Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 14 de Maio de 2024, as 22:53:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: DIODOS DE GERMÂNIO  (Lida 12978 vezes)
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« : 30 de Dezembro de 2010, as 19:01:25 »


Rapaziada...alguém conhece esse diodo?
Encontrei uma placa na sucata com dezenas desses diodos!!



Ele não tem nada escrito! Apenas essa faixa de cor CINZA. E tem outro diodo igual com uma faixa AMARELA!

Não consigo encontrar nada sobre diodos de vidro e suas cores!!!  Batendo Cabeça Será que é de germânio ou silício?

Será que servem para nossos pedais? Grin

Obrigado e abrax!
Registrado
Ed_gein
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 487

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 0



« Responder #1 : 30 de Dezembro de 2010, as 22:08:57 »

Fala Xandaum, eu tenho um desses e por incrivel que pareça pela aparencia é um diodo de tensão... (4002, 4007). Estranhei muito quando descobri pois nunca tinha visto nesse tipo...
Registrado

Live together, die alone...
Espanhol
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.025

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338



« Responder #2 : 30 de Dezembro de 2010, as 22:17:07 »

Eu tenho umas placas d tv's antigas, que tem um monte de diodos sem nenhuma inscrição neles. Fica difícil saber pra servem esses danados rsrsrsr...

Aliás eu tenho tanta sucata que não sei pra serve.... Mas dá medo de jogar e depois se arrepender....rs....
Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
guii_music
Visitante
« Responder #3 : 30 de Dezembro de 2010, as 23:53:20 »

É só testar eles num pedal e ver no que dá  Cheesy
Quem saiba não surge um novo tipo revolucionário de clipping?
Abraços
Nota: encontrei uma apostila na internet, fala um pouco de simbologia de semicondutores, e também fala algo a respeito de código de cores para diodos, porém eu não entendi muito bem o esquema colocado não. Mas fica aí o link para vocês darem uma olhada:
http://www.cpdee.ufmg.br/~elt/docs/elt1/normas.pdf
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2010, as 23:55:13 por guii_music » Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #4 : 31 de Dezembro de 2010, as 01:58:02 »

Saudações,


Pela cara parece o mesmo material usado nos 1N4148 (silício) mas como na solda fria vendem 1N60 com o mesmo case... O melhor a fazer é usar o teste de continuidade de um multímetro digital e ver a medição dele para ter uma idéia de qual tipo ele se aproxima. Nos testes que fiz (trocar o de vidro pelo que mencionei) o 1N60 com case de vidro soam diferente mmesmo eles tendo dado valores muito aproximados.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
DARKSEK
Visitante
« Responder #5 : 31 de Dezembro de 2010, as 07:57:13 »

Eu tenho umas placas d tv's antigas, que tem um monte de diodos sem nenhuma inscrição neles. Fica difícil saber pra servem esses danados rsrsrsr...

Aliás eu tenho tanta sucata que não sei pra serve.... Mas dá medo de jogar e depois se arrepender....rs....

Somos dois. Grin tenho tanta sucata também, da ultima vez que joguei algo fora me arrependi muito mais muito mesmo. Azn
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #6 : 01 de Janeiro de 2011, as 14:29:43 »

Saudações,


Pela cara parece o mesmo material usado nos 1N4148 (silício) mas como na solda fria vendem 1N60 com o mesmo case... O melhor a fazer é usar o teste de continuidade de um multímetro digital e ver a medição dele para ter uma idéia de qual tipo ele se aproxima. Nos testes que fiz (trocar o de vidro pelo que mencionei) o 1N60 com case de vidro soam diferente mmesmo eles tendo dado valores muito aproximados.


Abraço

No multimetro digital, no teste de continuidade, deu 0,98
 Huh?
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #7 : 02 de Janeiro de 2011, as 22:39:27 »

 Caras, tem um jeito "fácil" de saber se um determinado diodo é de silício ou de germânio:
 
 Conecte o diodo em série com uma bateria de 9V, polarizado DIRETAMENTE. Antes disso, meça a tensão da bateria com um multímetro, e anote em algum lugar. Depois, meça a tensão entre a bateria e o diodo. Diminua esse valor do valor da tensão que você mediu somente com a bateria.
 Diodos de silício resultarão em uma queda de tensão em torno de 0,7V. Diodos de germânio apresentarão valores em torno de 0,2V.

 GRaficamente (espero que entendam o desenho):  A barra, depois da seta, no diodo, significa, fisicamente, a faixa do diodo.

   BATERIA (+) ____    --->]---   ________    (.) multímetro (+)

   BATERIA (-)  _______________________    (.) multímetro (-)
 
  Espero que encontrem vários diodos de germânio nas suas sucatas.
     
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #8 : 05 de Janeiro de 2011, as 00:23:21 »

Saudações,


Eu acho que os valores não tem a ver com o material usado na fabricação do componente. Pela leitura obtida e pela cara do material é silício. Num dist+ por exemplo vai dar um pouquinho mais de volume e um pouquinho menos de distorção.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
FRED
Visitante
« Responder #9 : 05 de Janeiro de 2011, as 12:38:17 »

 Exatamente. O dist+, com diodos de silício, vai resultar em uma intensidade sonora maior (já que diodos de silício apresentam uma barreira de potencial próxima de 0,7V - maior do que diodos de germânio), e menos distorção (pelo mesmo fato de a barreira de potencial ser maior do que a do diodo de germânio, o mesmo "aperta" menos o sinal). Nem só de olho dá para reconhecer determinadas tecnologias de componentes. Se houver a oportunidade de fazer um teste mais preciso, por que não?
Registrado
Victor Nery
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.759

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229


There‘s no religion higher than truth


« Responder #10 : 05 de Janeiro de 2011, as 14:01:16 »

Saudações,


Os testes propostos aqui são bem precisos não acha? Porém nenhum deles indica o material utilizado na construção do componente. Daí por semelhança visual suponho que é silício.


Abraço
Registrado

"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
FRED
Visitante
« Responder #11 : 06 de Janeiro de 2011, as 11:24:02 »

 Cara, o que eu estou querendo dizer é que EXISTE um método para identificar se o diodo é de silício ou de germânio, e esse método está descrito num post anterior, por mim mesmo. Porém você insiste que os métodos citados não são capazes de determinar qual a natureza do material dos diodos. Caso você não tenha entendido, leia novamente, e exponha sua dúvida claramente. Caso você tenha entendido mais do que eu, e o método que eu citei não servir para identificar o tipo de diodo, me corrija, ok?
 Não questiono sua acuidade visual, nem sua capacidade de reconhecer diversos tipos de componentes através de pura observação, eu também me valho desse conhecimento. Inclusive ACHO que o diodo do rapaz também é de silício. EU ACHO.
Registrado
guii_music
Visitante
« Responder #12 : 06 de Janeiro de 2011, as 12:20:06 »

As únicas maneiras de identificar mesmo é ver a identificação do mesmo e fazer a medição da queda de tensão do mesmo
se der 0,2V~0,4V é germânio
se der 0,6V~0,8V é silício
Pronto!
Registrado
xandaum
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.705

Obrigado
-Dado: 53
-Recebido: 46


« Responder #13 : 06 de Janeiro de 2011, as 13:12:17 »

Caras, tem um jeito "fácil" de saber se um determinado diodo é de silício ou de germânio:
 
 Conecte o diodo em série com uma bateria de 9V, polarizado DIRETAMENTE. Antes disso, meça a tensão da bateria com um multímetro, e anote em algum lugar. Depois, meça a tensão entre a bateria e o diodo. Diminua esse valor do valor da tensão que você mediu somente com a bateria.
 Diodos de silício resultarão em uma queda de tensão em torno de 0,7V. Diodos de germânio apresentarão valores em torno de 0,2V.

 GRaficamente (espero que entendam o desenho):  A barra, depois da seta, no diodo, significa, fisicamente, a faixa do diodo.

   BATERIA (+) ____    --->]---   ________    (.) multímetro (+)

   BATERIA (-)  _______________________    (.) multímetro (-)
 
  Espero que encontrem vários diodos de germânio nas suas sucatas.
     


Vou fazer este teste h j (moderador, peço que me suspenda do fórum) mesmo.
Agora...uns, na placa, têm lista cinza e outros amarela...ainda continua o mistério... Grin
Aguentem aí!
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #14 : 06 de Janeiro de 2011, as 15:22:33 »

 Valeu, guii. Estava difícil de me explicar.
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.061 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal