Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 13:09:25


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: [DUVIDA] hioctane peso e medidas  (Lida 11187 vezes)
mixirica_man
Visitante
« : 15 de Abril de 2010, as 00:11:45 »

Olá,
Decidi montar um hi octane mas depois de ler MUITO sobre amplis valvulados decidir que seria melhor (mais seguro talvez) comprar um pronto ou mandar fazer. Algumas dúvidas me surgiram e talvez vocês possam me ajudar antes de encomendar o projeto.
Uma das coisas que me interessou muito no hi octane é a possibilidade de se fazer em gabinete leve e pequeno. Tenho em mente uma coisa tipo o Orange Tiny Terror ou o Vox NightTrain. O que eu não entendi direito é que na internet eu vi gente fazendo gabinetes do tamanho de amplis normais e outros fazendo em gabinetes pequenos como os amplis citados acima.
No final das contas, o que define o tamanho do ampli ? Dá pra ser feito no menor chassis fisicamente falando ou existe algum obstáculo nesse sentido ?
Na questão do peso, nos valvulados que eu tive pude perceber que boa parte do peso vem dos transformadores, estou certo? Pro projeto da ax84 são invariavelmente os mesmos transformadorer com o mesmo peso ?
Num comparativo geral, o que faz os Orange TT e o Vox serem tão leves e pequenos ?

Muito obrigado pela atenção.
Willian =)
Registrado
Marcel.
Visitante
« Responder #1 : 15 de Abril de 2010, as 15:37:54 »

O que define o tamanho do head é o disposição dos componentes, tamanho da pcb por quantidade de componentes, quantidade de potenciômetros a se distribuir no painel, a disposição dos transformadores de forma que o de saída e o de potência não interfiram um no outro gerando ruídos, assim como o tamanho destes (que varia por projeto) etc.
Acredito eu também que quanto menor for o chassi, mais resistente este tem que ser (espessura maior, material forte), pois o peso todo vai estar concentrado num espaço menor.

Quanto ao gabinete, não se tem o que discutir: quanto mais falantes tiver, maior vai ser a caixa.

E, sim, não tenha dúvida, o peso vem, em maior parte, dos transformadores. Os do JCM800, por exemplo, pesam quase 8Kg! =P

Entre nesse tópico onde eu postei alguns livros interessantes sobre amplificadores e dê uma lida nos 2 primeiros livros (os que são em inglês) que talvez vc tire um pouco dessas suas dúvidas.

Abraço.
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, as 15:39:46 por Marcel. » Registrado
mixirica_man
Visitante
« Responder #2 : 15 de Abril de 2010, as 16:11:39 »

Então para diminuir o ampli baseado no projeto da ax84 eu teria que fazer alterações ? Se eu alterar a disposição dos componentes ao bel prazer da minha mente doentia é possível que dê algo errado ? O problema de disposição é somente dos transformadores ?
Sobre o tamanho da PCB eu observei que normalmente existe uma GRANDE folga entre a PCB e o limite do chassis, se fizer a PCB bem colada ao limite do chassis pode dar algo errado ?
Vide:


Teoricamente um chassis menor é mais difícil de "envergar" não ? Nao entendi a relação do tamanho do chassis com a resistencia do material.
Se eu não me engano o peso total do Tiny Terror é de 5kg, um projeto do hi octane pode chegar a esse peso ou próximo ?
Faltou o link pro tópico referido =P

Abração =)

O que define o tamanho do head é o disposição dos componentes, tamanho da pcb por quantidade de componentes, quantidade de potenciômetros a se distribuir no painel, a disposição dos transformadores de forma que o de saída e o de potência não interfiram um no outro gerando ruídos, assim como o tamanho destes (que varia por projeto) etc.
Acredito eu também que quanto menor for o chassi, mais resistente este tem que ser (espessura maior, material forte), pois o peso todo vai estar concentrado num espaço menor.

Quanto ao gabinete, não se tem o que discutir: quanto mais falantes tiver, maior vai ser a caixa.

E, sim, não tenha dúvida, o peso vem, em maior parte, dos transformadores. Os do JCM800, por exemplo, pesam quase 8Kg! =P

Entre nesse tópico onde eu postei alguns livros interessantes sobre amplificadores e dê uma lida nos 2 primeiros livros (os que são em inglês) que talvez vc tire um pouco dessas suas dúvidas.

Abraço.
« Última modificação: 15 de Abril de 2010, as 17:24:23 por Plautz » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #3 : 16 de Abril de 2010, as 09:29:37 »

Alterações para tamanho pequeno de circuitos valvulados de ganho elevado (tal qual o high-octane) requer cuidados e principalmente experimentação. É possível, interessante e gratificante, mas vai dar trabalho.

A impedância de entrada elevada, ganhos elevados, capacitâncias parasitas e loops de terra podem influenciar o amplificador introduzindo ruídos de alta frequência e oscilações indesejadas.

O IALL 3.5 que projetamos, teve umas três tentativas até chegar a um aplaca que funcionava sempre!

A receita para o high-octane sem erros é copiar um que funciona bem, em todos os seus detalhes de funcionamento. Por isso, a aventura bem sucedida de qualquer um aqui que faça um, bem pequeno, que for também reportada aqui nos seus mínimos detalhes é muito bem vinda.

Ou seja, se tentar e conseguir, por favor, colabore e publique seus resultados.
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
mixirica_man
Visitante
« Responder #4 : 16 de Abril de 2010, as 17:47:16 »

Na verdade não serei eu quem montará o amplificador, acho que vou arriscar e comprar esse chassis na AT (http://www.altanatubes.com/index.asp?secao=22&categoria=113&subcategoria=25&id=2043) e mandar o cara se virar. Ele tem mais ou menos o tamanho de um A4, a princípio é menor do que a maioria dos HO montados que eu já vi.

Andei pesquisando a questão dos transformadores e seus pesos e achei esse transformador maker (http://www.schatz.eng.br/produtos.htm) e surgiram algumas dúvidas.
Primeiro se alguem tem referência desse fabricante, os preços dele tão muito bons.
Na lista de transformadores de saída tem 4 modelos que ele indica para o projeto da AX84 (5 contando o transformador pra modificação do projeto com KT88) e o peso varia de 350g no mais leve e 1,250kg no mais pesado. Mas as especificações são bem diferentes também, todos esses transformadores são mesmo indicados para a montagem do Hi Octane ? Além da variação de peso e especificações dos transformadores existe uma grande variação de preço. O mais barato custa R$35 e o mais caro R$85, o que justifica isso ? Dá pra eu ir no mais barato (e mais leve) sem medo ?

Muito obrigado pela preciosa atenção que me prestam =)
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 508



« Responder #5 : 16 de Abril de 2010, as 19:15:52 »

Não conheço os transformadores desta empresa. Gostaria muito de experimentar para poder relatar.

Na minha opinião, os melhores transformadores da Brasil são da Lynx:

http://www.audiolink.com.br/

Estes eu já experimentei vários e são excelentes. Mas são mais caros que este que você mostrou.

Outra opção é a lider. Os transformadores do meu protótipo do IALL 3.5 vieram de lá. Me pareceram bem razoáveis.

Uma detalhe escrito na página

http://www.schatz.eng.br/
Citar
Para transformadores com núcleo de grão orientado, multiplicar o preço indicado na tabela por 2,0.
Ou seja, não é tão barato assim!
« Última modificação: 16 de Abril de 2010, as 20:02:30 por hgamal » Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #6 : 08 de Julho de 2010, as 22:15:11 »

estou querendo montar um hi octane,, estou atras dos transformadores

achei alguns bem baratos, só que é com montagem simples,,, pelo que andei pesguisando,, o melhor são os de grão orientado,,,

a diferença é muito gritante???
Registrado
Cleiton Carvalho
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 617

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 3



WWW
« Responder #7 : 02 de Dezembro de 2010, as 11:58:19 »

Ressuscitando.

Pessoal tenho duvidas em relação ao pré.

Posso usar resistores de 1/4?

Os potenciômetros podem ser de 16mm ??  qual é a diferença dos de 16mm para os de  23mm??  é só 7mm mesmo ou tem algo mais em relação ao funcionamento?

detalhe.. o power  já fiz o iall10.5

Registrado

fallout
Visitante
« Responder #8 : 02 de Dezembro de 2010, as 18:56:11 »

Eita, modifiquei o post nem vi que o topico era antigo, ja que postei aqui vai umas fotos do HO que estou montando, usei peças velhas ou que estavam paradas aqui, sobre os resistores usei de 1/2w

29cm de comprimento.

esse buraco sobrando ai é para um soquete de 8 pinos, vou deixar preparado para usar com el84 ou 6l6.
« Última modificação: 03 de Dezembro de 2010, as 14:52:15 por fallout » Registrado
a.sim
Visitante
« Responder #9 : 23 de Dezembro de 2011, as 18:45:59 »

Olá, colegas. sou o A.Sim da Schatz Transformadores :

Citar
Andei pesquisando a questão dos transformadores e seus pesos e achei esse transformador maker (http://www.schatz.eng.br/produtos.htm) e surgiram algumas dúvidas.
Primeiro se alguem tem referência desse fabricante, os preços dele tão muito bons.
Na lista de transformadores de saída tem 4 modelos que ele indica para o projeto da AX84 (5 contando o transformador pra modificação do projeto com KT88) e o peso varia de 350g no mais leve e 1,250kg no mais pesado. Mas as especificações são bem diferentes também, todos esses transformadores são mesmo indicados para a montagem do Hi Octane ? Além da variação de peso e especificações dos transformadores existe uma grande variação de preço. O mais barato custa R$35 e o mais caro R$85, o que justifica isso ? Dá pra eu ir no mais barato (e mais leve) sem medo ?

Muito obrigado pela preciosa atenção que me prestam =)


Os transformadores indicados em nossa lista, como sendo para o projeto AX84, são os modelos encomendados pelos nossos clientes para a montagem deste projeto. Aparentemente, existem vários projetos " AX84 ", ou cada um quis dar um toque pessoal no seu projeto. Como sempre, teremos a maior satisfação em atender todos aqueles que nos procuram.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal