Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 17 de Maio de 2024, as 22:26:52


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Fender Frontman 25R (modelo novo) - Upgrade Mods  (Lida 3618 vezes)
PParanhos
Visitante
« : 05 de Fevereiro de 2012, as 00:32:24 »

Fala pessoal, este é minha primeira mensagem.

A uma semana peguei um fender frontman 25r, modelo novo, mas, como sempre não fiquei contente. Resolvi fazer uns "mods" (para quem não sabe, um "mod" é uma gambiarra boa).



Até que achei ele bem feitinho. Placa de uma face, componentes não são SMD, reverb de mola "RUBY" (essa foi uma grata surpresa) ... etc ...

Infelizmente não tem muito o que fazer. Resolvi trocar o Operacionais. Os originais são 4 TL042 e 1 CA4560. Infelizmente, aqui no brasil, não temos tantas opções, mas consegui uns LM833 (R$1,60), que é bem parecido, mas tem entrada bipolar e ruido bem menor, o Slew Rate t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) é menor. Consegui t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) algumas peças do LM4562 na farnell (R$7,60 cada !!!!!). Este sim é MUITO melhor. Ruido muito baixo, 2,7nV contra 18nV do TL072, Distorção de 0,00003% contra 0,003%, Slew Rate de 20V/us contra 13V/us ... entre outras coisas ... só perde na corrente de entrada de 10nA contra 2nA do TL072 ...

Mas vamos lá ... tudo muito simples, primeiro desmontamos do ampli, soltando os 4 parafusos em cima. Depois desliga todos os cabos (transformador, falante, reverb e chave liga/desliga), desmonta o painel frontal (potenciometros e jacks), solta a placa e por fim solta o dissipador do CI do estagio de saida.

Com um sugador de solda, retirei da placa os 5 Amp-op.




No lugar, coloquei soquetes. Infelizmente, só tinha 3 soquetes DIP8, nos ultimos 2 CIs, eu usei uma barra de pinos.






Montei tudo mas não fechei a potencia na caixa. Queria testar várias configurações de CIs.







Ai foi só testar ... Com o LM833 no CI 1 e 2, havia uma forte tendencia de o amp-op começar a oscilar. Testei então com o LM4562. Tive que colocar eles no 1 e no 2, senão oscilava, provavelmente devido ao alto ganho e a banda passante muito grande. Nos ultimos 3, não fazia muita diferença entre os TL e os LM ... acabei deixando todos com o LM4562, mais por caisa da sua velocidade. creio que assim tenho uma reprodução mais fiel dos harmonicos.

Umas fotos do cabeamento ...








Para quem tiver curiosidade ...


http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tl071.pdf
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm833-n.pdf
http://www.ti.com/lit/ds/symlink/lm4562.pdf


Resultado:

A distorção ficou menos "abelhuda" e o botão de ganho ficou mais "extenso" ... ou seja ... O botão no máximo tem mais ganho do que antes e no minimo tem menos ganho. Apita menos com volume alto, mas não perdeu os feedbacks de harmonicos. Um problema que surgiu, o botão de volume no canal sujo, quando o ganho está alto, fica muito sensivel. Com ele no 6 já dá potencia máxima no ampli.

Há um pouco de vazamento do canal sujo para o limpo, nada de mais, só se nota com som limpo, volume alto, e o ganho e volume do canal sujo bem alto. Acho que não tem como melhorar, pois deve estar vazando pelo FET que faz o chaveamento do canal sujo e limpo.

Preciso bolar alguma coisa para fazer o equalizador ser um pouco mais efetivo.


Este é o diagrama da versão antiga. Muda apenas a parte da potencia. Todo o pré é igual.

http://support.fender.com/schematics/guitar_amplifiers/Frontman_25R_schematic.pdf



Abraços a todos

Registrado
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #1 : 05 de Fevereiro de 2012, as 00:43:34 »

O que da uma grande diferença de timbre é o 4560.
Experimenta no lugar dele colocar um TL072 ou ate mesmo um OPA234 OPA 2134.
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2012, as 15:58:19 por GrAmorin » Registrado

Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #2 : 05 de Fevereiro de 2012, as 00:46:45 »

Eu comprei esse amp por já gostar do som dele stock, com algumas reservas. Mas sinceramente a mod que fiz de cara foi mudar o falante original por um Eminence Delta Demon, também de 10", mas com uma resposta mais escura nas altas e um grave profundo.

Talvez com o tempo mexa um pouco no canal sujo, mas como uso apenas para um crunch quebra um galho mesmo sem pedais na frente.

Não achei o ruidoso e gostei do som brilhante e encorpado do Reverber de mola.

Parabéns!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
PParanhos
Visitante
« Responder #3 : 05 de Fevereiro de 2012, as 01:23:09 »

O que da uma grande diferença de timbre é o 4560.
Experimenta no lugar dele colocar um TL072 ou ate mesmo um OPA234.

O 4560 é usado no seletor do canal (como um comparador, e não um Amp-Op) e o outro canal na entrada do reverb (a saida já é um TL). Ou seja, neste caso não faz muita diferença. Vou ver se arrumo 5 peças dele, e trocar todos pelo 4560, para ver no que dá.

O TL (toda a familia TL06x, TL07x e TL08x) eu não gosto muito. Acho que ele é para aplicações diferentes desta. Talvez um Pré RIAA, ele seria o ideal, devido ao diferencial de jfet que ele tem na entrada. Ele t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem uma caracteristica, que a curva de distorção é muito acentuada. Quando ele entra em saturação, a distorção cresce MUITO rápido. Fica meio caixa de abelha com saturação alta. Com pouco ganho, quem faz o trabalho são os diodos.

O opa234, seria uma experiencia boa ... pelo datasheet, ele tem entrada bipolar e saida com FET (não tem circuito equivalente, foi por dedução). Vamos ver o que dá ...  Legal!

Abraços

-----
Eu comprei esse amp por já gostar do som dele stock, com algumas reservas. Mas sinceramente a mod que fiz de cara foi mudar o falante original por um Eminence Delta Demon, também de 10", mas com uma resposta mais escura nas altas e um grave profundo.

Talvez com o tempo mexa um pouco no canal sujo, mas como uso apenas para um crunch quebra um galho mesmo sem pedais na frente.

Não achei o ruidoso e gostei do som brilhante e encorpado do Reverber de mola.

Parabéns!

O intuito não era mudar e sim corrigir alguns detalhes. Mas este negocio de trocar o falante foi uma ótima ideia ... gosto muito dos celestion, vou tentar !

Abraços
Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #4 : 05 de Fevereiro de 2012, as 09:33:56 »

A minha idéia também era corrigir e não mudar, pois achei o falante original, mesmo levando em conta o tamanho, valorizava demais os agudos e o grave caia muito já antes de 100Hz, o Eminence Delta Demon vai até freqüências mais baixas fazendo com que esse amp soe menos "boxy".

Achei interessantes suas idéias de troca de AmpOps. Mas creio que uma mexida geral no canal sujo pode ser interessante.

-----
O TL (toda a familia TL06x, TL07x e TL08x) eu não gosto muito. Acho que ele é para aplicações diferentes desta. Talvez um Pré RIAA, ele seria o ideal, devido ao diferencial de jfet que ele tem na entrada. Ele t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem uma caracteristica, que a curva de distorção é muito acentuada. Quando ele entra em saturação, a distorção cresce MUITO rápido. Fica meio caixa de abelha com saturação alta. Com pouco ganho, quem faz o trabalho são os diodos.

Mas mesmo em aplicações como os simuladores de amp da SansAmp (Tech21) antigos, onde não há clipping de diodos, você os considera muito "abelhudos"?
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2012, as 09:40:59 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
GrAmorin
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.354

Obrigado
-Dado: 5
-Recebido: 226



WWW
« Responder #5 : 05 de Fevereiro de 2012, as 15:57:40 »

O 4560 é usado no seletor do canal (como um comparador, e não um Amp-Op) e o outro canal na entrada do reverb (a saida já é um TL).
Confundi o Frontman 25 com o Frontman 15, onde o  4560 é usado no primeiro estagio do pré.
De fato nao fara diferença, o 4560 no 25R é usado em um estagio do reverb e no estagio do foot...  como dito.

O opa234, seria uma experiencia boa ...
Só uma correçãozinha  Grin ao digitar faltou um digito do CI, não é OPA234, o certo que quiz dizer é OPA 2134.]
Voce pode experimentar tambem o NE5532, que é usado em alguns amps da serie profissional.
Registrado

PParanhos
Visitante
« Responder #6 : 05 de Fevereiro de 2012, as 16:08:50 »

A minha idéia também era corrigir e não mudar, pois achei o falante original, mesmo levando em conta o tamanho, valorizava demais os agudos e o grave caia muito já antes de 100Hz, o Eminence Delta Demon vai até freqüências mais baixas fazendo com que esse amp soe menos "boxy".

Achei interessantes suas idéias de troca de AmpOps. Mas creio que uma mexida geral no canal sujo pode ser interessante.

-----
O TL (toda a familia TL06x, TL07x e TL08x) eu não gosto muito. Acho que ele é para aplicações diferentes desta. Talvez um Pré RIAA, ele seria o ideal, devido ao diferencial de jfet que ele tem na entrada. Ele t b (moderador, peço que me suspenda do fórum) tem uma caracteristica, que a curva de distorção é muito acentuada. Quando ele entra em saturação, a distorção cresce MUITO rápido. Fica meio caixa de abelha com saturação alta. Com pouco ganho, quem faz o trabalho são os diodos.

Mas mesmo em aplicações como os simuladores de amp da SansAmp (Tech21) antigos, onde não há clipping de diodos, você os considera muito "abelhudos"?

Eu particularmente não gosto dos pedais da SansAmp. O unico abelhudo que eu gosto é o MT-2 da Boss. Apesar de abelhudo, tem muito "peso" no som. O resto mesmo que eu curto são só pedais overdrive (e similares). Peguei um VT999 da Behringer, que é cópia do TK999 da Ibanez, ele usa TL074, mas é feito um "amaciamento" (será que existe este termo ?) por uma 12ax7, que trabalha com 12V na placa.

Inclusive vou fazer uns mods nele. Já pedi umas 12ax7 descentes para trocar. Tentei uma electroharmonix, mas não rolou ... sei lá ... de valvula entendo muito pouco ...

Mudar muito o canal sujo ... sei não ... acho que é mais facil fazer um efeito e adaptar um "send-return" no ampli ....

Abraços

-----

Confundi o Frontman 25 com o Frontman 15, onde o  4560 é usado no primeiro estagio do pré.
De fato nao fara diferença, o 4560 no 25R é usado em um estagio do reverb e no estagio do foot...  como dito.

Só uma correçãozinha  Grin ao digitar faltou um digito do CI, não é OPA234, o certo que quiz dizer é OPA 2134.]
Voce pode experimentar tambem o NE5532, que é usado em alguns amps da serie profissional.

Ops ... mau ai ...

O 5532 é um clássico ! lembro de uma mesa fender da decada de 70 que usava eles e transformadores em todos os canais ! era muito show !


Abraços
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2012, as 16:11:57 por PParanhos » Registrado
Alex Frias
DIY Freak
******
Offline Offline

Mensagens: 7.597

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 368


Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #7 : 05 de Fevereiro de 2012, as 16:44:18 »

Aqui nuinguém falou em mudar MUITO, apenas ajustes... Não vejo problemas nisso!
Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.045 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal