Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 01:04:30


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 29   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fonte de alimentação.  (Lida 187989 vezes)
Blum
Visitante
« Responder #105 : 05 de Agosto de 2012, as 17:38:16 »

Viniratm,

Acredito que nessa imagem você possa resolver com facilidade caso seu transformador possua 3 ou 4 fios no primário
http://www.google.com.br/imgres?q=liga%C3%A7%C3%A3o+de+transformador&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=605&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=yKFqI-1xw0WNtM:&imgrefurl=http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-chave-hh/951377&docid=UjMWkZ0G0OEIRM&imgurl=http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/143538462/748752260/esquema-ligacao-transformador.gif&w=490&h=531&ei=btkeUNqDK4aq6QGb-4DwAQ&zoom=1

« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, as 17:42:01 por Blum » Registrado
Viniratm
Visitante
« Responder #106 : 05 de Agosto de 2012, as 17:44:21 »

Viniratm,

Acredito que nessa imagem você possa resolver com facilidade caso seu transformador possua 3 ou 4 fios no primário
http://www.google.com.br/imgres?q=liga%C3%A7%C3%A3o+de+transformador&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1366&bih=605&t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum)=isch&tbnid=yKFqI-1xw0WNtM:&imgrefurl=http://forum.clubedohardware.com.br/resolvido-chave-hh/951377&docid=UjMWkZ0G0OEIRM&imgurl=http://www2.eletronica.org/forum-de-discussoes/geral/143538462/748752260/esquema-ligacao-transformador.gif&w=490&h=531&ei=btkeUNqDK4aq6QGb-4DwAQ&zoom=1




Muito Obrigado pela sua colaboraçao  Legal!
Voce saberia me dizer a amperagem do fusível???

Abraço.
« Última modificação: 05 de Agosto de 2012, as 17:58:14 por Viniratm » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #107 : 05 de Agosto de 2012, as 20:25:06 »

a.sim,
Você diz, colocar esse capacitor elétrolitico em paralelo com a saída do 78xx e o GND, correto ?

Observe que estou falando dos reguladores da série 79XX...os reguladores negativos. A colocação de um capacitor de desacoplamento entre os pinos OUT e GND de um 78XX ( regulador positivo ) é " altamente aconselhável " ( eu diria mandatório...) mas, se o montador não o fizer, a tensão de saída se manterá no valor especificado pelo regulador.

Entretanto, um regulador negativo ( 79XX ) não funciona ( na maioria dos casos ) sem o capacitor, e a tensão de saída, medida com o voltímetro, não resulta correta.
Registrado
Blum
Visitante
« Responder #108 : 05 de Agosto de 2012, as 20:35:13 »

Citar
Muito Obrigado pela sua colaboraçao  Legal!
Voce saberia me dizer a amperagem do fusível???

Eu estou utilizando na minha fonte um fusivel de 1A, mas tenho outra fonte assimétrica que eu uso um de 250mA.

Citar
Observe que estou falando dos reguladores da série 79XX...os reguladores negativos. A colocação de um capacitor de desacoplamento entre os pinos OUT e GND de um 78XX ( regulador positivo ) é " altamente aconselhável " ( eu diria mandatório...) mas, se o montador não o fizer, a tensão de saída se manterá no valor especificado pelo regulador.

Entretanto, um regulador negativo ( 79XX ) não funciona ( na maioria dos casos ) sem o capacitor, e a tensão de saída, medida com o voltímetro, não resulta correta.

a.sim,
Muito bem explicado. Não sabia disso. Obrigado!

-----
GrAmorin,

Você havia explicado que para cada diodo deveria ser instalado em paralelo um capacitor cerâmico de 10nF, mas no esquema para transformador com apenas 2 fios, que possui uma configuração com 4 diodos, é usado apenas 2 capacitores.
Vi que cada capacitor esta em paralelo com 2 diodos, isso quer dizer que a função é a mesma doque colocar 1 capacitor para cada diodo ?

Outra coisa, montei a fonte do layout para transformador de 2 fios e um só regulador, utilizei um transformador de 11v e 900mA (o mesmo que mencionei no tópico que eu crie), muito simples por sinal e como sei , e esta funcionando muito bem, mas medi a tensão antes de entrar no 7809 e marca entre 12v á 13v e não se estabiliza nunca, isso é sinal de que o transformador esta com problemas ?
A saída do regulador esta estabilizada e marcando 8,83v exatos e mesmo com carga continua marcando esse valor, isso esta correto ?

OBS: ainda tem ruído, isso afirma que o causador com certeza não é mais a fonte.

Abraço!
« Última modificação: 07 de Agosto de 2012, as 02:24:46 por Blum » Registrado
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #109 : 17 de Agosto de 2012, as 19:59:59 »

Alguém sabe como é que eu faço para fazer as ligações do primário de um transformador para fazer a chave seletora, 110/220V e inserir uma chave ON/OFF?
Registrado
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #110 : 17 de Agosto de 2012, as 23:36:26 »

Alguém sabe como é que eu faço para fazer as ligações do primário de um transformador para fazer a chave seletora, 110/220V e inserir uma chave ON/OFF?

Está postado logo acima.
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #111 : 18 de Agosto de 2012, as 16:16:52 »

Senhores...  Huh?

Essa foi minha cara ao terminar a fonte do GrAmorin, fiz a para transformadores 2 fios e com 1 7809, MEU DEUS, que coisa fantástica, liguei para testar no MiniFuzz (barato e facil fazer se queimar _). Nem o MiniFuzz que é chatinho as vezes com ruídos fez qualquer sinal além do som da guitarra e seu efeito, ou seja, resposta perfeita da fonte. Testei para ver em quanto tava dando a saída e marcou 8,9V , uma maravilha. Depois de estar confiando nela liguei no resto dos pedais e a fonte se mostrou silenciosa novamente, testei com TS808, DS1 e JH1 e é simplesmente perfeita, nada de acrescentar ruídos.



Valeu Amorin


Descrição da montagem:
Montei-a com um transformador que tava dando 13,8V (sem alimentar nada) por mais ou menos 1A, era um transformador de um outro aparelho.
Fiz numa caixa que eu mesmo dobrei, fiz isolamento do transformador da caixa metálica com EVA e parafusos de pc com aquela "borrachinha" isolante.

Coloquei como recursos adicionais:

Cabo AC 2 metros;
Plug entrada para cabo AC;
Chave liga/ desliga;
Chave seletora de voltagem;
2 saídas 9V em paralelo (caso queira colocar mais pedais nao precisa ficar fazendo emendas;
LED
E para o 7809 coloquei um dissipador que tirei de uma fonte de pc, era de um outro regulador, (um 7807)



PS.: Vou pegar meu cabo do celular para passar as fotos dela pronta aqui pro fórum.
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Tiarlei Crist
Visitante
« Responder #112 : 18 de Agosto de 2012, as 17:47:09 »

A carcaça do transformador deve ficar isolada da caixa?
Por quê?

As fotos serão muito bem vindas.
Até mais.
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #113 : 18 de Agosto de 2012, as 19:04:30 »

A carcaça do transformador deve ficar isolada da caixa?
Por quê?

Não sei, só fiz... achei conveniente p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) o transformador estava me dando uns "choquinhos" quando fui testar ele... Daí coloquei o EVA como isolante e ainda serviu como proteção contra pancadas  Azn


Fotos










« Última modificação: 18 de Agosto de 2012, as 19:26:07 por Zedosal » Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #114 : 18 de Agosto de 2012, as 20:14:45 »

Não é normal dar choque. Observe se o dissipador ou outro componente não tem está encostando na carcaça.
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #115 : 18 de Agosto de 2012, as 23:35:22 »

Não é normal dar choque. Observe se o dissipador ou outro componente não tem está encostando na carcaça.

Calma, era antes de montar, era o transformador sozinho ligado na rede (pra testes), devo ter encostado em algo que deu uns choquinhos  Cheesy Cheesy


A fonte tá 100%, como disse MUITO BOM o projeto...
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.274

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 450



« Responder #116 : 19 de Agosto de 2012, as 15:25:44 »

Calma, era antes de montar, era o transformador sozinho ligado na rede (pra testes), devo ter encostado em algo que deu uns choquinhos  Cheesy Cheesy

E agora depois da fonte instalada na carcaça ele parou de dar os choques ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #117 : 19 de Agosto de 2012, as 23:17:46 »

Sim Sim, parou com os choques.
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Blum
Visitante
« Responder #118 : 20 de Agosto de 2012, as 01:05:49 »

Citar
A carcaça do transformador deve ficar isolada da caixa?
Por quê?

Tambem queria tirar essa dúvida.

Muito legal a montagem Zedosal  Palmas e realmente é um exelente projeto.
Registrado
Zedosal
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 258

Obrigado
-Dado: 662
-Recebido: 47


A ideia é a rotina do papel


« Responder #119 : 20 de Agosto de 2012, as 13:23:37 »

e ai galera, tudo beleza?

Vamos entender direito a coisa... Eu não disse que é bom isolar a carcaça do transformador da caixa, que por sinal é metálica  Roqueiro na minha montagem; mas disse que o fiz somente.

Achei que ficaria bom se o fizesse e como não apresentou problemas por causa disso, a mantive.  Wink
Registrado

Dubium Sapientiae Initium
Páginas:  1 ... 6 7 [8] 9 10 ... 29   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal