboard pra você ver. Aí vai:

Pedalboard:



Leds:



Um dos Leds:



Essas imagens podem te dar uma boa idéia.


Se eu pego por exemplo uma fonte Boss, eu arranco seu plug, desencapo um pouco de fio (atentando para qual é positivo e qual é neutro certo? Esse é o propósito da faixa branca ?) e enrolo no positivo do primeiro LED de cada fileira certo? Em seguida, ligo o resistor que tá mandando no esquema na perna negativa do último LED de cada fileira e em seguida ligo o fio "neutro" que vem da fonte nesse resistor, correto?

Numa eletrônica eu peço "par-de-fio" e devo atentar sempre para a faixa branca?

O propósito da faixa branca é esse mesmo, te orientar para o positivo e o negativo. Só que algumas fontes vem com essa orientação invertida, por isso é bom conferir no multímetro (escala DCV) a polaridade dos fios que saem da fonte. Para você enxergar melhor o circuito, estou te passando um esquemático simples e fácil de entender:




Gobbi, Também corrigi a minha primeira citação, do jeito que estava, nem eu estava entendendo! Tongue


Leds em Paralelo: Um resistor para todo o arranjo,  nessa configuração, cada led é ligado com positivo( anodo) no positivo que vem do resistor, e negativo (catodo) no negativo da fonte.


« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, as 17:07:21 por guii_music » Registrado
gobbi
Visitante
« Responder #5 : 05 de Julho de 2010, as 11:10:36 »

Muito obrigado guii_music! Agora eu só não entendo se eu não quiser!

Obrigado pela boa vontade de explicar e parabéns pelo pedalboard, tá muito legal!
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #6 : 26 de Julho de 2010, as 11:12:32 »

Galera, Notificação importante:
Na configuração leds paralelo com 1 resistor para o arranjo, se a quantidade de leds passar de 6, o resistor deve ser de 1W, devido ao calor gerado na dissipação de potência. Na configuração de resistor individual para cada led, usa-se de 1/4W, sem problemas.
Descobri isso agora, por isso não postei antes  Tongue
Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #7 : 22 de Setembro de 2010, as 05:21:59 »

Galera, Notificação importante:
Na configuração leds paralelo com 1 resistor para o arranjo, se a quantidade de leds passar de 6, o resistor deve ser de 1W, devido ao calor gerado na dissipação de potência. Na configuração de resistor individual para cada led, usa-se de 1/4W, sem problemas.
Descobri isso agora, por isso não postei antes  Tongue

Não exatamente... Verifique a potencia dissipada pela lei de ohm e a fórmula de potencia...
Se forem 200 LEDs alimentados por 1,5V o resistor provavelmente vai ser de um valor tão baixo que a potencia dissipada ali vai ser mínima, um resitor de 1/8W daria conta...

Pra por um projeto em pratica, não "especule" valores, CALCULE!
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #8 : 22 de Setembro de 2010, as 22:59:14 »

Galera, Notificação importante:
Na configuração leds paralelo com 1 resistor para o arranjo, se a quantidade de leds passar de 6, o resistor deve ser de 1W, devido ao calor gerado na dissipação de potência. Na configuração de resistor individual para cada led, usa-se de 1/4W, sem problemas.
Descobri isso agora, por isso não postei antes  Tongue

Se forem 200 LEDs alimentados por 1,5V o resistor provavelmente vai ser de um valor tão baixo que a potencia dissipada ali vai ser mínima, um resitor de 1/8W daria conta...


Depende do tipo de arranjo que você usar e a corrente dos leds. Usando esse seu exemplo:
200 Resistores que trabalham com ... Sei lá, 10 mA numa tensão de 1,5V
Se você for usar 1 resistor para todos eles, em paralelo, você vai ter:

200 Leds x 10mA = 2000mA ou 2A (corrente mínima para eles brilharem ao máximo)

R=V/I; então
R=1,5V/2A = 0,75R

P=V.I;
P=1,5V.2A = 3W

Então, nesse caso, o resistor deveria ser de 0,75R por 3W. Se você usar um de 1/8 de W você vai ver ele virar churrasco. Tinha que ser no mínimo 2W.

Pra por um projeto em pratica, não "especule" valores, CALCULE!

Se você tivesse lido, perceberia que eu dei todos os cálculos lá em cima, e cai entre nós , quem não deveria especular é você , porque seu exemplo lá em cima foi totalmente infeliz.
Estou dizendo porque minhas citações são totalmentes empíricas e nada aqui é especulado. O meu erro foi apenas não ter mencionado a potência do resistor no primeiro post.
Quando for corrigir os outros, não especule primeiro, mas sim ENTENDA primeiro o que está sendo feito!


Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #9 : 23 de Setembro de 2010, as 06:53:11 »

Citar

R=V/I; então
R=1,5V/2A = 0,75R

P=V.I;
P=1,5V.2A = 3W

Então, nesse caso, o resistor deveria ser de 0,75R por 3W. Se você usar um de 1/8 de W você vai ver ele virar churrasco. Tinha que ser no mínimo 2W.
Pra por um projeto em pratica, não "especule" valores, CALCULE!

Se você tivesse lido, perceberia que eu dei todos os cálculos lá em cima, e cai entre nós , quem não deveria especular é você , porque seu exemplo lá em cima foi totalmente infeliz.
Estou dizendo porque minhas citações são totalmentes empíricas e nada aqui é especulado. O meu erro foi apenas não ter mencionado a potência do resistor no primeiro post.
Quando for corrigir os outros, não especule primeiro, mas sim ENTENDA primeiro o que está sendo feito!


Permita-me lembrar ao amigo, sobre um dos efeitos do LED, que sendo um diodo emissor de luz, tem um drop de voltagem, logo, a voltagem a ser levada em consideração é dada por Vref - Vdrop, como o amigo pode deduzir, 1,5V - 1,5V eliminaria até mesmo a necessidade do uso de resistores, certo? Mas se fossemos considerar, no mundo real, uma diferença entre a voltagem de alimentação (baixa, como sugeri) e a voltagem de drop, temos uma equação cabivel...

Vref = 1,5V
Vdrop = 1,4V

i = 200 * 0,01A = 2A (esse resultado bate)

r = V/i (agora vem o engano)

r = (1,5 - 1,4 ) / 2

r = 0,1 / 2 = 0,05 ohm

P = V * i (novamente V = Vref - Vdrop)

P = 0,1 * 2 = 0,2W

O que significa que VOCÊ ESTAVA CERTO! sobre o resistor de 1/8W queimar, se for considerar 0,1V de diferença entre o drop e a voltagem de alimentação, ou que eu estava certo, se for levar em conta a minha sugestão de "alimente o LED com uma voltagem igual a de seu DROP"
Ainda sim, mesmo para essa aplicação que eu calculei para você, um resistor de 1/4W faria o trabalho.

Lembrando que eu só disse aquilo para colocar os amigos handmakers iniciantes para pensar, o fórum não é lugar para ataques pessoais ou exibicionismo, que não era minha meta em minha ultima mensagem, porém, peço desculpas pelo mal entendido, caso não tenha me expressado claramente

Abraços

PS: Eu mostrei calculos e a matemática de como a coisa funciona. Quando me referi a nao especular, estava me referindo a isso:
Citar
se a quantidade de leds passar de 6, o resistor deve ser de 1W
Claro, 1W baseado no que ? Leds de que voltagem? supridos por que corrente? Na eletronica não existem "fórmulas para numeros fabricados" (pelo menos não seguras o suficiente) e reforço que foi ISSO que eu quis dizer quando sugeri parar de especular e começar a calcular.
« Última modificação: 23 de Setembro de 2010, as 07:21:07 por Renan » Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #10 : 23 de Setembro de 2010, as 09:30:29 »

Tá legal. Vamos com calma.

Em toda a minha explicação considerei a alimentação de energia como uma fonte 12V, e com os leds em paralelo. Sendo assim, o resistor de entrada é quem vai determinar a corrente total. Ele terá de suportar uma alta corrente, pois essa corrente irá se dividir para todos os leds. Dessa forma, o conjunto de leds em paralelo puxará toda a corrente do resistor. Este por esse fato, vai gerar muita energia térmica, pois a corrente fluindo sobre ele será elevada (considerando a corrente dos leds como 70mA).


PS: Eu mostrei calculos e a matemática de como a coisa funciona. Quando me referi a nao especular, estava me referindo a isso:
Citar
se a quantidade de leds passar de 6, o resistor deve ser de 1W
Claro, 1W baseado no que ? Leds de que voltagem? supridos por que corrente? Na eletronica não existem "fórmulas para numeros fabricados" (pelo menos não seguras o suficiente) e reforço que foi ISSO que eu quis dizer quando sugeri parar de especular e começar a calcular.

Essa afirmação foi uma continuação da explicação, e por isso eles estão trabalhando com 12V, supridos por 70 mA, o que é o meu caso. Cara, acredite, o calor gerado pelo resistor é muito grande, um resistor de 1/4 de W não aguenta, não estou mentindo, eu vi e senti na ponta de meus dedos o calor gerado. Mesmo assim, há um erro de eu ter considerado que o resistor deve ser de 1W, apenas. Para dar um folga, é melhor usar um de 5W.
Repito, estou falando porque aconteceu comigo. Estou até usando um cooler na fonte deles para diminuir essa temperatura.

O lance aqui foi que no começo, considerei a fonte de alimentação como 12V. Então a minha colocação foi apenas que o  resistor deve suportar uma potência maior. Aí você disse que um de 1/8W aguentava. Aí eu fiz o cálculo e mostrei que o 1/8 de W não aguentava. Então você mostrou, queum de 1/4 de W aguentava. Mas em todo momento, até agora, minhas citações estão baseadas em leds em paralelo, trabalhando a 12V e com 70mA de corrente! Como acorrente do resistor de entrada é grande a potência dele deveria ser maior! Foi só isso. Ainda não consigo ver um erro não corrigido nas minhas citações

Renan, esses seus cálculos são para resistores em série ou em paralelo? Por que eu estou falando de resistores em paralelo, com um resistor para todos os Leds.

PS: acho que houve um engano aqui, acho que você fez cálculos em série, e eu, em paralelo.


Registrado
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #11 : 23 de Setembro de 2010, as 15:02:17 »

Calculei para resistores em PARALELO, notou que multiplicamos a corrente pelo número de resistores? Isso significa paralelo.

Talvez para a sua aplicação seja mais interessante coloca-los em série, a voltagem pro calculo ficaria igual a "(Vref - (Vdrop * N)", o que demonstra que quanto mais resistores em série (antes do limite de 12V) menos dissipação você teria, pois a corrente cairia consideravelmente, assim como a voltagem pra calculo. A desvantagem é que se um resistor queimar, ele interrompe a série e apaga os demais.

O que EU faria? Usaria um BJT para regular a voltagem com um trimpot, no valor minimo para os LEDs acenderem, e só um pouquinho mais, os meus 0,1V, e então pouparia gastos com coolers de resistor, resistores de potencia. Não seria tão mais complicado, a vantagem do resistor de baixa potencia da série, sem a desvantagem do "queima um apaga todos".

Fica só como sugestão para se pensar a respeito.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal