Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 03 de Maio de 2024, as 17:48:36


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 [2]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Booster com mosfet em alta tensão  (Lida 7960 vezes)
fovb
Visitante
« Responder #15 : 09 de Novembro de 2011, as 09:26:06 »

O Fernando conseguiu eles com o fabricante. Só pagou o frete, os transístores foram de graça.

Na verdade só paguei algumas tarifas, até que foi barato, FEDEX Second Day por 35.00 tá de graça. _
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #16 : 09 de Novembro de 2011, as 10:24:54 »

O Fernando conseguiu eles com o fabricante. Só pagou o frete, os transístores foram de graça.

Na verdade só paguei algumas tarifas, até que foi barato, FEDEX Second Day por 35.00 tá de graça. _

Ok... mas nem saiu tão de "graça" assim Ui
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #17 : 12 de Novembro de 2011, as 21:11:47 »

Pois bem, fizemos testes preliminares no circuito, e apersar de amplificar bastante, aparentemente ele distorce muito facilmente.
Os testes foram meio inconclusivos porque o Fernando estava sem o IALL, então testamos em um pequeno Fender SS dele, mas parece que tanto o Booster como o pré desse amplificador distorciam, então não dava pra perceber o quão distorcido o sinal sai do Booster pra uma análise mais precisa. Vamos testá-lo com IALL na segunda.

Ah, enquanto eu não podia fazer nenhum teste, fiz umas perguntas no fórum do AX84 (onde eu já tinha lido comentários sobre o uso do LND150), e me foram passados os seguintes circuitos:

http://www.flickr.com/photos/mimungr/6333413728/
http://www.mediafire.com/?392warxbc9l922q

Pelo que me explicaram, ambos circuitos funcionariam bem entre 200-400v, e parecem possuir um ganho próximo de 28dB.
Eles analisaram meu circuito, e segundo eles, ele teria um ganho de 45dB e um "headroom" de entrada de 0.45v, o que pode ser a causa da distorção. Mas poderia também ser um problema de bias errado. Como eu não sei projetar circuitos com MOSFETS (só vimos BJTs no meu curso técnico), fica meio difícil eu tentar fazer algo do zero. Tô pegando circuitos prontos e testando, basicamente.
Mas assim que eu estiver com o Fernando na segunda, eu experimento os circuitos que me passaram. FINALMENTE coloquei minhas "tralhas" numa maleta, e vai ser bem mais fácil de levar pra lá.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.117

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #18 : 15 de Novembro de 2011, as 23:10:45 »

Uma coisa que ha muito tempo eu penso, é possivel usar um par de mosfet como esse no phase splitter e ter bom resultados? Pergunto isso porque tenho um Peavey antigo que usa 2 bjt no divisor de fase.

http://www.el34world.com/charts/Schematics/files/peavey/peavy_deuce-b.pdf

O esquema acima usa 4 6l6, mas o meu tem apenas 2, e soa muito mais alto que qualquer amp de 2 6l6 que eu ja tenha testado até h j (moderador, peço que me suspenda do fórum)!!!
blackcorvo, pesquisando por outra coisa, vi esse seu post e dei uma olhada no esquema. Coloquei outro link pro arquivo pois o link original não existia mais.
Bem interessante...
E vi que pode ser usado no lugar desses originais os 2N3439 ou MJE3439. Tem a venda em SP o 2N3440 (por R$2,00), mas ele suporta 100V a menos que o 2N3439, ou seja, daria pra alimentar ele só com uns 200V.
Um PP de ECl82 com esses MOSFETs de inversora, e os triodos de pré...
« Última modificação: 15 de Novembro de 2011, as 23:12:46 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #19 : 02 de Dezembro de 2011, as 19:28:30 »

Finalmente consegui tirar a guitarra do armário, e fiz alguns testes em casa.
O circuito funciona normalmente, tanto em 150v quanto em 250v. Testei usando somente a guitarra, ainda não testei com pedais (que no meu caso, se resumem à minha Zoom505II), e liguei esse pré empurrando uma EL84 que tenho aqui.

Não percebi nehuma distorção no pré, mesmo quando eu dei palhetadas fortes. Por algum motivo o circuito fazia um som distorcido muito ruim quando testei ele junto com o Fernando.

O uso de resistor ou diodo no terminal Source não muda muita coisa além do ganho. O ideal é conseguir B+/2 usando diodos ou resistor, ou simplesmente use o tipo de diodo/valor que te dê o ganho mais próximo do desejado.

Se quiserem, posso fazer um sample comparando um estágio de uma 12AX7 Sovtek com o transistor.


Agora que consegui fazer um estágio funcionar, quero experimentar usar mais de um estágio em série, pra ver como esse transistor distorce.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Renan
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 447

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17



« Responder #20 : 05 de Dezembro de 2011, as 08:51:07 »

Agora que consegui fazer um estágio funcionar, quero experimentar usar mais de um estágio em série, pra ver como esse transistor distorce.
Foi-se o tempo que a galera brigava por um som Hi-Fi, no fim das contas somos todos meio maníacos por distorção, né?  Smiley
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.273

Obrigado
-Dado: 1902
-Recebido: 448



« Responder #21 : 05 de Dezembro de 2011, as 19:15:15 »

Foi-se o tempo que a galera brigava por um som Hi-Fi, no fim das contas somos todos meio maníacos por distorção, né?  Smiley

Não o Eduardo!  Cheesy
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #22 : 05 de Dezembro de 2011, as 20:53:47 »

Olhei o datasheet do teu transistor.  Se usar To-92, e alimentar ele com 234V com um resistor de 100k no dreno, deveria queimar.  Se ajustar o circuito pra ter metade da tensão do B+, deveria queimar mais rápido.

A explicação é a seguinte:
Para TO-92, potencia máxima do dispositivo: 0,74W, 1,8mA de corrente para VGS=0V
Ocorre:
Se B+ = 234V -> VDS=48V, PDS=865mW.  Queima!!
Se VDS= B+/2 = 234/2 =117V, 1,8mA para corrente de dreno, potencia= 2,1W.  Queima rápido!!

Será que queimou o circuito e tu nem viu??

Vi o desenho da tua placa, pois se aplicar tensão muito alta, pode saltar um arco e torrar algo.  Cuidado pra não meter os dedos nela e levar um choque!!

Porque não usa um JFET e circuito com 12V???

T+
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2011, as 20:56:21 por Patines » Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #23 : 06 de Dezembro de 2011, as 04:55:25 »

Olhei o datasheet do teu transistor.  Se usar To-92, e alimentar ele com 234V com um resistor de 100k no dreno, deveria queimar.  Se ajustar o circuito pra ter metade da tensão do B+, deveria queimar mais rápido.

A explicação é a seguinte:
Para TO-92, potencia máxima do dispositivo: 0,74W, 1,8mA de corrente para VGS=0V
Ocorre:
Se B+ = 234V -> VDS=48V, PDS=865mW.  Queima!!
Se VDS= B+/2 = 234/2 =117V, 1,8mA para corrente de dreno, potencia= 2,1W.  Queima rápido!!

Será que queimou o circuito e tu nem viu??

Vi o desenho da tua placa, pois se aplicar tensão muito alta, pode saltar um arco e torrar algo.  Cuidado pra não meter os dedos nela e levar um choque!!

Porque não usa um JFET e circuito com 12V???

T+

Eu montei a placa como uma idéia de layout para TESTES. Não precisa seguir ela (eu mesmo continuei meus testes em protoboard, pois é mais fácil para trocar componentes).
Pelo que vi no AX84, fizeram um layout tão pequeno quanto o meu e funcionou sem problemas.
Pra dar um arco ali, precisaria de muito mais que 250v. Especialmente corrente contínua.

A idéia é usar ele como se fosse mais um triodo, com o ganho de um triodo, e aproveitando a tensão de B+. É mais fácil que ter que colocar um outro transformador de 12v pra alimentar JFets.
O LND150 pode simular um triodo bem fielmente, desde que esteja polarizado da forma correta. Aqui tem um circuito que ainda vou querer testar futuramente, onde foi mintado um JCM usando esse transistor, e comparou-se com um all-tube original: http://www.ssguitar.com/index.php?topic=2039.0

O meu circuito funciona também (não queimou nada não, funcionou do mesmo jeito que estava montado quando testei no "laboratório" do Fernando), mas depois dos testes com 2 estágios, vi que funciona melhor para um boost na entrada. Pra distorção, melhor o do link acima.

Ele poderia ser uma opção, por exemplo, pra quem queira tirar um pouco mais de volume de um IALL3.5, e queira saturá-lo.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #24 : 06 de Dezembro de 2011, as 05:41:51 »

Tá bom!   Legal!  E sobre os cálculos que tem ali em cima??    Olhou o datasheet??

  Boa sorte.  T+
Registrado
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #25 : 06 de Dezembro de 2011, as 12:05:42 »

Tá bom!   Legal!  E sobre os cálculos que tem ali em cima??    Olhou o datasheet??

  Boa sorte.  T+

Dessa parte de cálculos, não sei de nada. Não sei projetar circuitos baseado nos dados do datasheet, eu simplesmente pego um projeto pronto e uso ele, modifico até funcionar como quero, ou até eu desistir de fuçar.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
blackcorvo
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Feminino
Mensagens: 1.203

Obrigado
-Dado: 175
-Recebido: 169



WWW
« Responder #26 : 21 de Dezembro de 2011, as 21:55:44 »

Só uma coisa pra adicionar aqui. O cara montou um pré JCM800 SS:

http://www.ssguitar.com/index.php?topic=2039.0

Encontrei isso numa das minhas buscas por circuitos com o LND150. Não penso em testar esse circuito ainda, pois sou leigo nessa parte de bias, especialmente com tensão negativa (acredito que poderia ser retirada da alimentação pros filamentos...?), mas tá aí pra quem quiser conferir.
Registrado

http://blackcorvo.com

Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.053 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal