Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 04 de Maio de 2024, as 11:36:51


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Alguém têm fio de cobre 42AWG para vender?!  (Lida 16634 vezes)
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« : 26 de Junho de 2013, as 22:57:23 »

Boa noite pessoal, longo tempo sem escrever nada eu sei, mas sempre que dá passo aqui para aprender mais.
Estou precisando de fio de cobre 42AWG para enrolar um captador, eu e um amigo da faculdade estamos construindo uma guitarra (Já postei algumas fotos em outro tópico), sendo que os captadores também seriam feito por nós. Comprei um kit para montar um P90 na Stewmac e estou esbarrando na dificuldade de encontrar o bendito fio 42AWG, sei que na Stewmac têm para vender, mas estou segurando as compras internacionais por questões de orçamento familiar...rs... Já liguei para muitas lojas do do ramo, porém as que possuíam o produto para venda só tinham disponível o mínimo de 2Kg, quantidade que irá sobrar e pode até ficar perdido aqui. Então peço que se alguém tiver deste fio disponível numa quantidade razoável para o que desejo ou mesmo souber de uma loja que tenha o produto e puder me informar o contato fico agradecido.

Desde já agradeço!

Registrado

Long live the King!
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #1 : 27 de Junho de 2013, as 00:22:07 »

Formvar ou Plain Enamel? Wink
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
EddieTavares
Visitante
« Responder #2 : 27 de Junho de 2013, as 08:54:11 »

No Brasil só tem polysol, eu comprei nessa loja, chegou direitinho:

http://www.cormem.com.br/interna.asp?cipdt=6014&codigo_departamento=5&codigo_categoria=1&codigo_subcategoria=0

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #3 : 27 de Junho de 2013, as 09:26:57 »

Eu tenho, mas o problema é passar para um carretel menor. Além da chance de quebrar o fio, sempre que você reenrola um fio fino assim você corre o risco de estica-lo, alterando o mesmo.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #4 : 27 de Junho de 2013, as 09:58:22 »

O fio chegou pra mim em um rolo grande, não teria como desenrolar puxando o fio e pondo o rolo em movimento, a solução foi fazer uma guia de arame, dessa forma o rolo fica paradinho enquanto a guia gira em torno do rolo.

Quanto ao rompimento, ele é inevitável, se o fio romper enrole uma ponta a outra, solde e corte o excesso.

Evite pegar diretamente no fio, o suor, gordura, ácidos, ureia... são altamente corrosivos e tempos depois você terá que refazer o serviço. Para este trabalho use uma tira de flanela para ir guiando o fio pela bobina.

Também não use óleo, o verniz do fio é de base orgânica e com o tempo ele desprende o verniz do fio em algumas partes, inutilizando o captador, ao desenrolar um de meus captadores na tentativa de reutilizar o fio, o verniz foi se desprendendo quase que totalmente na flanela, testei com o multímetro.

Alguém pode dizer que enrolou um captador e ele está ótimo, mas esses problemas levam de 1 a 3 anos para incomodar, eu digo incomodar, por que, gradualmente o timbre vai ficando magro e sem vida.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #5 : 27 de Junho de 2013, as 11:33:01 »

Eddie... não estou falando sobre enrolar o captador, e sim passar uma porção pequena de fio para outro carretel. Lojas não fazem isso com fios finos assim por causa desses problemas.
Para enrolar existem maneiras de contornar esses problemas...
Mas rompimentos são invevitaveis sim (a não ser quando o fio enrosca - ai não tem jeito). Com pratica quase não acontece...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #6 : 27 de Junho de 2013, as 12:51:58 »

kem

No meu caso solucionei o problema usando uma guia feita de arame que gira em tordo do carretel, o carretel fica parado, desta forma você consegue enrolar outro carretel menor.

Eu teria que tirar uma foto pra explicar melhor, mas, basicamente é um arame em formato de 7, a parte longa do 7 passa por dentro do carretel, na ponta menor do 7 faça uma argola e passe o fio por ela, daí enquanto o fio é puxado, a guia irá girar em torno do carretel.



        ____________
 ______!_______     !     <-- Guia
!              !    !
 \            /     0
  !          !
  !          !
  !          !
  !          !
  !          !          <-- Carretel
 /            \
!______________!


Lógico, o fio tem que ser puxado por cima, não sei explicar melhor, espero ter ajudado.
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, as 12:55:13 por EddieTavares » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #7 : 27 de Junho de 2013, as 14:20:25 »

Eddie, mas você tem que puxar o fio pelo outro carretel... num fio tão fino vai alterar o fio...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #8 : 27 de Junho de 2013, as 14:36:55 »

num fio tão fino vai alterar o fio...

Alterar em que sentido?
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #9 : 27 de Junho de 2013, as 14:56:12 »

Estica e acaba ficando irregular... mais de um vendedor ja me falou isso, e é um dos motivos que eles não fracionam fios tão finos.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Herberthpv
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 724

Obrigado
-Dado: 8
-Recebido: 66



« Responder #10 : 27 de Junho de 2013, as 15:35:55 »

Obrigado aos colegas que prontamente responderam...
Imaginei que alguém pudesse ter um um carretel uma quantidade pequena que não fosse mais usar, realmente tirar de um carretel e passar para outro um fio dessa espessura é inviável...ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ...
Eddie, já tinha visto esta loja, mas tive um probleminha quando fui confirmar o pagamento com cartão, vou tentar novamente, caso contrário eu ligo. Obrigado!
Registrado

Long live the King!
EddieTavares
Visitante
« Responder #11 : 27 de Junho de 2013, as 16:24:00 »

Kem

Se você tensionar muito o fio talvez talvez altere alguma coisa, mas já enrolei diversas bobinas dessa forma, com praticamente a mesma quantidade de expiras e conseguindo resistências muito próximas, sonoridades muito próximas também.

Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #12 : 27 de Junho de 2013, as 16:28:09 »

Kem

Se você tensionar muito o fio talvez talvez altere alguma coisa, mas já enrolei diversas bobinas dessa forma, com praticamente a mesma quantidade de expiras e conseguindo resistências muito próximas, sonoridades muito próximas também.


Eddie... você esta falando em enrolar captadores e eu desde o começo em particionar um pouco do fio em um outro carretel para enviar para outra pessoa... Wink
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
EddieTavares
Visitante
« Responder #13 : 27 de Junho de 2013, as 17:09:09 »

Mestre, aluno de Sheng Long.

Pois é, eu não estou vendo diferença em enrolar um pickup e passar um pouco de fio pra outro carretel, acredito que os profissionais que enrolam transformadores raramente usam um fio tão fino, com outros de bitola maior acredito que seja muito mais fácil embobinar.

Seria bom se o A.sim desse as caras por aqui e explicasse o processo pra gente.



-----
Herberthpv

Pois é, as vezes isso acontece, a conversa toma outro rumo, mas dessa forma descobrimos e aprendemos sobre outros assuntos.

Na Cormem eles tem um pedido mínimo de 1k, o problema que 1k da pra enrolar vários captadores e acaba saindo caro, comprei fios em outras bitolas que tinha interesse, na época, o pedido saiu uns 60 - 70 reais.

Posso te sugerir encomendar em algum desses profissionais que enrolam transformadores, e esperar a encomenda chegar, porque raramente eles trabalham com uma bitola tão fina.

Os fios mais usados em captadores são os 42 e 43 awg, o 43 é usado em captadores de alta saída como Dimarzio Super Distortion, Evolution e outros dessa família, o 42 é mais usado nos de saída baixa e moderada.

Os materiais polysol, formvar e enamel se referem ao material do verniz usado no isolamento, como disse, aqui no Brasil só se produz polysol;
« Última modificação: 27 de Junho de 2013, as 17:19:35 por EddieTavares » Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #14 : 27 de Junho de 2013, as 17:35:17 »

Eddie... claro que tem diferença.
O fio que você vai enrolar no captador não sai mais de lá. Tem alteração no fio quando você enrola o captador? Sim, mas ela é sempre repetida de maneira similar a cada vez que você enrola um.
O fio que vai passar de um carretel para outro ainda vai ter que passar desse novo carretel para a bobina do captador. Você esta incorporando passos e diminuindo a reprodutibilidade.
Fora que sempre existe a chance do fio quebrar. Se quebra num captador e é para você, basta uma solda... mas e um fio que você esta vendendo? Joga tudo fora e começa de novo... e haja perda.
Quando eu comprei o carretel de 42AWG, dei sorte de achar um com uns 800grs. Era o unico.
Além de 43AWG o 44AWG é bem utilizado. O Superdistortion pelo que eu li usa um fio que seria um "43,5AWG" (entre o 43 e o 44AWG).

Agora uma duvida... o fio 155º e o 180º usam o mesmo esmalte? Ambos são polysol?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal