Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 21 de Maio de 2024, as 06:55:05


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Válvula com problema ou projeto de amp ruim? (RESOLVIDO)  (Lida 9105 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #30 : 11 de Novembro de 2011, as 06:33:13 »

Oi Designer

Isso mesmo. Esses jacks aterram a entrada quando estão sem um plug neles. Se deixar aberto, ele vai funcionar como antena e captar tudo quanto é interferência que está no ar.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #31 : 16 de Dezembro de 2011, as 00:15:22 »

Pessoal, fiz uns mods no meu cubo e percebi algumas coisinhas e queria opiniões para ajudar nos problemas:

Coloquei uma 12at7 novinha. O som ficou bom, mas voltaram as oscilações (terei que modificar o resistor do feedback).
Coloquei o Jack . Ficou muito bom.

*Testei o som em casa na minha sala e o som ficou maravilhoso. Muito bom mesmo (a oscilação ocorre apenas quando zero o volume). Mas alto ele é muito bom... porém... quando fui fazer um som na casa de um amigo (na sala também), o mesmo ficou ruim em relação ao que ouvi em casa. Parecia que a regulagem dos efeitos foi para o lixo e o som ficou bem amador. A sala é menor que a minha mas o teto é maior (reverberação diferente). Até ai entendo que tenham alterações, mas n justifica a diferença brutal. Os timbres ficaram muito agudos. Saturou com 1/5 do volume máximo (em minha casa satura com pouco menos de 1/2 do máximo).

Alguém saberia dizer o porque? Será que a 12at7 por ter ganho de 60% mostra uma diferença de som brutal no ambiente diferente ou tem algo em minhas equalizações que não estão corretas?  Uso um DI de entrada na POD 2.0 com -20db. Por desencargo, coloquei os fones e os timbres estão ótimos e volumes também. Mas o amp em casa se comporta muito bem, mas lá fica estranho.

Alguma sugestão ou é falta de costume com amp valvulado?

Será que um falante de 12 em uma caixa maior deixaria a coisa mais estável?
É normal essa saturação toda por conta da 12at7?

Estas dúvidas são com relação ao comportamento em diferentes ambientes e sugestões para eu ter uma regulagem mais uniforme, ok? O amp não está com defeitos ou algo do tipo (as medições estão corretas).

Testei meu set no cubo que tinha na casa dele (transistorizado) e o som estava muito bom. O cubinho que ficou agudo demais e saturado ao extremo.

Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #32 : 16 de Dezembro de 2011, as 05:43:47 »

Citar
.... Porém, nem tenho osciloscópio, nem tenho como fazer os testes. Mas gostaria muito de entender (sei que Eduardo vai dizer: Estudo meu caro... precisa de estudo), mas também de como calcular para saber o que fazer, como fazer e qual o retorno que vou ter, além de saber que errando os valores, criarei um zumbido infernal.

Camarada...  na faculdade de engenharia elétrica, os neguinhos estudam uma sequencia de 6 semestres(matérias em sequencia) pra tentar entender como é um sistema(pode ser um circuito): se instavel ou estável.
Eu também tive que estudar estas coisas.  O melhor(não o maior, tem uns monstruosos) livro que eu considero pra isso é do autor Distefano:
http://www.livrariaphylos.com.br/?71,6866,sistemas-de-retroacao-e-controle-joseph-j.-distefano.html

No livro diz umas 6 maneiras diferentes de tu entender a mesma coisa.  Algumas são grego para um ser humano comum formado no segundo grau de escola pública.  A maior motivação é a curiosidade.

Eu também sempre tive esta curiosidade, mas ninguém me disse isso aí em cima antes que eu entrasse naquela masmorra.


Citar
...Comprar um osciloscópio é fora de questão! Muito caro para se usar uma vez ou outra. Aqueles de computador, talvez, mas tmb nem sei se seria viável. Como poderia verificar se seria positivo ou negativo sem osciloscópio?
Comprei um DSO-2090, por 200 reais a mais do que o DSO-nano..  nunca pensei que gostaria tanto de um instrumento..  vem até com 2 ponteiras.  Quando me formei técnico, tinha que vender(ou roubar) um carro pra ter grana pra um osciloscópio.

Citar
Como calcular?

Lá no Distefano tem como calcular.

Abraços, T+

Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #33 : 16 de Dezembro de 2011, as 06:12:33 »

Oi Designer

O fato do amplificador oscilar, quer dizer que tem problema ainda! Um amplificador bom nunca oscila. Com certeza você tem problemas no Feedback.

A diferença de uma 12AT7 para a 12AX7 não é apenas o ganho. A impedância da 12AX7 é 10 vezes maios, e isso deve ser levado em conta quando se vai projetar um circuito. Não dá para fazer essas trocas na galega que o povo gosta tanto.

Se acustica de ambiente não fosse importante, o pessoal da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo não teria mandado fazer aquele teto que sobe, desce e muda de forma na sala São Paulo. E se o seu feedback estiver errado, ele realimenta o circuito com o sinal do falante, que pode funcionar como microfone, e piora ainda mais o efeito.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #34 : 16 de Dezembro de 2011, as 07:29:57 »

A questão da 12ax7 / 12at7 acho que entendi e acredito que sei o que fazer para corrigir, mas essa oscilação só ocorre em volumes muito baixos ou nenhum. Isso também interfere no timbre final Eduardo? Mesmo depois do ponto que se escuta a oscilação? Tipo, um amp que tem esse problema pode estar com suas frequências alteradas em determinados pontos por causa de uma impedância incorreta?

Pergunto isso porque não sei como a válvula reage quanto a impedância total do projeto quando aumentado ou reduzido o volume. Teria como explicar de forma simplificada (sei que o certo era um longo estudo do caso), mas é apenas para ter uma idéia. Ainda estou estudando outras coisas e até chegar ai acho que vou demorar um pouquinho.
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #35 : 16 de Dezembro de 2011, as 07:56:57 »

Oi Designer

Não importa se ele oscila só na lua cheia depois da curuja piar. Amplificador que oscila é amplificador ruim. Você pode até gostar do som dele, mas é instável. O oscilador é um circuito projetado para ser instável SEMPRE.

Se está oscilando, está instável. Se está instável, algumas vezes será bom, em outras nem tanto. Amplificador bom não oscila.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
designermx2
Visitante
« Responder #36 : 16 de Dezembro de 2011, as 08:09:57 »

Beleza, vou resolver hoje o problema de oscilação e depois vejo como ficou o comportamento dele nas mesmas situações (guitarras, efeitos, ambientes, etc).

Mais uma vez obrigado Eduardo.

Só mais uma dúvida. Queria tirar um line out dele. Sei que vão me recomendar adicionar meio estágio de uma 12ax7, mas tem como fazer isso dele sem muita alteração? Do power seria gambiarra ou pode ser tirado tranquilamente sem danificar a entrada do outro sistema de amplificação?

Fiquei pensando se um DI passivo não seria uma forma legal de modificar a saída isolando o sistema. Seria possível ou foi apenas viagem minha e o DI não vai servir pra nada neste caso?
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2011, as 08:14:53 por designermx2 » Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.668

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 527


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #37 : 16 de Dezembro de 2011, as 08:24:47 »

Oi Designer

Sobre a saída, existe a forma adequada de se fazer e as gambiarras baratinhas e quebragalhos. A adequada você sabe qual é. As gambiarras dependem da sua criatividade e do tamanho da fritada que você está afim de arriscar! Cheesy

De qualquer ponto que você pegar, vai tirar sinal. O problema é a qualidade dele.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal