Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Maio de 2024, as 07:25:07


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Enganando o Fuzz Face  (Lida 8890 vezes)
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« : 10 de Julho de 2014, as 11:36:12 »

A ideia aqui seria criar um circuito para que se pudesse "enganar" a entrada do Fuzz Face (e fuzzes relacionados à mesma arquitetura...) para que se pudesse usá-lo com captadores ativos, ou depois de boosters e outros pedais.

Primeiro precisamos entender o que exatamente causa essa interação entre os controles e captadores da guitarra e o circuito do Fuzz Face. e um bom lugar para entendermos o circuito dele, tão simples e tão interessante, no website da geofex com o artigo "The Technology of Fuzz Face", por R.G. Keen:

http://www.geofex.com/article_folders/fuzzface/fffram.htm
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.118

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #1 : 10 de Julho de 2014, as 11:47:57 »

Será que adicionar um filtro CR na entrada não resolve?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 10 de Julho de 2014, as 12:27:47 »

Eu pensei em um buffer com um filtro RLC...
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #3 : 10 de Julho de 2014, as 14:02:01 »

Um circuito elevador de impedância?
Registrado

Etelvino Costa
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 392

Obrigado
-Dado: 630
-Recebido: 134



« Responder #4 : 10 de Julho de 2014, as 15:24:20 »

Não sei se vou falar besteira... mas eu montei um buffer de saída sugerido pelo site http://fuzzcentral.ssguitar.com/mccoy.php dentro de um wah que montei para usa-lo antes de um Tone Bender.
Não daria para colocar este buffer dentro do circuito do próprio fuzz? Este esquema ai funcionou muito bem!

Registrado

Paciência comigo, estou tentando aprender.
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #5 : 10 de Julho de 2014, as 16:49:52 »

Etelvino,

Não há problemas na saída do Fuzz Face. Se puder, leia o artigo que indiquei para se entender o que está em jogo, ok? Legal!

Adiel,

Um pouco por aí... Mas aí até um pre-gain, como os que vemos nos exemplos do R.G. Keen já dão uma melhorada e é uma medida bem simples! Guitarrista
« Última modificação: 10 de Julho de 2014, as 16:52:18 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #6 : 10 de Julho de 2014, as 17:49:22 »

Alex, eu fiz algo parecido no meu Big Muff. O controle de pré ganho com bleeder ajuda a não embolar as notas mais "agressivas" de um humbucker, por exemplo.
Registrado

Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #7 : 10 de Julho de 2014, as 19:21:43 »

Lendo o artigo do link, e também pensando um pouco sobre o proposto no tópico, fiz um comparativo desse circuito com algo o mais simples possível.

A entrada do FF equivale, a grosso modo, à entrada de um circuito inversor, porém sem nenhum resistor de entrada.

Mostrando em esquema seria isso.




Para quem conhece essa configuração sabe que o ganho será o máximo possível que possa ser fornecido pelos componentes do circuito.
Também a impedância de entrada será bem baixa.

Para controlar melhor esse circuito, uma possível solução seria essa:



Um potenciômetro na entrada, que funcionaria como pré-gain e um resistor R1 que teria as funções de limitar o máximo ganho e também seria a carga mínima para o circuito que viesse antes deste.

O resultado ficaria assim:



Os valores de R1 e P1 podem ser esses ou outros. Vale a pena testar.

Nesse sentido, o circuito de volume e tone de uma guitarra também poderia relativamente "enganar" o FF. Mas sem esquecer de R1, que no caso equivaleria à carga resistiva de um captador.

Abs



 
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #8 : 10 de Julho de 2014, as 20:01:04 »

Eu pensei em um buffer com um filtro RLC...

O captador é um circuito RL!  C já tem na entrada, mas como a impedância resistência série dos captadores é bem alta,  o Q do circuito é baixo, ficando na verdade quase como um RC para a faixa de frequências da guitarra.

O Matec está equivocado em alguns pontos.  A amplificação do circuito de entrada é somente a amplificação da primeira etapa, mas quando o ganho do Fuzz está no máximo, não existe realimentação, pois o capacitor aterra o sinal da primeira etapa, aumentando o ganho da segunda etapa transistorizada.
então calculamos o "resistor" equivalente de entrada assim:
Rieq=Zi//100k=(Hfe1*Vt/Ic1)//100k= (70*25mV/240uA)//100k = 7292//100k= 6796.  veja que é da mesma ordem de grandeza que a impedância de um captador.

Quando o ganho está no mínimo(terminais do capacitor ao GND), a realimentação é máxima e se aplica o efeito Miller ao resistor de 100k, de forma que é fácil calcular o resistor equivalente de entrada:
Rieq=Zi//Zmiller

Zmiller= 100k/(1+A).  Neste caso o ganho é negativo, a impedância de entrada diminui.
A= (33k//Ri2)/re1= (33k//(hfe2*(Re+(Vt/Ic2))))/(Vt/Ic1)=(33k//(100*(1k+(25mV/490uA))))/(25mV/240uA)=(33k//105102)/104=241,5
então: Zmiller= 100k/(1+241,5)=412,4

Rieq=6796//412,4= 388,8.    - corrigi tudo agora -

Isto para aquele Fuzz ideal de hfes 70 e 100.   daí muda a temperatura, pode mudar hfe e muda a impedância de entrada.

Abraços, Saúde a amor.


« Última modificação: 10 de Julho de 2014, as 20:14:39 por Patines » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #9 : 10 de Julho de 2014, as 20:45:18 »

Vocês entenderam a proposta do tópico? Cheesy
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.924

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 834



« Responder #10 : 10 de Julho de 2014, as 20:55:06 »

Vocês entenderam a proposta do tópico? Cheesy

Sim,e foi isso que eu tentei desenvolver. Certo ou errado, é uma proposta. Grin


O Matec está equivocado em alguns pontos.  A amplificação do circuito de entrada é somente a amplificação da primeira etapa, mas quando o ganho do Fuzz está no máximo, não existe realimentação, pois o capacitor aterra o sinal da primeira etapa, aumentando o ganho da segunda etapa transistorizada.



Se existe a polarização DC , então neste caso, existe realimentação.  Angry

Abs
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #11 : 10 de Julho de 2014, as 21:03:12 »

Se existe a polarização DC , então neste caso, existe realimentação.  Angry
Mais ou menos.  Quando se trabalha em circuitos de áudio, existe a polarização, que é a realimentação nas frequencias próximas de zero -DC-.  Existe também o ganho AC, onde se trabalha os ganhos, no caso nas frequências de trabalho, que foi o que calculei.

Vocês entenderam a proposta do tópico? Cheesy
Eu entendi e sei o que fazer, só que não se pode trabalhar sobre pressupostos equivocados, pois se chegará a resultados não esperados.

O que fazer: depois do circuito ativo, utilizar uma impedância em torno de 10K e indutância em torno de 1H em série com a entrada do Fuzz.
Vejam que 10k e 1H pode variar, dependendo de que captador se deseja aproximar.
Se for preciosista se pode acrescentar capacitor da saída ao GND simulando um cabo e potenciômetros e etc.

Veja lá respondi ao tópico!
O captador é um circuito RL!  C já tem na entrada, mas como a impedância resistência série dos captadores é bem alta,  o Q do circuito é baixo, ficando na verdade quase como um RC para a faixa de frequências da guitarra....

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 10 de Julho de 2014, as 23:42:32 por Patines » Registrado
laerteandrade
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 899

Obrigado
-Dado: 9
-Recebido: 52


« Responder #12 : 11 de Julho de 2014, as 10:40:19 »

O david gilmour usava o dace com transistores de silicio bc109 quando usava captadores ativos da emg, se nao me engano. Será por isso que o face casava com os captadores? Se não for, da para dar uma pesquisada no set dele da época para ver como ele conseguia casar os captadores e o face. Tem muita informação na net sobre o setup dele. Acho que é da época do pulse.
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #13 : 11 de Julho de 2014, as 11:15:56 »

Creio que o Gilmour só usou Fuzz Face no começo da carreira dele com o PF até 1976, quando enfiou um Big Muff na pedaleira...

http://www.gilmourish.com/?page_id=73

E pelo que entendi os EMG singles só apareceram depois de 1979...

http://www.gilmourish.com/?page_id=68
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #14 : 11 de Julho de 2014, as 13:40:41 »

Vejam lá em: http://www.diystompboxes.com/smfforum/index.php?topic=22285.0;wap2
"Tim Escobedo:
This problem doesn't only affect germanium based circuits. I find this problem can crop up on any circuit with a low input impedance, be it discrete or IC based.

Several years ago, I found something of a solution. I asked Jack about it on his old Delphi forum, which he eventually expounded upon and made a web page about the topic.
http://www.muzique.com/lab/pickups.htm

Seems to me that a inductor with the right value can do a much better job of fixing this problem than a plain resistor, basically simulating a pickup response. I've used several small signal transformers with impedance windings of 10k to 20k Ohms.
"

Traduzindo:
"Este problema não afeta apenas os circuitos baseados em germânio . Acho que este problema pode surgir em qualquer circuito com uma impedância de entrada baixa, seja discreto ou baseada em CI. Vários anos atrás, eu encontrei alguma solução. Perguntei a Jack sobre isso em seu antigo fórum Delphi, o que ele havia exposto outrora e feito uma página web sobre o tema. http://www.muzique.com/lab/pickups.htm
Me Parece que um indutor com o valor correto pode fazer um trabalho muito melhor em corrigir este problema do que um resistor simples, basicamente, simulando a  resposta de um captador. Eu usei vários pequenos transformadores de sinal de com enrolamentos de impedância entre 10k e 20k Ohms.
"

Abraços, Saúde e amor.
« Última modificação: 30 de Outubro de 2014, as 21:03:33 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.05 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal