Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 15 de Maio de 2024, as 06:29:26


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 25   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Hexaswitch Handmades  (Lida 145351 vezes)
Dexter
Visitante
« Responder #45 : 05 de Janeiro de 2013, as 17:40:48 »

Observando com atenção o esquemático percebi que os transistores ou não podem ser PNP ou eles estão em lugar errado. Estarei eu enganado?
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #46 : 05 de Janeiro de 2013, as 17:43:31 »

Bom, vou descrever a forma como eu havia imaginado:

O principal motivo seria nao utilizar dips ou algo parecido, usar os proprios footswitches para mostrar ao pic quais pedais entrariam na jogada.
Usar dois modos de uso.. um voce deixa fixo em um banco, acionando ou desativando os pedais manualmente.. ou na forma como esse looper funciona, mudando de bancos em cada chave.

Por exemplo, criar um banco A e mudar varios presets diferentes nesse banco, respectivamente em cada foots, por ex: A1, A2, A3 etc..

Com o PIC dá pra ir muito além do que esses loopers fazem,uma coisa bem legal q eu tinha pensado era um sistema de mute do audio entre os chaveamentos dos presets para evitar POPs
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 18:01:51 por visioncb » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #47 : 05 de Janeiro de 2013, as 20:34:16 »

Desenhei um esquema inicial:


O display de 7 segmentos indicaria o banco utilizado (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, b, C, d, E, f ou seja 16 bancos, mas poderia tambem apresentar h, j, L, n, o, P, r, t, u, y).  Em tese a memória EEPROM de 256 bytes do 16F877 poderia armazenar 256 presets (8 loops em cada).

Usando todas as portas disponíveis não é preciso usar latches, multiplexers, shift registers etc externos, pois as portas (elas são latches) e o software dos microcontroladores já fazem isso. O debouncing das chaves também é feito via software no microcontrolador.  

Precisa só projetar bem como seria o acionamento dos loops, pois acionar relés gera ruído nas linhas e isso as vezes deixa o microcontrolador louco.

Para gravar o programa (o firmware, quando houver) no PIC, existe a opção de montar um gravador JDM (que funciona bem com o 16F877 e é fácil de ser construído - só que precisa de uma porta serial) e software como o WINPIC800 (free).  
« Última modificação: 10 de Março de 2021, as 16:03:33 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Dexter
Visitante
« Responder #48 : 05 de Janeiro de 2013, as 20:37:13 »

Visioncb, eu estava com uma ideia um pouco mais a frente. Além das funções descritas pelos equipamentos mencionados eu estava pensando em adicionar o recurso de ordenar a cadeia de pedais.

Por exemplo: ao acionar o preset 1 a cadeia de pedais seria

guitarra - > 1 -> 3 -> 4 -> 6 -> amplificador

ao acionar o preset 2 a cadeia de pedais se torna

guitarra - > 2 -> 3 -> 6 -> 5 -> amplificador

Ou será que isso não tem muita utilidade?

Repetindo, podendo funcionar como acionamento direto de pedais, seletor de patchs etc.
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #49 : 05 de Janeiro de 2013, as 21:26:07 »

Muito bom esse esquema xformer, concordo em utilizar o 16f877a, pois ainda é um dos PICs mais fáceis de se encontrar e o preço não varia tanto dos demais..

Dexter, dá pra fazer isso sim, mas complica e muito, no site do geofex ele começou a projetar todo um circuito que tem até o fluxograma do projeto, ele já tem até os diagramas de ligações e principalmente... a PCB pronta, com o 4066 (se não me engano) e com relés... pra fazer desse jeito que você quer..

Dê uma olhada lá, só que fica inviável, por causa das combinações entre relés, ao meu ver, sinceramente, só se fizer isso com os 3 primeiros loops, já que dificilmente colocaríamos um delay no primeiro lugar da cadeia
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #50 : 05 de Janeiro de 2013, as 21:52:11 »

Não sei não Visioncb! Se este CI não alterar o timbre ou provocar perdas significantes pode ser uma boa, apesar de muitos aqui torcerem o nariz para o chaveamento eletrônico.

http://www.zarlink.com/zarlink/Mt8808_DataSheet_Sep11.pdf
Registrado
visioncb
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.354

Obrigado
-Dado: 30
-Recebido: 39



« Responder #51 : 05 de Janeiro de 2013, as 22:09:43 »

Achei aqui, dê uma olhada, tem o projeto praticamente pronto, só falta a programação

http://www.geofex.com/Article_Folders/ASMOP/ASMOP.htm

Só pra relembrar, acho que isso já foi discutido aqui alguns anos atrás
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 22:12:05 por visioncb » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #52 : 06 de Janeiro de 2013, as 08:57:33 »

Completei o esquema mais um pouco (acabaram-se as portas) e escrevi como seriam as rotinas:

Programação dos presets/patches:
- Ligar o equipamento
- Apertar "program"  pra entrar em modo de programação
- Selecionar banco com "up" e "down" (mostrado no display)
- Apertar "select"
- Leds de patches/presets começam a piscar
- Escolher patch/preset pelos botões P0 a P5
- Escolhido o preset, mostrando a configuração dos 8 loops (se ativados ou desativados),
apertar "select" e passa a piscar o led do Loop0
- Escolher se o loop0 fica desligado (botão "down") ou acionado (botão "up"), depois apertar "select".
- Passa para o Loop1, e segue o mesmo esquema até o Loop 7.  
- Apertar o botão "program", pra sair do modo de programação
 e grava o preset/patch na EEPROM (8 bits em uma posição da memória não volátil).
- Sai do modo de programação e entra na rotina principal.

Usar os presets/patches (rotina principal):
- Ligar o equipamento
- o uC vai acionar o Mute.
- O chaveador vai mostrar no display o Banco 0 e o Led do preset/patch 0 e o Mute acionado (led Mute aceso).
- Escolher o banco com "up" e "down" (mostra no display)
- Escolher o preset/patch com os botões P0 a P5 (acende o led correspondente) - o PIC procura na EEPROM qual a configuração selecionada (8 bits) e ativa as suas portas com sinal 1 (4,2V = loop acionado) ou 0 (0V = loop desativado).
- Desligar o mute no botão "select/mute"
- Ficar escaneando os botões para: escolher outro patch/preset com os botões P0 a P5, acionar o mute, escolher outro banco com "up" e "down", entrar em modo de programação com "program".

Eu nunca usei um equipamento desses e nem sei se é isso mesmo. Gostaria de saber se a lógica é essa mesmo ou tem que ser corrigida.
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2013, as 09:11:41 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #53 : 06 de Janeiro de 2013, as 11:48:55 »

xformer
Andei analisando e achei que está correto sim, porém, achava interessante a adição de um botão bypass para desativar qualquer preset gravado.
Registrado

xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #54 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:31:59 »

xformer
Andei analisando e achei que está correto sim, porém, achava interessante a adição de um botão bypass para desativar qualquer preset gravado.

Oi Enilson !  Pra colocar mais um botão precisaria de uma porta livre e elas se acabaram (na verdade poderiamos usar a porta que aciona o ponto decimal do display de leds).  Uma outra alternativa seria fazer com que o banco 0 fosse o canal com todos loops em bypass (bastando descer até 0 no display com o botão "down") independentemente de qual dos 6 patches seja selecionado. E isso não precisaria ser programado pelo usuário, ficaria como configuração default. Funciona assim ?
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gugarn
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 252

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 223



« Responder #55 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:39:56 »

Muito legal a ideia do projeto. Estou interessado em cotribuir!

Apenas uma sugestão:

Citar
Escolher se o loop0 fica desligado (botão "down") ou acionado (botão "up"), depois apertar "select".

Por que não utilizamos só uma chave para inverter o estado atual? Se tiver o loop estiver ligado então ele vai desligar e se estiver desligado passaria a ligar.

Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.264

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2013


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #56 : 06 de Janeiro de 2013, as 12:45:50 »

Muito legal a ideia do projeto. Estou interessado em cotribuir!

Apenas uma sugestão:

Citar
Escolher se o loop0 fica desligado (botão "down") ou acionado (botão "up"), depois apertar "select".

Por que não utilizamos só uma chave para inverter o estado atual? Se tiver o loop estiver ligado então ele vai desligar e se estiver desligado passaria a ligar.



Porque como não temos um botão pra cada loop, temos que ajustar um loop por vez e pra sinalizar qual loop está sendo ajustado eu vou deixar o led correspondente piscando. Então pra ter certeza de como o loop está sendo ajustado é melhor usar um botão pra desativado e outro pra ativado. Se o botão fosse 1 só com acionamento toggle  não daria pra saber o status do loop se o led estiver piscando (só depois de passado para o seguinte).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
enilson
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 196

Obrigado
-Dado: 20
-Recebido: 14



WWW
« Responder #57 : 06 de Janeiro de 2013, as 13:00:30 »

xformer
Andei analisando e achei que está correto sim, porém, achava interessante a adição de um botão bypass para desativar qualquer preset gravado.

Oi Enilson !  Pra colocar mais um botão precisaria de uma porta livre e elas se acabaram (na verdade poderiamos usar a porta que aciona o ponto decimal do display de leds).  Uma outra alternativa seria fazer com que o banco 0 fosse o canal com todos loops em bypass (bastando descer até 0 no display com o botão "down") independentemente de qual dos 6 patches seja selecionado. E isso não precisaria ser programado pelo usuário, ficaria como configuração default. Funciona assim ?

Ótima idéia...acredito que ficara muito bom assim.
Registrado

Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #58 : 06 de Janeiro de 2013, as 13:16:30 »

 Parabens pela iniciativa xformer!

 Se existe o problema que acabaram as entradas para chaves, poderia ser interessante multiplexá-las como uma matriz 4x4 onde poderíamos ler 16 chaves utilizando apenas 1 port do microcontrolador (8 pinos).

 Bem, sobre a programação, qual compilador/IDE irá utilizar? Acho bem simples o MikroC da Mikroeletronica. Se precisar, na parte de programação posso tentar ajudar.

 Outra coisa é que, slavo engano o Proteus simula microcontroladores, poderia ser interessante também utilizá-lo.

 Um abraço
Registrado
Bruno Lucca
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 315

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 49


« Responder #59 : 06 de Janeiro de 2013, as 13:23:41 »

Se me permitem opinar, achei muito boa a lógica de programação. Eu também acho que seria inportante ter um botão para bypass. Eu só fiquei na dúvida em uma coisa nessa parte de deixar o banco 0 para bypass: se por exemplo eu estiver no banco 5, terei de descer gradativamente até o 0 para entrar no bypass?? Pois acho que seria interessante ter um botão que entrasse direto em bypass ao ser acionado independente do banco que esteja em uso. Mesmo que tenhamos 1 banco a menos, acho que com a quantidade de presets possíveis esse banco não fará falta. Não sei se a idéia já é essa e eu que não entendi direito e nem se isso seria possível de ser implementado, mas acho que seria mais prático desta forma.

Abraços,
Registrado
Páginas:  1 2 3 [4] 5 6 ... 25   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.042 segundos com 23 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal