Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 23:27:32


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 187210 vezes)
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #315 : 04 de Janeiro de 2013, as 15:45:12 »

A fonte que eu postei esses dias, foi feita com secundários independentes.

A vantagem do Toroidal é antes de qualquer coisa, o tamanho, não só o desempenho.

Essa Voodoo Lab ai, se fosse com transformador comum seria bem maior.

Mas pra quem não tem muita limitação de espaço, as vezes é interessante mandar enrolar um transformador com primário bivolt e vários secundários independentes.
Registrado
fovb
Visitante
« Responder #316 : 04 de Janeiro de 2013, as 16:18:50 »

Big, desculpe mas não vi o projeto, qual seria?

Abraços
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #317 : 04 de Janeiro de 2013, as 18:35:33 »

A fonte que eu postei esses dias, foi feita com secundários independentes.
Eu não tinha visto a tua "super fonte", mas parabéns pela iniciativa..  vi agora:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=836.0
Li muitos comentários e até um link para um lugar onde existe a explicação do como acontece um loop de terra.  Parece que lá no tópico isso era subliminar e bem poucas pessoas prestaram atenção ou deram a devida importância.

Para eliminar loop de terra nos pedais, o ideal é uma fonte(ou ramo de tensão) para cada pedal, sem terra comum ligado na fonte.  Essas fontes independentes podem ser num único invólucro, como a super fonte.

A vantagem do Toroidal é antes de qualquer coisa, o tamanho, não só o desempenho.
Essa Voodoo Lab ai, se fosse com transformador comum seria bem maior.
O transformador toroidal ocupa menos espaço que um transformador convencional para a mesma potência.  Mas não concordo contigo, um só toroidal ocuparia menos espaço que vários toroidais para a mesma potência.  Inclusive, sabendo que cada ramo de tensão não consome toda a corrente disponível, a distribuição de potencia em um só transformador seria bem mais eficiente.

Mas pra quem não tem muita limitação de espaço, as vezes é interessante mandar enrolar um transformador com primário bivolt e vários secundários independentes.
Pois esse é um bom motivo para a fonte não ser bivolt: ter vários transformadores dentro.  Cada um exigiria uma chave, caso o primário de cada um deles fosse com duas bobinas independentes.  Caso utilizasse duas bobinas em série, poderia ser com uma chave para alterar a tensão, mas o aproveitamento de potência seria comprometido em 127V.

Abraços, T+
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 18:37:24 por Patines » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #318 : 04 de Janeiro de 2013, as 20:22:05 »

...Pois esse é um bom motivo para a fonte não ser bivolt: ter vários transformadores dentro.  Cada um exigiria uma chave, caso o primário de cada um deles fosse com duas bobinas independentes.  Caso utilizasse duas bobinas em série, poderia ser com uma chave para alterar a tensão, mas o aproveitamento de potência seria comprometido em 127V...
Patines, não entendi qual a dificuldade de se ter varios transformadores 127/220 comutando com uma chave só...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #319 : 04 de Janeiro de 2013, as 21:23:36 »

A vantagem do Toroidal é antes de qualquer coisa, o tamanho, não só o desempenho.
Essa Voodoo Lab ai, se fosse com transformador comum seria bem maior.
O transformador toroidal ocupa menos espaço que um transformador convencional para a mesma potência.  Mas não concordo contigo, um só toroidal ocuparia menos espaço que vários toroidais para a mesma potência.

O que eu quis dizer foi justamente que o mais interessante seria um transformador só, com vários secundários, e não vários trafinhos.
 Wink

-----
Big, desculpe mas não vi o projeto, qual seria?

Abraços

Está nesta página do tópico da super fonte
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=836.60

E tem ela também no meu blog
http://www.handmaker.blogspot.com.br/2012/10/fonte-de-alimentacao.html
« Última modificação: 04 de Janeiro de 2013, as 21:25:10 por biglouis » Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #320 : 04 de Janeiro de 2013, as 21:57:27 »

...Pois esse é um bom motivo para a fonte não ser bivolt: ter vários transformadores dentro.  Cada um exigiria uma chave, caso o primário de cada um deles fosse com duas bobinas independentes.  Caso utilizasse duas bobinas em série, poderia ser com uma chave para alterar a tensão, mas o aproveitamento de potência seria comprometido em 127V...
Patines, não entendi qual a dificuldade de se ter varios transformadores 127/220 comutando com uma chave só...
Na ligação de baixo é fácil  e sempre compatível.  A ligação de cima posicionada em 220V, com vários transformadores na mesma chave não é regular e não deve ser feita, porque as bobinas podem ter números de espiras diferentes, e isso seria o mesmo que colocar baterias diferentes em paralelo: alguma vai fritar.

Registrado
fovb
Visitante
« Responder #321 : 05 de Janeiro de 2013, as 07:37:15 »

Valeu Big, vou dar uma olhada no projeto  Legal!

A minha intensão em ter pelo menos 3 transformadores separados, é que se 1 queimar, ainda consigo ter os outros 2 funcionando...
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #322 : 05 de Janeiro de 2013, as 12:49:59 »

Esses dias comprei um trafinho de 200mA da Hayonik, pra soldar na placa, pequenino, legal pra caramba.

Ficaria sussa pra montar uma fonte com uns 4 desses
Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #323 : 05 de Janeiro de 2013, as 14:23:07 »

Para um transformador com 2 saídas isoladas tem uma alternativa:
Pegar um transformador de V + V...
Separa o fio do CT.
Semelhante a ideia dada pelo Eduardo, para adaptar um transformador para valvulado. So que ao invés de mecher no primário, sera mexido no secundário, separando os enrolamentos.
Ficara 2 enrolamentos isolados.
 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2623.0
Registrado

polyvox
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 141

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 5



« Responder #324 : 05 de Janeiro de 2013, as 20:18:54 »

ó que belezura o que eu achei :








é do cara Búlgaro que fez um layout pro projeto do Looper que estavamos discutindo no tópico do hexaswitch...
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2013, as 20:20:35 por polyvox » Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #325 : 10 de Janeiro de 2013, as 20:47:09 »

Existe alguma distância mínima para ligar dois transformadores lado a lado??


Pergunto pois desmontei duas fontes hayonic que tenho (tinha Cheesy) para montar as duas em uma só carcaça.

No meu Layout para a fonte a melhor proposição dos transformadores seria assim...




Ah, uma coisa interessante é que esses dias comprei uns transformadores da Hayonic de 800mA e eles tem o mesmo tamanho desses que são da fonte de 500mA.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2013, as 20:48:57 por Zedosal » Registrado

Dubium Sapientiae Initium
vini7
Visitante
« Responder #326 : 16 de Janeiro de 2013, as 23:13:19 »

Boa noite galera !!! estou querendo fazer a fonte do GrAmorim. Porém, como quero ligar 12 pedais no pedalboard que estou fazendo, eu fiz um layout aqui e, gostaria de saber se ele está correto !  Alguém pode me ajudar a conferir ?  É o projeto para um transformador de 3 fios, do pdf do GrAmorim.

Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #327 : 16 de Janeiro de 2013, as 23:33:59 »

A posição de D1 está invertida; assim como a indicação de +9V e GND na saída da fonte.
Registrado

vini7
Visitante
« Responder #328 : 16 de Janeiro de 2013, as 23:39:32 »

Obrigado Alfredo. Que vacilo que dei no D1. Mas aqui, me tira uma dúvida, o regulador de tensão está na posição correta ou invertida ? 
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #329 : 16 de Janeiro de 2013, as 23:52:36 »

Considerando que o regulador seja um 7809; está na posição correta.

O pino 1 do regulador (entrada) vai no positivo de C3, o pino 2 (terra ou GND) e pino 3 (saida) ligado ao positivo de C4.
Registrado

Páginas:  1 ... 20 21 [22] 23 24 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.048 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal