Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 19:09:18


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Palhetas DIY  (Lida 19121 vezes)
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #15 : 29 de Julho de 2012, as 21:11:32 »



Para os aventureiros que forem experimentar, não deixem de "temperar" o ferro depois de moldado e afiado, esquentando até ficasr vermelho e enfiando rapidamente num pote com água ou óleo solúvel (do tipo que se usa em torno). Isso endurece a ferramenta e faz com que dure mais.

Abraço

Finck
não é bem assim. para cada tipo de ferro, aço, e aço liga. existe um tipo adequado de tempêra e uma certa temperatura. no geral aço se você esquentar até avermelhar e depois jogar direto na água, isso não vai fazê-lo durar mais e sim deixá-lo mais quebradiço embora fique com um grau de dureza elevadissimo e é exatamente isso que o faz ficar quebradiço. se quer que dure mais o ideal é esfriar no "CAL" aquele mesmo que se usa em construção. o óleo também é bom mão não o mesmo que se usa no torno. o que usa no torno é para resfriar a ferramenta e facilitar o corte. oleo pra têmpera tem que ser óleo mineral lubrificante de alta viscosidade. na oficina geralmente usamos óleo 68  ou 90 o que estiver ao alcance.
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #16 : 29 de Julho de 2012, as 21:13:42 »

HUMOR MODE [ON]

Também existe esse dispositivo aqui:



HUMOR MODE [OFF]
Registrado

Roberto Alves
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 2.687

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 82



« Responder #17 : 29 de Julho de 2012, as 21:26:17 »

Adiel,
eu já postei sobre palhetas que eu fazia com plastico de potes de shampoo.
Basta uma palheta nova pra servir de molde e uma tesoura com essa sua pra cortar.
Depois uma lixa de unha e pronto.
Uma palheta bem legal e duram muito!
Tem alguns potes que têm uma certa curvatura e que, pra mim, é perfeita para fazer palhetas!

Na verdade, hoje, com ebay, eu tenho umas 200 palhetas porque comprei com um cara que fez um ótimo preço e mandou um pacotão. Vendi algumas, dei outras e ainda guardo só umas 120.


Registrado

Eclético mas com parcimônia!!!
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #18 : 29 de Julho de 2012, as 22:57:52 »

Ganhei 3 palhetas uma vez feitas de chifre de boi. Elas foram feitas no Rio Grande do Sul pelo pai de um cara que eu conhecia. Duraram bem, mas 3 anos é demais. Para mim, uma palheta dura dependendo um ano. Chegou épocas em que durava menos de 6 meses cada.
Acho que para durar 3 anos comigo só se for de adamantium! O problema é que tenho a pata pesada Evil
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
JoaoVarios
Visitante
« Responder #19 : 29 de Julho de 2012, as 23:19:52 »

Será que esse cortador corta "Quenga" de Coco ?

Gosto Muito deste material rs.
Não sei como é o som, mas adoraria saber Grin

Vivo procurando materiais alternativos para fazer palhetas, mas não me empolguei com esse cortador não, ainda mais com esse preço.

Ganhei 3 palhetas uma vez feitas de chifre de boi. Elas foram feitas no Rio Grande do Sul pelo pai de um cara que eu conhecia. Duraram bem, mas 3 anos é demais. Para mim, uma palheta dura dependendo um ano. Chegou épocas em que durava menos de 6 meses cada.
Acho que para durar 3 anos comigo só se for de adamantium! O problema é que tenho a pata pesada Evil
GuitarCris, estou pra tentar fazer umas palhetas com osso de mocotó de boi. Será que dá certo?
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #20 : 29 de Julho de 2012, as 23:37:35 »

Uma palheta comigo não dura mais de 3 meses se eu estiver usando sempre a mesma palheta para a maioria das coisas. Eu costumo usar Fender medium para guitarra elétrica, cavaquinho e violão de aço com afinação normal. Porém, no violão de aço, pra gravar ritmo com ataque mais mais percussivo, valorizar o "zing" das cordas, gosto de palhetas bem finas, vagabundas mesmo servem.

No violão de aço na afinação NST uso a palheta triangular da GC, apesar de ter poucas, dá pra usar as 3 pontas e o meu ataque em relação às cordas é bem menor.

Para meus instrumentos esquisitos (buzuk e oud) descobri uma coisa interessante: alguém conhece aqui umas paletinhas de plástico para colocar embaixo do colarinho de camisas sociais? elas são ótimas pra tocar esses caras.

Na Dano que está tirando onda de sitar elétrico eu descobri umas palhetas de metal que são ótimas, são feitas DE metal e não PARA metal...rs
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
diego.fcs
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 837

Obrigado
-Dado: 40
-Recebido: 31



« Responder #21 : 29 de Julho de 2012, as 23:55:02 »

Interessante esse cortador. Aqui tem um amigo fazendo de madeira, fica legal também. Será que num dá para fazer naquelas impressoras de corte de gráficas?
Registrado

Parem o mundo que eu quero descer.
JoaoVarios
Visitante
« Responder #22 : 30 de Julho de 2012, as 00:28:13 »

Interessante esse cortador. Aqui tem um amigo fazendo de madeira, fica legal também. Será que num dá para fazer naquelas impressoras de corte de gráficas?
Será que palheta de madeira dá um som mais natural? Cheesy Cheesy Cheesy

Falando sério, o som deve variar dependendo do tipo de madeira. Gostaria de saber que madeira ele usa...

Palhetas de bambu devem ser interessantes também.

Quanto as "impressoras de corte de gráficas", pelo que aprendi na faculdade de publicidade, o que eles tem pra cortar cartões e outros impressos são facas, num esquema parecido com esse cortador.
Registrado
edyguitar
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 683

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 279



« Responder #23 : 30 de Julho de 2012, as 00:53:13 »

e essa palheta aqui, alguém conhece ou já experimentou tocar com algo semelhante ?
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #24 : 30 de Julho de 2012, as 00:55:41 »

Experimentei a de 10p.
Registrado

JoaoVarios
Visitante
« Responder #25 : 30 de Julho de 2012, as 01:02:23 »

e essa palheta aqui, alguém conhece ou já experimentou tocar com algo semelhante ?
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Já experimentei, e achei muito redonda. Se pegar uma moeda maior e deixa-la em formato de cunha pode ser que fique legal.

Mas não gosto da ideia de tocar com uma palheta (feita) de metal
Registrado
biglouis
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 4.283

Obrigado
-Dado: 43
-Recebido: 309



WWW
« Responder #26 : 30 de Julho de 2012, as 01:21:18 »

Mr Brian May que o diga ein... rs
Registrado
JoaoVarios
Visitante
« Responder #27 : 30 de Julho de 2012, as 01:23:47 »

Mr Brian May que o diga ein... rs
Nesse caso deve ser porque eu não tenho nem um centésimo da técnica dele Cheesy Cheesy Cheesy
Registrado
bec2010
Visitante
« Responder #28 : 30 de Julho de 2012, as 01:56:48 »

Ninguém aqui toca com palheta de verdade? Tipo essa:



Uploaded with ImageShack.us
Registrado
Adiel
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.156

Obrigado
-Dado: 1051
-Recebido: 837


Resistance is futile, if <1R


WWW
« Responder #29 : 30 de Julho de 2012, as 08:02:03 »

Prefiro a de 3mm, de três pontas.

Registrado

Páginas:  1 [2] 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal