Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 00:48:49


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema: Fuzz Face com NKT275 com um apito estranho  (Lida 3824 vezes)
luizcarlos73
Visitante
« : 01 de Dezembro de 2014, as 12:23:20 »

Boa tarde a todos!
Sou novo no fórum! Meu nome é Luiz Carlos, sou de Mogi das Cruzes/SP.
Consegui um par de transistores NKT275, pnp de germânio, e resolvi montar um fuzz face no layout clássico (este abaixo).
http://fuzzcentral.ssguitar.com/fuzzface/fuzzfacepnpschematic.gif
Eu já tinha montado um de silício e funcionou 100%, mas este de germânio esta com um apito agudo, em torno de 800Hz, a partir do momento que se liga.
Não importa a posição do pot de fuzz, o apito continua sempre no mesmo tom e volume. O mais engraçado é que ele produz o efeito desejado da distorção! Já verifiquei tudo! desde aterramento, blindagem até as ligações e valores dos componentes. Detalhes: O cap de 20Uf usei dois de 10uF em paraleleo e o 2.5uF usei de tântalo 2.2uF e .22uF em paralelo. Testei com Fonte estabilizada, mas não com bateria.
Alguém tem idéia do que pode ser?
Obrigado pela ajuda!
SDS,
Luiz Carlos
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 01 de Dezembro de 2014, as 13:11:56 »

Luiz Carlos, você sabe que este fuzz que você montou (o circuito original ) é terra positivo, não sabe?

A tal fonte que você esta usando, é fonte de pedais?

Se for, ela é terra negativo, e não deve ser ligada em pedais de terra positivo, a não ser que você inverta o conector de entrada da alimentação.

Observe melhor o esquemático que você postou e verifique se a ligação esta correta, com o positivo indo para o terra e o negativo para o circuito, outro detalhe, você não pode usar a mesma fonte para o fuzz e para outro pedal na mesma cadeia de pedais, pois como disse antes, as fontes para pedais, e a maioria dos pedais, usam o terra negativo.


Abraço.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 13:28:18 por Ferro_Velho » Registrado
luizcarlos73
Visitante
« Responder #2 : 01 de Dezembro de 2014, as 13:37:17 »

Boa tarde Ferro_Velho!
Sei sim que o terra é positivo. Verifiquei com todo o cuidado, e mais de duas vezes. Como mencionei, o circuito até funcionou. Ligo a guitarra nele e o fuzz vai do suave à mais arisca distorção. Mas esse apito chato não deixa o som fluir bem. Vou tentar colocar um capacitor entre 100uF e 1000uF em paralelo com a fonte (sim, a fonte é de um pedal que já uso normalmente), pra ver se melhora alguma coisa. Coloquei também um trim-pot de 20k, no lugar do resistor de 8k7, pra fazer uma regulagem de bias. vi que deve ficar entre -4.5 e -5v no coletor do Q2. o estranho é que está dando quase -7v, mesmo com o trimpot ajustado ao máximo. apenas para confirmar, para verificar a tensão de bias, devo tocar com multímetro no terra e no terminal do coletor do transistor, correto? uma alternativa é Q2 estar com algum problema... embora tenha medido o ganho dos dois e deu entre 270 e 290...
Obrigado pela ajuda!
SDS,
Luiz
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 01 de Dezembro de 2014, as 13:48:36 »

Citar
sim, a fonte é de um pedal que já uso normalmente

Se é uma fonte de pedal normal, repito, não deve ser usada no fuzz face pois fontes de pedal tem o pino central negativo, você inverteu a ligação no conector de entrada dos 9V.?

Abraço.
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 13:50:12 por Ferro_Velho » Registrado
luizcarlos73
Visitante
« Responder #4 : 01 de Dezembro de 2014, as 13:59:05 »

Verifiquei isso, meu caro, e inverti a ligação sim. Se eu tivesse ligado de forma "normal" nada teria funcionado e provavelmente meus transistores teriam fritado. Mas hoje a noite, quando chegar em casa vou fazer uma nova verificação de tudo, de cabo-a-rabo. O circuito é muito simples, não vai dar muito trabalho. Vou ver também se consigo outra fonte, com terra positivo pra tirar a dúvida.
Muito obrigado!
SDS
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:12:50 »

O circuito do fuzz face é simples, mais não é fácil.

É bastante instável e muita coisa pode dar errado, os tais NKT275 podem ser chineses de fabricação recente e não os originais, este Hfe que você mediu 270 e 290 não esta correto, ou este transistor simplesmente não é um NKT275, é falso, ou a fuga é altíssima.

Você testou abaixar um pouco o volume da guitarra para ver se o apito diminue ou some?

Outra coisa, que amplificador esta sendo usado no teste, transistorizado ou valvulado?

O apito pode esta saindo do amplificador, caso o pré seja sensível ao ganho alto dos transistores.

Se você inverteu a polaridade da fonte e não esta ligando ela em outro pedal, então o problema não é a fonte.

Este não é um circuito para iniciantes, como disse, é simples mas não é fácil.

Recentemente foi conversado sobre transistores de Ge neste tópico:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=7052.0

Abraço.

  
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 14:17:00 por Ferro_Velho » Registrado
luizcarlos73
Visitante
« Responder #6 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:32:06 »

Legal, Ferro_Velho, vamos lá...
Não sei mesmo a origem desses NKT275. Podem realmente estar com problemas. Daí, nem tem muito o que fazer. Você comentou que o ganho tava errado e eu fui buscar nos datasheets... é algo acima de 30, mas não deve ser muito mais do que isso não é?
O apito ocorre mesmo se não estiver com a guitarra conectada ao pedal. A origem é o próprio pedal.
Eu uso um amplificador HI-Octane do Helcio, kit que eu comprei e montei há quase um ano. Não apresenta nenhum chiado anormal, nem zumbidos. Também coloquei toda a regulagem de ganho no mínimo, pra ficar bem clean mesmo e sentir o som do pedal. Mas tenho também um ampli transistorizado em casa, 30W, meu primeiro. Vou testar nele também.
Então, tenho algum conhecimento em eletrônica, mas na área de audio para instrumentos como guitarra sou ainda muito "cru", e tenho muito a aprender. vou ler o tópico que me apresentou. sei que será útil.

obrigado pelas dicas. testarei tudo e posto os resultados.
grande abraço,
Luiz Carlos
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:45:21 »

O ganho desses transistores estão muito altos mesmo.
Coisas que você pode tentar: Experimente alimentar o fuzz com bateria. Pode também utilizar algum outro transistor (silicio mesmo) só para ver se o apito acaba.
Tem um layout com trimpots. Experimente implementar os trimpots para ver se um pequeno ajuste corrige a coisa.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #8 : 01 de Dezembro de 2014, as 14:55:54 »

Me lembrei de uma coisa.

Verifique as conexões dos jacks de entrada e saída, comparando-as com o esquemático.

O jack de entrada tem que ser tipo estéreo e deve ser retirado o plug depois de usa-lo, se estiver usando bateria.

Usar bateria apenas é mais seguro em circuitos de terra positivo, o meu fuzz face não tem nem jack de entrada para fonte e nem led, que comeria a bateria mais rapidamente.

Há muita informação sobre o fuzz face na net, um site bom é o pisotones:

http://www.pisotones.com/FuzzFace/ff.htm


Abraço.

 
« Última modificação: 01 de Dezembro de 2014, as 15:34:17 por Ferro_Velho » Registrado
luizcarlos73
Visitante
« Responder #9 : 01 de Dezembro de 2014, as 15:08:27 »

Caríssimo Ferro_Velho... compreendi o que disse que o circuito era fácil mas não simples. Li o post "Transistores Par Casado", e busquei a página do R.G. Keen... e há muita, muita coisa que tem que ser certa pra coisa funcionar certo. Muito obrigado pelo material.
Vou começar medindo as fugas do famigerados NKT... vou desmontar tudo e colocar numa protoboard. Já tenho muito material pra pensar!

Kem: Obrigado pelas dicas, vou caçar alguns transistores de SI PNP pra fazer os testes, e usar também a bateria.

Senhores, vamos a luta!
Abraços
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #10 : 01 de Dezembro de 2014, as 22:07:55 »

Não importa a posição do pot de fuzz, o apito continua sempre no mesmo tom e volume. O mais engraçado é que ele produz o efeito desejado da distorção! Já verifiquei tudo! desde aterramento..
Eu acho mesmo que é aterramento.  O GND do plugue de saída e o de entrada estão ligados pela carcaça e também por fiação?  Use um conector isolado da carcaça na saída e veja se melhora.  Estranho é não variar o tom conforme varia o ganho.


Testei com Fonte estabilizada, mas não com bateria.
é um bom teste a se fazer.

Abraços, saúde e amor!
Registrado
luizcarlos73
Visitante
« Responder #11 : 01 de Dezembro de 2014, as 22:28:58 »

Boa noite Senhores,
Pois é... acho que identifiquei o problema... O par de transistores NKT275 não estão confiáveis. A suspeita começou pelo ganho elevado de ambos: 270 e 290 respectivamente... daí fiz o teste de medição da corrente de fuga com o circuito sugerido em http://www.geofex.com/Article_Folders/fuzzface/fffram.htm (Obrigado Ferro_Velho!). Ambos deram 580uA e 720uA respectivamente. Só ai já "broxei"... e explica a "alta" tensão de bias no coletor de Q2 (-6,9v).
Vou deixar o projeto de lado, por enquanto, até que eu encontre por aí alguns transistores de Ge em bom estado. Mais cedo ou mais tarde vai acontecer Smiley.
Obrigado Patines, pela dica. Eu usei cabo blindado nos jacks de entrada e saída. A propósito, a caixa era uma lata de cera automotiva, devidamente lixada de todo o verniz na parte interna. O aterramento estava bem satisfatório. Não tinha o zumbido tipo "Hummm" perceptível.
Obrigado ao apoio de todos. Quando conseguir terminar o projeto posto os resultados.
Grande abraço,
Luiz

Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal