Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 09 de Maio de 2024, as 17:40:44


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problema com amp handmade Cabeça de Tomate  (Lida 9206 vezes)
flaviobei
Visitante
« Responder #15 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:32:21 »

fui editar e apaguei  Batendo Cabeça

aumentando a amperagem do transformador ajudaria também não?

e realmente é triste quem vende um amp desses.. queima o filme dos handmaders
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #16 : 15 de Fevereiro de 2011, as 15:45:51 »

fui editar e apaguei  Batendo Cabeça

aumentando a amperagem do transformador ajudaria também não?

e realmente é triste quem vende um amp desses.. queima o filme dos handmaders

O problema nem é "vender um amp desses", e sim vender o amp "dessa forma" que foi vendido, negligenciando as informações reais sobre ele.

PS: Num dos projetos que tenho aqui, de 50W utilizando TIP120, está pedindo um transformador de 25V/3A. Considerando que o "Cabeça de Tomate" parece estar abaixo desses 50W, um transformador nessas especificações poderiam fazer o amp atingir ao menos 50W, ou teria que alterar mais alguma coisa??

transformador com 25V/3A é "exagero", ou está dentro das proporções exigidas por esse tipo de amp?
Registrado
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #17 : 15 de Fevereiro de 2011, as 16:09:51 »

hgamal

Acho que te entendi, mas é que queria por esse amp para funcionar melhor, mesmo que não fossem seus 100 watts, uma potência a partir de uns 50w acho que já daria pra ensaiar de forma satisfatória, e quanto ao transformador, e se eu conseguisse um com corrente e tensão maior, pode ser que me saia em conta por aqui, do que mais ou menos eu precisaria nesse caso ?
Eu andei olhando os componentes e me parece que todos da potência aguentam tensões mais altas, quanto ao que o Alex Frias havia perguntado sobre o pré, eu desliguei o pré dele pois não gosto do som do mesmo, eu uso minha v-amp 2 e um equalizer, com isso a potência já parece aumentar um pouco.
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #18 : 15 de Fevereiro de 2011, as 16:22:59 »

Acho que te entendi, mas é que queria por esse amp para funcionar melhor, mesmo que não fossem seus 100 watts, uma potência a partir de uns 50w acho que já daria pra ensaiar de forma satisfatória, e quanto ao transformador, e se eu conseguisse um com corrente e tensão maior, pode ser que me saia em conta por aqui, do que mais ou menos eu precisaria nesse caso ?
Eu andei olhando os componentes e me parece que todos da potência aguentam tensões mais altas, quanto ao que o Alex Frias havia perguntado sobre o pré, eu desliguei o pré dele pois não gosto do som do mesmo, eu uso minha v-amp 2 e um equalizer, com isso a potência já parece aumentar um pouco.

O que você fizer será uma experiência, e usando o bom e velho estilo do Eduardo, você está tentando transportar carga de caminhão com fusquinha! Talvez até dê, mas vai por mim, não vale a pena. É chato imaginar que você tenha sido enganado, mas agora é melhor ir para outra. A menos que você revise e analise o projeto dele. Mesmo com componentes parrudos, um amp de 100W que funcione, com confiabilidade e bem, não é coisa simples.

É mais um caso de potência medida em PMPO!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #19 : 15 de Fevereiro de 2011, as 17:05:00 »

 Com certeza Haroldo ! Já vi coisas absurdas como essa, mas as vezes eles mentem na cara dura falando em potências reais em RMS... Já vi  por exemplo um mini system de conceituada marca com consumo máximo de 300 watts  e que entrega 1000 watts RMS... Um exagero tremendo!

 Bem, dai reforço as palavras do Haroldo, você teria que fazer uma engenharia reversa do seu circuito, ou seja descobrir como é o esquemático do seu amplificador para daí aumentar a potência do transformador (correntes e tensões) para valores possíveis.
 Mas já adianto, do jeito que está (pelas imagens) não vai dar para melhorar muito e nunca vai chegar em 100w.


Edit:

 Bem, olhando a placa da circuito impresso da potência me lembrou um circuito com tip122 tip126 o PL1050 que tem um pdf rodando pela net! Tenho quase certeza que é o próprio... Ai você pode tentar mudar o transformador e os diodos da fonte para 4 diodos 1N5404, e também os capacitores de filtragem (fale os valores aqui que poderemos ajudar).

 Aaa! E antes que me esqueça, coloque os diodos 1n4148 juntos ao dissipador de calor!!! Do jeito que está eles não servem para nada na placa...
 
http://www.4shared.com/document/eDtEClK1/PL1050.html

Um abraço!
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, as 17:14:28 por Ledod » Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #20 : 15 de Fevereiro de 2011, as 17:40:06 »



 Bem, olhando a placa da circuito impresso da potência me lembrou um circuito com tip122 tip126 o PL1050 que tem um pdf rodando pela net! Tenho quase certeza que é o próprio... Ai você pode tentar mudar o transformador e os diodos da fonte para 4 diodos 1N5404, e também os capacitores de filtragem (fale os valores aqui que poderemos ajudar).

 Aaa! E antes que me esqueça, coloque os diodos 1n4148 juntos ao dissipador de calor!!! Do jeito que está eles não servem para nada na placa...
 
http://www.4shared.com/document/eDtEClK1/PL1050.html

Um abraço!

É justamente esse o projeto que tenho aqui, mas não está com esse nome. Sei que  o que tenho é o mesmo PL1050 porque conversei como Plautz. Só se entendi errado, mas pelo que ele me falou o PL1050 é um "clone" do projeto que tenho aqui.

Nesse projeto (PL1050) pede um transformador com secundário simples de 25V/3A, utilizando TIP120/122 e TIP125/126
« Última modificação: 15 de Fevereiro de 2011, as 17:42:16 por Diego Costa » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #21 : 15 de Fevereiro de 2011, as 17:50:17 »

Oi Pessoal

Existe uma saída honrosa para o problema. Existem kits no mercado com base no integrado TDA2003 ou no TDA2030 que dão boas potências com custo bem baixo.  O Lucas pode trocar o transformador e o power por um desses kits e ficar um com ótimo amplificador. São kits baratos, por volta de uns R$30,00 e com potências de 30W ou mais. Eu já montei desses e funcionam legal. Dá para aproveitar todo o resto como pré, dissipador, gabinete...

Dê uma olhada no site da Comkitel http://www.comkitel.com.br/

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Diego Costa
Visitante
« Responder #22 : 15 de Fevereiro de 2011, as 18:27:16 »



Existe uma saída honrosa para o problema. Existem kits no mercado com base no integrado TDA2003 ou no TDA2030 que dão boas potências com custo bem baixo.
Dê uma olhada no site da Comkitel http://www.comkitel.com.br/


A revista com os projetos que tenho é da Comkitel.

O PL1050 é "igual" ao ampli de 50W desses kits prontos, praticamente um "clone" do amp de 50W da Comkitel. Só não postei o projeto aqui porque ainda não tenho autorização  Sarcasmo

Por isso que to falando a meia hora a mesma coisa, sobre trocar o transformador por um de 25v/3A. E tambem creio ser possivel dar uma revisada na montagem, pois ele pode alcançar até 50W tranquilo.


Na minha opinião, revisar o projeto de 50W pode sair mais barato que trocar o power por um de 30W, até porque 30W o amp dele ja tem.
Registrado
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #23 : 15 de Fevereiro de 2011, as 18:30:54 »

É, o circuito do power aqui é exatamente o mesmo desse link que o Ledod enviou, os capacitores de filtragem que estão sendo usados aqui são 2 de 4700uf e 35v, só não entendi bem o esquema de ligar os 1n4148 no dissipador.
Quanto ao transformador lá é citado 2 ou 3 ampéres, e 25v, mas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é dito sobre usar uma fonte 2x12v com a mesma corrente, será que com isso eu conseguiria esses 50w propostos ?

Abraços
Registrado
Diego Costa
Visitante
« Responder #24 : 15 de Fevereiro de 2011, as 18:49:37 »

É, o circuito do power aqui é exatamente o mesmo desse link que o Ledod enviou, os capacitores de filtragem que estão sendo usados aqui são 2 de 4700uf e 35v, só não entendi bem o esquema de ligar os 1n4148 no dissipador.
Quanto ao transformador lá é citado 2 ou 3 ampéres, e 25v, mas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é dito sobre usar uma fonte 2x12v com a mesma corrente, será que com isso eu conseguiria esses 50w propostos ?

Abraços


Cara, acho que com a corrente maior pode ter um extra sim, conforme o calculo do  Ledod, mas sei lá, no projeto que tenho fala somente sobre transformador com secundário simples de 25V à 3A.

Sobre o diodo, se não estou enganado, são 3 diodos 1N4148 ligados em série, e eles atuam como protetor termico dos transistores. Porém, para que essa "proteção" seja eficaz, é necessario que pelo menos 1 desses 1n4148 esteja em contato com o dissipador de calor (não os "contatos" do diodo, e sim o "corpo" dele).

Pode untar o corpo do diodo com pasta termica e encostar no dissipador.
Registrado
plautz
Visitante
« Responder #25 : 15 de Fevereiro de 2011, as 19:43:57 »

Esse power aí é o PL1050 sim.

O pdf que rola na net fui eu quem clonei, a pedido de alguns usuários de um outro fórum, ha anos atrás. E é o mesmo da revista do diego.

Não sei se entrega os 50W, mas na montagem que tinha feito (Clean + Marshallizer + PL1050), era alto pra caramba.

Quanto ao lance dos 1N4148, é isso mesmo: pelo menos 1 deles (o central) deve estar em contato térmico com o dissipador para poder controlar as correntes nos transistores de saída.

Não tenho mais tudo montado, mas o PL1050 está guardado.

Se fosse eu, colocaria o transformador adequado (24+24 x 3A, se bem me lembro), colocaria diodos 1N5408, poria o 1N4148 em contato térmico com o dissipador e veria o resultado.

Mas mesmo com tudo isso, não é de 100W.

Se fosse comigo.....
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #26 : 15 de Fevereiro de 2011, as 19:51:49 »

Quanto ao transformador lá é citado 2 ou 3 ampéres, e 25v, mas t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) é dito sobre usar uma fonte 2x12v com a mesma corrente, será que com isso eu conseguiria esses 50w propostos ?

NÃO!

Faz a conta: P=V² / R, se R for 8 ohms, P=50, V=20 V rms! Para ter 20V RMS precisamos ter 57V de pico a pico.

Como você consegue 57V alimentando o amp com 36V?

Com a fonte proposta ele dá 19 Watts RMS!

Não adianta perguntar de novo, a matemática não vai mudar porque você está louco de vontade de ter um amp de 50 Watts!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #27 : 15 de Fevereiro de 2011, as 20:20:56 »

 hgamal

Não é morrer de vontade de ter um amp com 50 watts, é que no tutorial citato pelo Ledod a fonte usada é 25v e 3A, lá diz 50 watts rms. Não sei se dão os 50, só perguntei se o que está escrito lá é verdade.

Abraços
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #28 : 15 de Fevereiro de 2011, as 20:46:02 »

Não adianta perguntar de novo, a matemática não vai mudar porque você está louco de vontade de ter um amp de 50 Watts!

Pois é, Haroldo, você já falou, eu ja falei mas a turma tá com preguiça de fazer contas. É assim que a gente vê porque o PMPO vende tanto. Tá todo mundo querendo esticar a potência um pouquinho achando esse ou aquele material na internet e vai postando aqui sem pensar um segundo a respeito.

Eu não vou mais gastar meu latim neste tópico.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
lucasnotini
Iniciante
*
Offline Offline

Mensagens: 41

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 1


« Responder #29 : 15 de Fevereiro de 2011, as 21:02:45 »

Não adianta perguntar de novo, a matemática não vai mudar porque você está louco de vontade de ter um amp de 50 Watts!

Pois é, Haroldo, você já falou, eu ja falei mas a turma tá com preguiça de fazer contas. É assim que a gente vê porque o PMPO vende tanto. Tá todo mundo querendo esticar a potência um pouquinho achando esse ou aquele material na internet e vai postando aqui sem pensar um segundo a respeito.

Eu não vou mais gastar meu latim neste tópico.

Abraços

Eduardo

Bom não sei se vc e o hmal entenderam que eu pouco entendo sobre eletrônica, e menos ainda sobre a alimentação de circuitos, eu perguntei se podia fazer alguma coisa e não discordei em hora nenhuma do que me disseram, acontece que me chega em mãos um material dizendo que o recomendável era tal valor, e eu só perguntei se o mesmo procedia.
Se alguém tiver mais alguma informação sobre algo que possa ser feito, ou que incremente neste tópico eu fico agradecido, sem deixar de agradecer por todas as informações já postadas até agora.

Abraços
Registrado
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal