Acredito que seja porque é mais eficiente que a máquina (Seja uma Fresa CNC ou uma impressora que imprime a máscara antes de fazer o processo químico) "caminhe" em linhas retas do que fazendo curvas, até a programação dela fica mais fácil do tipo "Vá do ponto A ao B em linha reta"
Mais ou menos. A fabricação industrial de placas é tipo como se fazem jornais, até onde eu sei. O desenho é transferido à placa por fotolitos, então pouco importa se são retas, curvas ou a Monalisa.
Eu disse porque a gente sempre escuta que trilhas com curvaturas suaves reduzem ruídos e radiação, então porquê não se fazem trilhas assim...
Se você olha uma pcb de alta frequência, tipo uma placa-mãe, ali tem trilhas fazendo zigue-zague sem motivo aparente. Aquilo é para casar a impedância, tem a ver com o comprimento de onda dos sinais passando ali. Algumas voltas são capacitores, indutores, filtros inteiros impressos diretamente em microstrip. Imagina a complexidade de calcular isso. Os programas se aproveitam de modelos prontos, retilíneos, fazendo apenas a associação deles. Daí fazem trilhas quadradas, não porque são melhores, mas por serem calculáveis.
Mas, para os computadores de hoje, acho que não é mais um esforço computacional tão grande. Quem sabe essas trilhas voltem em algum futuro?
Esses decalques parecem legais. Desculpa minha ignorância, mas dá pra usar várias vezes o mesmo pedaço?