Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 03:47:43


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Enrolando uma indutância de filtro (choke)  (Lida 11924 vezes)
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 449



« Responder #15 : 10 de Novembro de 2010, as 20:42:41 »

ola Boss qual a diferença de entrelaçar a chapas E e I no single ended e push pull?

Nos single ended pelo mesmo motivo do choke ou seja saturação do núcleo e nos push pull não é necessário deixar o gap por que essa situação não ocorre neste tipo de estágio de saída. Mas voltemos ao assunto do tópico por favor.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
fallout
Visitante
« Responder #16 : 10 de Novembro de 2010, as 21:27:43 »

vc se refere a transformador de saída pra amplificador single ended correto?
sim.

Citar
ola Boss qual a diferença de entrelaçar a chapas E e I no single ended e push pull?
Bom, nao sei explicar direito mas eu entendo assim, muitas espiras no mesmo sentido saturam o nucleo o gap tem de ser bem calculado para essa saturaçao "vazar", em push pull as correntes se alternam ate o tap central do transformador cancelando a saturaçao, justo por isso que nos transformadores de power os enrolamentos com tap central uma fase tem de ser enrolada em sentido contrario. (se estiver errado me corrijam por favor).

Eu acredito que sature sim, o primeiro transformador de power que enrolei nao inverti o sentido dos enrolamentos, e as tensões ficaram muito abaixo do calculado (fora a vibraçao  Shocked) ou seja o nucleo saturou e o transformador perdeu rendimento.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #17 : 12 de Novembro de 2010, as 07:24:14 »

Bom, nao sei explicar direito mas eu entendo assim, muitas espiras no mesmo sentido saturam o nucleo o gap tem de ser bem calculado para essa saturaçao "vazar", em push pull as correntes se alternam ate o tap central do transformador cancelando a saturaçao, justo por isso que nos transformadores de power os enrolamentos com tap central uma fase tem de ser enrolada em sentido contrario. (se estiver errado me corrijam por favor).

Não é bem assim, mas preciso de um tempo maior para explicar direito isso.

Eu acredito que sature sim, o primeiro transformador de power que enrolei nao inverti o sentido dos enrolamentos, e as tensões ficaram muito abaixo do calculado (fora a vibraçao  Shocked) ou seja o nucleo saturou e o transformador perdeu rendimento.

Errado! No primeiro transformador que você enrolou, você criou um enrolamento em curto-circuito ao ligar os terminais trocados. A vibração excessiva não é sinal de saturação, mas de curto.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
alicopower
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #18 : 14 de Novembro de 2010, as 14:12:28 »

Bom, nao sei explicar direito mas eu entendo assim, muitas espiras no mesmo sentido saturam o nucleo o gap tem de ser bem calculado para essa saturaçao "vazar", em push pull as correntes se alternam ate o tap central do transformador cancelando a saturaçao, justo por isso que nos transformadores de power os enrolamentos com tap central uma fase tem de ser enrolada em sentido contrario. (se estiver errado me corrijam por favor).

Não é bem assim, mas preciso de um tempo maior para explicar direito isso.

Eu acredito que sature sim, o primeiro transformador de power que enrolei nao inverti o sentido dos enrolamentos, e as tensões ficaram muito abaixo do calculado (fora a vibraçao  Shocked) ou seja o nucleo saturou e o transformador perdeu rendimento.

Errado! No primeiro transformador que você enrolou, você criou um enrolamento em curto-circuito ao ligar os terminais trocados. A vibração excessiva não é sinal de saturação, mas de curto.

Abraços

Eduardo



olá boa tarde
a hora que vc tiver um tempo e si puder; posta lá no topico "Como enrolar transformadores" assim não sobrecarrega esse...como eu já fiz Undecided
me desculpem e obrigado.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #19 : 18 de Novembro de 2010, as 09:43:42 »

Oi Pessoal

A história é a seguinte: não existe um limite estabelecido pela natureza sobre quão forte um campo magnético pode ser. Existem estrelas colapsadas chamadas Magnetars que geram campos fortes o bastante para despolarizar uma molécula de água. Isso quer dizer que você pode fazer uma bobina com núcleo de ar e passar a corrente que quiser por ela e nunca vai saturar. Quanto maior a corrente elétrica, mais intenso é o campo. O problema é que com o núcleo de ar, ou vácuo, o campo fica disperso, e seria necessário usar muito cobre para atingir a indutância necessária para aplicação em transformadores.

Com a introdução do núcleo de ferro, há uma concentração do campo magnético e conseqüentemente um aumento na indutância. A concentração ocorre devido ao alinhamento dos átomos do ferro com o campo, tornando-o mais intenso. Quanto mais se aumenta a corrente, mais átomos se alinham e mais intenso o campo fica. Agora passamos a ter um limite para quanto campo podemos concentrar. Quando todos os átomos do ferro estiverem alinhados, um aumento na corrente não vai provocar um aumento no campo na mesma proporção anterior, pois não há mais o que alinhar. A partir deste momento o aumento do campo passa a ser o mesmo do núcleo de ar.

Assim, para núcleos de ferro, existe um cotovelo na curva de intensidade do campo no momento em que os átomos ficam todos alinhados. Esse cotovelo é o que se chama de saturação do núcleo. Nem todos os átomos do núcleo podem ser alinhados. Alguns não se movem do lugar, por isso temos chapas com constantes magnéticas diferentes. Quanto maior a constante, mais alto fica o cotovelo e mais difícil é de saturar.

Quando enrolamos um indutor ou um transformador SE, existe um campo pré estabelecido que diminui o espaço que temos para trabalhar. Colocando o air-gap, há uma redução na eficiência do núcleo como concentrador de campo, e será preciso mais corrente para saturar. O air-gap é uma sangra no campo magnético. Ele resolve um problema criando outro. Sem air-gap, a eficiência do transformador ou indutor aumenta. Consiste simplesmente de um espaço deixado aberto no núcleo. Pode ser usada uma folha de papel de seda para deixar o gap. Só não pode encostar ferro no ferro.

Os transformadores antigos usavam lâminas com densidade de fluxo de 8000 Gauss. Os materiais modernos estão em torno de 14000 a 20000 Gauss. Na prática isso quer dizer que os núcleos modernos suportam pelo menos o dobro do fluxo dos antigos, porque mais átomos de ferro podem ser alinhados com o campo. Com isso a corrente necessária para saturar o núcleo chega a ser maior que a suportada pelo cobre do enrolamento. Com isso temos transformadores que não precisam mais do air-gap!

Os últimos transformadores SE e choques que eu encomendei vieram pequenos, com as lâminas entrelaçadas e sem air-gap. No começo achei estranho, mas o resultado é ótimo!

Espero ter deixado mais claro o problema do air-gap, seu porque sim e porque não.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #20 : 18 de Novembro de 2010, as 10:25:26 »

Eduardo,

O gap  de ar não é usado também para reduzir o efeito da magnetização do núcleo que causa o efeito de histerese no material? Justamente o caso dos chokes e transformadores SE, onde a corrente só fui em um sentido!

Mensagem Mesclada
Besteira, só há efeito de histerese se o núcleo saturar!
« Última modificação: 18 de Novembro de 2010, as 10:33:09 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 18 de Novembro de 2010, as 14:18:44 »

Oi Haroldo

A histerese só existe quando ocorre a inversão no sentido do campo magnético. Tranformadores SE e choques não sofrem deste mal pois não há inversão do campo. Você vai observar histerese em transformadores PP.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
alicopower
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 21

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 0



« Responder #22 : 19 de Novembro de 2010, as 10:16:48 »

ajudou muito
bela explicação digna de professor Bravo
fico feliz de ter explicado dessa forma, gosto muito de explicações que começam no ''principio'' das coisas...
Registrado
fallout
Visitante
« Responder #23 : 24 de Novembro de 2010, as 11:32:42 »

Eduardo qual tipo de lamina (liga, material...) tem esse fluxo tão alto? Mandei um e-mail para a Lider e o valor para o material que eles dispõe sao 10kgauss para laminas GNO e 15kgaus para GO.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #24 : 24 de Novembro de 2010, as 11:37:13 »

Fallout, se o GO da lider esta com 15k, está dentro do padrão que o Eduardo disse, que é de 14k a 20k.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #25 : 24 de Novembro de 2010, as 13:54:33 »

Oi Fallout

Sempre que possível use lâminas de grão orientado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
fallout
Visitante
« Responder #26 : 24 de Novembro de 2010, as 21:18:33 »

Somente uso laminas GO para o transformador de saida, elas são muito caras custam 4x mais que a lamina comum e seu comercio parece que esta em declinio, quotei uma vez o preço não me lembro se foi na Soma ou Junditrafo, o preço era bem atrativo mas so vendiam em grande quantidade e teriam de encomendar a chapa na usina e laminar o pedido.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #27 : 25 de Novembro de 2010, as 06:43:55 »

Somente uso laminas GO para o transformador de saida, elas são muito caras custam 4x mais que a lamina comum e seu comercio parece que esta em declinio, quotei uma vez o preço não me lembro se foi na Soma ou Junditrafo, o preço era bem atrativo mas so vendiam em grande quantidade e teriam de encomendar a chapa na usina e laminar o pedido.

Exato! Sempre que possível use lâminas de grão orientado.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal