Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 19:21:46


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com amp handmade Cabeça de Tomate  (Lida 9207 vezes)
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« : 15 de Fevereiro de 2011, as 11:42:33 »

Bom dia a todos
Já fazia um tempo que não postava aqui, mas vamos lá
Eu comprei a uns 2 anos atrás um amplificador handmade do mesmo criador dos pedais na lata de sardinha, o Adriano, e sempre desconfiei que o cabeçote não me oferecia os 100 watts rms prometidos, pois eu tocava em uma banda e o outro guitarrista usava um stanner de 30 watts se não me engano com um falante de 8" e parecia conseguir mais som que eu com 100w e uma 2x12 hahaha
Pois bem, após ter começado a montar uns pedais e pesquisar mais sobre eletrônica eu resolvi abrir o amp e ver se encontrava algum problema, me deparei com o seguinte, o power usa um transformador que é 12+12v 940mA, e o pré um 9+9v 180mA, eu não entendo muito sobre alimentação, mas de acordo com o que havia estudado de power amps achei muito pouca corrente pra empurrar um amp de 100w.
Gostaria de seria possível eu ter esses 100w mesmo, ou quanto mais ou menos um transformador desses poderia oferecer, se possível queria saber também se seria viável eu comprar um melhor e substituí-lo.

Abraços
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #1 : 15 de Fevereiro de 2011, as 11:45:18 »

Qual é o circuito de saída?  Transistores ou integrado?  Tem como postar fotos?
Registrado

lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #2 : 15 de Fevereiro de 2011, as 12:15:19 »

Qual é o circuito de saída?  Transistores ou integrado?  Tem como postar fotos?

Tem sim, tirei algumas fotos dos transformadores, e da potencia
http://img689.imageshack.us/i/foto0225r.jpg/
http://img815.imageshack.us/i/foto0226.jpg/
http://img254.imageshack.us/i/foto0227p.jpg/
O nome dos transístores é tip122
Registrado
Marcos Câmara
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218


Mateus 11:28


« Responder #3 : 15 de Fevereiro de 2011, as 12:24:07 »

Se não me engano o TIP122 é darlington e dá uns 65W em 5A. No seu caso deve ter 2 TIP's para somar a potência.
Posso estar enganado, mas com 940mA mesmo com a impedância baixa na saída do power, não daria pra chegar em 100W RMS não.
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #4 : 15 de Fevereiro de 2011, as 12:28:10 »

100 w? Com esse amplificador ai só se for em PMPO hahaha
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Diego Costa
Visitante
« Responder #5 : 15 de Fevereiro de 2011, as 13:40:01 »

Cara, não sei se ajuda como "comparativo", mas meu ampli tem dois TIP41C, e o transformador fornece +55/-55 para o Power, e +15/-15 pro pré (tensões obtidas na fonte após retificação, não no transformador)

Tenho um projeto de ampli de 50W, onde pede um transformador com secundário simples de 25V/3A, utilizando TIP120/122 e TIP125/126
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #6 : 15 de Fevereiro de 2011, as 13:40:15 »

 Bem, vamos calcular a potência máxima em VA (volts-ampére) que a fonte principal possui: (12+12)*0,940 = 22,6 VA . Ou seja, é impossível gerar 100 watts (que é a potência ativa) esse amplificador!! Energia não se cria...
 Chutando muito talvez chegue em uns 15 watts...

O que eu faria é conversar direito com esse cara pois isso foi uma tremenda enganação!!!

 Claro, os transistores aguentam muito mais que isso, mas a fonte não dá conta...
Registrado
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #7 : 15 de Fevereiro de 2011, as 13:53:48 »

Como eu imaginei mesmo hahaha
Eu até pensei em conversar com o cara que me vendeu, mas já fazem 2 anos e tal, eu só agora fui perceber
E se eu substituisse o transformador por um que gere mais corrente eu conseguiria mais potencia, em quanto mais ou menos sairia para eu conseguir uma boa potência, e qual transformador precisaria?
Registrado
flaviobei
Visitante
« Responder #8 : 15 de Fevereiro de 2011, as 14:09:53 »

o cara deve ter montado uma potência razoável, dai economizou nos transformadores, o que trouxe dois problemas, 1: falta de potência, 2: seu transformador deve ta trabalhando no talo e provavelmente vai pro saco em breve, até que durou bem, 2 anos...!!
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:09:12 »

Depende, isso seria o caso se ele tocasse no talo o tempo todo... é assim?
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #10 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:16:27 »

Na verdade eu não toco no talo o tempo todo, mas quando preciso colocar ele em volumes mais altos pra chegar em um volume bom para ensaios tenho que colocá-lo praticamente no talo.
Eu estava pensando em arrumar um transformador usado, aqui onde moro tem várias lojas de eletrônica que mexem com equipamentos antigos, de acordo com essa fórmula citada pelo Ledod um transformador 12+12v com 5A já quebraria meu galho, é isto mesmo ?
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #11 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:26:27 »

Na verdade eu não toco no talo o tempo todo, mas quando preciso colocar ele em volumes mais altos pra chegar em um volume bom para ensaios tenho que colocá-lo praticamente no talo.
Eu estava pensando em arrumar um transformador usado, aqui onde moro tem várias lojas de eletrônica que mexem com equipamentos antigos, de acordo com essa fórmula citada pelo Ledod um transformador 12+12v com 5A já quebraria meu galho, é isto mesmo ?

Não! Um amplificador de classe B precisa entregar uma tensão de 80V pico a pico (29V RMS) para fornecer 100W em 8 ohms.

Ou seja, não é apenas aumentar a capacidade de potência do transformador, mas o valor da tensão fornecida.

Como ele já te enganou (ou você se enganou) em um aspecto, não acredito que ele tenha falado a verdade (você tenha entendido) no outro.

Compra outro amp! (Mas não vende este como se fossem de 100 Watts, por favor!)
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #12 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:28:30 »

lucas, quanto mais amperagem melhor, pois consegue suprir o que os tips precisam e sobra, não teria problema... o impeditivo é custo só...
pela conta o 12+12 5A dá conta sim...

A menos que o amp seja de classe D, isto não é verdade, veja o post acima!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:29:12 »

Tem que ver também se o pré excita suficientemente o power, se pretende "espremer" o máximo de seu circuito.
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #14 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:30:30 »

Oi Pessoal

O transformador aguentou porque a tensão é baixa. Ao que tudo indica, opera com 24V, já que o central está isolado (fio preto do transformador) e há 4 diodos no retificador. Nessas condições, com apenas 2 transistires na saída e um falante de 8R, a potência teórica máxima seria 18W.

Vejam bem o que eu estou dizendo "POTENCIA TEÓRICA MÁXIMA DE 18W". Isso só é atingido em um circuito de "mentirinha", que não esquenta! Um número mais pé no chão é 9W. O transformador está bem dimensionado para um amplificador de 9W, por isso durou tanto tempo.

Aumentar o transformador para 5A não vai ajudar! A corrente que consegue passar pelo falante é limitada pela tensão. Teria que subir a tensão e a corrente juntas, mas aí pode ferrar outras coisas. Para um amplificador de 100W com transistores, o transformador precisa ser algo como 30+30 por 7A no mínimo.

Agora, o que pensar de um Handmade que vende gato por lebre assim......

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.066 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal